Quilengues

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Quilengues
Flag-map of Angola.svg
Província Huíla
Características geográficas
População 120000 hab.

Projecto Angola  • Portal de Angola

Quilengues é uma vila e município da província da Huíla, Angola.

Tem cerca de 120 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município de Chongoroi, a Leste pelo município de Caluquembe, a Sul pelos municípios de Cacula e Lubango, e a Oeste pelos municípios de Bibala e Camucuio. É constituído por três comunas e dois sectores. Eis as comunas: Quilengues (que é a comuna Sede), Dinde (mais a Oeste) e Impulo (mais a Norte); estes são os sectores: Katala (Norte, antes do Impulo) Kamulemba (a Leste). As principais actividades são a agricultura, comércio e criação de gado. Seu actual Administrador (2017) chama-se Armando Baptista dos Santos Vieira.

Municipio de Quilengues foi fundado pelos portugueses a partir de 1870.

As principais linguas mais falado são: Português, Nhaneka Humby, Ovimbali e Mutchilengue Musso. Quilengues está constituído por uma Vila e, nesta comuna sede, há mais de 6 bairros: bairro Catala, bairro Macúli, bairro Pecuária, bairro Camunjengue, bairro Cavindjiliti, Bairros Mulois (I e II), Serração, Zona B, entre outros sem nomeação oficial. A administração municipal construiu um mercado municipal. Tem energia eléctrica para a população da Vila e água canalizada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Fonte[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Angola, integrado no Projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.