Saltar para o conteúdo

Universidade de Brasília: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Prss (discussão | contribs)
Rabello9 (discussão | contribs)
Linha 40: Linha 40:
[[Ficheiro:Reitoria UnB.JPG|thumb|250px|right|Reitoria da UnB]]
[[Ficheiro:Reitoria UnB.JPG|thumb|250px|right|Reitoria da UnB]]
[[Ficheiro:ICC_UnB.jpg|thumb|right|250px|[[Instituto Central de Ciências]] - ICC ("Minhocão")]]
[[Ficheiro:ICC_UnB.jpg|thumb|right|250px|[[Instituto Central de Ciências]] - ICC ("Minhocão")]]
Elaborada em [[1961]], mas idealizada três anos antes, através de uma ampla discussão sobre sua [[estrutura]] física e seu [[projeto]] de [[ensino]], a UnB foi fundada em [[21 de abril]] de [[1962]], fazendo parte do [[Plano Piloto]] da [[capital]], após discussões encaminhadas pelo seu idealizador e primeiro [[presidente]] do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília, o pedagogo [[Anísio Teixeira]], e seu discípulo, o antropólogo [[Darcy Ribeiro]], que foi eleito seu primeiro [[reitor]]. Outros [[professor]]es participaram das discussões a respeito da [[organização]] da [[Universidade]], considerada inovadora. Na concepção visual de seus prédios, foi decisiva a participação dos mesmos idealizadores de [[Brasília]], os arquitetos [[Oscar Niemeyer]] e [[Lúcio Costa]].<ref name="A">{{citar web|url=http://www.secom.unb.br/entrevistas/tv0907-03.htm|titulo=“Os soldados entraram aqui rastejando... Como se alguém fosse atirar neles!”||data=21/ 09/ 2007|autorlink=SECOM-UNB|acessodata=17/08/2008}}</ref>
Elaborada em [[1961]], mas idealizada três anos antes, através de uma ampla discussão sobre sua [[estrutura]] física e seu [[projeto]] de [[ensino]], a UnB, construida pela Construtora Rabello S.A., foi fundada em [[21 de abril]] de [[1962]], fazendo parte do [[Plano Piloto]] da [[capital]], após discussões encaminhadas pelo seu idealizador e primeiro [[presidente]] do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília, o pedagogo [[Anísio Teixeira]], e seu discípulo, o antropólogo [[Darcy Ribeiro]], que foi eleito seu primeiro [[reitor]]. Outros [[professor]]es participaram das discussões a respeito da [[organização]] da [[Universidade]], considerada inovadora. Na concepção visual de seus prédios, foi decisiva a participação dos mesmos idealizadores de [[Brasília]], os arquitetos [[Oscar Niemeyer]] e [[Lúcio Costa]].<ref name="A">{{citar web|url=http://www.secom.unb.br/entrevistas/tv0907-03.htm|titulo=“Os soldados entraram aqui rastejando... Como se alguém fosse atirar neles!”||data=21/ 09/ 2007|autorlink=SECOM-UNB|acessodata=17/08/2008}}</ref>


[[Darcy Ribeiro]] conta sua experiência no projeto da UnB em seu livro de [[1978]], "UnB - Invenção e Descaminho", publicado pela [[editora]] Avenir. Nele o antropólogo e [[professor]] conta detalhes sobre a elaboração da [[Universidade]], a fundação e os primeiros anos da [[instituição]] antes do [[Golpe de 1964]], além das amarguras vividas pela UnB e seus envolvidos durante o [[regime militar]]. A UnB, um complexo educativo em prol da [[ciência]] e do [[conhecimento]], foi elaborada para romper com os vícios do academicismo então vigentes.
[[Darcy Ribeiro]] conta sua experiência no projeto da UnB em seu livro de [[1978]], "UnB - Invenção e Descaminho", publicado pela [[editora]] Avenir. Nele o antropólogo e [[professor]] conta detalhes sobre a elaboração da [[Universidade]], a fundação e os primeiros anos da [[instituição]] antes do [[Golpe de 1964]], além das amarguras vividas pela UnB e seus envolvidos durante o [[regime militar]]. A UnB, um complexo educativo em prol da [[ciência]] e do [[conhecimento]], foi elaborada para romper com os vícios do academicismo então vigentes.

Revisão das 20h42min de 15 de abril de 2012

Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
UnB
Fundação 21 de abril de 1962
Tipo de instituição Pública, Federal
Localização , Distrito Federal
Funcionários técnico-administrativos 2.343 [1]
Reitor(a) José Geraldo de Sousa Júnior
Vice-reitor(a) João Batista de Sousa
Docentes 1.345 [2]
Total de estudantes 33.277 [3]
Graduação 24.381
Pós-graduação 8.896
Campi Brasília (reitoria), Planaltina, Gama e Ceilândia
Cores verde      e azul     
Afiliações CRUB, RENEX
Orçamento anual 1,175 bilhão
(2011)
[4]
Página oficial www.unb.br

A Universidade de Brasília (UnB) é uma universidade pública federal brasileira localizada em Brasília. É a maior instituição de ensino superior do centro-oeste do Brasil e uma das mais importantes do país. Foi avaliada pelo MEC através do Índice Geral de Cursos como a melhor universidade da região Centro-Oeste, seguida pela UFG e UFGD.

Visão Geral

A Universidade de Brasília (UnB) e a Escola Superior de Ciências da Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciêncais da Saúde do Distrito Federal (ESCS) são as duas únicas instituições de ensino superior públicas existentes no Distrito Federal.

A UnB abriu recentemente novos campi em Planaltina, Ceilândia e Gama (regiões administrativas do Distrito Federal), com cursos novos e distintos dos disponíveis no campus principal localizado no Plano Piloto. Os cursos em Planaltina são focados na área de agrárias, sendo o bacharelado em gestão de agronegócios, o bacharelado em Gestão Ambiental e a licenciatura em ciências naturais. Em Ceilândia o foco é saúde, havendo cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão em Saúde e Terapia Ocupacional. Já no Gama há o curso de Engenharia em quatro habilitações: Automotiva, Eletrônica, de Energia e de Software.

Além desse novos campi, a Universidade tem investido em uma ampliação da estrutura existente no campus do Plano Piloto, transferindo departamentos como a Biologia, Química e Administração, assim como o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - Cespe e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico - CDT para novos prédios recentemente construídos dentro do campus principal.

História

Prédio da Biblioteca Central da UnB

.

Reitoria da UnB
Instituto Central de Ciências - ICC ("Minhocão")

Elaborada em 1961, mas idealizada três anos antes, através de uma ampla discussão sobre sua estrutura física e seu projeto de ensino, a UnB, construida pela Construtora Rabello S.A., foi fundada em 21 de abril de 1962, fazendo parte do Plano Piloto da capital, após discussões encaminhadas pelo seu idealizador e primeiro presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília, o pedagogo Anísio Teixeira, e seu discípulo, o antropólogo Darcy Ribeiro, que foi eleito seu primeiro reitor. Outros professores participaram das discussões a respeito da organização da Universidade, considerada inovadora. Na concepção visual de seus prédios, foi decisiva a participação dos mesmos idealizadores de Brasília, os arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.[5]

Darcy Ribeiro conta sua experiência no projeto da UnB em seu livro de 1978, "UnB - Invenção e Descaminho", publicado pela editora Avenir. Nele o antropólogo e professor conta detalhes sobre a elaboração da Universidade, a fundação e os primeiros anos da instituição antes do Golpe de 1964, além das amarguras vividas pela UnB e seus envolvidos durante o regime militar. A UnB, um complexo educativo em prol da ciência e do conhecimento, foi elaborada para romper com os vícios do academicismo então vigentes.

Com o Golpe de 1964, o programa educativo da UnB foi seriamente comprometido. Seus idealizadores foram demitidos e muitos deles tiveram que se exilar no exterior. A UnB foi palco de expressão da insatisfação e revolta de estudantes durante o regime militar e foi invadida pelas tropas repressivas em 1968, em vista de ter sido considerada foco de deliberação de idéias subversivas. Vários alunos e professores foram detidos e presos. [5]Um documentário lançado em 2000 fala sobre o episódio: Barra 68 - Sem Perder a Ternura, de Vladimir Carvalho.[6]

Ranking

A Universidade de Brasília tem sido consistentemente classificada como uma das 5 melhores universidades públicas do Brasil pelo Guia do Estudante, uma publicação anual da Editora Abril . Ele atualmente ocupa a posição # 3 na lista das melhores universidades do país. Vários programas de pós-graduação foram classificados de 6 a 7 (numa escala de 1 a 7) na avaliação anual realizada pela agência governamental CAPES , incluindo seus programas em Antropologia , Matemática , Geologia , Economia , entre outros.

Como ingressar na UnB

O ingresso na Universidade de Brasília pode ocorrer das seguintes formas:

  • Concurso Vestibular: promovido pelo Cespe - Centro de Seleção e Promoção de Eventos -, o vestibular tradicional da UnB ocorre duas vezes por ano, geralmente nos meses de Dezembro e Junho. Nos meses de Abril e Outubro são abertas as inscrições no site do CESPE ([5]), ao custo de R$100,00, e dois meses após as inscrições são divulgados os locais em que os alunos farão as provas. As provas podem ser feitas em Brasília, Goiânia, Uberlândia (MG) e em Belo Horizonte. O vestibular em si consiste em 3 partes, divididas em 2 dias de prova, sábado e domingo, sendo elas uma Redação em língua portuguesa, a prova de Linguagens, Códigos e Ciências Sociais e a prova de Ciências da Natureza e Matemática. Usualmente, 1 mês após as provas são divulgados os resultados no site do Cespe. Ao verificar aprovação, o calouro, aluno ingressante na UnB, deverá seguir as instruções fornecidas no site para efetuar seu registro: comparecer à SAA (Secretaria de Administração Acadêmica) responsável pelo curso em que foi aprovado, munido dos documentos exigidos. Após o registro, o aluno deve acessar o site [6] para efetuar a matrícula das matérias a serem cursadas no semestre, observando os prazos para tais procedimentos. Feitos o registro e a matrícula nas matérias, o próximo passo é aguardar o início das aulas, geralmente nos meses de Março e Agosto.
  • Programa de Avaliação Seriada (PAS): modalidade alternativa de acesso ao ensino superior, proposta para amenizar o impacto do vestibular, é aplicada mediante três provas, realizadas ao término de cada um dos três anos do ensino médio, com o conteúdo cobrado de forma diluída. Ao PAS são reservadas metade das vagas do primeiro processo seletivo de cada ano, não havendo impedimento para a concorrência também pelo vestibular tradicional[7].
  • Transferência Facultativa: alunos de outras instituições de Ensino Superior podem fazer uma prova, também promovida pelo Cespe, para transferir-se para a Universidade de Brasília aproveitando matérias já cursadas em sua outra instituição. É o processo seletivo mais difícil de ingresso na UnB. A prova consistia em 3 partes: Português e Matemática, Redação em Língua Portuguesa e a prova específica do curso desejado. Mas devido ao grande número de reprovação. A UnB passou a aplicar 5 redações com temas na área específica do Curso que se pretende transferência. Se a soma das 5 redações equivaler a 5 pontos, considera-se apto para inserção na Universidade. Essa forma de ingresso possui o nível mais baixo de aprovação entre outros processos, devido ao nível de rigorosidade da prova específica.
  • Intercâmbio: alunos de outros países podem ingressar na UnB através de contratos e acordos promovidos com embaixadas internacionais, sendo estes alunos transferidos de universidades de seu país de origem ou não.

Cursos

É composta por 25 unidades de ensino, pesquisa e extensão, oferecendo cursos em diversas áreas do conhecimento.

Possui um dos vestibulares mais concorridos do país, organizado pelo Cespe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos. Esta instituição também é responsável pela organização de diversos concursos públicos do Brasil.

A UnB foi a primeira universidade pública federal a implantar uma política de ações afirmativas para inclusão racial, o Sistema de Cotas para Negros, que reserva 20% das vagas do vestibular para estudantes negros classificados nas provas do certame.

Os cursos de graduação são classificados pela universidade em três grandes áreas: Saúde, Ciências e Humanidades e estão listados a seguir conforme Faculdade ou Instituto, ano de criação, habilitação, período, duração e respectivo Campus. A universidade oferece atualmente 103 cursos de graduação.

Além da graduação, a UnB possui uma forte pós-graduação, com atualmente 64 cursos de mestrado e 45 de doutorado. Os cursos de mestrado e doutorado em antropologia possuem atualmente a mais alta avaliação da CAPES, com nota 7, enquanto biologia molecular, economia, geologia, geotecnia e matemática possuem nota 6.

Faculdades

  • Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV
Agronomia - 1964, Bacharelado, Diurno, 8 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Medicina Veterinária - 1997, Bacharelado, Diurno,10 (mínimo)/18 (máximo), Plano Piloto.
Gestão do Agronegócio - 2010, Bacharelado, Noturno, 8 (mínimo)/16 (máximo), Plano Piloto.
  • Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU
Arquitetura -1962, Bacharelado, Diurno, 9 (mínimo)/18 (máximo), Plano Piloto.
  • Faculdade de Ciência da Informação - FCI
Arquivologia -1977, Bacharelado, Noturno, 7 (mínimo)/10 (máximo), Plano Piloto.
Biblioteconomia -1962, Bacharelado, Diurno, 8 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Museologia -2010, Bacharelado, Vespertino, 7 (mínimo)/12 (máximo), Plano Piloto.
  • Faculdade de Ciências da Saúde - FS
Enfermagem e Obstetrícia 1975, Bacharelado e Licenciatura Plena, Diurno, 8 (mínimo)/12 (máximo), Plano Piloto.
Nutrição - 1975, Bacharelado, Diurno, 6 (mínimo)/12(máximo), Plano Piloto.
Odontologia - 1980, Bacharelado, Diurno, 8 (mínimo)/18 (máximo), Plano Piloto.
Ciências Farmacêuticas - 1996, Bacharelado em Farmácia Clínica e Industrial, Diurno, 8 (mínimo)/15 (máximo), Plano Piloto.
  • Faculdade de Comunicação - FAC
Comunicação Social -1966, Bacharelado em Audiovisual, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Diurno, 8 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Comunicação Organizacional -2009, Bacharelado, Noturno, 8 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
  • Faculdade de Direito - FD
Direito - 1962, Bacharelado, Diurno e Noturno, 10 (mínimo)/16 (máximo), Plano Piloto.
  • Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação - FACE
Administração - Bacharelado em Administração de Empresas, Administração Postal e Administração Pública; Diurno, Noturno e a Distância; 8 (mínimo)/16 (máximo); Plano Piloto.
Ciências Contábeis - Bacharelado, Diurno e Noturno, 8 (mínimo)/14 (máximo); Noturno: 10 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Economia - 1962, Bacharelado, Diurno, 6 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
  • Faculdade de Educação - FE
Pedagogia - 1966, Licenciatura Plena em Magistério das Matérias Pedagógicas 2° Grau, Magistério para Educação Especial Deficiência Mental, Magistério para Início de Escolarização, Orientação Educacional Exercícios Escolares 1° e 2° Grau, e Professor Exercícios Início de Escolarização; Diurno (Todos) e Noturno (Magistério para Início de Escolarização); 6 (mínimo)/14 (máximo); Plano Pilot
  • Faculdade de Educação Física - FEF
Educação Física - 1975, Licenciatura Plena, Diurno, 8 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
  • Faculdade de Medicina - FM
Medicina - Bacharelado, Diurno, 10 (mínimo)/18 (máximo), Plano Piloto.
  • Faculdade de Tecnologia - FT
Engenharia Florestal - 1986, Bacharelado, Diurno, 8 (mínimo)/16 (máximo), Plano Piloto.
Engenharia Civil e Ambiental - 1964, Bacharelado, Diurno, 8 (mínimo)/18 (máximo), Plano Piloto.
Engenharia Elétrica - 1967, Bacharelado, Diurno, 8 (mínimo)/18 (máximo), Plano Piloto.
Engenharia Mecânica - 1967, Bacharelado, Diurno, 8 (mínimo)/18 (máximo), Plano Piloto.
Engenharia Mecatrônica - 2005, Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, Diurno, 8 (mínimo)/18 (máximo), Plano Piloto.[8]
Engenharia de Redes de Comunicação - 1997, Bacharelado, Diurno, 9 (mínimo)/18 (máximo), Plano Piloto.
Engenharia de Computação - 2009, Bacharelado, Diurno, 10 (mínimo)/18 (máximo), Plano Piloto. Oferecido em conjunto pela FT e IE.[9]
Engenharia de produção - 2009, Bacharelado, Noturno, 9 (mínimo)/18 (máximo), Plano Piloto.
  • Faculdade UnB Planaltina - FUP
Gestão do Agronegócio - 2006, Bacharelado, Diurno, 8 (mínimo)/16 (máximo), Planaltina.
Ciências Naturais - 2006, Licenciatura Plena, Diurno, 7 (mínimo)/14 (máximo), Planaltina.
Enfermagem - 2008, Bacharelado, Diurno, 10 (mínimo)/14 (máximo), Ceilândia.
Farmácia - 2008, Bacharelado, Diurno, 8 (mínimo)/10 (máximo), Ceilândia.
Fisioterapia - 2008, Bacharelado, Diurno, 10 (mínimo)/14 (máximo), Ceilândia.
Fonoaudiologia - 2012, Bacharelado, Diurno, 10 (mínimo)/14 (máximo), Ceilândia.
Gestão de Saúde - 2008, Bacharelado, Diurno, 8 (mínimo)/12 (máximo), Ceilândia.
Terapia Ocupacional - 2008, Bacharelado, Diurno, 8 (mínimo)/12 (máximo), Ceilândia.
  • Faculdade UnB Gama - FGA
Engenharia Aeroespacial - 2012, Bacharelado, Diurno, 10 (mínimo)/18 (máximo), Gama.
Engenharia Eletrônica - 2008, Bacharelado, Diurno, 10 (mínimo)/18 (máximo), Gama.
Engenharia Automotiva - 2008, Bacharelado, Diurno, 10 (mínimo)/18 (máximo), Gama.
Engenharia de Energia - 2008, Bacharelado, Diurno, 10 (mínimo)/18 (máximo), Gama.
Engenharia de Software - 2008, Bacharelado, Diurno, 10 (mínimo)/18 (máximo), Gama.

Institutos

  • Instituto de Artes - IdA
Artes Cênicas - Bacharelado em Interpretação Teatral (Diurno) e Licenciatura (Diurno e Noturno), 7 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura Plena, Diurno e Noturno (Licenciatura Plena), Diurno: 8 (mínimo)/12 (máximo); Noturno: 8 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Desenho Industrial - Bacharelado em Programação Visual e Projeto do Produto, Diurno, 7 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Música - Bacharelado e Licenciatura Plena em Canto, Clarineta, Composição, Contrabaixo, Fagote, Flauta, Oboé, Piano, Regência, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Viola, Violão, Violino e Violoncelo; Diurno; 6 (mínimo)/10 (máximo), Licenciatura: 8 (mínimo)/12 (máximo); Plano Piloto.
  • Instituto de Ciência Política - IPOL
Ciência Política - 1968, Bacharelado, Diurno, 6 (mínimo)/12 (máximo), Plano Piloto.
Instituto de Ciências Biológicas - IB
  • Instituto de Ciências Biológicas - IB
Biologia - 1963, Bacharelado e Licenciatura Plena, Diurno (Bacharelado e Licenciatura Plena), Noturno (Licenciatura Plena) e A Distância, 6 (mínimo)/12 (máximo), Plano Piloto.
  • Instituto de Ciências Exatas - IE
Ciências da Computação - 1986, Bacharelado em Computação Científica e Análise de Sistemas, reformulado em 1987 para Bacharelado em Ciência da Computação, Diurno: 7(mínimo)/14 (máximo); Computação (Licenciatura Plena) - 1997, Noturno:7 (mínimo)/16 (máximo), Plano Piloto.
Estatística - 1974, Bacharelado, Diurno, 7 (mínimo)/16 (máximo), Plano Piloto.
Matemática - 1968, Bacharelado e Licenciatura Plena, Diurno (Bacharelado e Licenciatura Plena) e Noturno (Licenciatura Plena), 6 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Engenharia de Computação - 2009, Bacharelado, Diurno, 10 (mínimo)/18 (máximo), Plano Piloto. Oferecido em conjunto pela FT e IE.

[9]

  • Instituto de Ciências Humanas - IH
Filosofia - 1966, Bacharelado e Licenciatura Plena, Diurno, 6 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Geografia - 1966, Bacharelado e Licenciatura Plena, Diurno, 6 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
História - 1966, Bacharelado e Licenciatura Plena, Diurno, 6 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Serviço Social - 1966, Bacharelado, Diurno, 7 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
  • Instituto de Ciências Sociais - ICS

Para todos os cursos do ICS são ofertados no turno diurno e para a formatura são exigidos 168 créditos a serem integralizados no mínimo em 6 e no máximo em 14 semestres.

Ciências Sociais - 1969, Bacharelado - Campus Darcy Ribeiro
Antropologia - 1969, Bacharelado - Campus Darcy Ribeiro
Sociologia - 1969, Bacharelado - Campus Darcy Ribeiro
Ciências Sociais - 1969, Licenciatura Plena - Campus Darcy Ribeiro
  • Instituto de Física - IF
Física - 1973, Bacharelado em Física e Física Computacional e Licenciatura Plena, Diurno (Bacharelado e Licenciatura Plena) e Noturno (Licenciatura Plena), 6 (mínimo)/12 (máximo), Plano Piloto.
  • Instituto de Geociências - IG
Geologia - 1965, Bacharelado, Diurno, 8 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
  • Instituto de Letras - IL
Língua Espanhola - 1962, Licenciatura Plena, Noturno, 6 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Língua Francesa - 1962, Bacharelado e Licenciatura Plena, Diurno, 6 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Língua Inglesa - 1962, Bacharelado e Licenciatura Plena, Diurno, 6 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Língua Japonesa - 1962, Licenciatura Plena, Noturno,
Língua Portuguesa - 1962, Bacharelado e Licenciatura Plena, Diurno e Noturno, 6 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Português do Brasil como segunda língua - Licenciatura Plena, Diurno, 6 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Tradução - 1980, Bacharelado em Inglês e Francês, Diurno, 6 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto. 2009, Bacharelado em Espanhol, Noturno, 7 (mínimo)/14 (máximo), Plano Piloto.
Línguas Estrangeiras Aplicadas - 2010, Bacharelado, Diurno, Plano Piloto.
  • Instituto de Psicologia - IP
1963, Bacharelado, Bacharelado Psicologia-Psicólogo e Licenciatura Plena, Diurno, 10 (mínimo)/18 (máximo), Plano Piloto.
  • Instituto de Química - IQ
Química - Bacharelado, Diurno - Campus Darcy Ribeiro
184 créditos exigidos para a formatura a serem integralizados no mínimo em 6 e no máximo 12 semestres.
Química Tecnológica - Bacharelado, Diurno - Campus Darcy Ribeiro
220 créditos exigidos para a formatura a serem integralizados no mínimo em 8 e no máximo 18 semestres.
Química - Licenciatura Plena, Noturno - Campus Darcy Ribeiro
184 créditos exigidos para a formatura a serem integralizados no mínimo em 6 e no máximo 12 semestres.
Engenharia Química - Bacharelado, Diurno - Campus Darcy Ribeiro
  • Instituto de Relações Internacionais - IREL
Relações Internacionais - 1974, Bacharelado, Diurno - Campus Darcy Ribeiro

186 créditos exigidos para a formatura a serem integralizados no mínimo em 6 e no máximo 12 semestres.

Consórcios

Ex-alunos notáveis

Educação a distância


Referências

Ver também

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Universidade de Brasília