Mucaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o bairro de Moçâmedes, veja Heróis de Mucaba. Para a batalha ocorrida nesta cidade, veja Batalha de Mucaba.
Mucaba
Flag-map of Angola.svg
Província Uíge

Projecto Angola  • Portal de Angola

Mucaba é uma cidade e município da província do Uíge, em Angola.

Mucaba limita-se a norte com o município de Damba, a leste com o município de Bungo, a sul com o município do Uíge e a oeste com os municípios de Songo e Bembe.

O município é constituído pela comuna-sede, correspondente à cidade de Mucaba, e pela comuna de Uando.[1] Têm como ponto referencial marcante a Serra de Mucaba.

É um município com perfil econômico eminentemente agrícola.[2]

Foi nesta cidade que ocorreu a famosa Batalha de Mucaba, onde tropas portuguesas ficaram sitiadas dentro de uma capela por horas, sendo atacadas por guerrilheiros da União das Populações de Angola (UPA; posteriornmente FNLA). As tropas lusitanas conseguiram resistir, assegurando a localidade, naquele que viria ser o primeiro fogo denso da Guerra de Independência de Angola.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Comunas. Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado. 2018.
  2. Administração Municipal de Mucaba (31 de maio de 2016). Relatório de atividades econômicas do primeiro trimestre de 2016. [S.l.]: Município de Mucaba 
  3. Albuquerque e Castro, Nuno. Herois do Ultramar: Histórias de Bravura nos Campos de Batalha da Guerra Colonial. Alfragide: Oficina do Livro, 2012.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.