Krahô-Kanela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Krahô-Kanela
População total

122[1]

Regiões com população significativa
 Brasil (TO) 122 2014 (Siasi/Sesai)
Línguas
Religiões

Os índios Krahô-Kanela ocupam a Terra Indígena Mata Alagada, no município de Lagoa da Confusão, entre os rios Formoso e Javaés, à 300 Km de Palmas, capital do Estado do Tocantins.

Os índios Krahô-Kanela, migraram para o sul do Tocantins e habitaram em Região próximo ao município de Lagoa da Confusão - TO, de onde no final dos anos 70 foram expulsos pela cervejaria Brahma. Após um longo processo judicial, apenas no ano de 2006 conseguiram retornar as suas terras. Hoje aproximadamente 100 índios Krahô-Kanela moram na Aldeia Lankrahé a 55 Km de Lagoa da Confusão - TO. A etnia sofreu muito durante a demora pela legalização de seus território, passando por diversos municípios diferentes, hoje este povo indígenas busca uma retomada aos conhecimentos tradicionais e culturais, tem sua alimentação baseada na pesca a caça, tendo em sua reserva uma grande quantidade e variedades de peixes e caça.

Referências

  1. «Quadro Geral dos Povos». Instituto Socioambiental. Consultado em 2 de setembro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre povos indígenas é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.