Igreja Presbiteriana de Pinheiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja Presbiteriana de Pinheiros
Igreja Presbiteriana de Pinheiros
Orientação Reformada, Evangélica, Presbiteriana e Calvinista
Fundador Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo
Origem 8 de julho de 1906 (117 anos)

(plantada em 1902)

Localização Av. das Nações Unidas, n. 6.151, Pinheiros, São Paulo, São Paulo, Brasil
Número de membros Aproximadamente 2.000 (dois mil) membros
Página oficial ippinheiros.org.br

A Igreja Presbiteriana de Pinheiros (IPP), conhecida como “uma Igreja Missionária”, é uma igreja local federada à Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), sob jurisdição do Presbitério Pinheiros e Sínodo São Paulo.[1][2] Está localizada na Avenida das Nações Unidas, 6151, Pinheiros, São Paulo, São Paulo, Brasil, tendo como pastor titular o Dr. Arival Dias Casimiro. Possui mais de 30 congregações, mais de 10 trabalhos de revitalização de igrejas presbiterianas já existentes e mais de 20 missionários espalhados pelo mundo, entre países como Índia, Iraque (curdos), Itália, Mongólia, Nepal, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, além de atuar no Oriente Médio e nos Estados do Ceará, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

O trabalho evangelístico que originou a igreja teve início em junho de 1902 através da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo, sendo uma das mais antigas igrejas presbiterianas da capital paulista.

Em 2016, foi também a 2ª igreja federada a IPB com maior arrecadação, conforme o relatório da Tesouraria do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, estando assim entre as maiores igrejas da denominação.[2] Em 2018, no entanto, ficou em 1º lugar nas arrecadações.[3]

História[editar | editar código-fonte]

A partir de julho de 1902, membros da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo iniciaram um trabalho evangelístico no Bairro de Pinheiros, em São Paulo. Desde então a igreja iniciou reuniões em um escola pública e posteriormente em uma sala em frente a Igreja Católica do bairro.

Em julho de 1903 a igreja recebeu os primeiros convertido e em 1905 a congregação já era formada por 15 membros. Em 8 de julho de 1906 foi oficialmente organizada a Igreja Presbiteriana de Pinheiros, pelo Presbitério de São Paulo. Em 22 de julho de 1913 a igreja começou a construção de seu edifício usado para os cultos, sendo inaugurado em 2 de julho de 1922.

A partir de então a IPP foi ativa na plantação de outras igrejas na região, sendo até 1950 a igreja-mãe de outras 6 igrejas. Nos anos seguintes a igreja continuou crescendo e em 1970 a igreja iniciou a construção de um segundo edifício. Por fim, em 2010 a igreja mudou para seu prédio atual, na Avenida das Nações Unidas, 6151.[4]

Em 2007 a igreja foi citada na dedicatória publicação do livro do Igreja? Tô Fora! autor Ricargo Agreste, que trata da necessidade das igrejas locais para o Cristianismo.[5]

Congregações[editar | editar código-fonte]

A igreja possui, ainda, as seguintes congregações:

  1. Comunidade Viver - Igreja Presbiteriana,[6] em Campinas - Rev. Bruno Ribeiro da Silva;
  2. Chiesa Presbiteriana di Pistoia,[7] Pistoia, Itália - Rev. Samuele Baroncelli;
  3. Igreja Presbiteriana Aprisco, em Rio Grande da Serra - Rev. Elieser Durães;
  4. Igreja Presbiteriana Boas Novas,[8] no bairro do Limão - Rev. Valcimei Oliveira Ferreira;
  5. Igreja Presbiteriana de Andradina - Rev. Ademilson Narciso;
  6. Igreja Presbiteriana de Birigui - Rev. Marcelo Correia Santos;
  7. Igreja Presbiteriana de Campos do Jordão - Rev. Cleber de Freitas Vera;
  8. Igreja Presbiteriana de Cruzeiro - Rev. Heber Mello;
  9. Igreja Presbiteriana de Mendonça - Rev. Mateus Angusto Biondo Tassoni;
  10. Igreja Presbiteriana de Miguelópolis - Rev. Vanderlei José Venutti;
  11. Igreja Presbiteriana de Olímpia - Rev. David de Melo Júnior;
  12. Igreja Presbiteriana de Orlândia - Rev. Evandro Soares Santos;
  13. Igreja Presbiteriana de Panorama - Rev. Jubertino Esperdião da Silveira;
  14. Igreja Presbiteriana de Perdizes,[9] - Rev. Robson Marinho Vieira dos Santos;
  15. Igreja Presbiteriana de Valparaíso - Rev. Silvio Claudio Bernardino da Silva;
  16. Igreja Presbiteriana do Brasil de Mogi Mirim - Evangelista Christian Robson;
  17. Igreja Presbiteriana do Brasil Pilar do Sul - Rev. Edson da Luz Gonçalves;
  18. Igreja Presbiteriana do Brasil em Aparecida - Rev. Jahy Barros Junior
  19. Igreja Presbiteriana do Brasil em Ibiúna - Rev. Olavo da Silva Junior;
  20. Igreja Presbiteriana do Brasil em Valinhos - Rev. Marcio Alexandre Magalhães Leme;
  21. Igreja Presbiteriana do Brasil em Taquarituba - Rev. André David;
  22. Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil na Enseada - Rev. Adilson de Jesus;
  23. Igreja Presbiteriana em Cunha - Lucas Freitas Barbosa;
  24. Igreja Presbiteriana em Embu-Guaçu - Rev. Eliton José Ribeiro;
  25. Igreja Presbiteriana Jardim Robru - Rev. Weyssann dos Santos Souza;
  26. Igreja Presbiteriana José Bonifácio - Matheus Tinti Corrêa;
  27. Igreja Presbiteriana Verdade e Vida, em Garça - Evangelista Luciano de Sena Pereira.

Junta Missionária de Pinheiros[editar | editar código-fonte]

Em atendimento à Grande Comissão ("Disse-lhes [Jesus]: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura", Marcos 16.15), a Igreja Presbiteriana de Pinheiros, desde outubro de 2008, possui, como seu braço missionário, a Junta Missionária de Pinheiros - JMP.[10] A igreja é, portanto, reconhecida pelo seu trabalho evangelístico e influência na plantação de igrejas[11][12], tendo sido acusada, em 2011, pelo Sínodo de Mojiana da IPB, de estabelecer e manter trabalhos de evangelização, fora dos seus próprios limites, em regiões ocupadas por outros Presbitérios ou missões presbiterais.[13]

A Igreja Presbiteriana de Pinheiros conta, ainda, com os cursos (educação a distância) da "EaD Pinheiros", que tem por objetivo a formação de cristãos para o trabalho na Igreja e no campo missionário. Os valores obtidos do curso são utilizados para avanços missionários e demais custas para atuação da Junta Missionária de Pinheiros.[14]

No fim de agosto de 2020, foram iniciadas as traduções de mais de cem (100) sermões para a língua inglesa, como meio de fomentar os trabalhos evangelísticos, característicos da IPP.

PROJETOS:

Segundo as informações do sítio virtual da JPM, a Igreja detém os seguintes projetos[10]:

Projeto Resgate: "O Projeto Resgate reúne um grupo de irmãos da IPP que se dispõe a evangelizar e resgatar usuários de drogas que moram ou frequentam a região da Cracolândia. Com este projeto, a igreja não apenas evangeliza os dependentes químicos, mas também trabalha para que eles possam deixar o local e o vício."

Projeto EAD: "O EAD Pinheiros promove cursos que capacitam todo cristão para cumprir o seu chamado, visando a proclamação do Reino de Deus por todos os lugares do mundo. Em conexão com esta visão, todo valor arrecadado será revertido para projetos missionários."

Instituto Lidere: "Para garantir a continuidade e cuidado com a obra de Deus, a Junta Missionária de Pinheiros também investe no discipulado e treinamento de futuros líderes, missionários e plantadores de igrejas através do Curso Lidere."

Projeto Amanajé: "O Projeto Amanajé possui uma equipe missionária que atua entre grupos tradicionais da Amazônia em diferentes tipos de ministérios. Entre eles está a evangelização e plantio de igrejas, a capacitação e formação de liderança local e ações humanitárias e de desenvolvimento sustentável."

Projeto Rumo ao Sertão: "O projeto Rumo ao Sertão tem a finalidade de plantar igrejas e acompanha-las em parcerias até as suas organizações e consolidações, nos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Hoje, depois de 25 anos, foram plantadas 69 igrejas, organizadas 27, construídos 48 templos e ordenados 21 pastores."

Projeto Wapichana: "Atualmente, os Wapichana são uma população total de cerca de 13 mil indivíduos, habitando o interflúvio dos rios Branco e Rupununi, na fronteira entre o Brasil e a Guiana. É nesta região que nossos missionários desenvolvem um trabalho evangelístico."

JMP KIDS: "A missionária Fabiana desenvolve com a Junta Missionária de Pinheiros um projeto de apoio, acompanhamento e treinamento voltado para as atividades desenvolvidas com crianças nas Congregações da Igreja Presbiteriana Pinheiros."

Missões Evangelísticas[editar | editar código-fonte]

Em 30 de agosto de 2020, o reverendo Arival Dias Casimiro, em sua regular e periódica prestação de contas à Igreja Presbiteriana de Pinheiros, prestou as seguintes informações:

Campos de Parceria:

A Igreja tem investido nos seguintes campos: Andradina, Cruzeiro, Cunha, São Paulo (Jardim Robru [prestes à organização da Igreja]), Congregação de Mendonça, Pirangi, José Bonifácio, Ipuã, Taquarituba, Campinas (região periférica, aeroporto), Eldorado, Botujuru, Registro (Agrochá), Polvilho (Cajamar) e Pilar do Sul.

Revitalizações e Plantações de Igrejas:

Os investimentos no sentido de revitalizar Igrejas Presbiterianas já existentes ou de plantar novas congregações: Tapera da Serra (Estado de Sergipe), Osasco[15] (revitalização), Guarulhos (Jardim Paulista), Pau dos Ferros (Estado do Rio Grande do Norte), Vargem Grande (Estado do Maranhão), periferia de Ponta Grossa (Estado do Paraná), São Paulo (Veleiros), Sapé (Estado da Paraíba - base das missões para plantação 50 igrejas). Plantação de Igreja em Curicó (Chile) e em Pedra Mole (Estado de Sergipe).

Missões Transculturais:

Missões transculturais na Cracolândia.

Missionários:

Missionária Júlia Raquel (Índia), Missionário Jean Carlos (Iraque - atuação em campos de refugiados curdos), Missionário Umberto (Itália), Missionário Pastor Samuele Baroncelli (Itália - Chiesa Presbiteriana di Pistoia[7]), Missionário Pastor Ronaldo Lidório ("Projeto Amanajé", na Amazônia), Missionária Dr.ª Maria Célia, Missionário Lucas (Mongólia), Missionário Cláudio (Nepal - plantação de duas igrejas), Missionário Luiz Otávio (Panamá: Cidade do Panamá), Missionário Elinaldo (Paraguai), Missionário "Jairinho" (Passo Fundo), Missionário Pastor Vacílios (Nova Zelândia e Oriente Médio), Missionário Alfonso (Peru), Missionário Augusto (Peru), Missionário "Marcão" ("Projeto Resgate").

IPP TV[editar | editar código-fonte]

A “IPP TV” (TV Web da Igreja Presbiteriana de Pinheiros) surgiu em 8 de julho de 2020 em comemoração ao aniversário de 114 anos da igreja. Conta com uma programação que atende todo o público, seja infantil, seja o juvenil, masculino ou feminino, 24 (vinte e quatro) horas por dia. São de conteúdos evangélicos e, em muitos programas, tenta, de forma prática, aplicar a Bíblia e a doutrina reformada no dia a dia do cristão. Seu conteúdo é transmitido por meio do canal oficial da IPP no YouTube, que conta com mais de seiscentos e trinta e quatro mil (634.000) inscritos e setenta e um milhões, sessenta e cinco mil e duzentas e dez (71.065.210) visualizações.[16]

As programações são:[17]

  • 00:00 - “Pregação Expositiva”;
  • 01:00 - “Sessão Conferência”;
  • 02:00 - “Cada Dia”;
  • 02:30 - “English Service”;
  • 03:00 - “Pinheirinhos TV” (infantil; reprise);
  • 03:30 - “Turma da Arca”;
  • 04:00 - “Baú IPP”;
  • 05:00 - “Programa Conexão com Deus”;
  • 05:15 - “Sala de Prosa”;
  • 05:30 - “Meditando nas Promessas”;
  • 05:45 - “Trocando Ideias”;
  • 06:00 - “Manhã IPP” (reprise);
  • 07:00 - “Mulher Esperança”;
  • 08:00 - “Orando pela Cidade”;
  • 08:30 - “Escola Bíblica”;
  • 09:30 - “Vida Devocional” (ao vivo);
  • 10:00 - “Manhã IPP” (ao vivo);
  • 11:00 - “Pinheirinhos TV” (infantil);
  • 11:30 - “Pregação Expositiva”;
  • 12:00 - “Aconselhamento Bíblico”;
  • 13:00 - “Escola Bíblica”;
  • 14:00 - “Sempre Juntos” (ao vivo);
  • 14:30 - Faixa da Tarde (ao vivo):
  • 15:30 - “Pregação Expositiva”;
  • 16:00 - “Clube do Livro”;
  • 16:30 - “Pinheirinhos TV”;
  • 17:00 - “Escola Bíblica”;
  • 18:00 - “Sã Doutrina”;
  • 19:00 - “Pregação Expositiva”;
  • 19:30 - “Orando pela Cidade”;
  • 20:00 - Faixa da Noite (ao vivo):
  • 21:00 - “Escola Bíblica”;
  • 22:00 - “Baú IPP”;
  • 23:00 - “Programa Capelania”.

Transmissões ao vivo de Cultos:

  • Domingo:
    • 08:00 - “Culto Matutino I”;
    • 09:40 - “Escola Bíblica Dominical”;
    • 11:00 - “Culto Matutino II”;
    • 16:00 - “Culto Vespertino I”;
    • 17:30 - “Escola Bíblica Dominical”;
    • 19:00 - “Culto Vespertino II”;
  • Segunda-feira:
    • 20:00 - “Conexão com Deus”.

Eventos[editar | editar código-fonte]

A igreja se destaca por sediar eventos de grande proporção. Em 2014 o Coral da IPP realizou apresentação de Natal nos shopping de São Paulo.[18]

Em 2018 a igreja recebeu a Associação Evangélica Beneficente, com a participação da da Orquestra Criar & Tocar.[19]

Pastores[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro pastor efetivo foi o reverendo Erasmo de Carvalho Braga. Desde 1996, o pastor efetivo da igreja é o reverendo Dr. Arival Dias Casimiro. Além dele, a igreja tem como pastores auxiliares: reverendo Alberto de Lima, reverendo Domingos Alves Filho, reverendo Leonardo Campanha, reverendo Mariano Alves, reverendo Nilson Ribeiro Luz Júnior e reverendo Valcimei de Oliveira Ferreira.

São ainda pastores colaboradores da IPP: reverendo Domingos Alves, reverendo Josué Ferreira, reverendo Paulo Carlos da Silva Junior ("Paulo Júnior" - Igreja Aliança do Calvário) e reverendo Paulo Sérgio Gomes. É, também, pastor colaborador o reverendo Hernandes Dias Lopes (sendo também pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória). Hernandes é conhecido por sua participação em eventos evangelísticos e autoria de livros.[20] Tem o reverendo Osias Mendes Ribeiro como Pastor Emérito.

Pastor Efetivo Mandatos
Rev. Erasmo de Carvalho Braga[21] 1906
Rev. Modesto Perestrelo Barros de Carvalhosa 1907-1910
Rev. Thomas Jackson Porter 1911-1915
Rev. André Jensen 1916
Rev. Mattathias Gomes dos Santos (Matatias Gomes dos Santos)[22] 1917
Rev. Baldomero Esteves Garcia 1918-1919
Rev. João Ribeiro de Carvalho Braga 1920-1923
Rev. Henrique de Oliveira Camargo 1924
Rev. Manoel Alves de Brito 1925-1926
Rev. William (Guilherme) Cleary Kerr 1927
Rev. Nelson Baker Omegna 1928
Rev. João Marques da Mota Sobrinho[23] 1929
Rev. Herculano da Gouvêa Junior 1930-1932
Rev. Avelino Boamorte 1933-1934
Rev. Rodolfo Garcia Nogueira 1935-1937
Rev. Valério Manoel da Silva 1938
Rev. Júlio Camargo Nogueira 1939-1942
Rev. Jorge César Mota[24] 1943-1944
Rev. Sebastião Silva Machado 1945
Rev. Paulo Lício Rizzo 1946
Rev. Agostinho Piquet Perestrello de Carvalhosa 1947
Rev. Wilson Nóbrega Lício 1958-1964
Rev. Natanael Emerick 1965-1967
Rev. Osias Mendes Ribeiro 1968-1992
Rev. Carlos Eduardo Aranha 1993
Rev. Paulo Corrêa Arantes 1994-1995
Rev. Dr. Arival Dias Casimiro[25] 1996-atualidade

Dentre seus pastores efetivos, foram Presidentes do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil o reverendos: Modesto Perestrelo Barros de Carvalhosa (1875-1877, 1883-1885 e 1906-1910), João Ribeiro de Carvalho Braga (1903-1906, Matatias (Mattathias) Gomes dos Santos (1917-1918 e 1926-1928), Erasmo de Carvalho Braga (1924-1926) e William (Guilherme) Cleary Kerr (1937-1942).

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Em 2018 a igreja foi alvo de críticas por receber a pré-candidata a Presidente da República, Marina Silva, em um de seus eventos destinados as mulheres. A igreja se manifestou no sentido de não ser a participação da pré-cadidata nenhum evento político e sim um evento religioso destinado a mulheres.

Referências

  1. «Encontre em Pinheiros: Igreja Presbiteriana de Pinheiros». Consultado em 26 de junho de 2018 
  2. a b «Relatório Anual da Tesouraria do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, página 54» (PDF). 14 de dezembro de 2017. Consultado em 26 de junho de 2018 
  3. «Relatório da Tesouraria da Igreja Presbiteriana do Brasil» (PDF). 2018. Consultado em 9 de maio de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 4 de maio de 2019 
  4. «História da Igreja Presbiteriana de Pinheiros». Consultado em 26 de junho de 2018 
  5. Agreste, Ricardo (2015). Igreja? Tô Fora!. Santa Bárbara d'Oeste, SP: Grupo Z3 de Comunicação. p. 5. ISBN 978-85-8283-048-2 
  6. «Comunidade Viver – Igreja Presbiteriana». Consultado em 31 de agosto de 2020 
  7. a b «Chiesa Presbiteriana di Pistoia». www.facebook.com. Consultado em 31 de agosto de 2020 
  8. «Igreja Presbiteriana Boas Novas – Congregação | Igreja Presbiteriana de Pinheiros (IPP)». Consultado em 31 de agosto de 2020 
  9. «Home Page». Igreja Presbiteriana de Perdizes. Consultado em 31 de agosto de 2020 
  10. a b «JMP - Junta Missionária de Pinheiros». JMP. Consultado em 31 de agosto de 2020 
  11. «Junta de Missões Nacionais da IPB: plantação de igreja em parceria com Igreja Presbiteriana de Pinheiros». Consultado em 26 de junho de 2018 
  12. «Relatório Anual da Junta de Missões Nacionais da IPB» (PDF). Consultado em 26 de junho de 2018 
  13. «Queixa do Sínodo Mojiana em desfavor da Igreja Presbiteriana de Pinheiros» (PDF). Consultado em 26 de junho de 2018 
  14. «EAD Pinheiros». Igreja Presbiteriana de Pinheiros. Consultado em 31 de agosto de 2020 
  15. «Igreja Presbiteriana de Osasco». Igreja Presbiteriana de Osasco (em inglês). Consultado em 31 de agosto de 2020 
  16. «Igreja Presbiteriana de Pinheiros». Canal Oficial da IPP. Consultado em 2 de novembro de 2020 
  17. «Programação - IPPTV». IPP TV. 2 de outubro de 2020. Consultado em 7 de outubro de 2020 
  18. «G1: Shoppings de SP terão apresentação de corais para atrair público no Natal». Consultado em 26 de junho de 2018 
  19. «Associação Evangélica Beneficente». Consultado em 26 de junho de 2018 
  20. «Diário do Rio Doce, Página 4». 20 de abril de 2018. Consultado em 26 de junho de 2018 
  21. «Biografia Erasmo Braga». Escola Erasmo Braga - Dourados, MS. Consultado em 28 de setembro de 2020 
  22. «Rev. Matatias Gomes dos Santos». Hinologia Cristã. 4 de maio de 2015. Consultado em 28 de setembro de 2020 
  23. «Rev. João Marques da Mota Sobrinho». Hinologia Cristã. 4 de maio de 2015. Consultado em 28 de setembro de 2020 
  24. «Rev. Jorge César Mota». Hinologia Cristã. 28 de maio de 2016. Consultado em 28 de setembro de 2020 
  25. «Rev. Arival Dias Casimiro». PMC - Plano Missionário Cooperativo. Consultado em 28 de setembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]