Mutantes: Promessas de Amor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Promessas de Amor)
Ir para: navegação, pesquisa
Mutantes - Promessas de Amor
The Mutants, Simply Love (Título Internacional)[1]
Promesas de Amor (ES)

Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Ficção Cientifica
Romance
Super-herói
Duração 50 minutos
Criador(es) Tiago Santiago
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Alexandre Avancini
Elenco Renata Dominguez
Luciano Szafir
Julianne Trevisol
Carla Diaz
Celso Bernini
Lígia Fagundes
Nanda Ziegler
Felipe Folgosi
Marcos Pitombo
Maytê Piragibe
Carolina Holanda
Louise D'Tuani
Léo Rosa
Bianca Castanho
Sylvia Bandeira
Paulo Figueiredo
Gabriel Gracindo
Tema de abertura "Ficou no Ar" (Paulo Cremona)
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Record
Transmissão original 24 de março de 2009 - 3 de agosto de 2009
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 103
Cronologia
Os Mutantes - Caminhos do Coração
Bela, a Feia

Mutantes: Promessas de Amor é uma telenovela brasileira produzida pela RecordTV, e exibida entre 24 de março e 03 de agosto de 2009 em 103 capítulos substituindo Os Mutantes: Caminhos do Coração e antecedendo Bela, a Feia.

Foi escrita por Tiago Santiago, com colaboração de Altenir Silva, Emílio Boechat, Gibran Dipp, Maria Cláudia Oliveira, Maria Mariana, Vívian de Oliveira e Waldir Leite sob direção Avancini, Hamsa Wood, Daniel Ghivelder, Guto Arruda Botelho e Patricia Faloppa com direção geral de Alexandre Avancini. Com a Produção Executiva de Claudio Araujo.

Mutantes - Promessas de Amor é a terceira e última novela da Trilogia Caminhos do Coração. No entanto, nesta temporada, o principal foco é o realismo, mas sem deixar de lado o realismo fantástico.

Contou com Renata Dominguez, Luciano Szafir, Marcos Pitombo, Maytê Piragibe, Carolina Holanda, Bianca Castanho, Léo Rosa, Juan Alba, Felipe Folgosi, Giselle Policarpo, Rafael Calomeni, Nanda Ziegler, Lígia Fagundes, Mário Frias, Julianne Trevisol, Celso Bernini e Carla Diaz nos papéis principais.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O folhetim começa na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, com a jovem Sofia reagindo a um violento ataque do ex-namorado, Juan, que acaba morrendo em um acidente. Amadeus entra em cena para ajudá-la e os dois acabam se apaixonando.

Já casada, Sofia começa a ser assediada por Nestor, playboy mimado e grande vilão da história. Filho de Camargo e Isabel, Nestor quer que a heroína deixe Amadeus para ficar com ele. Como ela recusa as investidas do rapaz, Nestor decide preparar armadilhas para separar o casal. E contrata Armanda, ex-prostituta, para fazer com que Sofia se decepcione com o marido.

Mesmo apaixonados, Sofia e Amadeus acabam influenciados pelas tramas maquiavélicas da dupla de vilões. Para conseguir ficar com Sofia, Nestor chega até a tramar a morte de Amadeus, que sofre um atentado e é dado como morto. Secretamente, ele sobrevive, recupera-se em uma clínica e só se revela a seus pais, Tonho e Arlete, e a Armanda, a quem passa a confiar ao achar que Sofia está com Nestor.

Depois da suposta morte de Amadeus, Nestor insiste em namorar Sofia. Para conseguir que ela aceite seu pedido de casamento, ele se compromete a ajudar crianças que estão em perigo. No dia do casamento, já no altar, Sofia hesita entre o sim e o não, ao ver Amadeus entrar na igreja, fingindo ser Bernardo.

Nati e Valente continuam apaixonados, mas a perversa Gabriela, passa a ser um problema na vida do casal, fazendo tudo o que pode para separá-los. Depois que Nati é curada por Clara, ela e Valente finalmente decidem se casar. Os dois são perseguidos por Gabriela, que se torna obcecada por Valente. Gabriela afirma ter engravidado de Valente, mas na verdade tudo não passa de armação. Ela é capaz de qualquer coisa para ficar ao lado do amado, até se unir ao inescrupuloso Ferraz e agora ela pretende matar Nati, mas antes procura Valente na favela onde ele está escondido só que ele já se foi então é mordida por Chico Fuzil um vampiro traficante que não cede local para a ONG da Liga do Bem, e depois infecta Ferraz agora seu amante de segundo lugar.

Valente tem ainda outro grande problema: ele e a "Liga do Bem" precisam proteger Lúcio e sua mãe Juno. Lúcio - o menino de luz - e Juno - a menina da super-comunicação - crescem rapidamente, até se tornarem adolescentes. Valente sabe que dependem de Lúcio e Juno o seu futuro e o da humanidade. Porém, os jovens crescem em famílias inimigas, porque Bianca - mãe de Juno - está com o perigoso Lino. Se Lúcio e Juno não se amarem, Valente sabe que não nascerá. Por isso, o viajante do futuro vai tentar a todo custo proteger seus futuros pais - para que ele possa nascer e proteger a humanidade.

No Colégio Novo Ensino, Aquiles e a jovem Sílvia (filha de Camargo e Isabel, irmã caçula de Nestor) viverão um amor proibido. Eles se conhecem com o início da formação de uma banda. Sílvia, apesar de ser humana, se junta ao conjunto musical, mas esconde a decisão de seu pai. Camargo não aceita o amor de sua filha Silvia por Aquiles, a partir do momento que descobre que o rapaz é um mutante, e passa a fazer de tudo para afastá-la do namorado, da banda e do Colégio.

Por sua vez, Melquior, o príncipe e agora rei de Ágarta esta em uma importante missão, ao lado do seu primo Luciano. Os dois precisam reconstruir a cidade do centro da Terra. Mas não parece nada fácil, pois as rainhas que eles escolherem tem que ter o coração puro e ser uma pessoa do bem. E além desses atributos elas precisam esquecer o mundo de fora e viver lá para sempre. Então eles tentam convencer uma das mutantes do bem Ísis, Ágata e Marli, a aluna do Colégio Novo Ensino, filha da Inspetora Renata, que no decorrer da história de demonstra uma poderosa mutante com o dom de controlar o clima. Além disso ela esta apaixonada pelo sem caráter e preconceituoso Grilo. Até que Ísis, a mutante que pode ficar invisível, declara seu amor pelo rei de Ágarta e ele conquista o coração da moça.

Em Mutantes - Promessas de Amor, todos os Mutantes - do bem e do mal - são perseguidos. Tudo porque o governo promulga a lei anti-mutante, cujo objetivo é prender todos os mutantes. Beto avisa Érica que as forças de Ferraz vão invadir a sede da "Liga do Bem". Com isso, ela é obrigada a fugir com Ágata, Aquiles, Vavá, Eugênio, Ângela e Clara. Érica se junta a Pepe para proteger os jovens mutantes, e os dois fingem ser uma família carioca.

Todos os mutantes escondem sua condição geneticamente modificada e são obrigados a usar seus poderes em segredo no Colégio Novo Ensino, onde vão estudar. Lá, Érica também trabalha como professora de História e Pepe ensina Artes e Teatro. Nati, Valente, Leonor, Felipe (pai de Juno) que após meados da novela foi picado por uma aranha modificada com genes dando-lhe o poder de lançar teias. Cléo, Carvalho, Perpétua e Ísis fundam a ONG "Caminhos do Coração". Sob a fachada da ONG, eles ajudam mutantes em perigo, mas tendo que procurar um lugar para a ONG eles vão a uma favela onde depois de conseguir o lugar são atacados frequentemente por Chico Fuzil.

Gór, Metamorfo, Draco e Telê - que são a nova formação da "Liga Bandida" - são presos, mas lideram uma rebelião e conseguem fugir da cadeia. Revoltados com a perseguição dos humanos, eles se unem a Lino e Bianca para contra-atacar, planejando a derrota dos humanos e da Liga do Bem. Depois de atacarem a DEPECOM, eles se juntam a Rana e Trans, a primeira tem genes de rã e a segunda pode atravessar paredes, e então começam a fazer vários assaltos. Só que um desses assaltos dá errado e alguns deles foram presos. Gór, Bianca e Rana ficaram em casa nesse dia, Trans e Meta fogem com seus poderes e Lino, Draco e Telê são presos pelo DEPECOM e cada um é torturados por Ferraz, para contarem onde é o QG da Liga Bandida. Ao descobrir a informação Ferraz vai até lá mas só consegue prender Rana. Depois, Bianca e Trans passam para o lado do bem, ao lado da mutante intangível, Inta.

As forças policiais também estão divididas entre o bem e o mal. Ferraz alia-se secretamente aos propósitos da Liga Bandida e Garcia é seu novo ajudante. Beto, Aline, Hiromi e Cláudia continuam na luta contra os mutantes superpoderosos. Uma das aventuras é caçar um ogro que ataca mulheres em um parque florestal. E assim, sucessivamente, enfrentam diversos perigos, como Ciclope e ainda alguns poucos reptilianos que sobrevivem e que querem destruir a humanidade. Para ajudar os mutantes do bem, Beto ainda assume a identidade de "Enigma", ficando na mira de sua própria namorada, Aline, e de Ferraz.

Produção[editar | editar código-fonte]

Em seus primeiros capítulos a novela foi filmada em Foz do Iguaçu, havendo cenas de perseguição com carros, lanchas e helicópteros. Também foi filmada em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

Mudanças[editar | editar código-fonte]

O autor Tiago Santiago falou que a novela iria ter menos mutantes e mais romantismo, mas pelo fato da baixa audiência, na terça-feira, 5 de maio de 2009 surpreendeu o público com um novo logotipo e o novo nome de Mutantes - Promessas de Amor, além da chegada de novos mutantes na história, que voltou a apostar no realismo fantástico.[2]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Renata Dominguez interpretou a protagonista Sofia.
Luciano Szafir interpretou os irmãos Amadeus e Bernardo.
Bianca Castanho interpretou a grande vilã Armanda.
Juan Alba interpretou o grande vilão corrupto Ferraz.
Felipe Folgosi interpretou Beto/Enigma.
Ator Personagem
Renata Dominguez Sofia Drummont
Luciano Szafir Amadeus Cordeiro/ Bernardo Cordeiro
Marcos Pitombo Valente Matoso Rodrigues (Valente)
Maytê Piragibe Natália Vanarini Palmieri (Nati)
Felipe Folgosi Roberto Duarte Montenegro (Beto/Enigma)
Carla Diaz Juno Fischer Matoso
Celso Bernini Lúcio Figueira Rodrigues
Carolina Holanda Doutora Gabriela de Souza
Bianca Castanho Armanda Ponte Cordeiro
Léo Rosa Nestor Camargo
Juan Alba Átila Ferraz (Ferraz)
Julianne Trevisol Górgona Mayer (Gór)
Rafael Calomeni Orión
Giselle Policarpo Cléo Mayer
Nanda Ziegler Bianca Fischer (Bibi)
Mário Frias Lino Rodrigues (Drácula)
Sacha Bali Matheus Morpheus Mayer (Metamorfo/Meta)
Andréa Avancini Érica Ramos (Mulher-biônica)
Lígia Fagundes Leonor Batista Figueira
Patrícia de Jesus Perpétua Salvador Silva
Jorge Pontual Felipe Matoso
Rocco Pitanga Armando Carvalho Pinto (Carvalho)
Rômulo Estrela Draco
Rômulo Arantes Neto Telê
Paulo Figueiredo Cirilo Camargo (Camargo)
Sylvia Bandeira Isabel Camargo
Françoise Forton Cristina Dorange
Estela Dorange
Louise D'Tuani Ísis de Almeida (Mulher-invisível)
Élcio Monteze Melquior Solar Donato
Maurício Ribeiro Cristiano Pena (Cris)
Milena Ferrari Aline Reis
Gorete Milagres Renata
Adriano Reys Antônio Cordeiro (Tonho)
Nathália Lima Verde Sílvia Camargo
Perfeito Fortuna Pepe dos Santos Luz
Patrícia Werneck Marli
Diogo Almeida Garcia
Carolina Bezerra Liliana (Lili)
Stein Jr Joaquim Dorange (Grilo/Quim)
Paula Palmieri Hiromi Miwazawa
Roberta Valente Cláudia Salvador Silva
Arthur Lopes Luciano Solar Donato
Crianças e Adolescentes
Ator Personagem
Juliana Xavier Ágata Magalhães
Pedro Malta Eugênio Menezes Figueira
Sérgio Malheiros Aquiles Magalhães
Cássio Ramos Valfredo Pachola (Vavá)
Júlia Maggessi Ângela Menezes Figueira (Anjinha)
Shaila Arsene Clara Menezes Figueira (Clarinha)
Diego Francisco Milton Rodrigues (Miltinho)
Elenco de apoio
Ator Personagem
Ricky Tavares Aurélio Pitini (Pit)
Antônio Fragoso Detetive Ubaldo
Bruna di Tullio Rana (Mulher-Rã)
Carla Tausz Camila
Cláudio Heinrich Danilo Mayer (Danilinho)
Danton Jardim Sr. Drummont
Darlene Glória Arlete Cordeiro
Déo Garcez Benedito Gama (Bené)
Eduardo Lago Luiz Guilherme Batista Figueira (Guiga)
Emiliano Ruschel Mimético
Érica Collares Doutora Carla Neves
Fátima Freire Milena
Fernando Mesquita Samuel
Gabriel Gracindo Inspetor Geraldo
Gilberto Gawronski Valdemar (Walquíria Star)
Ítala Nandi Doutora Júlia Zaccarias
Lúcio Andrey Chico Fuzil
Mariana Barcellos Inta Paredes
Natasha Stransky Taís Paredes (Trans)
Paulo Nigro Antônio Mayer (Toni)
Rayana Carvalho Mulher-Elástica
Rogério Fabiano Ezequiel Gottardo
Suyane Moreira Iara
Vinicius Zinn Juan Ferraz
Walmor Chagas Chefia Oculta

Elementos da novela[editar | editar código-fonte]

Personagens e mutantes[editar | editar código-fonte]

Exibição[editar | editar código-fonte]

A novela começou a ser exibida às 21h. Com a estreia de A Fazenda, a novela passou a ser exibida às 21h25 min e, às quartas-feiras às 22h30min, devido ser o dia da formação do "Tá na Roça". Na reta final, a novela estava sendo exibida às 20h30min.

Audiência[editar | editar código-fonte]

No dia da estreia da novela, foram registrados 12 pontos de média no Ibope, 12 pontos a menos que o primeiro capítulo de sua antecessora Os Mutantes - Caminhos do Coração, que consolidou 24 pontos de média. Com isso a novela conseguiu o segundo lugar na audiência. Band, Rede TV! e SBT empataram com 3 pontos.

A maior audiência se deve no segundo capítulo em que foram registrados 14 pontos de média, fato que nunca mais se repetiu.

O último capítulo da novela, exibido no horário das 20h30 às 21h54, marcou uma média de 11 pontos com pico de 14. [3] Obteve uma média geral de 9 pontos, uma baixa audiência.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

  1. "Ficou No Ar" - Paulo Cremona (Tema de abertura)
  2. "Dito e Feito" - Fafá de Belém (Tema de Sofia e Amadeus)
  3. "Joga Fora" - Catedral (Tema de Grilo, Liliana, Silvia e Marli)
  4. "Sufoco" - Aline Silva (Tema de Camargo e Cristina)
  5. "Rio de Janeiro" - Dumano (Tema do Rio)
  6. "Todo Azul do Mar" - KLB (Tema de Aline e Beto)
  7. "I Will Be There" - Mikefoxx (Tema de Cléo e Carvalho)
  8. "Guerra Silenciosa" - André Rass (Tema Geral)
  9. "Tudo É Perfeito" - Perlla (Tema Geral)
  10. "Temporale D'amore" - Ralf (Tema de Nati e Valente)
  11. "Só Tinha de Ser com Você" - Cláudia Gomes (Tema de Ísis e Melquior)
  12. "Bem Querer" - Thiago (Tema de Juno e Lúcio)
  13. "Deixo" - Maria Cristina

Referências

  1. «The Mutants, Simply Love». Record TV Network. Consultado em 6 de julho de 2014 
  2. «"Mutantes – Promessas de Amor" é o novo nome da novela da Record». O Planeta TV. 8 de maio de 2009. Consultado em 19 de fevereiro de 2016 
  3. «Promessas de amor marca pior audiência em um último capitulo de novelas da RECORD». TV Foco. 4 de agosto de 2009. Consultado em 19 de fevereiro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]