Kalandula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kalandula
Localidade de Angola Angola
(Vila e Município)
Flag-map of Angola.svg
Dados gerais
Fundada em 2 de setembro de 1929
Província Malanje
Município(s) Kalandula
Características geográficas
Área 70 037 km²
População 72 400 hab.

Kalandula está localizado em: Angola
Kalandula
Localização de Kalandula em Angola
09° 05' 25" S 15° 57' 17" E{{{latG}}}° {{{latM}}}' {{{latS}}}" {{{latP}}} {{{lonG}}}° {{{lonM}}}' {{{lonS}}}
Projecto Angola  • Portal de Angola
Quedas de Kalandula

Kalandula é uma vila e município da província de Malanje, em Angola, fundado em 2 de setembro de 1929[1].

O Município de Kalandula tem 70 mil e 37 quilómetros quadrados e uma população estimada em 72 mil e 400 habitantes. É limitado a Norte pelos municípios de Alto Kauale e Massango, a Este pelos municípios de Marimba, Caombo, Cuaba Nzogo e Malanje, a Sul pelo município de Cacuso, e a Oeste pelos municípios de Samba Caju e Ambaca, administrativamente tem cinco comunas, Sede, Kota, Kinji, Kateco-Kangola e Kuale, e tem 18 regedorias e 548 sobas[2].

No município, situam-se as famosas quedas de Kalandula, bem como as de Musseleji, de Mactao-a Luando e de Mbango-a Nzenza[2].

Até 1975 teve a designação de Duque de Bragança, nome atribuído para homenagear o soberano português, Dom Pedro V, que na altura tinha o título monárquico de Duque de Bragança[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Apurada data da fundação do município de Kalandula». ANGOP. Consultado em 18 de dezembro de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. a b c «Autoridades tradicionais debatem origem de Kalandula». ANGOP. Consultado em 18 de dezembro de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.