Portal:Iugoslávia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Bem-vindo ao
Portal da Iugoslávia


 ver · editar Artigos selecionados

Os incidentes fronteiriços entre Albânia e Iugoslávia ocorreram entre abril e junho de 1999 entre as forças armadas da Albânia e o Exército de Libertação do Kosovo (KLA) contra o Exército da Iugoslávia, quando as forças iugoslavas bombardearam várias cidades fronteiriças albanesas em torno Krumë, Kukës e Tropojë no norte da Albânia. Nesses vilarejos, os refugiados e os rebeldes do Exército de Libertação do Kosovo estavam alojados após fugirem da Guerra do Kosovo, atravessando a fronteira para a Albânia.. Em 13 de abril de 1999, a infantaria iugoslava entrou em território albanês para fechar uma área que foi utilizada pelo Exército de Libertação do Kosovo para realizar ataques contra alvos iugoslavos.

Ler mais ...



 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Iugoslávia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Imagem selecionada


General Mihailovic com os membros das forças armadas dos Estados Unidos, Operação Halyard em 1944.

 ver · editar Biografias selecionadas

Vojislav Šešelj, no alfabeto cirílico Војислав Шешељ, (Sarajevo, 11 de outubro de 1954) é um político radical sérvio, fundador e presidente do Partido Radical Sérvio (SRS) - o maior partido no parlamento da Sérvia. Ele foi indiciado por crimes de guerra e contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia e atualmente está mantido sob custódia na Haia aguardando julgamento.

Ao contrário da maior parte dos outros acusados nas guerras da Iugoslávia, Šešelj não foi entregue ao pessoal da ONU, mas apresentou-se voluntariamente em fevereiro de 2003.

Ler mais ...


 ver · editar Tema


ver    

A Iugoslávia correspondeu a três realidades políticas diferentes no século XX:

ver    

Mapa étnico da Iugoslávia baseado em dados do censo de 1998.

ver    

A despeito de origens em comum, a economia da Iugoslávia socialista foi muito diferente das economias da União Soviética e de outros países socialistas do Leste Europeu, especialmente após o cisma iugo-soviético de 1948. A ocupação e a luta pela libertação na Segunda Guerra Mundial deixaram a infraestrutura da Iugoslávia devastada. Até as partes mais desenvolvidas do país eram majoritariamente rurais e as poucas indústrias que tinha foram majoritariamente danificadas ou destruídas.

Os primeiros anos do pós-guerra viram a implementação de planos qüinqüenais no estilo soviético e a reconstrução por meio do trabalho voluntário em massa. O campo recebeu eletricidade e a indústria pesada foi desenvolvida. A economia foi organizada como uma economia mista de planejamento socialista e socialismo de mercado: fábricas foram nacionalizadas e trabalhadores tinham direito a uma certa parcela dos lucros.

Manufaturas de propriedade privada podiam empregar até 4 pessoas por proprietário. A terra foi parcialmente nacionalizada e redistribuída, além de parcialmente coletivizada. Propriedades rurais podiam possuir até 10 hectares de terra por pessoa e o excesso de terra cultivável era de propriedade de cooperativas, empresas agrícolas ou comunidades locais. Estas podiam vender e comprar terra, bem como dá-la a pessoas em arrendamento perpétuo.

Ler mais ...


 ver · editar Cronologia



 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia


Recarregar