Bié

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bié
Localidade de Angola Angola
(Província)
Angola Provinces Bie 250px.png

Província de Bié
Dados gerais
Município(s) Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Cuemba, Cunhinga, Kuito e Nharea
Características geográficas
Área 70.314 km²
População 1.794.000 hab.
Clima Seco
Temperatura 2ºC a 10ºC entre maio e setembro e 18ºC até 25ºC nos demais meses

Dados adicionais
Prefixo telefónico +244
Site Portal da Província de Bié
Projecto Angola  • Portal de Angola

Bié é uma província de Angola. Tem área de 70 314 km² e a sua população aproximada é de 1.794 000 habitantes. A sua capital é a cidade do Kuito.

É formada pelos seguintes municípios: Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Cuemba, Cunhinga, Kuito e Nharea

A província possui o tamanho comparável ao de nações como Portugal ou República Checa, ela encontra-se situada no centro de Angola e faz fronteira com as seguintes províncias:

O rio Kwanza nasce nesta província, juntamente com a maioria dos rios do país. Com isso a província adquire grande potencial hidreléctrico.

O Bié foi muito atingido durante a Guerra Civil Angolana e ainda está a se recuperar, alguns serviços básicos como energia eléctrica já estão a funcionar normalmente na região.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima é úmido e quente, as teperaturas variam de 19ºC a 21ºC e existem 2 estações: de Outubro até Abril, que é quente e chuvoso; entre Maio e Setembro é seco com temperaturas médias de 2ºC e 10ºC graus nos meses de maior frio e 18ºC até 25ºC em períodos de clima mais quente.

Etnias[editar | editar código-fonte]

Esta província é uma área de confluência de uma série de etnias.1 . Prevalece a dos Bieno, um subgrupo dos Ovimbundu, cujo nome se relaciona com o nome da província. Observa-se alguma presença de grupos Chokwe que, na sua migração a partir do nordeste de Angola chegaram até aqui. Finalmente, existem aqui pequenos povos enquadrados na categoria etnográfica Ganguela, como p.ex. os Lwimbi.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. José Redinha, Etnias e culturas de Angola, Luanda: CITA, 1975
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.