Uaiuais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Waiwai
Hixkaryana
Mawayana
Karapayana
População total

2.914

Regiões com população significativa
 Brasil (Amazonas, Pará e Roraima) 2.914 Zea, 2005[1]
Línguas
Língua uaiuai
Religiões
Xamanismo
Etnia
Karib

Os uaiuais (Waiwai, Hixkaryana, Mawayana ou Karapayana) são um grupo indígena que habita o sudeste do estado brasileiro de Roraima, na fronteira com a Guiana (na Área Indígena Wai-wai), o nordeste do Amazonas e o noroeste do Pará (na Terra Indígena Trombetas-Mapuera e Área Indígena Nhamundá-Mapuera).

Os meios de acesso mais viáveis são por via terrestre, no município de São João da Baliza-RR ou São Luiz do Anauá-RR, via vicinais (vicinal 29, SJB, ou vicinal 21, SLA). Essa comunidade vive principalmente às margens do rio Anauá.

Em sua maioria é uma comunidade evangélica, evangelizada inicialmente por dois missionários da Igreja Cristã Evangélica. Este trabalho foi continuado por missionários da Igreja Presbiteriana do Brasil. Possui a Bíblia em sua língua nativa, o uaiuai.

Os uaiuais tem como atividade econômica a extração da Castanha do Pará, a qual é exportada para outros estados brasileiros por meio de empresários e outros compradores deste produto. Outro meio é a produção da cultura da banana, exportada para Manaus-AM, mas essa cultura é pouco utilizada por esses indigenas.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]