Portal:Macedónia do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Macedónia)
Bem vindo!



Portal da Macedônia do Norte


Macedónia do Norte
Macedónia do Norte


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a Macedônia do Norte.
 ver · editar 
Северна Македонија  • Macedônia do Norte
Bandeira da Macedónia do Norte
Bandeira da Macedónia do Norte
Brasão de armas da Macedónia do Norte
Brasão de armas da Macedónia do Norte
Mapa de Localização

A Macedónia do Norte (português europeu) ou Macedônia do Norte (português brasileiro), oficialmente República da Macedônia do Norte (português brasileiro) ou República da Macedônia do Norte (português europeu), é um país balcânico que até 1991 fazia parte da Jugoslávia socialista. A Macedônia do Norte ingressou nas Nações Unidas em 1993 com o nome Antiga República Jugoslava da Macedónia (ARJM) (português europeu) ou Antiga República Iugoslava da Macedônia (ARIM) (português brasileiro).

Um país sem litoral, a Macedónia do Norte faz fronteira com o Cosovo ao noroeste, com a Sérvia ao norte, com a Bulgária ao leste, com a Grécia ao sul e com a Albânia a oeste. Constitui aproximadamente a terceira maior região geográfica da Macedónia, que também inclui as partes vizinhas do norte da Grécia e uma parcela menor na Bulgária. A sua capital é a cidade de Escópia, que também é sua maior e mais populosa cidade, e outras cidades importantes da nação incluem nomeadamente Bitola, Prilepo, Tetovo, Gostivar, Kumanovo, Ohrid, Veles, Štip e Estrúmica. A Macedónia do Norte é frequentemente chamada de terra de lagos e montanhas. Há mais de 50 lagos naturais e artificiais e 16 faixas de montanhas superiores a 2.000 m acima do nível do mar.




 ver · editar Cidades da Macedónia do Norte
 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Artigos selecionados
Macedónia (região)
Macedónia grega (azul) e Macedónia do Norte (vermelho).
   Macedónia (Grécia)    Macedónia do Norte

FYROM é um acrônimo da língua inglesa para Former Yugoslav Republic of Macedonia, que significa Antiga República Iugoslava da Macedônia no Brasil e Antiga República Jugoslava da Macedónia em Portugal. O nome e a sigla foram criados após o desmembramento da Iugoslávia/Jugoslávia como uma forma de se referir ao Estado independente da Macedônia (atual Macedônia do Norte).

Esta denominação foi fruto da pressão exercida pela Grécia nos organismos internacionais, argumentando que o termo Macedônia/Macedónia refere-se a uma região em seu território e que ao usá-lo para nomear a antiga república iugoslava poderia suscitar reclamações territoriais consideradas inaceitáveis.

Desta forma, a Grécia só concordou com a admissão da República da Macedônia (nome constitucional da Macedônia do Norte na época) na Organização das Nações Unidas sob o nome provisório de "Antiga República Jugoslava da Macedónia" (em inglês "the former Yugoslav Republic of Macedonia" - FYROM; em macedônio: Поранешна Југословенска Република Македонија - ПЈРМ) e assim a República da Macedónia tornou-se membro em 1993.

As disputas sobre o uso do topônimo Macedônia/Macedónia continaram acesas entre greco-macedônios e eslavo-macedônios, mantendo-se a obrigatoriedade de usar a sigla FYROM como nome oficial da Antiga República Iugoslava da Macedônia até fevereiro de 2019, quando o nome oficial da antiga república iugoslava foi alterado para "República da Macedônia do Norte".

A maioria das organizações internacionais adoptou a mesma convenção de nome, inclusive a OTAN, o FMI e o COI. Porém, um número crescente de países já vinham abandonado a referência provisória da ONU, inclusive três dos cinco membros permanentes do conselho de segurança da ONU: Estados Unidos, Rússia e China. Noventa países chegaram reconhecem o país como "República da Macedónia" ou simplesmente "Macedónia".

Leia mais ...


 ver · editar Biografia selecionada

Karolina Gočeva (em macedónio:Каролина Гочева; Bitola, Macedónia do Norte, 28 de abril de 1980) é uma cantora macedónia.

Gočeva representou o seu país no Festival Eurovisão da Canção 2002, onde terminou em 19.º lugar e mais tarde em 2007, em Helsínquia com a canção "Mojot Svet". Na semifinal, Karolina qualificou-se juntamente com outros 9 participantes para a final. Sendo desta forma a primeira artista a representar duas vezes a Macedónia do Norte no Festival Eurovisão da Canção.

Leia mais ...
 ver · editar Sabia que?

... que Escópia (capital do país) é a cidade natal da grande humanitária e ganhadora do Prêmio Nobel, Madre Teresa de Calcutá (imagem)?

... que o menor museu étnico no mundo está localizado a apenas 5 km a noroeste de Tetovo, na pitoresca aldeia de Džepčište e, como tal, está listado no Guinness Book of Records?

... que o Lago Ohrid, situado a sudeste do país, é o mais antigo lago da Europa e um dos mais antigos do mundo, possuindo quatro milhões de anos.

... que a Macedónia do Norte é a única república iugoslava que não sofreu com as guerras iugoslavas nos anos 1990; a sua independência foi obtida de forma pacífica.


 ver · editar Categorias
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Mapa


Mapa dos municípios da Macedônia do Norte com grupos étnicos majoritários.

 ver · editar Predefinições
Séries
Esboços
Ligações
Ligações
Outros
 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Macedónia do Norte na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.