Minotauro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de Qweasdzxc12 ( modificação suspeita : -85), para a edição 19288660 de RafaAzevedo
Linha 10: Linha 10:


== A história de Minotauro ==
== A história de Minotauro ==
O Minotauro tinha corpo de homem e a [[cabeça]] de touro e garras de leão. Era uma criatura selvagem, e Minos, após receber um conselho do [[Oráculo|Oráculo de Delfos]], mandou Dédalo construir um labirinto gigante para conter o Minotauro. Este foi localizado sob o [[palácio]] de Minos em [[Cnossos]]. Porém, ocorreu que [[Androceu]], filho de Minos, foi morto pelos [[ateniense]]s, que invejaram suas vitórias no [[festival panatinaico]]. Ele então ordenou que sete jovens e sete damas atenienses fossem enviados anualmente para serem devorados pelo Minotauro. Quando o terceiro sacrifício veio, [[Teseu]] voluntariou-se para ir e matar o monstro. [[Ariadne]], filha de Minos, apaixonou-se por Teseu e o ajudou entregando-lhe uma bola de linha de costura para que ele pudesse sair do labirinto. Teseu matou o Minotauro com uma espada mágica que Ariadne havia lhe dado e liderou os outros atenienses para fora do labirinto. ([[Plutarco]], ''Teseu,'' 15—19; Diodo. Sic. i. I6, iv. 61; Apolodoro iii. 1,15).
O Minotoiro tinha corpo de homem e a [[cabeça]] de touro e garras de leão. Era uma criatura selvagem, e Minos, após receber um conselho do [[Oráculo|Oráculo de Delfos]], mandou Dédalo construir um labirinto gigante para conter o Minotauro. Este foi localizado sob o [[palácio]] de Minos em [[Cnossos]]. Porém, ocorreu que [[Androceu]], filho de Minos, foi morto pelos [[ateniense]]s, que invejaram suas vitórias no [[festival panatinaico]]. Ele então ordenou que sete jovens e sete damas atenienses fossem enviados anualmente para serem devorados pelo Minotauro. Quando o terceiro sacrifício veio, [[Teseu]] voluntariou-se para ir e matar o monstro. [[Ariadne]], filha de Minos, apaixonou-se por Teseu e o ajudou entregando-lhe uma bola de linha de costura para que ele pudesse sair do labirinto. Teseu matou o Minotauro com uma espada mágica que Ariadne havia lhe dado e liderou os outros atenienses para fora do labirinto. ([[Plutarco]], ''Teseu,'' 15—19; Diodo. Sic. i. I6, iv. 61; Apolodoro iii. 1,15).


Minos, bravo por Teseu ter conseguido escapar, aprisionou Dédalo e o filho deste, [[Ícaro]], no labirinto. Eles conseguiram escapar construindo dois pares de asas para si mesmos usando penas e cera de [[abelha]] para grudá-las. Ícaro ficou tão encantado que voou cada vez mais alto, chegando perto do Sol, o que fez derreter a cera e provocou sua queda mortal sobre o que hoje é o [[mar Egeu]].
Minos, bravo por Teseu ter conseguido escapar, aprisionou Dédalo e o filho deste, [[Ícaro]], no labirinto. Eles conseguiram escapar construindo dois pares de asas para si mesmos usando penas e cera de [[abelha]] para grudá-las. Ícaro ficou tão encantado que voou cada vez mais alto, chegando perto do Sol, o que fez derreter a cera e provocou sua queda mortal sobre o que hoje é o [[mar Egeu]].

Revisão das 11h22min de 23 de março de 2010

 Nota: Se procura o lutador brasileiro conhecido como "Minotauro", veja Antônio Rodrigo Nogueira.
Busto do Minotauro.

Na Mitologia grega, o Minotauro era uma criatura meio homem e meio touro. Ele morava no Labirinto, que foi elaborado e construído por Dédalo, a pedido do rei Minos, de Creta, para manter o Minotauro por lá, bem longe do povo de Creta. O Minotauro foi eventualmente morto por Teseu.

Minotauro é o grego para Touro de Minos. O touro também era conhecido como Asterião (ou Astérios), nome compartilhado com o pai adotivo de Minos.

Teseu em batalha com o Minotauro.

A história de Minotauro

O Minotoiro tinha corpo de homem e a cabeça de touro e garras de leão. Era uma criatura selvagem, e Minos, após receber um conselho do Oráculo de Delfos, mandou Dédalo construir um labirinto gigante para conter o Minotauro. Este foi localizado sob o palácio de Minos em Cnossos. Porém, ocorreu que Androceu, filho de Minos, foi morto pelos atenienses, que invejaram suas vitórias no festival panatinaico. Ele então ordenou que sete jovens e sete damas atenienses fossem enviados anualmente para serem devorados pelo Minotauro. Quando o terceiro sacrifício veio, Teseu voluntariou-se para ir e matar o monstro. Ariadne, filha de Minos, apaixonou-se por Teseu e o ajudou entregando-lhe uma bola de linha de costura para que ele pudesse sair do labirinto. Teseu matou o Minotauro com uma espada mágica que Ariadne havia lhe dado e liderou os outros atenienses para fora do labirinto. (Plutarco, Teseu, 15—19; Diodo. Sic. i. I6, iv. 61; Apolodoro iii. 1,15).

Minos, bravo por Teseu ter conseguido escapar, aprisionou Dédalo e o filho deste, Ícaro, no labirinto. Eles conseguiram escapar construindo dois pares de asas para si mesmos usando penas e cera de abelha para grudá-las. Ícaro ficou tão encantado que voou cada vez mais alto, chegando perto do Sol, o que fez derreter a cera e provocou sua queda mortal sobre o que hoje é o mar Egeu.

A origem da lenda do minotauro pode estar relacionada à importância do touro no ritual minoano. Os prédios minoanos eram enfeitados com chifres de touro e as tampas das ampulhetas eram revestidas com o couro do touro. Afrescos antigos mostram jovens minoanos saltando sobre chifres de touros, como um tipo de esporte.

Algumas vezes o Minotauro é representado como um touro com torso humano ao invés da cabeça, como uma versão taurina do Centauro.

Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Minotauro
  • Wemic
  • O assírio cherub tinha o corpo de touro e a cabeça humana.