Bolongongo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bolongongo
Flag-map of Angola.svg
Província Cuanza Norte
Características geográficas
Área 1 061 km²
População 10 000 hab.
Densidade 29 hab./km²

Projecto Angola  • Portal de Angola

Bolongongo é uma cidade e município da província do Cuanza Norte, em Angola.

Tem 1 061 km² e cerca de 31 mil habitantes. É limitado a norte pelo município de Quitexe, a leste pelo município de Ambaca, a sul pelo município de Quiculungo, e a oeste pelo município de Banga.[1]

O município é constituído pela comuna-sede, correspondente à cidade de Bolongongo, e pelas comunas de Terreiro e Quiquiemba.[2]

Geografia[editar | editar código-fonte]

A sede municipal do Bolongongo dista 150 km da capital da província do Cuanza Norte, a cidade de Nadalatando. Por sua vez, a comuna de Terreiro dista 24 km da sede municipal, e a de Quiquiemba dista 60 km.

A sua população é de origem mista, com distribuição maior de congos e ambundos; a língua franca é o português, havendo também grupos falantes das línguas quicongo e quimbundo, com um dialeto híbrido das três, o dihungo.

O maior curso d'água a cortar o território municipal é chamado de rio Uengue

Economia[editar | editar código-fonte]

A dinâmica de organização socioeconômica e política do município de Bolongongo é camponesa, que por sua vez dedicam-se ao cultivo, para subsistência e comercialização de excedentes, principalmente da mandioca, do milho, da ginguba, da banana, do feijão e de hortaliças.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Geohive
  2. Comunas. Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado. 2018.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Angola, integrado no Projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.