Cambambe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cambambe
Flag-map of Angola.svg
Província Cuanza-Norte
Características geográficas
Área 5 212 km²
População 92 000 hab.
Densidade 18 hab./km²

Projecto Angola  • Portal de Angola

Kambambe é um município da província do Cuanza Norte, em Angola. Tem sede na cidade de Dondo.[editar | editar código-fonte]

Tem 5 212 km² e cerca de 92 mil habitantes. É limitado a Norte pelos município do Dande e Pango Aluquém, a Este pelos municípios de Golungo Alto, Cazengo e Cacuso, a Sul pelos municípios de Libolo e Quiçama, e a Oeste pelo município de Ícolo e Bengo. É constituído por quatro comunas.

A colonização portuguesa na região iniciou-se em 1604.

Cultura

Kambambe-Dondo tem uma cultura muito Arcaica que esta em declínio, isto por causa da globalização descontrolada e o acesso a media e Internet pelos adolescentes, a identidade cultural originaria do município já esta a ponto de desaparecer visto que a cidade do Dondo foi um centro que recebia deslocados de guerra vindo de várias províncias de Angola, trazendo estes hábitos e curtumes que declinou a originalidade da cultura oral local.

Mais algo muito tangível ainda é a arquitectura estrutural dos anos 1600 e muitas delas ainda em pé, algumas estruturas no centro da cidade já abandonadas porque não oferecem segurança para os moradores.

A administração local, proíbe a construção moderna no centro da cidade. para salvaguardar a arquitectura estruturas deixada pelos colonos portugueses em 1975 quando a independência de Angola.

Musica[editar | editar código-fonte]

O Município de Kambambe-dondo é um município a 180 km de Luanda a capital de Angola, e o instrumento musical mais arcaico de lá é a Marimba, de origem das terras de Malange,

Hoje o género musical mais tocado no município depende muito do que se toca na capital do país Luanda

Músicos

Apesar de ser uma fonte nacional de músicos, muitos deles abandonam o município em direcção a Luanda a capital do país, aonde há mais oportunidades de se fazer Show, concertos musicais e também porque os grandes estúdios musicais estão localizado em Luanda.

Um dos ícones da musica de Kambambe-Dondo é o grupo musical OS MELOVERS, de estilo musical Semba e Kizomba, integrado pela dupla OSVALDO BALTAZAR e JULIANA NATÁLIA. Apesar de não colocarem uma obra discográfica no mercado nacional, mais fizeram bastante sucesso no município no ano 2008. A alavanca deste sucesso foi a canção com o titulo DONDO A MINHA CIDADE, canção que conta alguns acontecimentos de suas infância adolescência e juventude e fala de momentos bons e a atracção natural que o município tem, uma canção que passou a ser como um hino e que é tocada sempre pela media local na data das festividades da cidade.

Fonte[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.