A Pequena Sereia (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A Pequena Sereia (Disney))
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde março de 2014).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
The Little Mermaid
A Pequena Sereia (PT/BR)
Pôster original do filme.
 Estados Unidos
1989 • cor • 85 min 
Direção Ron Clements
John Musker
Produção John Musker
Howard Ashman
Roteiro Hans Christian Andersen (Conto)
Ron Clements
John Musker
Elenco Rene Auberjonois
Christopher Daniel Barnes
Jodi Benson
Pat Carroll
Buddy Hackett
Jason Marin
Kenneth Mars
Samuel E. Wright
Género Animação
Idioma Inglês
Música Alan Menken
Howard Ashman (Letras)
Estúdio Walt Disney Pictures
Silver Screen Partners
Distribuição Walt Disney Pictures
Buena Vista International
Cronologia
Último
Último
The Little Mermaid II: Return to the Sea (2000)
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

A Pequena Sereia (no original em inglês: The Little Mermaid) é um filme de animação estadunidense de 1989 baseado no conto homônimo do escritor Hans Christian Andersen.

É o vigésimo-oitavo filme de animação dos estúdios Disney e é considerado o primeiro da era renascentista da Disney. Ele foi lançado nos cinemas dos EUA em 14 de Novembro de 1989, sendo dirigido por Ron Clements e John Musker e conta com as vozes de Jodi Benson, Christopher Daniel Barnes, Rene Auberjonois e Kenneth Mars na versão original.

A Pequena Sereia é conhecido por trazer de volta o verdadeiro espírito da animação dos estúdios Disney, já que os seus últimos filmes animados lançados nos anos 80 não foram bem nas críticas e bilheterias.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Ariel (Jodi Benson), é uma sereia de dezesseis anos de idade que está insatisfeita com a vida no mar e curiosa sobre como é o mundo humano. Com seu melhor amigo Linguado (Jason Marin), Ariel recolhe artefatos humanos e vai para a superfície do oceano para visitar Sabidão (Buddy Hackett), uma gaivota, que oferece conhecimento muito impreciso da cultura humana. Ela constantemente ignora os avisos de seu pai, o grande Rei Tritão (Kenneth Mars), e de seu conselheiro Sebastião (Samuel E. Wright), que o contato entre sereias e os seres humanos é proibido.

Uma noite, Ariel, vai até a superfície e assiste a celebração do aniversário do Príncipe Eric (Christopher Daniel Barnes) em um navio, por quem Ariel se apaixona. Em uma tempestade que se seguiu, o navio é destruído e Ariel salva Eric. Ariel canta para ele, mas rapidamente o deixa quando ele recupera a consciência para evitar ser descoberta. Fascinado pela voz que ficou em sua cabeça, Eric promete encontrar quem o salvou. Percebendo uma mudança no comportamento de Ariel, Tritão pergunta à Sebastião sobre seu comportamento e descobre o amor de sua filha por Eric. Tritão furiosamente confronta Ariel em sua gruta, onde ela e Linguado guardam artefatos humanos e destrói os objetos com seu tridente. Após a saída do Rei, um par de enguias, conhecidos como Pedro e Juca (Paddi Edwards), tentam convencer Ariel a visitar Ursula (Pat Carroll), a bruxa do mar.

Uma vez no covil da bruxa, Ariel faz um acordo com Ursula para transformá-la em um ser humano durante três dias em troca de ficar com a voz da sereia, que Ursula coloca em uma concha. Dentro desses três dias, Ariel deve receber o beijo do verdadeiro amor de Eric, caso contrário, ela vai se transformar de novo em uma sereia e pertencerá à Ursula. Ariel recebe pernas humanas e é levada à superfície por Linguado e Sebastião. Eric encontra Ariel na praia e a leva para seu castelo, sem saber que ela é a pessoa que o havia salvo. Ariel passa o tempo com Eric, e no final do segundo dia, eles quase se beijam, mas são frustrados por Pedro e Juca. Irritada, Ursula usa o disfarce de uma linda jovem chamada Vanessa e aparece cantando com a voz que Ariel tinha guardado na concha. Eric reconhece a voz e vai em direção à Ursula, mas a bruxa lança um encantamento hipnótico sobre Eric para fazê-lo se esquecer de Ariel.

No dia seguinte, Ariel descobre que Eric irá casar-se com Ursula disfarçada. Sabidão descobre que Vanessa é Ursula disfarçada, e informa a Ariel, que imediatamente vai atrás da barca do casamento. Sebastião informa Tritão, e Sabidão interrompe o casamento com a ajuda de vários animais. No caos, a concha que contém a voz de Ariel que Ursula mantém em volta do pescoço é quebrada, restaurando a voz de Ariel e quebrando o encantamento de Ursula sobre Eric. Percebendo que Ariel era a menina que salvou sua vida, Eric corre para beijá-la, mas o sol se põe e Ariel é transformada de volta em uma sereia. Ursula volta para sua forma verdadeira e seqüestra Ariel. O Rei Tritão ,então, confronta Ursula e exige a libertação de sua filha. Por insistência de Ursula, ele concorda em deixar Ariel ir embora, mas o Rei ficará como eterno prisioneiro de Ursula. Ariel é liberada, mas Tritão se transforma em um pólipo e perde sua autoridade sobre Atlantica. Ursula se declara a nova governante.

Ariel e Eric se entendem na superfície, mas a bruxa Ursula aparece e cria uma tempestade com um redemoinho que faz Eric ser jogado ao mar. Eric fere seriamente Ursula e a mata. Após sua morte, Tritão e todos os outros pólipos no jardim da bruxa voltam para suas formas originais. Mais tarde, depois de ver que Ariel realmente ama Eric, o Rei Tritão transforma sua filha em ser humano. Tempos depois, Ariel e Eric se casam em um navio e partem em direção ao por do sol.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Dublagem
Personagem Dublagem EUA Dublagem BR 1989 Dublagem BR 1997 Dobragem PT 1997
Ariel Jodi Benson Marisa Leal (diálogos)
Gabriela Ferreira (canções)
Marisa Leal (diálogos)
Kiara Sasso (canções)
Mila Belo (diálogos)
Anabela Pires (canções)
Eric Christopher Daniel Barnes Garcia Júnior Diogo Infante
Sebastião Samuel E. Wright André Filho Pedro Malagueta
Linguado / Flounder Jason Marin Patrick de Oliveira Guilherme Duarte
Úrsula Pat Carroll Zezé Motta Cucha Carvalheiro (diálogos)
Xuxu (canções)
Rei Tritão Kenneth Mars Luiz Motta Paulo Alexandre
Grimsby Ben Wright Dário Lourenço Pedro Pinheiro
Louis Rene Auberjonois Telmo Perle Münch Victor Rocha
Carlota Edie McClurg Estelita Bell Júlia Barros
Sabidão / Scuttle Buddy Hackett Mário Monjardim Paulo Oom
Pedro e Juca / Flotsam e Jetsam Paddi Edwards Rodney Gomes Carlos Freixo

Créditos da dublagem brasileira:[1]
Estúdio de diálogos: Delart, RJ
Estúdio de canções: Rob Filmes e Double Sound
Tradução e Direção: Telmo Perle Münch
Direção Musical: Cyva Leite, Marcelo Coutinho

Créditos da dobragem portuguesa:
Direcção de Dobragem: Carlos Freixo
Tradução e Adaptação: Rita Salgueiro
Direcção Musical: Telmo Miranda
Tradução e adaptação das canções: Lia Graça
Estúdio da Dobragem: Matinha Estudios
Estúdio Musical: Xangrilá
Coro Musical: João Rodrigues, Marco Santos, Paulo Carrilho, Nuno Pólvora, Carlos Pedro Santos e Pedro Gonçalves

Música[editar | editar código-fonte]

Três estrelas do Disney Channel já gravaram canções do filme: Under The Sea, gravada por Raven-Symoné em 2004; Kiss The Girl, gravada por Ashley Tisdale em 2006; e Part Of Your World, gravada por Miley Cyrus, além de uma versão de Kiss The Girl gravada por Colbie Caillat.

Há também uma versão de Aqui No Mar cantada por Bena Lobo e também há uma versão de Kiss the Girl cantada por Little Texas e uma versão de Part of Your World cantanda por Faith Hill. Peter Andre cantou Kiss the Girl também em 1998. Em um álbum, os Jonas Brothers cantaram a música Poor Unfortunate Souls do filme também.

  1. "Fathoms Below" cantada pelos marinheiros
  2. "Daughters of Triton" cantada pelas filhas do Rei Tritão
  3. "Part of Your World" cantada por Ariel
  4. "Part of Your World (Reprise)" cantada por Ariel
  5. "Under the Sea" cantada por Sebastião e outros seres marinhos
  6. "Poor Unfortunate Souls" cantada por Ursula
  7. "Les Poissons" cantada por Louis
  8. "Kiss the Girl" cantada por Sebastião e Coro
  9. "Vanessa's Song" cantada por Vanessa/Ursula
  10. "Part of Your World (Final)" cantada por Coro

Versão brasileira[editar | editar código-fonte]

  1. "Histórias do Mar" cantada por Coro
  2. "Filhas de Tritão" cantada por Coro
  3. "Parte do Seu Mundo" cantada por Gabriela Ferreira (1989) / Kiara Sasso (1997)
  4. "Parte do Seu Mundo (Reprise)" cantada por Gabriela Ferreira (1989) / Kiara Sasso (1997)
  5. "Aqui no Mar" cantada por André Filho
  6. "Corações Infelizes" cantada por Zezé Motta e Gabriela Ferreira (1989) / Kiara Sasso (1997)
  7. "Lês Poissons" cantada por Telmo Perle Munch
  8. "Beije a Moça" cantada por André Filho e Coro
  9. "A Canção da Vanessa" cantada por Miriam Peracchi
  10. "Parte do Seu Mundo (Final)" cantada por Coro

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

The Little Mermaid: An Original Walt Disney Records Soundtrack é a trilha sonora do filme, ela contem as músicas contidas no longa escritas por Alan Menken e Howard Ashman, e também a trilha musical composta por Alan Menken. A trilha musical foi orquestrada por Thomas Pasatieri.[2]

Nos EUA, a trilha foi lançada primeiramente em 23 de Maio de 1990 em CD e fita cassete; ela foi lançada em todo o resto do mundo em 31 de Outubro de 2000 junto com a trilha sonora de A Pequena Sereia 2.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O longa foi lançado nas salas de cinemas dos EUA em 14 de Novembro de 1989; no Brasil em 15 de Dezembro de 1989; e em Portugal dia 21 de Dezembro de 1990. Nos EUA, foi re-lançado em 14 de Novembro de 1997 e será novamente lançado em Disney Digital 3D em 2013 após o grande sucesso que O Rei Leão em 3D fez nas salas de todo o mundo.

No Brasil o primeiro VHS do filme foi lançado em Agosto de 1991 pela Abril Vídeo; outro lançamento em VHS ocorreu em Julho de 1998 com redublagem nas partes cantadas de Ariel, o que gerou muita crítica. Esse lançamento foi remasterizado digitalmente.

No ano 2000 foi lançado o primeiro DVD de A Pequena Sereia e essa versão possui as músicas da dublagem de 1998 do longa, e apesar de uma petição feita pelos fãs, a Disney Brasil não lançou o DVD Edição Especial com ambas as dublagens, mas foi lançado em 2006 em Edição Platinum.

O filme também foi lançado em Disney Blu-Ray e novamente em Disney DVD pelo rótulo ''Edição Diamante'' em 18 de setembro de 2013

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

A Pequena Sereia foi o nono filme mais visto do mundo e o tercerio mais lucrativo da Buena Vista em 1989.

O longa faturou $84,355,863 no seu primeiro lançamento em 1989; no lançamento de 1997 arrecadou mais $27,187,616, somando os ganhos em outros países, o loga arreacadou um total mundial de $211,343,479.[3]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o
Prêmios
Premiação Categoria
Óscar Melhor trilha sonora
Melhor Canção Original - "Under the Sea"
Globo de Ouro Melhor Trilha Sonora
Melhor Canção Original - "Under the Sea"
Prêmios Grammy Melhor canção composta para filme - "Under the Sea"
Indicações
Premiação Categoria
Óscar Melhor canção original - "Kiss the Gir"
Globo de Ouro Melhor filme - comédia/musical
Melhor Canção Original - "Kiss the Girl"

Outras produções[editar | editar código-fonte]

Outos dois longas com os personagens principais de A Pequena Sereia foram lançados: A Pequena Sereia II: Regresso ao Mar (2000), que foca agora na vida de Melody, filha de Ariel. Ao contrário da mãe, Melody nasceu humana e depois desejou virar sereia. No filme também é introduzida uma nova vilã, Morgana, irmã de Úrsula; Outra continuação foi O Segredo da Pequena Sereia (2008), que na verdade não é bem uma continuação, já que retrata a vida de Ariel antes do primeiro filme.

Uma série de televisão homônima também foi produzida, ela mostra as aventuras de Ariel antes dos acontecimentos do primeiro filme. Foi a primeira série de televisão da Disney derivada de uma animação, essa série foi exibida de 1992 a 1994 primeiramente nos EUA pelo canal CBS, depois foi apresentada no Disney Channel e no Toon Disney. No Brasil, essa série foi exibida pelo SBT e também pelo Disney Channel.

Um musical de mesmo nome baseado no filme teve sua estreia na Broadway em Novembro de 2007 no Lunt-Fontanne Theatre, com musicas de Alan Menken e Glenn Slater e estrelado por Sierra Boggess como Ariel, Norm Lewis como Rei Tritão, Sherie Rene Scott como Úrsula e Tituss Burgess como Sebastião. As apresentaçãoes foram encerradas em 30 de Agosto de 2009 depois de 685 apresentações.

Referências

  1. Fonte: TVeCinema
  2. A Pequena Sereia (em inglês). allmusic. Página visitada em 13/11/2010.
  3. Bilheteria do filme.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Oliver & Company
Lista de filmes da Disney
1980
Sucedido por
The Rescuers Down Under