Senhor Milagre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Senhor Milagre
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Mister Miracle #1 (Abril 1971)
Criado por Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Scott Free
Terra natal Nova Gênese
Afiliações Liga da Justiça ,Novos Deuses
Parceria Oberon, Grande Barda
Situação presente Ativo
Habilidades Mestre escapista, Imortalidade, Super força, Agilidade, Resistência, Reflexos apurados
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Herói de quadrinhos da DC Comics capaz de fugir de qualquer armadilha, Sr. Milagre foi criado por Jack Kirby e teve sua primeira aparição nos quadrinhos em "Mister Miracle #1" de Abril de 1971.

Essa revista, juntamente com New Gods, Forever People e Superman's Pal Jimmy Olsen fez parte de uma série de títulos interligados que ficou conhecida como O Quarto Mundo de Jack Kirby.

O alter ego mais importante do Sr. Milagre é Scott Free.

Origem[editar | editar código-fonte]

De acordo com a origem escrita por Kirby, Scott Free chega a Terra após fugir do planeta-guerreiro Apokolips (lar do tirano Darkseid) e escapar das masmorras da Vovó Bondade. Aqui chegando, ele é protegido e escondido por um artista de circo escapista chamado Thaddeus Brown, o primeiro Sr. Milagre. Quando Thaddeus morre, Scott assume sua identidade e vira o super-herói Sr. Milagre, o mestre das fugas.

Principais Aliados[editar | editar código-fonte]

Scott é casado há anos com Grande Barda, uma guerreira ex-integrante das Fúrias Femininas da Vovó Bondade, que o ajudou a escapar de Apokolips e depois veio a Terra atrás dele, contrariando as ordens da Vovó.

Seu melhor amigo é o anão Oberon, que o acolheu e o treinou juntamente com Thaddeus Brown quando ele chegou a Terra e hoje é seu assistente nos shows de fuga.

Revelações[editar | editar código-fonte]

Numa espécie de continuação do Quarto Mundo de Jack Kirby, escrita e desenhada por John Byrne, fica-se sabendo que Scott é na verdade o bebê, filho desaparecido do Pai Celestial de Nova Gênese, cuja troca por Órion selou o tratado de paz com Darkseid e Apokolips tantos anos atrás.

Nessa mesma série, após a morte do Pai Celestial, Scott toma conhecimento de sua origem, abandona o manto de Sr. Milagre, e assume o lugar de Pai Celestial e líder dos Novos deuses de Nova Gênese.

Atualmente nas HQs (ao menos no que é publicado no Brasil) o paradeiro de Scott Free é desconhecido, e seu nome e máscara foram assumidos por Shilo Norman.

Shilo Norman[editar | editar código-fonte]

Shilo Norman, o terceiro Sr. Milagre, é um dos 7 Soldados da Vitória na série contemporânea do escritor Grant Morrison. Ele é negro e cresceu num bairro pobre, onde desde pequeno tinha o sonho de ser artista de circo . Após testemunhar o assassinato do irmão, ele é encontrado por Scott Free, que o ajuda a levar os assassinos à justiça. (Esses eventos foram mostrados na primeira série do Sr. Milagre de Jack Kirby citada acima) Desde essa época, ele é treinado nas artes do escapismo por Scott e chegou (depois de adulto) a substituí-lo em vários Shows de Fuga, e atualmente assume seu manto.

Novos Deuses[editar | editar código-fonte]

No Hall dos Novos Deuses (criação também do mestre Kirby), Sr. Milagre era tido como o "Deus do Escapismo".

Outras Participações[editar | editar código-fonte]

Fez parte da Liga da Justiça nos quadrinhos da DC, fez aparições nos desenhos animados Superman: Animated Series e Liga da Justiça, chegando e estrelar o episódio Laços que Prendem da 2ª temporada do desenho Liga da Justiça Sem Limites. O episódio foi escrito por Jim Steranko, algo que tem uma dose de ironia do destino: é que Kirby havia se inspirado em Steranko, que havia sido artista de fugas, para criar o Senhor Milagre.

Sinopse do episódio: Após a suposta morte de Darkseid (na última batalha contra o Superman), Apokolips entra em guerra civil para decidir quem será o novo líder. A cruel Vovó Bondade sequestra e aprisiona o ajudante e melhor amigo de Scott, Oberon, para obrigá-lo a participar da guerra. É aí que ele e sua esposa Grande Barda vão pedir ajuda à Liga da Justiça. Mas a ajuda é negada por J'onn J'onzz, o Caçador de Marte, que alega que a Liga não pode intervir em assuntos políticos de outros planetas. O Flash fica com pena e decide ajudá-los por conta própria. Em Apokolips, O Sr. Milagre descobre que Kalibak (filho e herdeiro mais próximo de Darkseid) foi capturado por um homem chamado Virman Vundabar, ex-servo que almeja governar Apokolips. Caberá ao Sr. Milagre, à Grande Barda e ao Flash libertarem Kalibak para assegurar a vida do pequeno Oberon. Cena Marcante: Ao invadir a prisão de Kalibak e ao confrontar a Vovó Bondade, Scott é inundado por lembranças de várias de suas tentativas de escapatória da prisão da vovó. Todo o episódio é uma grande homenagem a Jack Kirby.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Sr. Milagre faleceu na saga chamada "A Morte dos Novos Deuses"