Cubal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cubal
Avenida 1 de mayo.jpg

Avenida 1 de Maio
Características geográficas
Área 4 794 km²
População 287 931 hab. (2014)
AO-Benguela.png
Cubal está localizado em: Angola
Cubal
Localização de Cubal em Angola
13° 2' " S 14° 14' " E{{{latG}}}° {{{latM}}}' {{{latS}}}" {{{latP}}} {{{lonG}}}° {{{lonM}}}' {{{lonS}}}
Prefixo telefónico +244 72
Projecto Angola  • Portal de Angola

O Cubal é uma cidade (desde 23 de Janeiro de 1968) e um município da província de Benguela, em Angola.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Situa-se a 146 km da cidade de Benguela e a 200 km da cidade do Huambo, antiga Nova Lisboa. Tem 4 794 km²; em 2014, tinha 287 931 habitantes.[1] Limita a Norte com o município do Bocoio, a Este com o município da Ganda, a Sul com o município de Chongoroi e a Oeste com o município de Caimbambo.

O município compõe-se de quatro comunas: Cubal, Yambala, Capupa e Tumbulo (Lomaum).

Benguela é a única província do país com três cidades: Benguela, Lobito e Cubal. Actualmente, a expansão do crescimento económico da província de Benguela está dependente e assente nas potencialidades do município do Cubal.

É banhado por um rio que partilha o seu nome, o rio Cubal. À sua volta, existem numerosos campos de cultivo do sisal, que conferem à sua terra um aroma muito particular. Desempenharam um papel importante na economia da região durante o século XX, fornecendo grandes quantidades dessa matéria-prima para exportação.

Comunicações[editar | editar código-fonte]

O Caminho de Ferro de Benguela chegou ao Cubal em 1908. Em 1974, foi concluída a construção de uma nova variante ligando o Cubal à cidade do Lobito, diminuindo a distância entre as duas cidades de 197 km para 153 km. Após muitos anos de interrupção de actividade, esta variante foi reinaugurada em 2004, circulando nela actualmente três comboios por semana.

Caminho de Ferro de Benguela

Saúde[editar | editar código-fonte]

Na cidade de Cubal existem dois hospitais. No centro da cidade fica o Hospital Municipal do Cubal, atualmente em fase de reabilitação. Na área da missão católica no Tchambungo está o Hospital Nossa Senhora da Paz de Cubal, gerido pelas irmãs Teresianas. Há também centros de saúde nas diferentes comunas do município.

Referências

  1. «Censo 2014 do INE de Angola». 2014. Consultado em 16 de Março de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.