Quipungo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde Agosto de 2018). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Quipungo
Flag-map of Angola.svg
Província Huíla
Características geográficas
População 81 000 hab.

Projecto Angola  • Portal de Angola

Quipungo é uma vila e município da província da Huíla, em Angola.

Tem cerca de 81 mil habitantes. É limitado a Norte pelos municípios de Caluquembe e Cacula, a Este pelo município da Matala, a Sul pelo município de Chiange, e a Oeste pelo municípios da Chibia. É constituído apenas pela comuna do Quipungo.

Durante o período colonial, Quipungo chama-se "Vila Paiva Couceiro, nome de um oficial do exército português que participa em várias campanhas de pacificação no interior de Angola entre 1889 e 1891. Paiva Couceiro é nomeado Governador de Angola em 1907, sendo considerado ainda hoje como um dos maiores governadores de Angola, país que muito amou toda a sua vida. Já no fim da sua vida, em 1937, Paiva Couceiro é exilado por Salazar por lhe ter escrito uma carta em que criticava o governo português pela sua péssima política ultramarina, nomeadamente em Angola, país que ele conhecia tão bem e do qual ele conhecia perfeitamente as riquezas do povo e da terra, capazes de dar a Angola a prosperidade tão merecida.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Angola, integrado no Projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.