Namibe (província)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2017)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Namibe
Localidade de Angola Angola
(Província)
Angola Provinces Namibe 250px.png

Província de Namibe
Dados gerais
Gentílico Namibense
Província Namibe
Município(s) Moçâmedes, Bibala, Virei, Camucuio e Tômbua
Características geográficas
Área 57 091 km²
População 314 000 hab.

Dados adicionais
Prefixo telefónico +244
Projecto Angola  • Portal de Angola

Namibe (antiga Moçâmedes) é uma província de Angola, dividida em 5 municípios. Tem uma área de 57 091 km² e sua população é de 471613 habitantes. A capital da província é a cidade de Moçâmedes.

Os cinco municípios são: Moçâmedes, Bibala, Virei, Camucuio e Tômbua.

Economia[editar | editar código-fonte]

A pesca é outro meio de sustento para o povo do Namibe. O povo da província os Cuval, pastores por natureza, descendem do grupo Herero. A cidade do Tômbua dista a 93 km da cidade do Namibe. É o maior centro piscatória da província e quiçá do país. No Deserto do Namibe pode ser vista a rara planta Welwitschia mirabilis, e também o Parque Nacional do Iona. O deserto do Namibe ocupa uma área de 310 000 km2.

O aeroporto Yuri Gagarine e o Porto Comercial, são as duas forças que associam-se ao transporte rodoviário para a importação e exportação dos produtos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.