Lucapa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lucapa
Flag-map of Angola.svg
Província Lunda-Norte
Características geográficas
População 85 000 habitantes hab.
AO-Lucapa.png
Projecto Angola  • Portal de Angola

Clima = Tropical húmido AwErro de citação: </ref> de fecho em falta, para o elemento <ref> e é limitado a Norte pelo município de Chitato, a Leste pelo município de Cambulo, a Sul pelo município de Saurimo, e a Oeste pelos municípios de Lubalo e Cuílo.

O município do Lucapa situa-se na zona Sudeste da província da Lunda Norte entre as cidades do Dundo(100 km) e []Saurimo]](150km), foi a primeira capital da Lunda Norte logo depois da divisão da província da Lunda em 1978 como Lunda Nortee Lunda Sul, foi substituída mais tarde pela cidade do Dundo por apresentar melhor aspecto arquitetónico, situada numa zona potencialmente rica em diamantes nas bacias do rio Luachimo e Chikapa que segundo os aldeões deram o nome a vila mineira, juntando as suas iniciais: do Luachimo tirou se o " Lu" e Chikapa "kapa" formando assim o nome Lucapa.

A vila do Lucapa situa se numa zona planáltica com um relevo relativamente plano e um pouco ondulado à uma altitude média de 950 m ao nível mar, o clima é tropical de savanaou tropical húmido apresentando uma estação chuvosa durante grande parte do ano com uma precipitação média de 1400 mm, com céu nublado e tempestades durante grande parte do dia e manhãs suaves as vezes com outro tipo de precipitação como neblina ou orvalho da madrugada, e uma estação seca que vai de Maio a Agosto, com ventos secos alísios vindos do interior Sudeste do continente originando um ambiente seco e frio durante a madrugada,manhã e noite; seco e quente durante a tarde, a temperatura média anual da vila é de 23 graus Celsius.
Apresenta 3 comunas: Calonda, Camissombo e Lucapa sede. Grande parte dos jovens vivem essencialmente do garimpo de diamantes, os idosos e mulheres da agricultura. Grande parte da população vive abaixo da linha da pobreza carentes de infra-estruturas condignas, seneamento básico e vítimas da corrupção por parte do governo que explora as suas terras e somente deixa buracos em que saem os diamantes. O principal grupo etnolinguístico são os Côkwe(Tshókwes),Lunda, Balubas e Luvales; uma minoria de Ovimbundos, Ambundos e Bakongos, grande fluxo estrangeiro ocupando a área seja legal ou ilegalmente com grande enfase para congoleses, chineses, senegaleses, malianos, Zimbabwianos e sul africanos. Na fronteira Noroeste do município com o município do Cuilo encontra-se a Lagoa Carumbo uma lagoa intacta que apresenta lendas desde a sua formação até a atualidade, com uma fauna e flora únicas contendo muitas espécies como: a palanca vermelha, chacal listrado, leão, leopardo,chita,a pacaça a cabra do mato,javalis e muitos outros além de grandes descobertas de aves muitas das espécies consideradas raras, plantas e anfíbios também foram encontrados muito delas foram levadas para analise na Europa.
A zona está localizada entre a zona de floresta guineo-congolesa e a savana do Zambeze.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

}