Lucapa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lucapa
Flag-map of Angola.svg
Província Lunda Norte
Características geográficas
População 85 000 habitantes hab.
AO-Lucapa.png
Projecto Angola  • Portal de Angola
Em vermelho, localização da cidade do Lucapa

Lucapa é uma cidade e município da província da Lunda Norte, em Angola. Antiga capital da província (passou a ser o Dundo). O município tem cerca de 85 mil habitantes, e é limitado a Norte pelo município de Chitato, a Leste pelo município de Cambulo, a Sul pelo município de Saurimo, e a Oeste pelos municípios de Lubalo e Cuílo. O município do Lucapa situa-se na zona Sudeste da província da Lunda Norte entre as cidades do Dundo(100 km) e Saurimo(150km). Lucapa foi a primeira capital da Lunda Norte logo depois da divisão da província da Lunda em 1978 como Lunda Norte e Lunda Sul, substituída mais tarde pela cidade do Dundo por apresentar melhor aspecto arquitetónico, situada numa zona potencialmente rica em diamante nas bacias do rio Luachimo.

O nome foi tirado do rio Luachimo ("Lu"), e Capa, de Chicapa, formando assim o nome Lucapa (segundo os aldeões).

Lucapa situa-se numa zona planáltica com um relevo relativamente plano e um pouco ondulado à uma altitude média de 950m ao nível do mar. Seu clima é tropical de savana ou tropical húmido, apresentando uma estação chuvosa durante grande parte do ano com uma precipitação média de 1400mm, com céu nublado e tempestades durante grande parte do dia. Nas suas manhãs, Lucapa apresenta outros tipos de precipitações como neblina, ou orvalho da madrugada. Sua estação é seca, que vai de Maio a Agosto.

Lucapa possui 3 comunas: Calonda, Camissombo e Lucapa (sua sede).

Grande parte dos jovens vivem essencialmente do garimpo de diamante, os idosos e mulheres da agricultura.

Lucapa aprenta uma fronteira no Noroeste da província, com o município do Cuilo, situada perto da Lagoa Carumbo, uma lagoa intacta que apresenta lendas desde a sua formação até a atualidade, com uma fauna e flora únicas contendo muitas espécies tais como: palanca-vermelha, chacal-listrado, leão, leopardo, chita, pacaça, cabras-do-mato, javalis e muitos outras espécies.

A zona está localizada entre a floresta guineo-congolesa e a savana do Zambeze.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.