Usuário Discussão:Chronus/Arquivo/2021

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Privilégios

Olá Chronus! Teria como conceder o estatuto de "Pseudobot" por 2 horas para eu usar no WPCleaner, eu já usei antes esse estatuto, mas preciso de novo para não ter que encher as mudanças recentes com essas edições rápidas que irei fazer no WPCleaner. Agradeço antecipadamente! Juan90264 (Disc.) 01h37min de 10 de janeiro de 2021 (UTC)

Vera Fischer

Boa Tarde. Sou da Equipe de imagem da Vera Fischer e o nome da atriz está errado. Há várias informações incorretas e não tenho muita habilidade com a Wikipédia e tento editar mas a revisão é revertida e sou alertada sobre Vandalismo. Há com quem falar? Obrigada!Callanga (discussão) 16h21min de 10 de janeiro de 2021 (UTC)

Olá @Callanga! Recomendo os seguintes artigos que podem te ajudar a editar páginas de forma condizente às diretrizes da Wikipedia:
Fontes confiáveis
Livro de estilo/Cite as fontes
Guia de criação de artigos
Verificabilidade
Você pode também consultar algum membro do programa de tutoria ou um administrador da Wikipédia. Obveo (discussão) 19h52min de 12 de fevereiro de 2021 (UTC)

Opa!

Que bom que retornou às EADs. Maikê (discussão) 01h56min de 17 de janeiro de 2021 (UTC)

@Maikê: Obrigado! Chronus (discussão) 23h36min de 17 de janeiro de 2021 (UTC)

Redirecionamento

Olá, boa noite. Estava procurando um administrador para tirar uma dúvida em relação ao redirecionamento de um artigo sobre uma emissora de TV que penso em ser necessário. Teria como me ajudar? SantosWbte (discussão) 01h53min de 18 de janeiro de 2021 (UTC)

Página SUGARRLUCK

Olá, boa noite! Gostaria de reter mais informações em relação de como manter a página verificada e legítima. Estou buscando todo o conteúdo preciso, estou atualizando toda a página, adicionando referências, mas mesmo assim continuam marcando-a para remoção rápida. O Sugarrluck é um artista, vem sendo reconhecido na mídia como cantor e também modelo, possui cerca de 310 mil seguidores no Instagram, já lançou 3 singles que juntos superam a marca de 150 mil streams somente no Spotify. Gostaria muito de manter a página, mas não sei como posso proceder. Peço encarecidamente sua ajuda.

Redirecionamentos quebrados

Olá Chronus!

Então, depois que você moveu algumas subpáginas do seu usuário, vários redirecionamentos de nomes antigos da sua conta para essas subpáginas acabaram sendo quebrados. Isso encheu a página Especial:Redirecionamentos quebrados. Portanto, gostaria de saber como proceder, se seria adequado eu indicar todas para WP:R1 uma por uma, ou se pode deletá-las?

Att, Lucasmf23 msg 15h13min de 25 de janeiro de 2021 (UTC)

@Lucasmf23: Opa, boa tarde. Pode deixar que eu deleto todos os redirecionamentos quebrados quando eu sair do trabalho. Obrigado pelo aviso/alerta. Abraço! Chronus (discussão) 18h54min de 25 de janeiro de 2021 (UTC)
@Lucasmf23: Feito! Chronus (discussão) 19h31min de 26 de janeiro de 2021 (UTC)

O verbete Shingeki no Kyojin, votado por você para artigo bom em Wikipédia:Escolha do artigo em destaque/Shingeki no Kyojin, foi marcado para revalidação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com os critérios de artigo bom.

A discussão foi iniciada nesta página. Use a seção Comentários e sugestões para expor seus argumentos, podendo opinar por Manter ou Remover.

Boas contribuições!

Por que da censura de informação?

Meu caro, resido na Chapada Diamantina, as alterações que faço nas paginas da região são baseadas em artigos e dados da BIBLIOTECA MUNICIPAL de Seabra, do IPHAN de Lençois e no IBGE (O qual muitos dados estão desatualizados na própria plataforma). É com propriedade regional que modifico e tento estabelecer uma visão atualizada da Chapada Diamantina para todo Brasil, mas infelizmente sou cesurado baseado em nenhum fundamento que possa ser usado como argumento.comentário não assinado de Enzo vaz (discussão • contrib) Chronus (discussão) 14h10min de 28 de janeiro de 2021 (UTC) (UTC)

@Enzo vaz: Antes de fazer acusações infundadas de "censura", aprenda a citar fontes fiáveis e verificáveis. Infelizmente, sua "propriedade regional" não serve como referência. Obrigado. Chronus (discussão) 14h10min de 28 de janeiro de 2021 (UTC)

Edições em Acre e Rio Branco

Olá, eu queria saber porque desfez minhas edições em ambas as páginas? Eu só estava atualizando a parte de comunicação de ambas as páginas, eu sei que claramente removi conteúdo, mas aquele conteúdo todo nem precisava está lá. Se o problema é referências, eu posso colocar junto aos dados que pretendia colocar lá. Saudações. Junior Silva Rodriguess (discussão) 20h06min de 29 de janeiro de 2021 (UTC)

@Junior Silva Rodriguess: Olá. Sim, o problema é a falta de referências, conforme explicado em sua página de discussão, além de apagar conteúdo sem justificativa aparente. Chronus (discussão) 12h19min de 30 de janeiro de 2021 (UTC)
@Chronus: Sim acabei removendo conteúdo, mas eu estava atualizando a parte de comunicação em ambas as páginas como falei antes, mas agora posso colocar o que pretendia adicionar nas páginas, só com fontes agora? Junior Silva Rodriguess (discussão) 16h42min de 30 de janeiro de 2021 (UTC)
@Junior Silva Rodriguess: Desde que sejam fontes fiáveis e independentes, você pode sim. Chronus (discussão) 16h48min de 30 de janeiro de 2021 (UTC)

Infocaixa da rede globo!

Eu não estou conseguindo editar a infocaixa da rede globo; como posso editar? MISTER PAULO FERRARI (discussão) 06h57min de 30 de janeiro de 2021 (UTC)

@MISTER PAULO FERRARI: Olá. Transferi para a predefinição {{Info/Rede de televisão/Rede Globo}}. Chronus (discussão) 12h18min de 30 de janeiro de 2021 (UTC)

Olá. Gostaria de convidá-lo a participar desta votação sobre a candidatura do verbete Cultura do Paraná ao destaque. Agradeço desde já. Abraço! DAR7 (discussão) 12h05min de 1 de fevereiro de 2021 (UTC)

Nome do artigo

O artigo que destacamos sobre a crise econômica no Brasil precisa de um novo nome. Já estamos em 2021, e o "desde 2014" não pode mais ficar lá. Não se trata de um problema urgente — o mundo não vai acabar por causa de um nome desatualizado, e o conteúdo do verbete permanece válido —, mas seria uma boa ir pensando em um novo nome para nosso artigo. Há uma discussão longa na PD, mas não conseguimos chegar a um consenso quanto ao novo nome. É difícil porque o artigo é uma fusão de dois artigos: da crise econômica e da política. Por isso é difícil achar uma data que sirva para ambos, isto é, para a crise político-econômica. Quem sabe você tenha uma ideia.... Saudações, e bem-vindo de volta ao projeto. --Bageense(fala) 03h40min de 5 de fevereiro de 2021 (UTC)

Inquérito confidencial: Perfil dos wikipedistas na língua portuguesa

Estimado(a) colega wikipedista Chronus,

Sou investigador social, na Universidade do Minho, e estou a estudar o perfil dos wikipedistas da Wikipédia em português.

Agradecia imenso a sua participação neste estudo inédito. É confidencial. Os resultados serão apenas apresentados em forma de estatística.

Estabeleço consigo o compromisso de partilhar aqui os resultados da pesquisa, assim que estes possam ser publicados.

☺️👍 Obrigado(a)

Pcosta7780 (discussão) 13h01min de 6 de fevereiro de 2021 (UTC)

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScYu-bk6ypHNNnxIRtYzDC6Nwd5W_rbta3b-bfeMNUKrWHotQ/viewform?usp=sf_link

História da RecordTV

Boa Noite! Acho que você deve estar por dentro da operação de limpeza na página História da Rede Globo, cujo a situação foi resolvida com sucesso com relação a assuntos irrelevantes, até ajudei a apagar o que não valia para o tema, mesmo contribuindo. Assim como pedi ao Predefinição:Ping:PauloMSimoes, peço também que visualize o artigo História da RecordTV, fiz umas modificações lá, retirei grande parte do texto, apesar de ter contribuido antes, Paulo também ajudou e se necessário, apagar o que ainda for irrelevante ou até melhorar o artigo se quiser. Pode ser? Klebs1 (discussão) 01h15min de 7 de fevereiro de 2021 (UTC)

Peço perdão ali no ping, ainda não sei citar usuários aqui rs Klebs1 (discussão) 01h16min de 7 de fevereiro de 2021 (UTC)

Dúvidas sobre Site Vagalume ser marcado como Spam

Boa tarde! Obrigado por ter me informado links de ajuda, irei usá-los daqui em diante. Em minhas pesquisas resolvi adicionar fontes secundárias no artigo do cristo redentor e músicas em que é mencionado. Notei que o site vagalume.com é marcado como spam e o site letras.com não, sabe me informar o motivo? Estou curioso.

Obveo (discussão) 19h41min de 12 de fevereiro de 2021 (UTC)

RE

Restaurei para a ultima versão e você se decide com o João Justiceiro. Eu não tenho tempo e nem quero discutir isso. João Henrique (Mensagens) 16h23min de 18 de fevereiro de 2021 (UTC)

@OnlyJonny: Olá. Se esse é o caso, você não deveria ter se envolvido desde o princípio, né? Cumprimentos.

Olá! Você participou da candidatura a destaque do verbete Alemanha, ocorrida em Wikipédia:Escolha do artigo em destaque/Alemanha. Entretanto, foi marcado para revalidação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com os critérios de destaque.

A discussão foi iniciada nesta página. Use a seção Comentários e sugestões para expor seus argumentos, podendo opinar por Manter, Mudar para artigo bom ou Remover.

Boas contribuições! GhostP. disc. 20h16min de 18 de fevereiro de 2021 (UTC)

Pedido

Olá Chronus. Vi que rencentemente candidatou um artigo sobre astronomia Supernova, então gostaria de fazer um pedido. Sempre quis ver o artigo Proxima Centauri b com a estrelinha e a versão inglesa possui a prateada: será que poderia traduzi-la? Não sou muito bom com traduções, se não já o teria feito. Maikê (discussão) 22h37min de 18 de fevereiro de 2021 (UTC)

@Maikê: Olá, vou incluir a sugestão na minha lista de traduções futuras. Obrigado. Abraço. Chronus (discussão) 01h34min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC)
Eu que agradeço :D. Maikê (discussão) 01h40min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC)

Processo de eliminação suspeito na página Caesar DePaço

Olá, caro Chronus vi o seu trabalho e acredito ser um admin de confiança. Gostava de chamar a atenção para o que está a acontecer na página https://pt.wikipedia.org/wiki/Caesar_DePa%C3%A7o pois parece-me uma clara violação do processo "Wikipedia is not censored" que faz parte dos princípios desta organização.

A página foi marcada para eliminação e os argumentos que parecem estar a ser usados são fáceis de provar como falsos. Um dos argumentos principais é que o sujeito não é "notório". Isto depois do sujeito ter sido apanhado numa rede de suspeitas de tráficos de influências em que tanto ele quanto a mulher são cônsuls de Cabo Verde nos EUA - embora nem um nem o outro seja de lá. O escândalo levou à demissão do ministro dos negócios Estrangeiros de Cabo Verde. Vejam aqui - https://observador.pt/2021/01/12/cabo-verde-ministro-dos-negocios-estrangeiros-demite-se-depois-de-polemica-com-consul-ligado-ao-chega/

O sujeito também foi parte de uma investigação jornalística feita pela SIC, um dos maiores canais de televisão portuguesa, que podem ver aqui: https://sicnoticias.pt/programas/reportagemsic/2021-01-11-A-Grande-Ilusao-cifroes-e-outros-demonios

Este processo parece-me bizarro - o sujeito está a ser notícia em Portugal e Cabo Verde. No entanto está a ser considerada a eliminação do artigo sobre o sujeito porque ele não é "notório". Não só isso, mas há vários utilizadores de origem brasileira que subitamente apareceram para ajudar a votar a eliminação de uma página relacionada com Portugal.

Por cima disto tudo, a página foi inicialmente criada por pessoas que escreveram coisas positivas sobre DePaço. Nesse momento a página foi claramente parte duma campanha de marketing. Agora que ela contem informações sobre corrupção, foi subitamente marcada para eliminação.

Cá está uma timeline dos acontecimentos: 1. A página foi criada por pessoas ligadas a DePaço como marketing 2. A reportagem da SIC Notícias ligou DePaço ao partido CHEGA em Portugal - extrema direita e anti imigrante 3. O ministro dos negócios estrangeiros em Cabo Verde demitiu-se devido ao escândalo 4. A página da wikipedia PT foi actualizada nesse sentido, e mais informação sobre o sujeito e processos judiciais contra a sua empresa 5. A página foi marcada para eliminação

Isto parece-me altamente suspeito e peço intervenção urgente para impedir a eliminação da página sobre pretextos falsos. Kranke133 (discussão) 22h07min de 21 de fevereiro de 2021 (UTC)

Retirada de aviso na sua PD

Boas, Chronus, você editou 9 vezes de seguida esse aviso é mais do que normal ter recebido. Obviamente que você não faz aquilo para vandalizar mas é complicado combater o vandalismo assim ... eu sei que não fez por mal. Entretanto como deve saber (ainda para mais é administrador) o aviso que apagou / desfez fica sempre no histórico. Abraço e boas edições. Duke of Winterfell (Msg) 13h13min de 28 de fevereiro de 2021 (UTC)

@José M. Dias: Antes de vir deixar avisos indevidos em minha PD, os quais tenho pleno direito de retirar, ao menos se de ao trabalho de aprender a regra que quer ensinar. WP:PB: "Abuso crasso de salvamentos repetidos com pouco conteúdo em pequeno intervalo de tempo". Eu tinha acabado de adicionar mais de 4000 bytes na página, que em seguida nomeei para uma candidatura em WP:EAD. Isso está longe de ser um "abuso crasso" e "com pouco conteúdo". Faça-me o favor. Chronus (discussão) 13h21min de 28 de fevereiro de 2021 (UTC)
Caro, Chronus. Eu vi que você tinha acabado de desfazer uma edição e de colocar os 4000 bytes, mas de seguida fez 9 edições menores não chegando sequer a 100 bytes ... (sendo que se for ver melhor está tudo com intervalo de tempo bastante próximo). Relativamente a você ter apagado o aviso, claro que tem todo o direito de o apagar, eu apenas constatei, que fica no histórico e por isso não vale a pena, pois qualquer pessoa consegue ver. Gostava apenas de mencionar, que ao mandar o aviso, não quero denegrir ou ofender nenhum editor, por acaso você é um administrador, e pelo o que posso ver, você trabalha imenso e contribui bastante, não é de todo a minha intenção ofende-lo apenas quis justificar o aviso. Abraço. Duke of Winterfell (Msg) 13h27min de 28 de fevereiro de 2021 (UTC)
@José M. Dias: Eu não "desfiz uma edição e coloquei 4000 bytes". A edição original que acrescentou os 4000 bytes é minha e foi desfeita posteriormente. Ao menos veja o histórico do artigo antes de se achar no direito de apontar supostas falhas alheias. O simples fato de ter adicionado essa quantidade de conteúdo e de estar a preparar o artigo para uma candidatura em WP:EAD, já denota que seu aviso é absurdo e indevido. E é apenas isso que vai ficar no histórico dessa página. Ademais, nove edições, nesse contexto, não são nada. Nenhuma regra determina que este é um número de edições exagerado. Sugiro que mantenha suas interpretações criativas de regras bastante objetivas longe da minha PD. Chronus (discussão) 13h35min de 28 de fevereiro de 2021 (UTC)
Caro, Chronus. Eu vi muito bem antes de enviar o aviso, você anteriormente tinha feito uma edição de 4479 bytes. Posteriormente um editor apagou, e você desfez a edição desse editor e voltou a colocar a sua fazendo assim os 4479 bytes novamente (até ai tudo perfeito). Mas de seguida fez 9 edições menores, para si Citação: nove edições, nesse contexto, não são nada. Nenhuma regra determina que este é um número de edições exagerado. , realemente não havia reparado, que estava a preparar o artigo para destaque, mas pff, nove edições não é exagerado ... eu recebi um aviso uma vez, e tinha feito apenas 3 edições ... Não vou querer aborrecê-lo mais irei continuar a trabalhar. Grande abraço. Duke of Winterfell (Msg) 13h42min de 28 de fevereiro de 2021 (UTC)
@José M. Dias: Obrigado por concordar que nove edições seguidas não é exagero e que o aviso que me mandou foi indevido. Nenhum regulamento determina um número limite de edições para que seja considerado abuso de salvamento sucessivo. Sua interpretação é absurda e errada. Se você recebeu um aviso no passado por ter feito três edições seguidas e está aborrecido, sugiro que vá falar com o editor que enviou tal mensagem, não comigo. Como disse anteriormente, mantenha suas interpretações equivocadas das regras do projeto longe da minha PD. Não tenho interesse em mensagens desse tipo. Chronus (discussão) 17h29min de 28 de fevereiro de 2021 (UTC)

───────────────────────── Certo. Então vamos voltar para as tarefas rotineiras. --Editor D.S (discussão) 14h11min de 28 de fevereiro de 2021 (UTC)

Luanda

Boas. Chr, pq o não respeito por minhas contribuições em Luanda? Quando peguei o artigo da primeira vez, estava sofrível. Informações desatualizadas, maiusculites (trouxeste de volta), fontes quebradas, um amontoado de imagens (que trouxe de volta, em total desrespeito ao LE), dentre outros problemas. Hj vejo q meu trabalho foi total em vão. Não entendo pq não consegue respeitar minha contribuição como teu par neste projeto. Isso é terrível. Se fosse um novato em campo de aprendizado até entenderia. Dos editores que mais respeitava aqui, onde buscava fortalecer vínculo e parceria nas edições, te vejo hj como uma incógnita. Não entendo onde quer chegar. Halleldiga! 14h55min de 1 de março de 2021 (UTC)

@Hallel: Olá. Em primeiro lugar, seu trabalho não foi em vão e grande parte dele foi mantido. No entanto, algumas das informações adicionadas por você estão sem fontes ou com fontes bibliográficas sem a devida ligação com a bibliografia. Ademais, "informações desatualizadas, maiusculites (trouxeste de volta) e fontes quebradas" não são motivo para você eliminar toda a ilustração do artigo, que não está "amontoada" e não desrespeita o WP:LE em nenhum aspecto. No mais, guarde suas acusações infundadas para si. Respeito o seu trabalho como o de qualquer outro editor do projeto. E onde quero chegar? Em um artigo de qualidade. Acho que ambos temos o mesmo objetivo, não? Chronus (discussão) 19h36min de 1 de março de 2021 (UTC)

Logotipos de Festivais de Cinema

Olá inestimável colega, muito prazer. Sou um colaborador novo na plataforma e venho buscar uma orientação sua. A pouco desenvolvi o artigo CineSerra e gostaria de ilustra-lo com seu logotipo, porém não sei exatamente como proceder, pensei em usar o Commons, mas não creio que não posso licencia-lo. Gostaria de saber se poderia me ajudar a fazer o mesmo que fez no verbete Festival de Gramado. Seu auxílio será muito importante para que eu possa seguir contribuindo com a Wikipédia sem cometer infrações. Sou grato desde já. Lucashempa (discussão) 19h41min de 2 de março de 2021 (UTC)

@Lucashempa: Olá. Boa tarde. Você pode usar a página Especial:Carregar ficheiro para subir a imagem, desde que siga as regras que envolvem conteúdo restrito. Cumprimentos. Chronus (discussão) 15h23min de 5 de março de 2021 (UTC)
Muito obrigado meu caro colega @Chronus:. Consegui adicionar o logotipo ao artigo. Sou muito grato pelo auxílio. Desejo um ótimo final de semana. Lucashempa (discussão) 16h01min de 5 de março de 2021 (UTC)

Candidatura a artigo Bom

Boa tarde, Chronus! Traduzi na íntegra o artigo Início da vida de Fidel Castro, que está classificado como Bom na enwiki. É possível apresentar uma candidatura a artigo Bom nesta wiki? Cumps. --BunnyyHop (talk) 20h54min de 2 de março de 2021 (UTC)

@BunnyyHop: Olá. Boa tarde. É possível sim. Ainda por já ser AB na anglófona. Cumprimentos. Chronus (discussão) 15h19min de 5 de março de 2021 (UTC)

Consenso para fusões

Olá. Houve algum consenso para redirecionar os artigos Plano Cruzado II‎, Plano Bresser‎, e Plano Verão‎? Pois todos foram parte importante da história econômica do Brasil. Chamo o Joelkaula para opinar e dizer se a eliminação dos verbetes procede ou não. --Bageense(fala) 06h26min de 5 de março de 2021 (UTC)

@Bageense: Olá. Desculpa, mas você, no caso, é um grande contribuidor do tema para ser consultado de antemão? Não preciso abrir uma discussão de fusão se não há oposição para isso. Agora que há, sinta-se livre para me reverter e iniciar uma proposta de fusão. E não é porque eu fundi o conteúdo com o verbete Hiperinflação no Brasil que eles deixaram de ser importantes para a história do país. Essa afirmação não faz sentido. Eu mantive todas as imagens e o texto referenciado, sendo que todos planos são mencionados no verbete principal. Além disso, se o Plano Collor II está inserido no artigo sobre o Plano Collor, por qual motivo o Plano Cruzado II não seria fundido com o Plano Cruzado? Se você quer manter artigos separados, ao menos trabalhe para melhorar aquelas páginas, que estavam em um estado sofrível. E por qual motivo é o Joel quem deve determinar "se a eliminação dos verbetes procede ou não"? Pode pingar quem você quiser. Chronus (discussão) 15h14min de 5 de março de 2021 (UTC)
@Bageense: Olá. Não participei de nenhuma discussão sobre fusão dos artigos, pode ser um incentivo para melhorá-los, mas de antemão não concordo com a eliminação. Prossigamos. Joel Caúla (discussão) 11h43min de 5 de março de 2021 (UTC)
@Joelkaula: Não houve "eliminação" alguma, amigo. Chronus (discussão) 15h21min de 5 de março de 2021 (UTC)

Pedido de bloqueio ao Fernandogomessilva

Parece-me CPV com a função de adicionar links a um instagram. Chico Venancio (discussão) 🔵 16h25min de 9 de março de 2021 (UTC)

@Chicocvenancio: Feito! Chronus (discussão) 01h03min de 11 de março de 2021 (UTC)

Informações que talvez poderia não estar em artigos

Olá caro amigo @Chronus:.

Gostaria de saber a respeito de algumas informações que talvez não devesse constar na wiki, é uma duvida, afinal até o momento não tinha visto nada a respeito.

Se eu encontrar um artigo onde tem informações de contato como telefone, por exemplo, como devo proceder nesse caso ? Removo o conteúdo, ou deixo lá ?

Ao meu ver não deveria ter na wikipédia esse tipo de informação. Elder Nauvirth (discussão) 15h32min de 12 de março de 2021 (UTC)

Olá, Elder. Segundo WP:GUIA:
"Apesar de existirem artigos que explicam o funcionamento geral de alguma ferramenta ou software, a Wikipédia é uma enciclopédia, não um manual de instruções. Os artigos da Wikipédia não são:
  • Guias turísticos - um artigo sobre Paris deve mencionar pontos turísticos como a Torre Eiffel e o Louvre, mas não o número de telefone nem o endereço do seu hotel favorito. Se estiver à procura de um guia turístico, pode utilizar o Wikitravel."
Segundo WP:RDI:
"Antes de tudo, os artigos da Wikipédia devem ser enciclopédicos. Existe consenso do que os artigos da Wikipédia não são, por exemplo:
  • Listas telefônicas - os artigos não devem conter números de telefone ou endereços postais de localidades ou órgãos citados."
Em suma, pode apagar tudo sem peso na consciência. Abraços. Chronus (discussão) 15h46min de 12 de março de 2021 (UTC)
Chronus É ótimo saber isso, e acontece que já apaguei uma vez, e a mesma informação voltou. Se puder dar uma passada no artigo Jardim Presidente irá notar no histórico de edições, que já teve caso assim. E embora seja um artigo sobre um bairro, como já dito antes, deve cair na regra de WP:RDI. Elder Nauvirth (discussão) 15h51min de 12 de março de 2021 (UTC)

Convite para Wikiconcurso Casa Brasileira - 15/03 a 15/05

Olá, Chronus, espero que esteja bem! Escrevo para te convidar para participar do Wikiconcurso Casa Brasileira, a partir do dia 15/03. Trata-se de uma atividade de difusão da Iniciativa Wikipédia Novo Museu do Ipiranga 2021, em parceria com o Wiki Movimento Brasil. Para participar, basta se inscrever com seu usuário Wiki aqui.

Os verbetes válidos para o concurso estão disponíveis nesta página - são mais de 700 entre verbetes para melhorar e para criar - e imagino que muitos temas possam ser de seu interesse.

Haverá pontuação especial para quem utilizar imagens do acervo do museu em entradas da Wikipédia e prêmios de até R$2500 em vale-compras para os editores que mais contribuírem.

Abraços, EAzzellini (WMB) (discussão) 22h26min de 12 de março de 2021 (UTC)

Conflitos

Olá Chronus, bom dia! Acho que foi muito duro nos comentários que teceu aqui 60646051], entendo que as edições possam ter te atrapalhado, mas não foi com esse objetivo que a colega intencionou. Os conflitos de edições são um "problema" do ambiente colaborativo e justo por isso não se precisa "solicitar ajuda" para ser ajudado. A nossa wiki permite que resolvemos os conflitos de edições facilmente após publicar o conteúdo e retornar que alguém editou, dando o tal do conflito... então nada se perde de fato. Saudações, MikutoH fala! 12h53min de 14 de março de 2021 (UTC)

@MikutoH: Olá, boa tarde. Eu acho que você não deveria opinar até conhecer o contexto por completo. Se o conflito de edições acontecesse raramente, eu entenderia como o acaso. Mas o cenário é diferente. Essa usuária edita segundos depois da maioria dos artigos que eu tenho traduzido e publicado, sem me dar a oportunidade de concluir o trabalho adequadamente. Eu só resolvi mandar uma mandar uma mensagem quando um conflito de edição aconteceu pela quarta vez (em artigos diferentes, como Pedra Negra, Caaba, Cavaleiros do Círculo Dourado, etc) nas últimas 24h. No entanto, isso não vem acontecendo desde hoje ou de ontem. Isso acontece desde quando essa conta tinha o nome de "Luisa.Fridman32". Além do que faz dentro do projeto, ela também já me mandou e-mails e me procurou em redes sociais, inclusive perguntando, off-wiki e diretamente para outros editores (como o Teles), sobre dados pessoais a meu respeito. Parece um tipo de wikiencalço, para dizer o mínimo. Dito isso, não entendo que a minha mensagem tenha sido "dura", visto que apenas fiz um pedido e sem proferir qualquer ataque pessoal. Por fim, acho que você deveria questionar a própria usuária em questão por ter apagado as mensagens e ter se recusado a justificar suas ações. Cumprimentos. Chronus (discussão) 17h29min de 14 de março de 2021 (UTC)
Então agora não posso mais editar artigos que acho interessante Ora faça-me o favor Gremista.32 msg 17h42min de 14 de março de 2021 (UTC)
@Gremista.32: É curioso que os artigos que tenham suscitado seu "interesse" nas últimas 24h tenham sido exatamente os que eu estava a traduzir. Ademais, suas ações estão inseridas em um contexto maior, conforme expliquei acima. Eu que deveria dizer "faça-me o favor". Chronus (discussão) 17h48min de 14 de março de 2021 (UTC)
Não vou mais mexer nos teus artigos se tu diz que isso é wikiencalço passar bem Gremista.32 msg 18h01min de 14 de março de 2021 (UTC)
@Gremista.32: Os artigos não são "meus" e eu só estou pedindo tempo para concluir as traduções antes de "ajustes" apressados. Obrigado. Chronus (discussão) 18h04min de 14 de março de 2021 (UTC)
@Gremista.32: Concordo com o Chronus nessa. Não se deve ficar fuçando as contribuições de outros editores. Isso é creepy. Arrume seu nicho de artigos para editar. Cada macaco no seu galho, como diz o ditado. --Bageense(fala) 20h17min de 14 de março de 2021 (UTC)

Ok Gremista.32 msg 18h06min de 14 de março de 2021 (UTC) @Bageense: ok Gremista.32 msg 21h23min de 14 de março de 2021 (UTC)

Desculpem-me ambos, não quis aqui causar qualquer tipo de prolongamento negativo da questão trazida. MikutoH fala! 18h16min de 14 de março de 2021 (UTC)

Bom dia @Chronus: Você poderia me ajudar, por favor! Gostaria que você verificasse e me dissesse o que acha do artigo Cassaia, em que eu venho trabalhando. Se estiver tudo certo, você acha que o artigo poderia ser proposto uma candidatura para artigo bom. Grato! Mawer10 (discussão) 14h36min de 16 de março de 2021 (UTC)

O novo título do verbete: preciso do seu O.K

Eu já havia vindo aqui falar do problema do nome do nosso verbete destacado, Crise político-econômica no Brasil desde 2014.

Serei breve: o nome escolhido por mim e pelo PauloMSimoes é Crise político-econômica no Brasil (2013–2018). A justificativa é que é esse o período de tempo abordado no verbete. Depois da moção, será colocado logo no 1º parágrafo um texto dizendo: este verbete aborda os acontecimentos desde as Jornadas de Junho, em 2013, até 2018, último ano do governo Temer.

Como você foi um dos que destacaram o verbete, preciso só do seu O.K. Saudações! --Bageense(fala) 05h30min de 24 de março de 2021 (UTC)

Artigo para AB

Eu gostaria de mandar um artigo para AB. Você poderia fazer isso por mim, já que não posso, devido a meu filtro? --Bageense(fala) 02h31min de 26 de março de 2021 (UTC)

Destacar artigo

Olá, Chronus. Tudo bem? Estou com propósito de destacar o artigo Economia de São Paulo (estado). Como você tem interesse e foi um dos responsáveis por destacar diversos artigos do gênero, tais como São Paulo (estado), Brasil, pergunto se tem interesse em ajudar-me a destacá-lo, ou pelo menos sugerir-me fontes para consulta? Agradeço ;).--Agent010 Yes? 17h17min de 26 de março de 2021 (UTC)

Bandeira arco-íris

Dizer que uma bandeira, que foi criada num período onde o acrônimo "LGBT" sequer sonhava em existir, representa unicamente esta sigla e não o movimento gay (ainda que tenham sido dois gays aqueles a idealizarem e criarem a bandeira, justamente para um movimento que na época era o movimento pela liberação gay) mostra uma falta de capacidade de contextualização dos fatos. Perceba que não há negação do fato de que a bandeira representa também a sigla LGBT, porém ela é (também) um símbolo do movimento gay, isso se tornou ambíguo, tirar isso do movimento que justamente deu origem à própria bandeira não é correto. Gilbert e Harvey buscavam um novo símbolo para o movimento pela liberação gay quando idealizaram esta bandeira e não atoa ela também é popularmente conhecida como "bandeira gay", portanto, deve ser expresso na introdução do texto. Endrew leandro (discussão) 16h51min de 27 de março de 2021 (UTC)

Artigo Bom

Boas, Chronus! Estou a pensar elevar este artigo Giorgia Meloni, que tive a trabalhar a Bom, mas não tenho a certeza, acha que poderia ajudar-me? Você tem um histórico de artigos propostos e avaliados em Bom e Destacado então achei por bem pedir a opinião a um editor, que está mais do que acostumado. Grande abraço e boas edições.--Duke of Winterfell (Msg) 11h22min de 30 de março de 2021 (UTC)

Oi, Chronus. Peço desculpas pelo engano com o artigo acima. Não tinha notado que a cópia era deles e que você tinha movido o conteúdo do artigo principal. Abraço.—Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 18h49min de 31 de março de 2021 (UTC)

@Teles: Sem problemas, amigo. Abraço. Chronus (discussão) 18h51min de 31 de março de 2021 (UTC)

THSR

Gostaria de convidá-lo a votar na EAD do artigo ferrovia de alta velocidade de Taiwan. A votação está acontecendo aqui. Obrigado e boas edições. --𝑷𝒂𝒛 𝒆 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒐́𝒓𝒅𝒊𝒂 Tudo bem? 11h08min de 6 de abril de 2021 (UTC)

Macunaíma

Medalha comemorativa
Macunaíma já recebeu sua estrela! comemoro o fato com você, que acreditou no potencial do artigo, fazendo um brinde virtual à sua saúde. obrigado e grande abraço! Tetraktys (discussão) 22h13min de 10 de abril de 2021 (UTC)

Bloqueio de conta

Olá amigo @Chronus:.

Poderia ajustar um bloqueio por favor, chegamos no usuário ao mesmo tempo, e você aplicou o bloqueio primeiro por tempo indeterminado, no mesmo tempo eu estava editando o tempo de bloqueio e motivo e apliquei de 1 dia apenas.

Talvez até já tenha ajustado. Elder Nauvirth (discussão) 04h28min de 12 de abril de 2021 (UTC)

@Elder N: Já voltei o bloqueio para infinito. Obrigado. Chronus (discussão) 04h30min de 12 de abril de 2021 (UTC)

Olá Chronus! O artigo Feira de São Joaquim, editado por você anteriormente, está marcado para eliminação semirrápida, na modalidade "sem fontes há mais de um ano e sem interwikis" (i.e. WP:ESR-SIW). Caso não concorde com a proposta de eliminação, basta editar a página, remover o aviso e salvá-la, desde que justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Procure adicionar referências ao artigo, para que atenda à Política de Verificabilidade e não se enquadre mais em WP:ESR-SIW. Se ninguém discordar da proposta, após passados 7 dias, o artigo poderá ser eliminado.

Caso não deseje receber este tipo de aviso, basta incluir seu nome nesta lista. Rena (discussão) 21h36min de 12 de abril de 2021 (UTC)

Lucas Mayer

Boa tarde guardião, tudo bem? Gostaria de pedir uma uma atenção sua, vc marcou a página de uma referência no mundo em trilha sonora, com centenas de prêmios internacionais como "página sem contexto", desculpa eu não entendi. Você poderia fundamentar sua marcação por favor?

E a página de teste é quando ela é alterada e construída várias vezes, se não me engano foram duas alterações a posteriori, poderia também me apontar o que levou a taxação de página de teste por favor?

Não é a minha primeira página Wiki, seleciono aquelas personas públicas, especialmente na arte que devem fazer parte da história do Brasil.

Desde já agradeço pela sua orientação e parabéns pela dedicação. Um abraço,

Boas meu caro Chronus, gostaria de saber a sua opinião, visto ser um editor bem ativo nas propostas de AB e AD, o que achava deste artigo para AB e ou até AD. Estive a lê-lo e parece-me que cumpre os critérios, mas gostava de uma segundo opinião se puder ajudar agradecia. Grande abraço e boas edições!! --Duke of Winterfell (Msg) 17h39min de 26 de abril de 2021 (UTC)

Olá. Por favor, verifique seu e-mail – há uma nova mensagem!
Pode remover esta nota a qualquer hora, retirando a predefinição {{Verifique o e-mail}}.

Alchimista Fala comigo! 17h22min de 8 de maio de 2021 (UTC)

Olá Chronus! O artigo Exercícios aeróbio e anaeróbio, editado por você anteriormente, está marcado para eliminação semirrápida, na modalidade "sem fontes há mais de um ano e sem interwikis" (i.e. WP:ESR-SIW). Caso não concorde com a proposta de eliminação, basta editar a página, remover o aviso e salvá-la, desde que justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Procure adicionar referências ao artigo, para que atenda à Política de Verificabilidade e não se enquadre mais em WP:ESR-SIW. Se ninguém discordar da proposta, após passados 7 dias, o artigo poderá ser eliminado.

Caso não deseje receber este tipo de aviso, basta incluir seu nome nesta lista. Lechatjaune msg 13h06min de 20 de maio de 2021 (UTC)

Edição em Operação Lava Jato

Olá, gostaria de saber por que a minha alteração foi desfeita na página, pois aquilo não foi um teste. Achei que a página ficaria melhor separando a "Visão Geral" da introdução, para não ter um único texto enorme já no início. Obrigado! DeusPatriaRei (discussão) 18h33min de 12 de junho de 2021 (UTC)

@DeusPatriaRei: Não fica melhor. Favor ler WP:INTRO. Chronus (discussão) 18h50min de 12 de junho de 2021 (UTC)

Proposta de curiosidade sobre o artigo César Lattes aprovada

Em 19 de junho de 2021, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo César Lattes, que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"…apesar de ter descoberto o méson pi, o brasileiro César Lattes não ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1950 porque, até 1960, o Comitê Nobel concedia o prêmio apenas ao líder do grupo de pesquisa?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--SabiaQueBot (discussão) 00h45min de 19 de junho de 2021 (UTC)

Apenas para informações - nenhuma ação necessária

Saudações de enwiki!

Comparar Wikipédia:Pedidos/Notificação de incidentes#AlexCoelho e Usuário(a) Discussão:AlexCoelho#Notificação de bloqueio com en:Wikipedia:Administrators' noticeboard/Incidents#Vandalism e en:User talk:AlexCoelho#June 2021...

Muitas felicidades, Narky Blert (discussão) 11h57min de 19 de junho de 2021 (UTC)

@Narky Blert: Bom saber. Obrigado. Chronus (discussão) 12h46min de 19 de junho de 2021 (UTC)

NV

Oi Chronus, você atendeu esse pedido, mas vi que em alguns outros idiomas os sumários foram ocultados, não seria o caso de ocultar aqui também? Sds -- Sete de Nove msg 12h19min de 19 de junho de 2021 (UTC)

@79a: Feito! Chronus (discussão) 12h46min de 19 de junho de 2021 (UTC)

Pesquisa inédita em Jair Bolsonaro

O texto que aqui estava foi movido para: Discussão:Jair Bolsonaro#Pesquisa inédita em Jair Bolsonaro

Uma medalha!

A medalha do administrador
Pela sua atividade, disponibilidade e rapidez em atender os pedidos de Vandalismo e Incidentes quando está na Wikipédia. Patrick fala! 01h59min de 23 de junho de 2021 (UTC)
@Pgnm:, eu já ia fazer mesma coisa. Enfim, parabéns e obrigado pelo bom trabalho, Chronus!--Wolf pois não? 01h51min de 24 de junho de 2021 (UTC)

Artigo destacado

Chronus, eu fiz uma revisão completa do artigo Anéis de Saturno e acho que ele atende aos critérios para ser considerado destacado. Você poderia avaliá-lo e, se concordar, propor a votação? Grato. Claudio M Souza (discussão) 02h36min de 24 de junho de 2021 (UTC)

@Claudio M Souza: Olá, Cláudio. Desculpa pela demora. Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho de tradução. Eu fiz uma pequena limpeza no layout para adequar o verbete às regras do WP:LE. Eu também marquei alguns trechos com {{carece de fontes}}. Você pode resolver essa questão das referências? Chronus (discussão) 12h44min de 2 de julho de 2021 (UTC)
OK, obrigado! Vou ver se é viável; se não conseguir informações nas fontes já disponíveis eu vou eliminar os trechos, se não perder o sentido. Um abraço. Claudio M Souza (discussão) 20h07min de 2 de julho de 2021 (UTC)
Chronus, como informei acima, consegui encontrar algumas referências em artigos correlatos, mas não todos. Nesses casos, eu retirei os trechos não referenciados, e acho que não houve muita perda de informação (alguns deles estão com a mensagem "citation needed" na versão inglesa). Duas exceções são casos em que a informação do texto está apoiada em imagens (nas seções "Anel B" e Divisão Cassini"), e achei que as imagens, embora formalmente não sejam referências, corroboram o que está dito, com o que considerei que a retirada dos trechos prejudicaria o entendimento. Se você achar que a justificativa não é válida, sugiro retornar com as mensagens "carece de fontes" e eu abandono a ideia de levar o artigo a votação de destacado. Obrigado pelo apoio. Claudio M Souza (discussão) 02h20min de 4 de julho de 2021 (UTC)

Pardos

Olá Chronus, Vi que você reverteu minhas alterações na página "pardos". Não entendi exatamente o motivo. Todas as inclusões foram referenciadas, e as poucas exclusões foram ou de trechos repetidos, ou de frases equivocadas e em contradição com outros trechos do artigo. Busquei sempre descrever o que estava fazendo no resumo. De toda forma, sou novo como editor da wikipedia, ainda buscando entender melhor o funcionamento. O que eu poderia fazer para evitar a reversão? Já refiz uma parte das mudanças que eu tinha feito, a referente a atualização dos dados. É uma mera atualização de dados, utilizando exatamente a mesma fonte, mas apenas atualizando de 2006 para 2019. Espero que quanto a isso não exista problemas.--Bmandelli (discussão) 17h05min de 27 de junho de 2021 (UTC)

Explicação

Olá meu caro Chronus. Como você bloqueou o usuário Pimbadordekids, lhe devo um explicação. Eu o bloqueei por um dia, porém ele era autoconfirmado e reversores (como eu) não podem bloquear usuários autoconfirmados... mas lhe digo que foi na melhor das intenções esse bloqueio, pois o mesmo estava destruindo o artigo Catedral de Notre-Dame de Paris. Se achar que mereço perder a ferramenta de reversor por essa quebra de regra, eu irei entender :( . Saudações e mais uma vez, perdão. Patrick fala! 03h46min de 1 de julho de 2021 (UTC)

@Pgnm: Você bloqueou uma WP:CPU nociva e evitou que um verbete fosse ainda mais danificado. Ao meu ver, é um caso de WP:IGNORE. @79a e DarwIn: O que acham? Chronus (discussão) 03h53min de 1 de julho de 2021 (UTC)
Concordo com Chronus, fez o que "não deveria", mas que devia ser feito por outro, fez "certo" e ainda avisou um administrador! Evite que se repita e tudo bem! Sds -- Sete de Nove msg 12h00min de 1 de julho de 2021 (UTC)
O engano não teve qualquer consequência, seria caso de ignorar. @Pgnm: Mais importante é perceber porque o script não disparou, no seu caso. Você nem deveria ter acesso a essa opção.-- Darwin Ahoy! 19h32min de 1 de julho de 2021 (UTC)
Sem querer interferir na conversa de vocês, mas já interferindo. Para mim, que também sou reversor, aparecem todas as opções de bloqueio em todos os usuários. Eu nunca "testei" bloquear autoconfirmados ou mesmo bloquear por mais que 24hrs por motivos óbvios (já que isso seria quebra de uma política da WP), mas acredito ser possível, tecnicamente falando, para um reversor bloquear qualquer usuário por mais de 24hrs.--SirEdimon Dimmi!!! 22h52min de 1 de julho de 2021 (UTC)
Pois é SirEdimon, também tenho disponíveis todos tempos de bloqueio. E Paulo, o pior é que esse script (validar bloqueios dos reversores) está ativado, porém mesmo assim eu "consegui" bloquear o usuário. Mas eu arrisquei minha flag por uma boa causa, entre o bem da Wikipédia ou minha flag, sempre focarei na Wikipédia primeiro :). Essa foi uma situação difícil, visto que como estou sempre no combate ao vandalismo, casos assim vão aparecer vez outra. Patrick fala! 01h27min de 2 de julho de 2021 (UTC)

───────────────────────── @SirEdimon, 79a, DarwIn e !Silent: Seria possível fazer com que a opção para bloquear por um período de mais de 24h sequer apareça para verificadores reversores? Assim podemos evitar casos como o do Zac Salvatore, que me bloqueou indefinidamente por acidente. Chronus (discussão) 23h56min de 1 de julho de 2021 (UTC)

Chronus, você quis dizer pra "reversores" (os "verificadores" tem de ser administradores), né? Isso eu não sei, talvez o Albertoleoncio saiba, mas no seu caso não foi um "acidente" tão acidental, o "Zac Salvatore" só tem registro de bloqueios infinitos, portanto tava abusando, e ninguém tinha visto antes! -- Sete de Nove msg 11h09min de 2 de julho de 2021 (UTC)
@79a: Sim, reversores. Digitei errado. Sobre o "acidente", não entendo qual seria o propósito de bloquear, do mais absoluto nada e em infinito, um administrador. Se não foi um acidente, então não sei o que passou na cabeça dele. Chronus (discussão) 12h29min de 2 de julho de 2021 (UTC)
Chronus me referi ao "acidente" quanto ao tempo "infinito", ele tava aplicando sempre esse tempo! E só foi "descoberto" por bloquear você, o que me chamou a atenção (e logo vi que era um erro dele e desbloqueei)! -- Sete de Nove msg 12h36min de 2 de julho de 2021 (UTC)
@79a: Entendi. Então a perda da ferramenta foi mais do que correta. Talvez até seria um caso para bloqueio. Chronus (discussão) 12h38min de 2 de julho de 2021 (UTC)
Sim, era abusivo no uso da ferramenta! Quanto ao "bloqueio" dele, teria de analisar os bloqueios aplicados e os motivos (vou tentar fazer isso agora). Nesse meio tempo, encontrei mais um caso de "tempo abusivo" de bloqueio: 3 dias aplicado por reversor, o que vem reforçar a questão que abriu! -- Sete de Nove msg 12h45min de 2 de julho de 2021 (UTC)

───────────────────────── @SirEdimon, 79a, DarwIn e Pgnm: Olá! Fiz um ajuste no script e agora imagino estar OK. Esse problema acontece sempre que mexem em alguma coisa na estrutura interna da página de bloqueio, e com isso as referências antigas se perdem e o script quebra.
Aos reversores peço que verifiquem se as opções de bloqueio maiores que um dia desapareceram. !Silent (discussão) 12h59min de 2 de julho de 2021 (UTC)

Olá caro !Silent. Resolveu, muito bom! Aparece a seguinte mensagem "Como reversor você não tem permissão para bloquear esse usuário, pois ele é um autoconfirmado." Porém como estou no celular, para eu ver essa mensagem, preciso mudar para a versão "desktop" no telefone, pois na versão "móvel" não aparece a mensagem. Patrick fala! 13h16min de 2 de julho de 2021 (UTC)
Funcionou para impedir bloqueio de autoconfirmados. Quando eu "tento" bloquear a 79a ou o Pgnm, por exemplo, a página já carrega uma mensagem dizendo que eu não tenho permissão para bloquear esses usuários. Contudo, testei com uma conta recém-criada (Se155c D​ C​ E​ F​ B) que eu, supostamente, teria permissão para bloquear e parece que os períodos de bloqueio superiores a 24hrs ainda podem ser aplicados. Pelo menos me aparece todas as opções de bloqueio de 30min. ao infinito. Claro que eu não "testei" bloquear o usuário porque o sujeito não fez nada de errado e eu, obviamente, não vou abusar das minhas atribuições. Mas, pelo menos, me parece que um reversor ainda pode bloquear um usuário que não seja autoconfirmado por mais de 24hrs.--SirEdimon Dimmi!!! 05h35min de 3 de julho de 2021 (UTC)
@!Silent: Olá. É possível corrigir essa questão levantada pelo SirEdimon? Chronus (discussão) 12h34min de 4 de julho de 2021 (UTC)
@SirEdimon Estranho, porque eu testei aqui e está removendo as opções superiores a um dia também. Você está usando a Wikipédia pelo celular ou desktop? Qual navegador? Testei no desktop no Firefox e no Chrome e funcionou normalmente. !Silent (discussão) 15h25min de 4 de julho de 2021 (UTC)
@SirEdimon Fiz uma nova atualização pra tornar o gadget compatível também com a versão mobile. !Silent (discussão) 16h19min de 4 de julho de 2021 (UTC)
!Silent Acabei de testar e aparentemente funciona perfeitamente. Muito obrigado.--SirEdimon Dimmi!!! 07h14min de 16 de julho de 2021 (UTC)

Socks

Oi Chronus, você criou a Usuário(a):Pecy com a predef Fantoche, mas não bloqueou ele! Eu vi a "relação" entre eles, mas sem nenhuma edição, não apliquei nenhum bloqueio, então ele ainda não tá bloqueado! Sds -- Sete de Nove msg 17h35min de 1 de julho de 2021 (UTC)

@79a: Feito! Chronus (discussão) 17h41min de 1 de julho de 2021 (UTC)
Aproveitando este tópico, que tal ser um avaliador? --Francisco (discussão) 17h52min de 1 de julho de 2021 (UTC)
@Francisco Leandro: Acabei de descobrir a existência dos avaliadores, rs. Preciso ler sobre essa atribuição. Pelo jeito é coisa nova. Chronus (discussão) 23h53min de 1 de julho de 2021 (UTC)

Uma medalha!

Medalha do defensor da wiki
Obrigado por sempre ajudar nos pedidos seja de vandalismos ou incidentes, com agilidade e presteza, principalmente nessa incessante caçada a certos patos que insistem em fazer spam por aqui. Do fundo do coração, obrigado pelo seu excelente trabalho! Wolf pois não? 01h53min de 2 de julho de 2021 (UTC)

Página Pedro Demo - notoriedade

Olá, A página que criei sobre o sociólogo Pedro Demo foi marcada para eliminação, pela questão da notoriedade. Gostaria de pedir que a posição fosse revisada. Veja bem, é um dos pesquisadores sobre educação mais importantes da atualidade. Publicou mais de 100 livros (fato comprovado com referências verificáveis), como pode não ser relevante? Adicionei mais fontes a página. Cordialmente, --LourencoTristao (discussão) 00h45min de 3 de julho de 2021 (UTC)

@LourencoTristao: Olá. Uma discussão de eliminação foi aberta sobre o artigo e você é livre para opinar lá. Cumprimentos cordiais. Chronus (discussão) 12h36min de 4 de julho de 2021 (UTC)
Prezado, @Chronus: iniciei argumentação em favor da manutenção do verbete sobre Pedro Demo, é um autor dos mais reconhecidos no campo, e sua página é requisitada há tempos por pesquisadores da área, para que possa ser melhorado e aprimorado. Não possuo direito a voto, por ser iniciante na Wikipédia, por isso peço ajuda da comunidade para manter o verbete! Vou ainda adicionar mais referências a obra de Pedro Demo, que demonstram sua notoriedade nas Ciências Sociais brasileiras. Obrigado! --LourencoTristao (discussão) 15h11min de 4 de julho de 2021 (UTC)
@LourencoTristao: Não pode votar, mas pode argumentar, o que vi que já está fazendo. Boa sorte. Chronus (discussão) 15h15min de 4 de julho de 2021 (UTC)

Recriação da Página: Úrsula Lima (Moy Lin Mah)

Boa tarde, @Chronus:, estive a pedir revisões para colegas editores no canal do Telegram, e penso que compreendo o porquê to artigo ter sido removido. Gostava de, ainda sim, solicitar a recriação do mesmo.

Fiz um rascunho, para aprovação de algum autorevisor, em minha página de testes e gostava de solicitar 2 coisas:

  1. Que revisasse o artigo, em relação ao tom e conteúdo utilizado:
  2. Caso este esteja aceitável queria pedir que reconsiderasse a criação do artigo, ou permitisse a recriação , para que eu possa avançar com a publicação.

Fico inteiramente à disposição para qualquer sugestão de melhoria, leitura de artigos complementares às regras ou alteração do que lá está. Agradeço desde já seu tempo e atenção. Jrzabott (discussão) 20h06min de 5 de julho de 2021 (UTC)

Uma medalha!

Medalha do editor
Obrigado por sua atuação na promoção de artigos neste projeto. Fiquei muito feliz de ver o pedido de AB para o verbete de Bertha Lutz. Agradeço seu empenho! Joalpe (discussão) 19h44min de 6 de julho de 2021 (UTC)

Caso Covaxin

Olá. Só um adendo pra que não haja confusão: talvez eu devesse ter sido mais claro a respeito desta edição (dif). Estava me referindo ao conteúdo nela inserido, constando ano — "6 de junho de 2005", ao invés de "16 de junho de 2021" — e tipo de crime errados — "compra de votos" ao invés do "superfaturamento" (dif). Como não tinha certeza quais eram as informações corretas nesses dois parâmetros, optei por deixar apenas a imagem, com finalidade do autor da inclusão da infocaixa corrigi-las. Sdçs. Gabriel bier fala aew 01h40min de 7 de julho de 2021 (UTC)

@Gabriel bier: Oi, Gabriel. Peço desculpas pela demora em responder. Sua mensagem acabou se perdendo entre as outras. Sim, eu percebi o que você descreve acima depois que eu te reverti. Eu realmente tinha copiado e colado a infobox de outro artigo e acabei esquecendo de arrumar os dados gerais. Mas, enfim, esse problema já foi sanado. Obrigado pelo alerta e boas contribuições. Cumprimentos. Chronus (discussão) 12h25min de 13 de julho de 2021 (UTC)

Um prato de pães de queijo para você!

Obrigado por ver a potencialidade de artigo bom para Martin Luther King Jr. e sugerir para um AB bem sucedido. E mais, se quiser considerar, gostaria de opiniões sobre os artigos Jack, o Estripador (tradução de AD da en.wiki) e Wolfenstein 3D (outra tradução de AD da en.wiki). Existe também potencialidade para algum AB ou até AD para estes artigos aqui na Wikipédia lusófona? Obrigado e saudações wikipedistas. Hume42 17h20min de 9 de julho de 2021 (UTC)
@Hume42: Obrigado, amigo. Vou avaliar o potencial desses verbetes e te aviso. Peço desculpas pela demora. Chronus (discussão) 17h33min de 16 de julho de 2021 (UTC)

V for Vendetta

Por que reverteu em V for Vendetta [1]? Limitei-me simplesmente a fazer pequenas melhorias, além do fato de que um "estão" se repete no texto. --Mark Gasoline (discussão) 01h09min de 11 de julho de 2021 (UTC)

@Mark Gasoline: Corrigido! Chronus (discussão) 17h33min de 16 de julho de 2021 (UTC)

Pedido de ajuda

Chronus, uma ajuda, por favor, pois eu sou muito fraco nas questões da estrutura da Wikipédia. Eu criei uma página, Calidris bairdii, que é uma ave que ocorre nas Américas e cujo nome popular é maçarico-de-bico-fino. A questão é que este nome em português já é o título de uma página (ver maçarico-de-bico-fino) sobre uma ave europeia. Qual a melhor forma de administrar esta dualidade? Grato Claudio M Souza (discussão) 01h14min de 11 de julho de 2021 (UTC)

@Claudio M Souza: Oi, Cláudio. Desculpa a demora. Também não sei qual é o procedimento correto. Dr. Lenaldo Vigo, você o que pode ser feito em um caso como esse? Chronus (discussão) 17h34min de 16 de julho de 2021 (UTC)

Me ajude com essa dúvida?

Atualizei minha assinatura na página de configurações (ou Preferências), lá tinha inclusive um aviso no campo de assinatura informando que minha assinatura antiga estava incompatível com minha conta de usuário atual (assinatura de quando criei minha conta em 2009).

Pronto, atualizei para a seguinte assinatura lá na caixa: Ricardo L1ma

A Assinatura está funcionando certinho quando clico em assinar (vide ⇒ Ricardo L1ma 12h58min de 14 de julho de 2021 (UTC)⇐). O problema é que sumiu a opção [responder] que existe nas páginas de discussão e verbetes. Minha dúvida é, o que houve? Existe um tempo para a assinatura nova entrar em vigor? A assinatura está errada? É um bug da Wikipédia? Não sei o que está acontecendo.Ricardo L1ma 12h58min de 14 de julho de 2021 (UTC)

@Ricardo L1ma: Cara, não faço ideia do que possa ser. !Silent, você sabe? Chronus (discussão) 17h30min de 16 de julho de 2021 (UTC)
@Chronus Seria um gadget/script que inclui um botão para facilitar a resposta em páginas de discussão? Lembro de ter visto isso alguma vez, mas não encontrei nada nas preferências. !Silent (discussão) 18h54min de 16 de julho de 2021 (UTC)
Acreditem que além de continuar sem a opção [responder] agora sumiu até o sub-botão [Traduzir] que fica no botão [Contribuições]. Estou respondendo pelo [editar fonte]. Ricardo L1ma (discussão) 20h52min de 16 de julho de 2021 (UTC)
Resolvido. Era a parte PREFERÊNCIAS BETA que estava com essas opções desmarcadas. Grato Ricardo L1ma 22h03min de 17 de julho de 2021 (UTC)

Ficheiro:Sts. Vladimir & Olga Cathedral (Ukrainian Catholic Church).jpg

Boas novas Chronus. Mano você mandou para exclussão a foto da Catedral da Arquieparquia de Winnipeg. Pois bem o que acontece, criei a página da Arquieparquia de Winnipeg só que não consegui trazer a foto da catedra da wikipédia inglesa para a wikipédia portuguesa. Nesse questo a única forma foi criar o ficheiro. Nesse caso já que a deletou poderia recria-lá da forma como achar melhor ou tentar trazer da wikipédia inglesa. Boas edições. (Wiforst (discussão) 16h02min de 16 de julho de 2021 (UTC)).

@Wiforst: Olá. O ficheiro foi eliminado porque ele não estava sendo usado em nenhum verbete. Eu apenas atendi a solicitação de eliminação feita por outro editor. Chronus (discussão) 17h13min de 16 de julho de 2021 (UTC)
@Wiforst: Feito! Restaurei a imagem e coloquei ela corretamente no artigo que você criou. Abraço. Chronus (discussão) 17h29min de 16 de julho de 2021 (UTC)

Obrigado. Boas edições. (Wiforst (discussão) 18h09min de 16 de julho de 2021 (UTC))

Apagaram meu feliz aniversário para a Wikipédia

Minhas congratulações aos 20 anos da Wikipédia foram revertidas por algum usuário indecente (junto com vários outros), e nada sobre isso foi feito, agora a lembrança permanece apenas no histórico de contribuições. É uma tristeza, não é?

The Nicollas (discussão) 02h27min de 19 de julho de 2021 (UTC)

Remoção de dados sobre bens tombados na página de Ribeirão Preto/SP

Olá, Chronus. Tudo bem?

Vi que você removeu a listagem de bens tombados que inseri na página do município de Ribeirão Preto, sendo que o argumento seria evitar a utilização de listas e utilizar categorias. Mas não sei se entendi muito bem como isso poderia ser feito. Te pergunto porque aquelas informações seriam relevantes para um tópico a respeito da cultura do município, já que compõem justamente o patrimônio cultural tombado nas três instâncias possíveis (municipal, estadual e federal). Acabei optando por fazer uma lista para deixar os dados mais claros para quem consultasse, mas realmente não parece a melhor opção em termos de visualização e - pelo que entendi - não segue um padrão adequado para as páginas de município. Teria como você me explicar melhor como daria para fazer isso sem "atulhar" a página?

Desde já agradeço a atenção! --PedroDamin (discussão) 21h57min de 20 de julho de 2021 (UTC)

Olá Chronus! Vendo sua edição na página do município de Campinas, quando criou um verbete específico para a história do mesmo, tive uma outra ideia para essa questão dos bens tombados de Ribeirão Preto. Acho que dificilmente esse volume de dados tem como ser inserido na página do município de Ribeirão Preto sem ser em formato de lista, ou mesmo sem reunir informações demais em um verbete que já é bastante extenso. Por outro lado, se criarmos um verbete sobre bens tombados em Ribeirão Preto e colocarmos o link na parte da cultura, daria para resolver essa questão. Como tinha falado antes, são dados relevantes sobre o patrimônio cultural local e como se dá a preservação do mesmo pelo município, estado e federação, com as referências devidas para consulta e verificação. O que você acha? PedroDamin (discussão) 21h29min de 4 de agosto de 2021 (UTC)

Desproteção

Olá Chronus, quero que me ajudes a validar uma página eliminada várias vezes mas que já tempo fontes de referências confiáveis!

DEB News (discussão) 00h45min de 24 de julho de 2021 (UTC)

We need your feedback!

Olá. Apologies if this message is not in your native language: please feel free to respond in the language of your choice. Obrigado!

I am writing to you because we are looking for feedback for a new Wikimedia Foundation project, Structured Data Across Wikimedia (SDAW). SDAW is a grant-funded programme that will explore ways to structure content on wikitext pages in a way that will be machine-recognizable and -relatable, in order to make reading, editing, and searching easier and more accessible across projects and on the Internet. We are now focusing on designing and building image suggestion features for experienced users.

We have some questions to ask you about your experience with adding images to Wikipedia articles. You can answer these questions on a specific feedback page on Mediawiki, where we will gather feedback. As I said, these questions are in English, but your answers do not need to be in English! You can also answer in your own language, if you feel more comfortable.

Once the collecting of feedback will be over, we will sum it up and share with you a summary, along with updated mocks that will incorporate your inputs.

Also, if you want to keep in touch with us or you want to know more about the project, you can subscribe to our newsletter.

Hope to hear from you soon! -- Sannita (WMF) (talk to me!) 09h54min de 2 de agosto de 2021 (UTC)

Discussão de bloqueio aberta

Proposta de curiosidade sobre o artigo Bertha Lutz aprovada

Em 11 de agosto de 2021, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo Bertha Lutz, que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"…a brasileira Bertha Lutz foi uma das principais responsáveis pelas menções sobre igualdade de gênero na Carta das Nações Unidas?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--SabiaQueBot (discussão) 01h58min de 11 de agosto de 2021 (UTC)

Votação em curso

Uma medalha!

Medalha ao contribuinte incansável
Pelo conjunto de sua obra, e também pela sua dedicação ao projeto. 👏 Com os melhores cumprimentos, DutchDevil msg 09h30min de 15 de agosto de 2021 (UTC)

Indicação de eliminação rápida para a página Santa Bárbara d´Oeste

Olá, Chronus. A página Santa Bárbara d´Oeste que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • G2: Impróprio. A página que criou foi considerado impróprio por não respeitar alguma regra da Wikipédia. Ver mais info›
    • Observação do proponente: acento não é apóstrofo
A página será eliminada por um administrador ou eliminador se estiver em conformidade com a política de eliminação. Caso a página já tenha sido eliminada e caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Yanguas diz!-fiz 00h10min de 7 de setembro de 2021 (UTC)

Reversão no artigo Intencionalidade

Caro Chronus, eu vi que você restaurou uma edição que acrescenta uma violação de direitos autorais e uma fonte não confiável. Para detalhes, veja a página de discussão. Este não é o status quo, como sugere seu resumo de edição: versões antes do desacordo não contêm o texto adicionado. Foi acrescentado aqui pela primeira vez. Eu lhe pediria que removesse o material. Atenciosamente, Phlsph7 (discussão) 05h52min de 20 de setembro de 2021 (UTC)

@Phlsph7: Citação: Phlsph7 escreveu: «Este não é o status quo, como sugere seu resumo de edição: versões antes do desacordo não contêm o texto adicionado.» Sim, esse é o status quo: o artigo voltou para a versão anterior às suas intervenções, que foram questionadas pelo Luizpuodzius. Chronus (discussão) 05h54min de 20 de setembro de 2021 (UTC)
Obrigado pela resposta rápida. As intervenções de Usuário:Luizpuodzius foram questionadas para mim, pela primeira vez aqui. Versão antes de 14 de setembro de 2021‎ não contem o texto com o exemplo do dragão. Você poderia citar uma versão anterior, caso eu não a tenha visto? Phlsph7 (discussão) 06h10min de 20 de setembro de 2021 (UTC)
@Phlsph7: Feito! Chronus (discussão) 06h14min de 20 de setembro de 2021 (UTC)

Eleições autárquicas portuguesas de 2021

Olá caro Chronus,

Pedi desproteção da pagina "Eleições autárquicas portuguesas de 2021, porque dia 26 de setembro de 2021, os editores vão querer editar após eleições autárquicas de portugal que é muito importante para os editores de wikipedia portugueses.

Agradeço o favor de desproteger a página ou então diminua o tempo de proteção para 26 de setembro de 2021.

Obrigado pela atenção.

Paulo Nogueira Pinto Anocris (discussão) 10h56min de 20 de setembro de 2021 (UTC)

@Anocris Olá. A página está protegida apenas para uma parte das contas registradas no projeto. Logo, creio que a atualização do verbete não será um problema. Cumprimentos. Chronus (discussão) 12h54min de 23 de setembro de 2021 (UTC)
Olá. Por favor, verifique seu e-mail – há uma nova mensagem!
Pode remover esta nota a qualquer hora, retirando a predefinição {{Verifique o e-mail}}.

Allianz Parque

Olá, Chronus! Como vai, tudo bem? Tentei acrescentar um trecho novo na página Allianz Parque sobre futebol feminino, mas que vi que você desfez a edição. Algo de errado? Se me der a instrução correta, posso melhorar o conteúdo para que se encaixe em algo que não seja errado e que eu, sem saber, acabei fazendo, conforme sua visão. O intuito foi apenas melhorar a página com uma informação relacionada à modalidade feminina, que conquistou a permissão para jogar naquela arena. Fico no aguardo de eventuais recomendações. Genaron (discussão) 17h53min de 20 de setembro de 2021 (UTC)

@Genaron Olá. Boa parte do conteúdo que havia sido adicionado não era enciclopédico. Mantive apenas as informações que importam. Cumprimentos. Chronus (discussão) 12h52min de 23 de setembro de 2021 (UTC)

Bandeira de Luanda

Olá, tentei adicionar a bandeira de Luanda no artigo, mais você removeu. Porquê? Você disse que essa não é a bandeira de Luanda, mais quais as provas que você tem? O arquivo estava no site da prefeitura, então sim, essa é a bandeira de Luanda. ECCraftGames (discussão) 12h36min de 23 de setembro de 2021 (UTC)

@ECCraftGames Quem tem que provar algo é você, não eu. Aquela bandeira não é a da cidade de Luanda e apenas constar no site da prefeitura não é evidência de coisa alguma. Chronus (discussão) 12h50min de 23 de setembro de 2021 (UTC)
Então quer dizer que se não estiver no site da prefeitura não é oficial?
Então se fosse assim não existiriam mais bandeiras, pois todas são encontradas no site da prefeitura. ECCraftGames (discussão) 13h30min de 23 de setembro de 2021 (UTC)
@ECCraftGames Você está de brincadeira? Essa é a bandeira da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda. A cidade de Luanda não tem uma bandeira oficial. Sugiro que pare de se recusar a entender a questão. Chronus (discussão) 13h36min de 23 de setembro de 2021 (UTC)
Não estou de brincadeira, apenas coloquei aquela bandeira pois achei no site da prefeitura, mais ok então.... ECCraftGames (discussão) 13h42min de 23 de setembro de 2021 (UTC)

Lista de municípios de Angola

Porquê você apagou minhas edições? Por acaso você quer que eu crie uma nova página para expandir um artigo? Isso não é vandalismo, estou apenas expandindo um artigo! Eu não apaguei nenhum dado para ser vandalismo.

ECCraftGames (discussão) 13h47min de 23 de setembro de 2021 (UTC)

@ECCraftGames Sim, é vandalismo fazer movimentações indevidas e substituir uma predefinição inteira por uma lista. Insista nessa conduta e será bloqueado. Chronus (discussão) 13h49min de 23 de setembro de 2021 (UTC)
Desculpe me meter Chronus, mas o usuário também fez a mesma coisa em aqui, sendo que eu reverti. ECCraftGames, favor leia WP:PRED para saber o que são, vemos que é um usuário interessado e não é de nossa vontade bloquea-lo, pois você nunca foi bloqueado. Saudações, Patrick disc. 13h57min de 23 de setembro de 2021 (UTC)
Então eu devo criar uma nova página para fazer uma lista? Pois eu achei que estava apenas editando a página e expandindo ela. ECCraftGames (discussão) 14h00min de 23 de setembro de 2021 (UTC)
No caso sim ECCraftGames, e se bem entendi, você quer fazer como Lista de municípios do Brasil por população e Lista de municípios de Portugal por população. Lembre-se de adicionar fontes fiáveis. Patrick disc. 14h10min de 23 de setembro de 2021 (UTC)
Ok, sim é isso que eu quero fazer, criei Essa página e coloquei as fontes que usei. ECCraftGames (discussão) 14h13min de 23 de setembro de 2021 (UTC)
@ECCraftGames A página está sem fontes. A Wikipédia não é fonte para si mesma. Chronus (discussão) 14h13min de 23 de setembro de 2021 (UTC)
As fontes de população que eu usei foram as páginas do wikipedia ECCraftGames (discussão) 14h16min de 23 de setembro de 2021 (UTC)
@ECCraftGames Repito: a Wikipédia não é fonte para si mesma. Chronus (discussão) 14h23min de 23 de setembro de 2021 (UTC)
Mais se eu fosse conferir em outras fontes iria demorar muito tempo, então eu não sei que fonte eu coloco a não ser o wikipedia.... ECCraftGames (discussão) 14h31min de 23 de setembro de 2021 (UTC)
@ECCraftGames Esse é um projeto sério. Se você "não tem tempo" para procurar fontes fiáveis, sugiro que encontre outro passatempo. Chronus (discussão) 14h42min de 23 de setembro de 2021 (UTC)

Bogotá

Chronus, com todo respeito, não entendo por que reverteu minha edição do artigo Bogotá, documentada y devidamente referenciada com o ultimo censo realizado pelo Departamento nacional de estatística DANE na Colômbia, que aconteceu em 2018, nem por que retornou inexplicavelmente aos dados de 2005, 2006 e as projeções para 2016. Tomei todo o trabalho e me dediquei a colectar os dados certos, incluso sumando os das populaçõeções dos municípios da área metropolitana. Solicito que recupere minha edição, não por mim, mas pela Wikipedia. Obrigado, JabaquaraSP00 (discussão)

@JabaquaraSP00: Como eu disse no sumário de edição, a fonte apresentada não é verificável. Encontre uma fonte online onde os dados possam ser verificados. Faça isso não por mim, mas pela Wikipédia. Obrigado. Chronus (discussão) 07h58min de 24 de setembro de 2021 (UTC)

Conforme EC, removi nesta edição a predefinição {{Barra lateral de sistemas econômicos}}. --Francisco (discussão) 21h30min de 27 de setembro de 2021 (UTC)

@Francisco Leandro: Beleza. Obrigado. Chronus (discussão) 21h52min de 27 de setembro de 2021 (UTC)


Meus supostos testes em Universidade Estadual Paulista

Afirmo Chronus, que, apesar de parecer, não realizei testes em Universidade Estadual Paulista. Eu estava com 30 guias abertas, em uma estava a ediar Universidade de Lisboa e na outra estava a editar Universidade Estadual Paulista, fiz ctrl c em todo o artigo da Universidade de Lisboa e ctrl v no artigo Universidade Estadual Paulista de modo a moldá-lo aos padrões do outro, em um dado momento me confundi e salvei o artigo errado. Jvbignacio9 (discussão) 13h07min de 28 de setembro de 2021 (UTC)

@Jvbignacio9 Ok, sem problemas. Retirei o aviso. Chronus (discussão) 21h29min de 28 de setembro de 2021 (UTC)

Isso é uma “defesa” disfarçada para impedir o bloqueio da conta com nome impróprio? Estava na lista de nomes impróprios a serem revisados. --Francisco (discussão) 21h55min de 29 de setembro de 2021 (UTC)

@Francisco Leandro Pois é. Fiquei na dúvida também e por isso não respondi o pedido. Como o aviso sobre o nome foi dado hoje, seria o caso de esperar mais alguns dias antes do bloqueio? Chronus (discussão) 21h59min de 29 de setembro de 2021 (UTC)
Cinco dias. --Francisco (discussão) 22h00min de 29 de setembro de 2021 (UTC)

Indicação de eliminação rápida para a página Ficheiro:Logo museu da língua portuguesa.gif

Olá, Chronus. A página Ficheiro:Logo museu da língua portuguesa.gif que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

A página será eliminada por um administrador ou eliminador se estiver em conformidade com a política de eliminação. Caso a página já tenha sido eliminada e caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

-- Sete de Nove msg 21h16min de 30 de setembro de 2021 (UTC)

@79a Duplicado? O logo não está duplicado e não está disponível no Commons. Chronus (discussão) 21h59min de 30 de setembro de 2021 (UTC)
Desculpa Chronus, é a "mensagem padrão" quando se marca WP:F1 (única opção pra ficheiros) com o WP:FB! Observando o artigo, esse ficheiro foi tirado do artigo antes de maio de 2017, por isso tá sem uso desde então! Conforme WP:CE#URC, tô ajudando na limpeza desses ficheiros sem uso, sempre procurando avaliar cada caso, as vezes não tá em uso por vandalismo, outras, por ter sido substituído por outro ficheiro, etc. Nos casos em que foi substituído, apenas informo o ficheiro que tá sendo usado (foi o caso), mas não necessariamente "duplicado". Talvez uma mudança nesse aviso padrão seja necessária, mudando "duplicado" por "substituído", pois muitos não são "duplicados", mas foram apenas trocados por outros. Observo ainda que c:Category:Museu da Língua Portuguesa tem muitos outros ficheiros! -- Sete de Nove msg 11h42min de 1 de outubro de 2021 (UTC)
@79a Sim, você tem razão. Só depois que eu vi que o logo do museu tinha mudado. Enfim, eu mesmo apaguei. Abraço. Chronus (discussão) 17h23min de 1 de outubro de 2021 (UTC)

Por que o MediaWiki message delivery falhou ao enviar mensagens? Só hoje houve três tentativas. --Francisco (discussão) 23h20min de 30 de setembro de 2021 (UTC)

@Francisco Leandro Boa pergunta. Agora que eu vi que as mensagens que eu mandei sobre as DBs que eu abri não foram enviadas. Chronus (discussão) 00h52min de 1 de outubro de 2021 (UTC)

Indicação de eliminação rápida para a página Ficheiro:KFC logo.svg

Olá, Chronus. A página Ficheiro:KFC logo.svg que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

A página será eliminada por um administrador ou eliminador se estiver em conformidade com a política de eliminação. Caso a página já tenha sido eliminada e caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

-- Sete de Nove msg 12h49min de 1 de outubro de 2021 (UTC)

Então

É evidente que eu sei quando a crise começou. O 2014 foi tirado porque ele está gerando confusão; se você lesse a discussão, saberia. Só vou deixar da forma em que está pois ainda me restam algumas dúvidas sobre qual o melhor título, mas é só por isso.

Mais uma coisa: as interwikis foram escritas por mim. Eu coloquei o 2014 lá. Sdç. --Bageense(fala) 23h54min de 1 de outubro de 2021 (UTC)

@Bageense: Citação: Bageense escreveu: «Só vou deixar da forma em que está pois ainda me restam algumas dúvidas sobre qual o melhor título, mas é só por isso.» Nossa, mas que sorte a minha, não é mesmo? É cada uma. A propósito, eu li a discussão e dois editores não decidem coisa alguma. No mais, se você sabe quando a crise começou, não devia fazer movimentações indevidas do título do verbete. Lembre-se que você não é dono desse artigo e nem dos "seus" interwikis. Um forte abraço. Chronus (discussão) 00h26min de 2 de outubro de 2021 (UTC)
Tudo bem... o Elvedi discordou também. No fim das contas eu próprio teria de reverter a mim mesmo. Tudo certo então... abraço. --Bageense(fala) 22h58min de 2 de outubro de 2021 (UTC)

RE: Edição em Linchamento de Fabiane Maria de Jesus

Só pra você entender, eu não estava vandalizado, estava colocando a parte das duas acusada. Aí no primeiro tipo de referencia não deu certo, resolvi colocar outro tipo de referencia e ficou arrumado. Não sei porque reverteu na segunda vez que deu certo e depois ameaça de impedir sem ver antes?

ChristopherPAraujo (discussão) 23h44min de 3 de outubro de 2021 (UTC)

@ChristopherPAraujo O "primeiro tipo de referência" é o padrão. Então você simplesmente apagou a predefinição por conta de uma mudança irrelevante. Não altere a formatação das referências. Chronus (discussão) 02h53min de 3 de outubro de 2021 (UTC)

Olá Chronus! O artigo Brasão de Bauru, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida, pois: não cita as fontes empregadas na sua elaboração; esteve marcado como tal por mais de um ano; e não possui equivalentes em outros idiomas que facilitem o conserto.

Por favor, tenha em mente que: Citação: Wikipédia:Verificabilidade escreveu: «A Wikipédia não publica pesquisa inédita; todo seu conteúdo é determinado pela informação previamente publicada ao invés de se basear apenas nas opiniões, crenças e experiências de seus editores. Mesmo se você tem certeza de que algo é verdadeiro, isto deve ser verificável através das fontes da informação antes de você adicioná-lo. [As] pessoas lendo e editando a enciclopédia [devem poder] checar se a informação provém [ou não] de uma fonte confiável. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, confiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação.»

Procure adicionar referências ao artigo, para que atenda à Política de Verificabilidade e não se enquadre mais em WP:ESR-SIW. De preferência após referenciar, mas mesmo se apenas não concordar, você pode editar o artigo, retirar o aviso dele, e gravá-lo, não se esquecendo de justificar, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Se ninguém discordar da proposta, após passados 7 dias, o artigo poderá ser eliminado. Caso você esteja lendo essa mensagem somente após a eliminação ter ocorrido, saiba que Citação: Wikipédia:Política de eliminação escreveu: «As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida.», devendo, nesse caso, o pedido ser feito em Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Para deixar de receber este tipo de aviso, basta incluir seu nome nesta lista. Yanguas diz!-fiz 19h22min de 5 de outubro de 2021 (UTC)

Observação.

Olá meu caro Chronus, como vai? Bom, vendo essa edição aqui da usuária que você bloqueou, teremos problemas de WP:CONTORNO + WP:POV por WP:RECUSA. Então, que tal proteger o artigo Cogumelo alucinógeno, alvo da disputa, oara autoconfirmado estendido? Abração, Patrick disc. 23h48min de 5 de outubro de 2021 (UTC)

@Pgnm Olá, vou bem e você? Eu já havia protegido o artigo antes da sua mensagem e também impedi a conta de continuar a proferir ofensas em sua PD. Abraços! Chronus (discussão) 23h49min de 5 de outubro de 2021 (UTC)
Haha, tivemos o mesmo pensamento! Abração, Patrick disc. 23h51min de 5 de outubro de 2021 (UTC)

Pedido.

Olá meu caro amigo Chronus. Vem aqui lhe pedir mais uma intervenção, ao usuário Jvp1607 (não vou pingá-lo). Esse usuário já está entrando em um WP:RECUSA para provar WP:POV desde a criação de sua conta há 2 meses, veja o que houve no artigo Nuno Mendes (futebolista) (teve de ser protegido, quase virando uma WP:R3R por suas opiniões de achismo). Esse usuário insiste em adicionar nacionalidade que não condizem com as fontes dos artigo. Por exemplo, veja em N'Golo Kanté, Presnel Kimpembe e Iñaki Wiliams, inventou nacionalidade que não consta em consenso de nenhuma interwiki, confundindo ascendência com descendência e recusa-se em acatar mesmo após avisos. Peço seu auxílio na situação, quando puder. Grande abraço, Patrick disc. 17h10min de 8 de outubro de 2021 (UTC)

@Pgnm Feito! Chronus (discussão) 17h14min de 8 de outubro de 2021 (UTC)

Mortes em massa em Estados comunistas

Bom dia Chronus, não querendo ser chata, mas Mortes em massa em Estados comunistas não deveria ser "Mortes em massa em estados comunistas"? Afinal, "estado" na forma genérica, não se refere a um "Estado" (país) em particular! Sds -- Sete de Nove msg 12h15min de 11 de outubro de 2021 (UTC)

@79a Bom dia. A maioria dos dicionários da língua portuguesa recomenda escrever com inicial maiúscula a palavra "Estado" na acepção de nação com estrutura própria e organização política, ou conjunto das estruturas institucionais que asseguram a ordem e o controle de uma nação. Portanto, "Estado brasileiro", "Estados membros", "chefe de Estado", "ministro de Estado", "Estado de Direito", etc, todos com maiúscula. Chronus (discussão) 12h18min de 11 de outubro de 2021 (UTC)

Sobre minha "nova proposta"

Mas, mano eu literalmente disse que era é uma nova proposta e literalmente tirei tudo da outra, só uma mísera parte que nem era foco da minha ideia . Ao invés de listar os "instrututores" como era na proposta inicial, pensei em colocar a lista de "tutores" (Que eu já tô bem ligado que já existe) na página inicial da Wiki. E nem pode falar que foi um WP:ABUSO pq foi uma recomendação do administrador @WikiFer e que ele falou que acreditava ser uma boa ideia. Se vcs nem vão ler e vão me acusar de como colocar a mesma coisa (Que claramente, não é) pq me fizeram peder tempo então? Pensei que era uma secção para compartilhar ideias e discuti-las... ninguém respondeu... fazer o que, né?? Se vcs não concordam pelo menos digam algo :/

Encarecidamente, --D4V1D 4GG70 (discussão) 12h19min de 12 de outubro de 2021 (UTC)

Pernambuco

Bom dia, Chronus.

Se as minhas edições no artigo Pernambuco são consideradas vandalismos, peço que diminua a quantidade das cidades mais importantes do interior da Bahia, contidas no ínicio daquele artigo, assim como as alcunhas e as informações sobre a estrela, também presentes por lá.

Vai ser mais justo.

Limbiter (discussão) 12h58min de 17 de outubro de 2021 (UTC)

@Limbiter Você mesmo poderia fazer isso, ao invés de ir entulhar outro verbete. Isso não é uma competição. Chronus (discussão) 00h18min de 18 de outubro de 2021 (UTC)

Convite para o Mês Asiático da Wikipédia 2021

O Mês Asiático da Wikipédia (Wikipedia Asian Month) é um edit-a-thon online multi-idioma que visa a estabelecer uma melhor relação entre as comunidades asiáticas da Wikipédia. O evento será realizado ao longo do mês de novembro de 2021 e tem como propósito, na Wikipédia em português, aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios asiáticos. Na última edição, milhares de artigos foram contribuídos em dezenas de idiomas diferentes.

Como símbolo da amizade entre as comunidades asiáticas da Wikipédia, cada participante que criar pelo menos quatro (4) artigos que cumpram os critérios receberá um cartão-postal da Wikipédia especialmente fotografado por outros países participantes.

Os wikipedistas que criarem o maior número de artigos em cada Wikipédia serão honrados com o título Embaixador Asiático da Wikipédia.

Mais informaçõesEstados e territóriosParticiparPerguntas & respostasTire suas dúvidas

Você está recebendo essa mensagem pois considero seu apoio como participante fundamental para o sucesso deste edit-a-thon. Cada editor(a) receberá um cartão-postal após ter 4 de seus artigos criados validados. O editores que forem eleitos Embaixador Asiático da Wikipédia receberão um cartão-postal extra e um certificado digitalizado. Conto com sua participação! --MediaWiki message delivery (discussão) 00h09min de 29 de outubro de 2021 (UTC)

Uma medalha!

A medalha do administrador
Olá meu bom. Saiba que admiro o seu trabalho, receba esta medalha como um incentivo a continuar prezando pela Wikipédia como sempre faz. Patrick disc. 00h33min de 31 de outubro de 2021 (UTC)

Vandalismo do Tm

Olá Chronus. É impossível falar com o Tm. Ele não razoa. O que é suposto eu fazer no artigo Argañín? Desfazer as edições do Tm e que ele volte a inserir o falso nome para eu voltar a escrever em Wikipédia:Pedidos/Notificações de vandalismo? Ja lhe tenho dito várias vezes que as referências que ele está a utilizar não são válidas porque "espelham conteúdo da Wikipédia ou publicações que dependem de material da Wikipédia como fontes", de acordo com Wikipédia:Verificabilidade. O nome inventado foi inserido em 2008. --Lojwe (discussão) 00h48min de 31 de outubro de 2021 (UTC)

@Lojwe: Retornei o conteúdo e o título da página Argañín ao status quo e protegi o verbete por duas semanas. Chronus (discussão) 00h52min de 31 de outubro de 2021 (UTC)
Obrigado pela mudança que fez. Saiba, como contei a Eta Carinae, que eu desfiz várias vezes porque ninguém fazia nada contra as edições falsas do usuário Tm. Peço desculpas nesse sentido. Mesmo abri uma discussão de bloqueio que foi ignorada.
Acontece o mesmo do que em Argañín nos artigos Ahigal de los Aceiteros, Cabeza de Framontanos, Cerezal de Peñahorcada, La Peña (Salamanca), Villar del Buey, Pereña de la Ribera, Pino del Oro, Villardiegua de la Ribera, Villarino de los Aires e La Bouza. Em apenas 3 deles o usuário inseriu referências que parecem válidas, mas que não são. Por exemplo uma em Cabeza de Framontanos que é escrita em castelhano antigo/leonês, não português, e diz "Cabeça de Framontano", não "Cabeça de Framontanos". Outra em La Bouza que não é válida porque, além de ficar escrita em galego reintegracionista, foi feita em 2020. O problema importante com estes artigos é que os nomes falsos ficaram na Wikipédia durante anos, então foram espalhados por várias páginas. Não podem ser válidas referências feitas depois de 2008, quando os nomes falsos foram inseridos. Outra da Universidade de Lisboa em Villardiegua de la Ribera que contem o nome, mas lendo o texto vê-se que é um typo, pois não traduz mais nenhum outro nome, nem sequer alguns aceitados como Fregeneda. Outra da Diputación de Zamora também nesse artigo onde acontece o mesmo. Das 9 vezes onde aparece Villardiegua apenas numa fica escrito como o usuário quer. Não faz sentido, além disso, em português deveria ficar escrito com crase: "Villardiégua". Lojwe (discussão) 01h04min de 31 de outubro de 2021 (UTC)
Mesmo quando as referências são anteriores a 2008 ou académicas ou de organismos públicos espanhóis, você continua a insistir que as mesmas são inválidas.
Cabeça de Framontanos tem uma fonte de 1982 da Universidad de Salamanca, mas para si é inválida só porque sim e, mesmo que fosse leonês antigo, você convenientemente esquece-se que no lado português da raia transmontana também se fala mirandês, língua derivada do leonês antigo.
A Bouça, a administradora 79a moveu Bouça (Salamanca) para A Bouça: conforme fontes, mas para si é inválida só porque sim, mesmo quando galego reintegracionista prima por ser português na variante da Galiza, escrita e falado por galegos que consideram que o Galego não é mais que uma variante do galaico-português, como o é o português falado no Brasil, PALOP, Macau e Timor.
Villardiegua da Ribera tem uma fonte da Diputation de Salamanca, e outra académica portuguesa, mas para si são inválidas só porque sim e, típico dos seus achismos, tem de justificar e atrapalhadamente afirmar que são erros de escrita. Você acha agora que estas publicações não passam por uma revisão editorial, gramatical e\ou académica? Não arranja melhor desculpa do que isso, para justificar os seus achismos?
Enfim, mais do mesmo da sua parte. E continua a insistir em chamar-me erradamente vândalo (ao menos já não me chama obssesivo-compulsivo) e vê-se mais uma vez que você realmente não sabe olhar ao seu próprio espelho, admitir os seus vários e graves erros (ao contrário de mim que soube identificar, corrigir e expôr um meu erro na interpretação de uma fonte).
E, note-se, que foi você que afirmou na sua última tentativa de me bloquear (de quase uma dezena na Wikidata, aqui e no Commons) que eu tenho "obsessão pessoal contra as minhas edições está a ir longe demais. Acho que deveria ser bloqueado indefinidamente.", mas note-se quem é que continua a tentar bloquear quem quando se mostra os seus vários erros e tropelias em vários projectos, amplamente já expostos e demasiados para estar a repetir novamente ou, até, acrescentar alguns mais antigos. Tm (discussão) 01h29min de 31 de outubro de 2021 (UTC)
Por favor, indique-me o que devo fazer. Devo desfazer as edições do usuário? Acho que ele irá desfazer as minhas outra vez se o faço. Lojwe (discussão) 11h44min de 1 de novembro de 2021 (UTC)
Lojwe, sabe ler o que foi escrito em Wikipédia:Pedidos/Notificações_de_vandalismo#Tm ou "esqueceu-se" novamente do que foi dito? Tm (discussão) 16h02min de 1 de novembro de 2021 (UTC)
Se me dizerem que inventarmos nome está correto, então eu posso ajudar, tenho ótimas ideias. Depois, os deixamos ficar na Wikipédia alguns anos e já teriamos mesmo referências para eles. --Lojwe (discussão) 00h44min de 2 de novembro de 2021 (UTC)
Afirmou que se for para inventar nomes "eu posso ajudar, tenho ótimas ideias" e "de deixamos ficar na Wikipédia alguns anos e já teriamos mesmo referências para eles", estava a falar, de certeza, para dar um exemplo, do artigo na Wikipédia espanhola sobre portuguesa Barragem de Santa Maria de Aguiar e da sua movimentação da mesma, a 19 de Setembro de 2021 de "Embalse de Santa Maria de Aguiar" para "Embalse de Santa María de Aguilar", ou seja do português "Santa Maria de Aguiar" para o espanhol "Santa María de Aguilar", quando uma pesquisa feita por mim no Google em português e em espanhol ao termo "Embalse de Santa María de Aguilar" apenas retornava então dois resultados, esta página da Wikipédia em espanhol e um site que copiou as suas edições na Wikipédia em espanhol e as minhas pesquisas noutras bases de dados académicas e genéricas retornaram então zero resultados. Ou seja, teve uma óptima ideia de inventar um nome espanhol para um nome português, coisa irónica tendo em conta que acusa-me de fazer o inverso, mesmo com referências claras e válidas como água.
Como saberá o que foi acima dito já foi escrito na integralidade na sua página pessoal na Wikipédia espanhola (e repetida recentemente na sua página pessoal na Wikipédia lusófona), mas como não interessa saber-se das suas contradições toca a "arquivar" sem se dignar a responder e a mover o artigo para o artigo original "Hasta encontrar referencias" e a apagar qualquer das suas edições que mostram os seus "altos padrões".
Ou seja, para uma linguagem mais simples e directa, para movimentações de nomes espanhóis para portugueses têm o descaramento de "exigir" fontes referências a uma data aleatória por si indicada, a "exigir" fotos de referências em livros, a "achismos" de inventar desculpas irreais para tentar anular referências académicas\oficiais portuguesas e\ou espanholas quando as mesmas vão contra o que "acha", mas estes seus "altos padrões" são defenestrados por si quando de trata das suas edições e movimentações de nomes portugueses para espanhóis.
Com tamanha hipocrisia, não é de admirar, especialmente tendo em conta a sua incapacidade crónica de reconhecer que não sabe ler referências. Ou não tivesse sido você que não soube ver, em 2020, em que páginas as mesmas se encontravam numa referência em que a mesma aparecia claramente ou de que têm a tendência a trocar referências como quando indicou o número, ano e em que título se encontrava uma informação, de escrever artigos que não são confirmados pelas referências que indica e que, mesmo eu tendo citando as frases onde apareciam as mesmas informações, ter insistido em repetir os seus achismos e erros sobre uma companhia ferroviária portuguesa, mesmo quando fontes primárias e\ou suas contemporâneas indicavam o contrário, nunca tendo reconhecido tais factos (ao contrário de mim que soube reconhecer um erro de interpretação numa referência citada por outra referência).
Junta-se a isto tudo, as suas sucessivas tentativas de me tentar bloquear aqui, na Wikimedia Commons e na Wikidata, é impossivel de assumir boa fé nas suas acções, pelo que qualquer tentativa de discussão está morta à partida, em particular pela sua insistência em afirmar falsamente que sou um vândalo, ou surrateiramente afirmar que não tenho um comportamento normal e que não estarei bem da cabeça (a sugestionar de que terei problemas mentais, de que tenho "comportamento obssesivo e arrogante", inclusive repete o obsessivo. Tm (discussão) 18h06min de 3 de novembro de 2021 (UTC)
E , mais uma sua tentativa de me bloquear em mais um projecto, até após lhe ter sido dito por outros utilizador na Wikidata que as referências são válidas, trata de continuar a fazer o mesmo de sempre a apagar referências válidas e mover artigos dos seus nomes em português para espanhol. Enfim, nada de novo nas suas atitudes de má-fé. Tm (discussão) 15h50min de 7 de novembro de 2021 (UTC)
Você é o usuário mais obsessivo que eu conheci. Não sei como é que pode continuar na Wikipédia. Você teima em fazer guerra de edições, mentir, manipular e usar websites que espelham conteúdo da Wikipédia ou publicações que dependem de material da Wikipédia como fontes, o que está proibido, como indicado em Wikipédia:Verificabilidade. Lojwe (discussão) 16h02min de 7 de novembro de 2021 (UTC)
E, claro, como pessoa de mé-fé toca a abrir uma terceira tentativa de me tentar bloquear, não mencionando quem foi que fez a movimentação de artigo, claro, mas acusando a outra parte de vandalismo. Tm (discussão) 16h04min de 7 de novembro de 2021 (UTC)

───────────────────────── @Tm e Lojwe: Caros, já foi aberta uma DB sobre o caso de vocês e a comunidade sequer teve o interesse de se manifestar. Agora, mais um pedido de intervenção administrativa foi solicitado e vou deixar essa avaliação para outro administrador (mais um) avaliar. Eta Carinae talvez queira dizer algo adicional? Enfim, dito isso, peço que parem de usar minha DB como campo de batalha, por favor. Agradeço desde já. Chronus (discussão) 01h48min de 10 de novembro de 2021 (UTC)

Margarida Martins

Olá Chronus, não é guerra de edições em Margarida Martins, o editor em questão apresenta-se como representante da biografada, anda há semanas a fazer ameaças judiciais e a reverter as edições de todos os usuários que tentam colocar no artigo que a biografada foi constituída arguida por suspeitas de crimes enconómico-financeiros no exercício de cargo político, com ampla repercussão nos media portugueses, e tenta colocar o artigo em modo panfletário, o que é inaceitável. O texto sobre a investigação criminal está totalmente referenciado por múltiplas fontes fiáveis, todas as televisões e jornais fizeram a cobertura do caso, tem até comunicado do Ministério Público e da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária. O usuário recusa qualquer diálogo, simplesmente apaga qualquer referência ao caso para branquear a biografia. Compreendo a sua acção preventiva mas uma proteção tão longa só lhe irá dar mais força para continuar as suas edições disruptivas. Será que poderia reduzir o prazo da proteção? Obrigado e saudações, Dux Æ 04h28min de 31 de outubro de 2021 (UTC)

@Dux Praxis Feito! Chronus (discussão) 05h14min de 1 de novembro de 2021 (UTC)

Olá Chronus. Já viu os meus posts de discussão na minha página de discussão? Usuário(a)_Discussão:KurtR. Se fala inglês, por favor escreva de volta em inglês, obrigado. Com os melhores cumprimentos. --KurtR (discussão) 19h50min de 4 de novembro de 2021 (UTC)

@KurtR: The status quo will be maintained until a consensus is reached. Until then, no more editing wars. Chronus (discussão) 02h12min de 10 de novembro de 2021 (UTC)

Olá Chronus! O artigo Brasão de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida, pois: não cita as fontes empregadas na sua elaboração; esteve marcado como tal por mais de um ano; e não possui equivalentes em outros idiomas que facilitem o conserto.

Por favor, tenha em mente que: Citação: Wikipédia:Verificabilidade escreveu: «A Wikipédia não publica pesquisa inédita; todo seu conteúdo é determinado pela informação previamente publicada ao invés de se basear apenas nas opiniões, crenças e experiências de seus editores. Mesmo se você tem certeza de que algo é verdadeiro, isto deve ser verificável através das fontes da informação antes de você adicioná-lo. [As] pessoas lendo e editando a enciclopédia [devem poder] checar se a informação provém [ou não] de uma fonte confiável. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, confiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação.»

Procure adicionar referências ao artigo, para que atenda à Política de Verificabilidade e não se enquadre mais em WP:ESR-SIW. De preferência após referenciar, mas mesmo se apenas não concordar, você pode editar o artigo, retirar o aviso dele, e gravá-lo, não se esquecendo de justificar, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Se ninguém discordar da proposta, após passados 7 dias, o artigo poderá ser eliminado. Caso você esteja lendo essa mensagem somente após a eliminação ter ocorrido, saiba que Citação: Wikipédia:Política de eliminação escreveu: «As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida.», devendo, nesse caso, o pedido ser feito em Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Para deixar de receber este tipo de aviso, basta incluir seu nome nesta lista. Yanguas diz!-fiz 03h40min de 6 de novembro de 2021 (UTC)

Pedido de bloqueio não respondido

Olá, creio que o senhor tenha cometido um equívoco. A usuária Bruna Cardoso Lopes foi bloqueada pela 79a em setembro (vide Registro de bloqueios) e o meu pedido é deste mês de novembro. Poderia corrigir, por gentileza? Sorocabano 32 (discussão) 23h22min de 6 de novembro de 2021 (UTC)

@Sorocabano 32: Corrigido! Foi falta de atenção minha. Bloqueei a usuária por 24 horas. Cumprimentos. Chronus (discussão) 01h44min de 10 de novembro de 2021 (UTC)

Olá Chronus! O artigo Bandeira de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida, pois: não cita as fontes empregadas na sua elaboração; esteve marcado como tal por mais de um ano; e não possui equivalentes em outros idiomas que facilitem o conserto.

Por favor, tenha em mente que: Citação: Wikipédia:Verificabilidade escreveu: «A Wikipédia não publica pesquisa inédita; todo seu conteúdo é determinado pela informação previamente publicada ao invés de se basear apenas nas opiniões, crenças e experiências de seus editores. Mesmo se você tem certeza de que algo é verdadeiro, isto deve ser verificável através das fontes da informação antes de você adicioná-lo. [As] pessoas lendo e editando a enciclopédia [devem poder] checar se a informação provém [ou não] de uma fonte confiável. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, confiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação.»

Procure adicionar referências ao artigo, para que atenda à Política de Verificabilidade e não se enquadre mais em WP:ESR-SIW. De preferência após referenciar, mas mesmo se apenas não concordar, você pode editar o artigo, retirar o aviso dele, e gravá-lo, não se esquecendo de justificar, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Se ninguém discordar da proposta, após passados 7 dias, o artigo poderá ser eliminado. Caso você esteja lendo essa mensagem somente após a eliminação ter ocorrido, saiba que Citação: Wikipédia:Política de eliminação escreveu: «As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida.», devendo, nesse caso, o pedido ser feito em Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Para deixar de receber este tipo de aviso, basta incluir seu nome nesta lista. Yanguas diz!-fiz 01h39min de 8 de novembro de 2021 (UTC)

Islã

Olá, sobre o artigo do islã, chamei aquela edição de controversa porque a mesma mudança já havia sido revertida antes, com questionamentos se o novo jeito estava errado, por isso. Boas edições. -- Paz e concórdia Tudo bem? 10h46min de 10 de novembro de 2021 (UTC)

@Paz e concórdia Olá. De fato estava errado, peço desculpas pela reversão. Chronus (discussão) 02h56min de 13 de novembro de 2021 (UTC)

Wikipédia:Escolha do artigo em destaque/Gaza

Olá Chronus. Uma pena o artigo merecia destaque. Não desanime nem tudo acontece como agente quer. Boas edições. --HTPF (discussão) 16h48min de 11 de novembro de 2021 (UTC)

@Hermógenes Teixeira Pinto Filho Olá. Mês que vem eu lanço uma nova candidatura do artigo novamente. Falta de votantes sempre foi um problema crônico da WP:EAD. Enfim, obrigado pelo voto e pela mensagem. Chronus (discussão) 02h55min de 13 de novembro de 2021 (UTC)

Pedido

Olá, Chronus. Vi que vc que criou o verbete do Marcelo Valle Silveira Mello. Na parte sobre incriminar pessoas, vc citou meu nome (Blogueiro Robson Aguiar). Apesar de ser verdade, eu não queria que meu nome estivesse no artigo. Isso não iria atrapalhar, já que não sou ninguém relevante. Vc poderia só retirar o meu nome, por favor? 2804:D59:1D96:3A00:5839:2987:3241:3089 (discussão) 02h52min de 13 de novembro de 2021 (UTC)

Feito. A propósito, seu nome não foi incluído por mim no artigo, mas sim pelo editor Leopoldo Wolfgang. Chronus (discussão) 02h54min de 13 de novembro de 2021 (UTC)

Grupo Globo

Amigo a minha correção além de correta está na própria fonte citada, Faturamento e Valor de Mercado são duas coisas diferentes, o Faturamento e a Receita da empresa são iguais, logo não é R$ 15.897 bilhões já que isso corresponde ao valor de mercado, mas sim R$ 14.090 bilhões. A própria fonte que está citada no meu concerto afirma que a receita do Grupo em 2019 foi de R$ 14.090 bilhões.

Solicito que olhe novamente a fonte lá citada e respeita a minha correção. Astoufo Sam (discussão) 03h18min de 18 de novembro de 2021 (UTC)

@Astoufo Sam Corrigido! Chronus (discussão) 03h24min de 18 de novembro de 2021 (UTC)

Itu

Qual o motivo da reversão no artigo de Itu? Torimem (discussão) 02h41min de 19 de novembro de 2021 (UTC)

Edição.

Editar pelo celular não é fácil. FábioJr de Souza msg 00h05min de 20 de novembro de 2021 (UTC)

@Fabiojrsouza Hahaha tranquilo, amigo! Chronus (discussão) 00h06min de 20 de novembro de 2021 (UTC)

Vigia

Não estou "vigiando" você, só estou editando os artigos sobre a Armênia. E, se você for ver, só editei 2 artigos criados por você recentemente, ambos sobre a Armênia. Também editei artigos sobre Hovhannes Tumanyan, a Federação Revolucionária Armênia e a Igreja Apostólica Armênia, e eles não foram nem editados por você. --Here(Disc.) 00h35min de 20 de novembro de 2021 (UTC)

@Hererightnow Ok, coincidência. Também estou a editar a mesma temática. Chronus (discussão) 00h37min de 20 de novembro de 2021 (UTC)
Obrigado por ter entendido. Além disso, agradeço muito o seu trabalho nos artigos sobre a Armênia. --Here(Disc.) 00h39min de 20 de novembro de 2021 (UTC)
@Hererightnow Agradeço igualmente o seu trabalho. Chronus (discussão) 00h42min de 20 de novembro de 2021 (UTC)

Discussão de bloqueio

Não sei se isso irá contribuir na atual discussão de bloqueio, mas é interessante notar como tudo isso que está em discussão lembra muito o que aconteceu comigo: acusado de assédio, ele se defende acusando o proponente de escrever um "conjunto de falácias" e ainda continua o comportamento abusivo apagando avisos de sua PDU, ignorando qualquer diálogo civilizado. É difícl você estar numa "enciclopédia livre" e ser alvo de perseguição da forma como ele fez apenas por discordâncias editoriais (principalmente quando o assédio é cometido por um administrador). Isso machuca demais. Jardel.[5.250] d 01h37min de 22 de novembro de 2021 (UTC)

Indicação de eliminação rápida para a página Ficheiro:Jornal de Notícias.jpg

Olá, Chronus. A página Ficheiro:Jornal de Notícias.jpg que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

A página será eliminada por um administrador ou eliminador se estiver em conformidade com a política de eliminação. Caso a página já tenha sido eliminada e caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

-- Sete de Nove msg 11h43min de 26 de novembro de 2021 (UTC)

Reversão em Reforma Protestante

Eu tirei o portal da Europa porque remete mais a artigos sobre Geografia, mas beleza. unoragazzo12345 (discussão) 17h55min de 7 de dezembro de 2021 (UTC)

@Vitor12345: Entendo o seu ponto de vista. No entanto, esses portais sobre continentes não estão relacionados apenas às questões geográficas. O verbete sobre a União Europeia, por exemplo, mostra o portal sobre a Europa, apesar do verbete tratar sobre um organização político-econômica internacional. Chronus (discussão) 17h31min de 12 de dezembro de 2021 (UTC)

Estatuto de Reversor

Olá colega, agradeço imensamente a atribuição dada por você a mim pelo estatuto de reversor, mas por motivo pessoais não poderei usa-la mais, porque pretendo encerrar minha conta, peço, assim, a remoção dela da minha conta e sua utilização por outro membro capacitado e solicito ao colega a exclusão da minha e perfil. 𝐏𝐫𝐨𝐧𝐭𝐂𝐨𝐦𝐚𝐧𝐝𝐨 (discussão) 13h28min de 9 de dezembro de 2021 (UTC)

@ProntComando: Sinto muito em ler isso e espero que você mude de ideia, Pront. Você é um bom editor e a comunidade, sem dúvida, irá sentir sua falta. De qualquer forma, atendi ao seu pedido e removi o estatuto de reversor. Caso você altere sua decisão no futuro, peço que me avise. Abraço! Chronus (discussão) 17h29min de 12 de dezembro de 2021 (UTC)

WP:ID na PP

Boa noite, Chronus! A edição de equilíbrio do layout, na WP:Página principal, acabou desequilibrando a secção Imagem em destaque para dispositivos móveis. Você conseguiria fazer uma pequena alteração, por gentileza? Sds GDortmun 01h17min de 11 de dezembro de 2021 (UTC)

@GustavoDortmund Olá, Gustavo. Sobre qual "desequilíbrio" você está falando? Eu acessei a PP da Wiki lusófona em dois celulares diferentes e tudo parece normal. Você tem um print para eu entender melhor o problema? Chronus (discussão) 17h26min de 12 de dezembro de 2021 (UTC)
No momento, acabei descobrindo que o problema estava na página da imagem destacada. Mesmo assim, agradeço por notar a minha questão. GDortmun 17h40min de 12 de dezembro de 2021 (UTC)

Consenso

Fala Chronus. Dá um olho aqui antes de começar a votação. Gabriel bier fala aew 21h57min de 12 de dezembro de 2021 (UTC)

@Gabriel bier Qual votação você diz? Chronus (discussão) 22h37min de 12 de dezembro de 2021 (UTC)

Bernardo Britto

Bom dia Chronus. Pesquisei a política de bloqueio e lá se usa o termo "propósito único nocivo". Como a conta desse editor só edita para divulgar o Fellipe Moraees bloqueei a infinito. Caso discorde, por favor me envie mensagem que altero a dosimetria. Abraços, Ricardo F. OliveiraDiga 11h27min de 13 de dezembro de 2021 (UTC)

@Ricardo Ferreira de Oliveira Obrigado, Ricardo. Chronus (discussão) 05h09min de 14 de dezembro de 2021 (UTC)

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Olá. Sou oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, atualmente servindo na Controladoria da corporação e colaborador da Wikipédia há tempo considerável. O conteúdo o qual foi editado por mim está de acordo com a legislação nacional e normatizações internas da PMERJ referentes à sua organização e distribuição territorial, não fazendo sentido reverter as edições realizadas, até porque, pra que tal ocorresse de maneira correta, a pessoa deveria que o fez ao menos deve ter mais conhecimento sobre o assunto o qual está sendo exposto ali. Que seja revista essa reversão, para que aqueles que tenham acesso ao artigo não obtenham informações erradas.

Chicão-VR (discussão)

@Francisco Seixas: Desculpe, mas quem você é ou deixa de ser não importa. O que importa é que o projeto não seja usado como plataforma de propaganda de qualquer organização, seja a PMERJ ou outra instituição. A propósito, faz parte da "legislação nacional e normatizações internas da PMERJ" apagar conteúdo crítico, válido e referenciado do texto introdutório? Chronus (discussão) 01h44min de 17 de dezembro de 2021 (UTC)
Alegar isso seria o mesmo dizer que qualquer outro órgão público, principalmente alguém que trabalha na área de controle de informações da mesma não tem conhecimento técnico o suficiente para dar essas informações à população. Pior, é negar que a instituição saiba como ela se organiza. A questão não é propaganda como você alega, mas sim prestar informação acerca de sua organização e distribuição territorial. Se você enxerga esse conteúdo como crítico, válido e referenciado, ou não não é a questão. Estou discutindo o fato de você ter negado informação à população por mera conveniência, não tendo sequer procurado saber se a mesma é ou não baseada em legislação, que no referido caso, é não somente interna, mas também em nível estadual para criação de organizaçõees policiais militares fluminenses.
Chicão-VR (discussão) Chicão-VR (discussão) 19h35min de 24 de dezembro de 2021 (UTC)

Vaqueiro

Quero adicionar informações importantes com as melhores fontes sobre os vaqueiros, sou um estudante da história do vaqueiro, apresento as fontes mais confiáveis para o senhor, para que o senhor olhasse com os próprios olhos algumas informações sobre a história do vaqueiro. E quero adicionar uma imagem também. 201.157.214.9 (discussão) 05h37min de 18 de dezembro de 2021 (UTC)

Vaqueiro

Olá Chronus! Quero adicionar algumas informações importantes com fontes sobre os vaqueiros, sou um estudante da história do vaqueiro, ja fazem 2 anos que estudo, quero valorizar a história do vaqueiro, pois no artigo não conta as informações mais específicas sobre quando, onde e como o vaqueiro começou a usar a indumentaria de couro para trabalho, lhe apresento as fontes mais confiáveis possíveis para que o senhor olhasse com os próprios olhos as informações sobre a história. O Ofício do vaqueiro é um projeto que vem sendo muito valorizado pela secretaria de cultura do estado da Bahia, e nosso dever é fazer com que o vaqueiro seja reconhecido como patrimônio da baiano, pois teve seu dever na expansão e povoamento do estado da Bahia, então queremos fazer com que a história desse herói ( o vaqueiro ) seja mais conhecida. E quero adicionar uma imagem também. Obrigado! ErmandoGoes (discussão) 06h06min de 18 de dezembro de 2021 (UTC)

@ErmandoGoes Curioso o fato de que a sua primeira edição no projeto tenha sido justamente a mensagem acima. Você tem alguma relação com as contas que estavam em guerra de edição no verbete vaqueiro? Vou ter que abrir um pedido aos verificadores de contas? Chronus (discussão) 20h51min de 18 de dezembro de 2021 (UTC)

Wikipedia mobile não permite edição de página por completo

Prezado, Recentemente recebi uma mensagem acerca da importância de realizar uma edição completa, ao contrário de editar mais de uma vez a página (por exemplo, por cada seção incorreta). Entendi a importância e desejo seguir a sugestão, no entanto, percebi que o aplicativo do Wikipedia para Android não permite a edição de uma página inteira, apenas de seção por seção. Desta forma, quando fui realizar uma melhoria, precisei ainda de editar as referências, que não estavam naquela seção. Como agir nessa situação?

victorvscn (discussão) 15h32min de 18 de dezembro de 2021 (UTC)

@Victorvscn Olá. Não sabia sobre essa situação. Sugiro que procure o café dos programadores e explique o problema por lá. Obrigado! Chronus (discussão) 20h52min de 18 de dezembro de 2021 (UTC)

Bahia

Por favor adm, qual o motivo da remoção da imagem do vaqueiro no artigo???? Sinceramente não to entendendo. ErmandoGoes (discussão) 20h48min de 18 de dezembro de 2021 (UTC)

@ErmandoGoes A explicação foi dada no sumário da reversão. Leia. Chronus (discussão) 20h50min de 18 de dezembro de 2021 (UTC)

Vaqueiro 3

Sim, sou eu, criei essa conta pra começar tudo do 0 e evitar que o cidadão lá fique me perseguindo, mas não estava fazendo guerra alguma, muito pelo contrário, estava adicionando informações importantes sobre o primeiro uso da Indumentaria do vaqueiro, estava até colocando as fontes mais estudadas possíveis, criadas pelo maior historiador do estado da Bahia atualmente, mas teve um cidadão aí bairrista, que inclusive sei quem é ele no Instagram pelo histórico de bairrista e ignorante, que não aceitou esse fato, e ficou removendo o que eu tinha adicionado, além de ficar adicionando informações falsas. eu estudo fazem 2 anos, tenho fontes que são as mais confiáveis possíveis sobre o tema, eu admiro muito o trabalho de vocês, mas tem que ver quem de fato esta errado, tenho umas fontes aqui de informações da Secretária da cultura do estado da Bahia, que inclusive é um projeto que criaram faz tempo para valorizar o "ofício do vaqueiro e suas raízes", se quiser te passo para ler e tirar suas próprias conclusões de que eu quero colaborar de fato com o artigo, queria que você adicionasse o resumo que iria te passar, junto com uma imagem de um vaqueiro baiano, pois é patrimônio cultural imaterial do estado da Bahia. Obrigado! ErmandoGoes (discussão) 02h51min de 19 de dezembro de 2021 (UTC)

Marília

Voce perguntou por qual motivo eu mudei pra Marilia quando aparece só Mendonça? Está errado, o nome dela é Marilia Mendonça e nao Mendonça, tem que ter mais respeito pela melhor e maior cantora e compositora do País, só isso. Fica muito estranho entrar no site e ver Mendonça em vez de Marilia Mendonça.Alveson2015 (discussão) 16h37min de 21 de dezembro de 2021 (UTC)

@Alveson2015: Quem deve "respeito" por algo aqui é você e é pela língua portuguesa. Não há qualquer erro em mencionar uma pessoa pelo seu sobrenome. Além de ser perfeitamente correto, é algo usual e que deixa o texto menos repetitivo. Ademais, a Wikipédia não é plataforma de propaganda da "melhor e maior cantora e compositora do País" (sic). Controle-se. Chronus (discussão) 16h52min de 21 de dezembro de 2021 (UTC)
Boa tarde.... é muito estranho para o fã da cantora entrar no site e ver Mendonça . Imagine chamar Gal Costa de Costa? Acho que o correto é o nome ser parecido com o que todos sempre a chamaram na vida dela, no caso Marila Mendonça nunca foi chamada de Mendonça ou Gal Costa nunca foi conhecida como Costa, diferente de Caetano Veloso ou Gilberto Gil, que varias vezes são chamados de Veloso e Gil . Alveson2015 (discussão) 16h57min de 21 de dezembro de 2021 (UTC)
@Alveson2015: "Estranho para o fã da cantora"? O artigo é sobre quem? Qual é o título do verbete? Qualquer pessoa minimamente alfabetizada saberia que "Mendonça" se refere à "Marília Mendonça", mesmo porque, repito: o verbete é inteiramente sobre ela. Sugiro que procure algo útil para fazer por esse projeto. Tarefas é que não faltam. Chronus (discussão) 17h06min de 21 de dezembro de 2021 (UTC)

Reversão em Silvio Santos

Olá amigo @Chronus:.

Vi que reverteu minha edição no referido artigo, e gostaria de lhe perguntar sobre isso.

Quando vi a edição a qual eu desfiz, foi feita a reversão pelo fator de remover informação com fontes, porém agora você reverteu a mesma edição e arrumou outros pontos.

Gostaria de saber sobre o material com fontes que foi removido apenas, ele não era correto estar no artigo ? 62713478] Elder Nauvirth (discussão) 05h57min de 30 de dezembro de 2021 (UTC)

@Elder N Sim, não deveria ter revertido. Deveria ter voltado ao status quo, como fiz na edição seguinte. Sobre o material com fontes, a suposta "venda" do SBT não foi confirmada pela empresa e entendo que, no momento, isso não passa de especulação sem relevância enciclopédica. Chronus (discussão) 06h06min de 30 de dezembro de 2021 (UTC)

Avisos na minha PDU

Olá, poderia dar olhada aqui, pfv? N4CH77(want talk, dear?) 10h33min de 30 de dezembro de 2021 (UTC)

Reː Referências em Nova Ordem Mundial (teoria conspiratória)

Viva, meu caro. Apenas acrescentei um termo que é várias vezes citado no artigo em causa, em que me pareceu que era uma dedução lógica derivada da leitura do mesmo, e daí não ter sentido necessidade de referências. Aliás, se formos ao artigo Globalismo verá que ao contrário igualmente se passa, em que aí é referida a Nova Ordem Mundial (teoria conspiratória) pela mesma razão, que o confirma. Assim, se concordar e se não for muita maçada, agradecia a sua reposição. Um abraço e aproveito para lhe desejar de um óptimo ano de 2022, para si e para os seus. LourencoAlmada (discussão) 13h26min de 31 de dezembro de 2021 (UTC)