Fernando Lapa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Fernando Lapa (Vila Real, 1950 - ) é um compositor português e uma figura cimeira da cultura portuguesa.

Fernando C. Lapa nasceu em Vila Real, em 1950, obteve o seu diploma em Composição no Conservatório de Música do Porto, onde estudou com Cândido Lima. Participou também alguns cursos de Pedagogia Musical, Música Antiga, Direção de Coro, Análise e Composição.

Com um conjunto de mais de 100 obras em quase todos os géneros musicais: coros, ensembles câmara, instrumentos solo, orquestras sinfónicas, música eletroacústica, compôs muitas bandas sonoras para cinema e teatro, bem como obras infantis, arranjos de música tradicional e um grande número de outros arranjos, transcrições, orquestrações e adaptações.

É professor de Análise e Técnicas de Composição no Conservatório Musical do Porto, desde 1984, e de composição, na ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do IPP.

Fernando C. Lapa dirigiu diversos coros, como: Coro da Igreja Catedral do Porto, a Orquestra Artave e do Coro Académico da Universidade do Minho, com o qual trabalhou, desde a sua fundação, em 1989, até setembro de 2004. Trabalhou também com a Associação Cultural dos Gambozinos.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) compositor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.