Quitexe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quitexe
Flag-map of Angola.svg
Província Uíge

Projecto Angola  • Portal de Angola

Quitexe é uma cidade sede do município de Dange-Quitexe, província do Uíge, em Angola. A comuna-sede está localizada a sul da cidade do Uíge.

Quitexe possui uma extensão territorial de 3.872 km2, contando com uma população de 32.818 habitantes, de acordo com os dados do censo 2014.

O município é constituído pela comuna-sede, correspondente à cidade de Quitexe, e pelas comunas de Aldeia Viçosa, Cambamba e Vista Alegre.[1] Além das comunas, possui 75 aldeias e 17 regedorias.

História[editar | editar código-fonte]

A data exacta da fundação do Quitexe como posto militar ainda não está determinada. Depois das campanhas de João de Almeida, em 1907, contra os Dembos, julgava-se a zona pacificada. Porém, a debilidade do dispositivo militar português e a tentativa de cobrança do imposto de palhota ia fazendo estalar revoltas dos que se tinham submetido uns anos antes, aliando-se aos que mantinham a sua independência. Durante vários anos os Dembos mantiveram-se fora do controle das autoridades portuguesas: os impostos não eram cobrados e os fortins eram impotentes. No entanto foi desenvolvido um lento processo de envolvimento militar e administrativo da região, apertando-se o cerco a norte e leste.

Fundação do posto militar[editar | editar código-fonte]

Para isso muito contribuiu o governador do distrito de Cuanza Norte, o major de artilharia Alfredo Djalme Martins de Azevedo que, neste distrito instalou, provavelmente em março de 1917, os postos militares de Quisseque e de Quitexe, criando a capitania-mor do Ambuíla.[2]

Um dos comandantes de uma destas colunas era fotógrafo amador e registou em fotografia estes momentos. Estas fotografias foram publicadas na revista Ilustração Portugueza, número 612, de novembro de 1917.

Temos, assim uma fotografia do dembo Quitexe na data da fundação do posto militar com o seu nome, mas não temos a data exacta deste acontecimento.

Portaria de criação e ruínas históricas[editar | editar código-fonte]

Em termos oficiais a portaria nº 54, de 8 de março de 1918[3] definiu os limites do Quitexe, sede da circunscrição do Encoje.

Ao quilómetro 5 da rodovia EN-120, que liga o Quitexe ao Uíge, cerca de cem metros para norte, num morro, estão as ruínas do antigo posto militar.

Este posto, fundado nas terras do dembo Quitexe, num plateau a 750 metros de altitude, rodeado de serras, viria a dar origem à povoação e vila do Quitexe.

Referências

  1. Comunas. Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado. 2018.
  2. Marquês do Lavradio, Pedro Francisco Massano de Amorim. Pelo Império n.º 73. Agência Geral das Colónias, 1941
  3. Boletim Oficial de Angola n.º 10