Quilamba Quiaxi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Quilamba Quiaxi
Flag-map of Angola.svg
Província Luanda
Características geográficas
Área 64,1 km²
População 951 500 hab.
Densidade 3 651 hab./km²
AO-Luanda.png
Projecto Angola  • Portal de Angola

Quilamba Quiaxi, também grafado como Kilamba Kiaxi, é um dos nove municípios que constituem a província de Luanda, em Angola.[1]

Quilamba Quiaxi tem 64,1 km² e cerca de 950 mil habitantes. Limita a Oeste com o Distrito Urbano da Maianga, a Norte com o Distrito Urbano do Rangel e com o Município do Cazenga, a Este o município de Viana e a Sul com o Distrito Urbano da Samba. É constituído pelos Distritos Urbanos do Golf, Palanca, Sapú e Nova Vida.

A designação do município significa, em quimbundo, "terra" (quiaxi) de Agostinho Neto. Neto é chamado pelo povo de quilamba cujo significado em quimbundo é "condutor de homens".

Em 2011, devido a reforma administrativa, foi classificado como distrito urbano de Luanda, mas em 2016 recuperou o estatuto de município[2].

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Educação[editar | editar código-fonte]

Uma das principais instituições de ensino do país, a Universidade Católica de Angola, mantém sua sede na Quilamba Quiaxi. Outra instituição que mantém na sede é a Universidade Técnica de Angola. O Instituto Superior Técnico de Angola mantém um polo no município.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Angola, integrado no Projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.