Saltar para o conteúdo

Por Amor (telenovela brasileira): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 62: Linha 62:
== Exibição ==
== Exibição ==
=== Audiência ===
=== Audiência ===
O primeiro capítulo de ''Por Amor'' teve uma média de 48 pontos de [[Ibope]]. O último capítulo marcou a média de 57 pontos. Teve média geral de 48 pontos, sendo ótimo, que a meta era de 45 pontos. A reprise em [[2002]] fechou com 22.4 de media, tornando-se uma das maiores audiência do horário.<ref>{{citar web|url= http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Celebridades&vCod=47709|titulo= Duas caras: último capítulo é fiasco no ibope|autor= Redação Alagoas 24 Horas|publicado= Alagoas 24 Horas|obra= |data=[[2 de junho]] de [[2008]]|acessodata=julho de 2010|língua2=pt}}</ref>
O primeiro capítulo de ''Por Amor'' teve uma média de 48 pontos de [[Ibope]]. O último capítulo marcou a média de 57 pontos. Teve média geral de 42 pontos, considerada, na época, insatisfatória. A reprise em [[2002]] fechou com 22 pontos de média, tornando-se uma das maiores audiência do horário.<ref>{{citar web|url= http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Celebridades&vCod=47709|titulo= Duas caras: último capítulo é fiasco no ibope|autor= Redação Alagoas 24 Horas|publicado= Alagoas 24 Horas|obra= |data=[[2 de junho]] de [[2008]]|acessodata=julho de 2010|língua2=pt}}</ref>


=== Exibição em outros países ===
=== Exibição em outros países ===

Revisão das 22h02min de 6 de janeiro de 2011

Por Amor
Por Amor.jpg
Logotipo da telenovela.
Informação geral
Formato Telenovela
Duração Aprox. 65 minutos
Criador(es) Manoel Carlos
Elenco Regina Duarte
Antônio Fagundes
Gabriela Duarte
Fábio Assunção
Vivianne Pasmanter
Susana Vieira
Carolina Ferraz
Eduardo Moscovis
Carolina Dieckmann
Murilo Benício ver mais
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 191
Produção
Diretor(es) Ricardo Waddington
Paulo Ubiratan
Produtor(es) Ricardo Waddington
Roberto Naar
Tema de abertura "Falando de Amor"
Quarteto em Cy & MPB4
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Formato de exibição Brasil 480i (SDTV)
Transmissão original 13 de outubro de 199723 de maio de 1998[1]

Por Amor foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo em seu horário nobre de 13 de outubro de 1997 a 23 de maio de 1998, totalizando 190 capítulos.[1] Foi escrita por Manoel Carlos, com co-autoria de Letícia Dornelles, com a colaboração de Maria Carolina e Vinícius Vianna, dirigida por Roberto Naar, Alexandre Avancini, Ary Coslov e Edson Spinello, direção-geral de Roberto Naar e Ricardo Waddington, produzida pelo núcleo de Paulo Ubiratan, diretor que faleceu durante a novela.[1]

Teve Regina Duarte, Gabriela Duarte, Fábio Assunção, Vivianne Pasmanter, Carolina Ferraz, Murilo Benício, Eduardo Moscovis, Carolina Dieckmann, Susana Vieira e Antônio Fagundes nos papéis principais da história.[2]

História

Predefinição:Revelações sobre o enredo

Sinopse

Helena é mais do que mãe: é a verdadeira amiga da filha Maria Eduarda, e faz de tudo para que ela aceite e ajude o pai alcoólatra, Orestes, de quem é separada. Mas Eduarda só tem olhos para o seu grande amor, Marcelo. O rapaz sofre com a perseguição da ex-namorada, Laura, inconformada por haver sido trocada por Eduarda. Ela é cruel, invejosa, egoísta e desequilibrada, fará de tudo para destruir a vida do casal e dará o golpe da barriga para se vingar de Marcelo.

A mãe de Marcelo, Branca Letícia, também não gostou da escolha do filho, pois detesta Helena, que é simples demais para ela. Branca é uma mulher de personalidade forte, que adora manipular a vida alheia. Ela é doinadora, esnobe e muito má. Tem adoração pelo filho Marcelo, mas despreza os outros dois por não terem ambição na vida: A moderna e bela jovem Milena e o super tímido e atraplhado Leonardo.

Branca controla até a vida da amiga Isabel, que tem um caso com Atílio, um homem que está à procura de um grande amor. Branca, na verdade, é apaixonada por Atílio há muito tempo, mas nunca conseguiu se expressar e nem falar que gosta de ninguém. Ela ficando transtornada ao descobrir que ele apaixonou-se por Helena, mãe de Eduarda. Ela se revolta e se culpa muito por jamais ter conseguido ter coragem de se declarar por mais de 20 anos e agora planeja destruir a felicidade dos dois.

Após um breve romance, e para o desgosto de Branca, Isabel e Laura, Helena e Atílio se casam, assim como Eduarda e Marcelo, todos numa linda cerimônia na igreja.

Mãe e filha engravidam na mesma época e dão à luz no mesmo dia, hora e hospital, sob os cuidados do jovem médico César, um eterno apaixonado por Eduarda. O filho de Helena nasce grande e saudável, mesmo ela tendo mais de 40 anos de idade. Eduarda, com menos de 30 anos, tem sérias complicações no parto e seu filho nasce morto. Para complicar a situação da moça, ela nunca mais poderá ser mãe, pois teve que retirar o útero por diversas hemorragias que sofreu.

Desesperada em evitar esse duro golpe para a filha, Helena mostra que amor de mãe vai além de tudo e ela troca sua felicidade pela da filha e decide trocar os bebês, implorando a ajuda de César. Ela diz para o médico: "Vamos trocar os bebês!". Embora relutante com a ideia, César acaba por ceder e consente a troca, culpa que ele vai carregar por toda a novela. Assim sendo, Eduarda cria o meio-irmão pensando ser seu próprio filho, enquanto Atílio sofre por pensar que seu filho com Helena morreu ao nascer. César é a única pessoa que sabe desse segredo, o qual concordou pelo mesmo objetivo que Helena: Evitar o sofrimento de Eduarda. Quem mais padece, contudo, é Helena, que é obrigada a tratar o filho como neto e ainda vê o seu relacionamento com Atílio desmoronar, apesar do grande amor que os une. Ela escreve todos os acontecimentos de sua vida em um diário e é nele que está a revelação do grande segredo que Helena carrega consigo. E é acidentalmente lendo-o que Eduarda, chocada, descobre toda a verdade, ficando revoltada e toda sua vida vira um inferno. Predefinição:Spoiler-fim

Produção

Por Amor, como na maioria das novelas de Manoel Carlos, é ambientada no Rio de Janeiro, nos bairros do Leblon e Barra da Tijuca. Foram gravadas também cenas em São Paulo, e em Veneza na Itália, onde se passam as cenas iniciais da novela.

O diretor de núcleo da novela, Paulo Ubiratan, morreu durante a realização da trama, no dia 28 de março de 1998, um sábado, quando ia ao ar o capítulo de número 144. Ricardo Waddington, foi promovido a diretor de núcleo, a partir do capítulo 145.

Ficou no ar entre 13 de outubro de 1997, substituindo A Indomada, de Aguinaldo Silva a 23 de maio de 1998 sendo substituída por Torre de Babel de Sílvio de Abreu, em 191 capítulos.

Abertura

A equipe de Hans Donner criou uma abertura em que mostravam fotos das protagonistas, da trama Regina Duarte e Gabriela Duarte em vários momentos de suas vidas. As fotos eram exibidas aleatoriamente, tudo isso embalado pela música Falando de Amor, interpretada pelos grupos Quarteto em Cy e MPB4.

Exibição

Audiência

O primeiro capítulo de Por Amor teve uma média de 48 pontos de Ibope. O último capítulo marcou a média de 57 pontos. Teve média geral de 42 pontos, considerada, na época, insatisfatória. A reprise em 2002 fechou com 22 pontos de média, tornando-se uma das maiores audiência do horário.[3]

Exibição em outros países

A novela Por amor já foi vendida para 70 países (abril de 2010).[4]

Recepção

Prêmios

Troféu APCA (1997)[5]

Prêmio Contigo! (1998)[6]

Troféu Imprensa[7]

  • Melhor Novela - Por Amor

Elenco

Regina Duarte interpretou a Helena.[8]
Suzana Vieira interpretou a cruel vilã Branca.[9]
Carolina Ferraz interpretou a rebelde Milena.[10]
Murilo Benício interpretou o tímido Leonardo.
em ordem da abertura da novela
Ator[2] Personagem
Regina Duarte Helena Vianna[8]
Antônio Fagundes Atílio Novelli
Gabriela Duarte Maria Eduarda Vianna Greco de Barros Mota[11]
Fábio Assunção Marcelo de Barros Mota
Vivianne Pasmanter Laura Saboya Trajano[12]
Carolina Dieckmann Cati (Catarina Batalha Pereira)
Odilon Wagner Rafael Fontes
Murilo Benício Leonardo de Barros Mota (Leonardo Novelli)
Otávio Augusto Pedro Vianna
Marco Ricca Nestor Pereira
Françoise Forton Meg (Margarida Saboya Trajano)
Eduardo Moscovis Nando (Fernando Gonzaga)[13]
Marcelo Serrado César Andrade
Eloísa Mafalda Leonor Batalha
Carlos Eduardo Dolabella Arnaldo de Barros Mota
Maria Ceiça Márcia Maria de Jesus
Cláudia Mauro Liza Meireles
Paulo César Grande Wilson de Souza Grant
Ricardo Petraglia Trajano (Manoel Trajano)
Elizângela Magnólia Rosa de Lima
Ângela Vieira Virgínia Vianna Fontes
Ângelo Paes Leme Rodrigo Vianna Fontes
Umberto Magnani Antenor Andrade
Castro Gonzaga Juvenal Moretti
Beatriz Lyra Mafalda Andrade
Tonico Pereira Oscar Lima (Paizinho)
Paulo Figueiredo Jayme Scliar
Rosane Gofman Tadinha
Henri Pagnoncelli Franco Torelli
Ilva Niño Dalva
Flávia Bonato Anita Duarte
Karina Perez Rose (Rosália Trindade)
Júlia Almeida Natália Trajano
Chaguinha Narciso
Cláudia Paiva Camila Lafayette
Edson Silva Fonseca
Eduardo Martini Patino
Jorge Cherques Lourenço
José Carlos Sanches Fausto Ribeiro
Lucy Mafra Santa
Norma Geraldy Filomena Novelli
Ricardo Macchi Genésio Labate
Patrícia Salgado Marli
Pablo Padilla Marcinho (Márcio Ferraz)
Mônica Martelli Paula Medeiros
Anna Bárbara Xavier Aninha
Beth Lamas Marisa
Carla Tausz Renata
Charle Myara Romeu
Edyr de Castro Elvira
Guilherme Corrêa Zito
Ingrid Guimarães Teresa
Juliana Aguiar Denise
Larissa Queiroz Juliana
Lina Fróes Ivete
Lucy Freitas Saudade
Giovanna Gold Kátia
Stella Maria Rodrigues Zilá
Jorge Coutinho José
Maria Alves Maria
A menina
Ator Personagem
Cecília Dassi Sandrinha (Sandra Gonzaga Greco)
Participação especial
Ator Personagem
Maria Zilda Bethlem Flávia Nogueira Dantas[14]
Carolina Ferraz Milena de Barros Mota[13][10]
Cássia Kiss Izabel Lafayette
Atrizes convidadas
Ator[2] Personagem
Regina Braga Lídia Gonzaga Greco
Vera Holtz Sirléia Batalha Pereira
Paulo José como Orestes Greco
Susana Vieira como Branca Letícia de Barros Mota[15][9]
Elenco de apoio
Ver artigo principal: Anexo:Elenco de apoio de Por Amor

Trilha sonora

Nacional

Por Amor Nacional
Trilha sonora de vários intérpretes
Lançamento 1997
Gênero(s) Vários
Formato(s) CD, K7
Gravadora(s) Som Livre
Produção Alberto Rosenblit
Cronologia de vários intérpretes
-
Por Amor Internacional

Capa: Ricardo Macchi

  1. "Só Você" - Fábio Jr
  2. "Sempre Há Saída" - Luiz Carlos
  3. "Nem Um Dia" - Djavan
  4. "Palpite" - Vanessa Rangel
  5. "Enquanto Espero" - João Bosco
  6. "Abrazame Asi" - Roberto Carlos
  7. "Fora da Lei" - Ed Motta
  8. "Paralelas" - Elba Ramalho
  9. "Falando de Amor" - Quarteto em Cy
  10. "Per Amore" - Zizi Possi
  11. "Bandeira" - Zeca Baleiro
  12. "Preconceito" - Maria Bethânia
  13. "As Vezes Nunca" - Verônica Sabino
  14. "Mudança dos Ventos" - Nana Caymmi

Internacional

Por Amor Internacional
Trilha sonora de vários intérpretes
Lançamento 1998
Gênero(s) Vários
Formato(s) CD, K7
Gravadora(s) Som Livre
Produção Alberto Rosenblit
Cronologia de vários intérpretes
Por Amor Nacional
-

Capa: Eduardo Moscovis

  1. "So Help Me Girl" - Gary Barlow
  2. "Stay With Me" - Jocelyn Enriquez
  3. "Mi Dios y Mi Cruz"- Donato & Estéfano
  4. "More Than This" - 10.000 Maniacs
  5. "L'Amore Vero" - Erminio Sinni
  6. "Dindi" - El Debarge & Art Port
  7. "Paint My Love" - Michael Learns To Rock
  8. "How Could An Angel Break My Heart" - Toni Braxton
  9. "Aïcha" - Gilbert
  10. "I'm Not Giving You Up" - Evelyn Fox
  11. "Hold On" - Alexia
  12. "As Long As You Loved Me" - Backstreet Boys
  13. "Se Eu Fosse Um Dia o Teu Olhar (Si Fuese Un Dia Tu Mirar)" - Pedro Abrunhosa
  14. "Thinking Of You" - Different Beat

Referências

  1. a b c Redação Memória Globo (2010). «Memória Globo - Por Amor». Rede Globo. Globo.com. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. a b c Redação Memória Globo (2010). «Ficha Técnica - Por Amor». Rede Globo. Globo.com. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. Redação Alagoas 24 Horas (2 de junho de 2008). «Duas caras: último capítulo é fiasco no ibope». Alagoas 24 Horas. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. Redação TV - Estado de Minas (18 de abril de 2010). «Novelas da Globo fazem sucesso no Paraguai, EUA e Cuba». Estado de Minas Gerais. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. Redação APCA (2010). «Os Melhores da APCA: Premiados de 1997». Associação Paulista de Críticos de Artes. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. Redação Contigo! Online (1998). «3º Prêmio Contigo! - Vencedores». Revista Contigo! Online. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. Redação Memória Globo (2010). «1997 - Troféu Imprensa». Rede Globo. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. a b Redação Noveleiros (19 de julho de 2008). «As Helenas de Manoel Carlos». clicRBS. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  9. a b Valladares, Ricardo (25 de março de 1998). «A malvada da hora: Com suas tiradas impagáveis, a Branca de Suzana Vieira rouba a cena em Por Amor». Revista Veja. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. a b Sabino, Mario (3 de dezembro de 1997). «A beleza que levanta o ibope». Revista Veja. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  11. Scarpa, Guilherme (28 de junho de 2010). «Gabriela Duarte rejeita rótulo de chata e diz que é legal». Portal Terra. Diversão. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  12. Dantas, Luiza (26 de outubro de 1997). «Viviane Pasmanter foge dos padrões na novela "Por Amor"». Jornal Vale Paraibano. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  13. a b Redação Zero Hora (1 de março de 2009). «Química de novela». Jornal Zero Hora. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  14. Camacho, Marcelo (8 de abril de 1998). «Os astros no ringue: Socos, pontapés e empurrões ajudam a garantir a audiência da novela Por Amor». Revista Veja. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  15. Júnior, Acyr Méra (27 de outubro de 2007). «A Branca está de volta: Susana Vieira vive, pela segunda vez, uma personagem com o mesmo nome». Portal Ego RJ. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas

Predefinição:Telenovela em exibição