Lista de religiões e tradições espirituais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Religiões)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma lista de todas as religiões e tradições espirituais.

Religiões teístas[editar | editar código-fonte]

As religiões teístas são aquelas que crêem em divindades. Costumam ser divididas entre monoteístas (que crêem em apenas um deus) e politeístas (que crêem em mais de um deus).

Monoteísmo[editar | editar código-fonte]

O monoteísmo (do grego: μόν£ος, transl. mónos, "único", e θεός, transl. théos, "deus": único deus) é a crença na existência de apenas um deus. Diferencia-se do henoteísmo por ser este a crença preferencial em um deus reconhecido entre muitos.

Monoteístas abraâmicas
As religiões monoteístas abraâmicas baseiam-se em tradições do Oriente Médio iniciadas com Abraão, que acreditam em um Deus supremo que criou o Universo, descrito como onipotente, onipresente, onisciente e por vezes onibenevolente.
Cristianismo Baseada na vida e ensinamentos de Jesus de Nazaré e desenvolvida nos dois primeiros séculos após a sua morte; carrega fortes heranças do judaísmo.
Judaísmo A religião abraâmica mais antiga, fundada na Judeia pelo próprio Abraão com importantes influências de Davi, Salomão e Moisés.
Islamismo

Bnei Noah

Baseada na vida e ensinamentos do profeta árabe Maomé, também firmado em ensinamentos judaicos e cristãos.
Monoteístas não-abraâmicas
Religiões que acreditam em um só deus, porém um diferente daquele das religiões abraâmicas.
Atonismo
Ayyavazhi
Bramanismo
Zoroastrismo Fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra, a quem os gregos chamavam de Zoroastro.
Sikhismo Fundada em fins do século XV no Punjab(região dividida entre o Paquistão e a Índia) por Guru Nanak (1469-1539).
Seicho-no-ie É uma filosofia de origem japonesa (Shinshūkyō) fundada em 1930 e que se faz presente em todo o mundo, especialmente no Brasil.
Xintoísmo Espiritualidade tradicional do Japão e dos japoneses, considerado também uma religião pelos estudiosos ocidentais.
Mitraísmo Foi uma religião de mistérios nascida na época helenística (provavelmente no século II a.C.) no Mediterrâneo Oriental, tendo se difundido nos séculos seguintes pelo Império Romano.
Religião tradicional chinesa Termo utilizado para descrever o conjunto de tradições étnicas e religiosas que têm sido o principal sistema de crenças da China e dos grupos étnicos chineses han por boa parte da história desta civilização até os dias de hoje.
Messianismo Judaico Em termos restritos, a crença na vinda - ou no retorno - de um enviado divino libertador, um messias [mashiah em hebraico, christós em grego], com poderes e atribuições que aplicará ao cumprimento da causa de um povo ou um grupo oprimido.
Messianismo Oriental É uma instituição religiosa fundada em 1 de janeiro de 1935, no Japão, por Mokiti Okada (1882-1955) — cujo nome religioso é Meishu-Sama (Senhor da Luz).
Cientologia Conjunto de crenças e práticas relacionadas criado por L. Ron Hubbard (1911–1986), começando em 1952, como sucessor ao seus sistemas de auto-ajuda chamado Dianéticas.
Tenrikyo Originou-se a partir das revelações feitas a uma mulher japonesa chamada Miki Nakayama, cognominada de Oyassama pelos seus seguidores.
Cheondoísmo Movimento religioso coreano do século XX, baseado no movimento donghak fundado por Choe Je-u no século XIX, que teve suas origens nas rebeliões camponesas que surgiram a partir de 1812, durante a Dinastia Joseon.
Unitário-Universalismo Religião liberal que surgiu nos EUA, na década de 1960, após a união de unitaristas e universalistas.
Religiões de matriz africana Conjunto de religiões cuja essência teológica e filosófica é oriunda das religiões tradicionais africanas.
Monoteístas não-abraâmicas satíricas
Religiões de caráter satírico que visam ou não parodiar as religiões existentes.
Pastafarianismo Origem satírica fundada por Bobby Henderson em 2005.
Maradonianismo Religião para celebrar o jogador de futebol argentino Diego Maradona como seu deus.
Discordianismo Religião baseada na adoração de Éris (também conhecida como Discórdia), a deusa greco-romana da discórdia e da confusão. Foi fundada em algum momento entre 1958 e 1959, após a publicação do seu (primeiro) livro sagrado, o Principia Discordia, escrito por Malaclypse the Younger.
Queda inteligente Uma paródia ao argumento do Design Inteligente, segundo a qual não existe a Lei da Gravidade e os objetos são puxados para baixo por uma "inteligência superior".
Jediísmo Movimento baseado nas ideias filosóficas e espirituais dos cavaleiros Jedis de Star Wars.
Bule celestial Uma analogia criada pelo filósofo Bertrand Russell (1872–1970) que tem por finalidade mostrar que a dificuldade de desmentir uma hipótese não torna esta verdadeira, e que não compete a quem duvida desmenti-la, mas quem acredita nela é que deve provar sua veracidade.
Design não inteligente Resposta satírica ao design inteligente (DI) ou movimento criacionista apoiado por muitos círculos religiosos fundamentais .
Unicórnio Cor-de-Rosa Invisível Paródia religiosa que satiriza as crenças teístas.

Politeísmo[editar | editar código-fonte]

O politeísmo, nativo na maioria das culturas do mundo desde a antiguidade, admite a existência de vários deuses diferentes relacionados a diversos aspectos da natureza, da vida e do sobrenatural.

Mitologias antigas
As formas tradicionais de politeísmo presentes em muitos povos da antiguidade.
Reconstructionista moderno Reconstruções modernas de algumas dessas tradições mitológicas.

Teísmo indefinido[editar | editar código-fonte]

Seu conceito de Deus é complexo, e está vinculado a cada uma das suas tradições e filosofias.

Monoteísmo/ Politeísmo
Seu conceito de Deus é complexo, e está vinculado a cada uma das suas tradições e filosofias ou acreditam em poderosas entidades sobrenaturais não precisamente definidas como divindades.
Hinduísmo O hinduísmo engloba o bramanismo, isto é, a crença na "Alma Universal", Brâman; num sentido mais específico, o termo se refere ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, da Índia pós-budista.
Satanismo Composto por várias crenças ideológicas e filosóficas e fenômenos sociais. As características comuns entre elas incluem associação simbólica, admiração e até veneração ao personagem Satanás ou de outras figuras rebeldes similares, como Prometeu, e figuras libertadoras.
Luciferianismo Conjunto de crenças cuja base encontra-se fixada na figura de Lúcifer. Divide-se em luciferianismo tradicional ou teísta (crença em Lúcifer como um ser físico) e luciferianismo simbólico ou agnóstico (crença em Lúcifer como um símbolo de luz, conhecimento, crescimento individual e auto-aperfeiçoamento).
Ocultismo Conjunto de crenças cuja base encontra-se fixada na figura de Lúcifer. Divide-se em luciferianismo tradicional ou teísta (crença em Lúcifer como um ser físico) e luciferianismo simbólico ou agnóstico (crença em Lúcifer como um símbolo de luz, conhecimento, crescimento individual e auto-aperfeiçoamento).


Religiões não-teístas[editar | editar código-fonte]

São religiões que não acreditam em nenhuma forma de divindade, mas admitem a existência de outras características espirituais como reencarnação, energias, entre outros.

Não-teístas
Ayyavazhi Religião dharmica que se originou no sul da Índia no século XIX. É considerada uma religião independente do Hinduísmo.
Budismo Filosofia ou religião não teísta que surgiu originalmente na Índia por volta do século VI A.C. e abrange diversas tradições, crenças e práticas baseadas nos ensinamentos, o Darma (páli: Dhamma, sânscrito: Dharma), de Siddhartha Gautama, entitulado de Buddha.
Taoísmo Tradição filosófica e religiosa originária do Leste Asiático que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (romanizado atualmente como "Dao").
Confucionismo Sistema filosófico chinês criado por Confúcio.
Jainismo Uma das religiões mais antigas da Índia, juntamente com o hinduísmo e o budismo, compartilhando com este último a ausência da necessidade de Deus como criador ou figura central.
Conscienciologia Movimento dissidente do Espiritismo e de influência Nova Era de cunho pseudocientífico fundado pelo médico e médium brasileiro Waldo Vieira.
Nova Era Tem como característica, uma fusão de ensinos metafísicos, vivências espiritualistas, animistas e paracientíficas, com uma proposta de um novo modelo de consciência moral, psicológica e social.


Ver também[editar | editar código-fonte]