Zauriel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

No universo fictício da DC Comics, Zauriel é um anjo da guarda que abriu mão de sua condição imortal para viver entre os humanos e supostamente nutrir uma paixão por uma mortal. Ao ser perseguido por outros anjos acabou encontrando a Liga da Justiça, da qual logo tornou-se membro, atuando como super-herói.

O personagem fez sua estréia na revista Justice League of America número 6 em junho de 1997, criado por Grant Morrison e Mark Millar, após os mesmos não poderem usar o personagem Gavião Negro nas histórias da Liga.

História[editar | editar código-fonte]

Zauriel é representante dos Anfitriões Celestiais, sendo ele representante do Ser Humano (os quatro anfitriões são a Águia, o Touro, o Ser Humano e o Leão). Ele serviu à Presença (Deus) na cidade Divina - Pax Dei, onde guardou a alma de centenas de mulheres inclusive as almas de Cleópatra, Mona Lisa e Joana D'Arc. Porém, abdicou de seu cargo por se apaixonar por uma humana que já tinha um namorado. Ao mesmo tempo, descobre os planos do Rei Anfitrião Touro (Asmodel) para trair a Presença sendo assim vitorioso onde Lúcifer não obteve sucesso. Assim, Zauriel e as hordas de Asmodel travaram um intenso confronto que os trouxeram até a cidade de São Francisco.

Zauriel pleiteou ante os quatro Anfitriões Celestiais a mortalidade para poder encontrar com seu amor. Os Anfitriões lhe contaram a história de Miguel, um anjo da guarda que se apaixonou por uma mortal e abandonou sua posição para casar com ela, Miguel acabou por não alcançar seu objetivo e não pode mais retornar ao seu posto celestial. Zauriel recusou os conselhos e conseguiu a mortalidade indo assim para a Terra. Logo em sua chegada confronta os seguidores de Asmodel que puderam adotar forma mortal para ter acesso à Terra, por meio de Asmodel. No confronto ele consegue a ajuda da Liga da Justiça, e consegue expulsar Asmodel e sua horda de anjos da Terra.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Os anjos na história falam diversas vezes: "Apagaremos teu nome do Livro." O livro segundo Zauriel é a Terra, ou seja, "Mataremos você."
  • Asmodel vem à Terra em plena "Glória" e Zauriel teme isso, a LJA não entende o porque e ele explica: "Tudo em Pax Dei é superior ao plano terrestre. A música de lá rasgaria seus tímpanos, o ar de lá queimaria seus pulmões, a luz de lá derreteria seus olhos e você enlouqueceria..."

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

A principal arma de Zauriel é a espada flamejante, uma mortífera arma que, refletindo sua volição, tem a capacidade de cortar até seres sem matéria física (espíritos, água e etc.). Além da espada, a armadura de Zauriel é feita de metal celestial, o que a torna indestrutível. Os olhos púrpuras de Zauriel o permitem "ver" a alma das pessoas, e suas cordas vocais emitem uma frequencia sônica tão poderosa que poder vaporizar qualquer tipo de matéria.