Aloísio Classmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Aloísio Classmann
Deputado Aloísio Classmann - PTB/ALRS
Nascimento 4 de maio de 1956 (62 anos)
Campo Novo
Nacionalidade  Brasileiro
Ocupação Agricultura, política

Aloísio Talso Classmann (Campo Novo, 4 de maio de 1956) é um político brasileiro. É filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Nas eleições de 2014, em 5 de outubro, foi eleito deputado estadual à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na 54ª legislatura (2015 — 2019).[1][2] Assumiu o cargo em 1 de fevereiro de 2015, cujo mandato expira em 1 de fevereiro de 2019.[3] Casado com Elaine, é pai de Ricardo e trabalhou na agricultura e no comércio. Iniciou sua vida pública aos 19 anos, quando foi eleito vereador de São Martinho, em 1976. Na época, foi o legislador mais jovem do Rio Grande do Sul e permaneceu no cargo por três mandatos. Em 1989, exerceu o mandato de prefeito, cuja função ocupou até 1992.

No governo de Germano Rigotto (2002-2006), Classmann foi Secretário Estadual Substituto do Trabalho e subchefe da Casa Civil. Em 1995, iniciou sua trajetória no parlamento gaúcho lutando pelas áreas da saúde, agricultura e assistência social. Atualmente, exerce o sexto mandato e representa, fortemente, as regiões da Grande Santa Rosa, Celeiro, Missões, Planalto Médio e Zona da Produção.

Aos 62 anos de idade, Classmann é líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e acumula 42 anos na vida política. Na última eleição, em outubro de 2018, foi reeleito para assumir, em fevereiro, o sétimo mandato. Nas regiões Grande Santa Rosa e Celeiro, Aloísio Classmann foi líder de votos, alcançando 25.970 votos.

Classmann é atuante no parlamento e preside três Frentes Parlamentares: em Defesa dos agricultores e funcionários com créditos a receber da Cotrijuí, de Apoio à Suinocultura Gaúcha e em Defesa do Setor Leiteiro. Todas têm o mesmo objetivo: trabalhar para fortalecer o agronegócio e valorizar o homem do campo.  

Além disso, o parlamentar é titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa.

FOCO NA SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E AGRICULTURA  [editar | editar código-fonte]

Com votação espalhada por todo o Rio Grande do Sul, Aloísio Classmann conhece a realidade dos municípios e luta para melhorar a qualidade de vida dos gaúchos, essencialmente nas áreas da saúde e assistência social. Gerar emprego e renda com projetos voltados ao setor primário também é uma das prioridades do seu trabalho.

A experiência de seis mandatos como deputado estadual garantiu a Classmann o bom relacionamento nas esferas estaduais e federais, facilitando a conquista de recursos e investimentos para os municípios.

FORTALECER A AGRICULTURA É GARANTIR EMPREGO E RENDA

Em nome dos produtores rurais gaúchos, o deputado Classmann instalou a Frente Parlamentar em Defesa dos agricultores e funcionários com créditos a receber da Cotrijuí. Com 18 mil associados, a cooperativa atua em mais de 40 municípios com armazenagem de soja, aveia, trigo, arroz e milho, além de frigorífico de suínos. 

Devido à dificuldade financeira, a Cotrijuí acumula uma dívida superior a R$ 1,8 bilhão e está sob administração judicial. “Vamos debater a situação e auxiliar os agricultores a receberem o que lhes é de direito”, afirmou Classmann.

REDUÇÃO DE TRIBUTOS DA SUINOCULTURA

O trabalho de Classmann na presidência da Frente Parlamentar de Apoio à Suinocultura Gaúcha garantiu a redução dos tributos calculados sobre a comercialização de suínos vivos. Através de decreto estadual, a base de cálculo nas saídas interestaduais que era de 12% caiu para 3,99%.

A medida serviu para fortalecer ainda mais o setor no RS, considerado o segundo maior produtor nacional de carne suína.

CARNE SUÍNA É OBRIGATÓRIA NA MERENDA ESCOLAR

Outra medida que fortaleceu a suinocultura gaúcha é a Lei nº 13.410, de autoria de Classmann, incluindo a carne suína na merenda dos alunos da rede pública estadual.

Em vigor desde 2010, o cardápio proporciona vitaminas importantes como cálcio, potássio e vitaminas do complexo B para milhares de estudantes.

DIA ESTADUAL DO SUINOCULTOR

Proposto por Classmann, o projeto de lei que institui o Dia Estadual do Suinocultor, a ser comemorado em 24 de julho, está em vigor desde 2014. Além disso, foi aprovada a criação da Semana Estadual da Suinocultura, de 24 a 30 de julho. “É um importante reconhecimento aos produtores gaúchos, já que o RS é o segundo maior produtor de suínos do país”.  

TRABALHO PELO SETOR LEITEIRO

Desenvolvendo políticas integradas com os governos estadual e federal, Classmann trabalha para fortalecer o setor produtivo do leite. Presidindo a Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Cadeia Leiteira, desde 2013, o deputado busca tornar o produto mais competitivo e rentável para os produtores rurais.

INCENTIVO AO TURISMO RURAL

Além de valorizar as propriedades rurais, o turismo nesse segmento proporciona mais uma alternativa de renda. Com isso, pela Lei n.º 12.845, baseada em projeto do deputado Classmann, foi instituída a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural. A partir dela, os municípios podem receber incentivos para atividades que estimulem a área, promovendo a geração de emprego, a permanência dos trabalhadores no campo e a valorização do trabalho rural.

CUIDANDO DA TERCEIRA IDADE

O deputado Classmann também é autor do projeto que criou o Programa de Assistência à Melhor Idade no RS (Lei nº 11.497/2000). O objetivo é proporcionar assistência às associações ou grupos representativos desta importante parcela da população.

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO MAIS BARATA

O projeto de Lei n.º 235/2010 do Executivo, com emenda proposta por Classmann, determina a redução dos valores da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dos certificados de registro e licenciamento de veículos, e da taxa da renovação anual de alvarás aos prestadores de serviços nos Centros de Formações de Condutores. Além disso, reduz em 50% o valor da taxa da prova escrita de legislação de trânsito e/ou de direção veicular para os candidatos reprovados e que repetirem esses exames no prazo máximo de 30 dias.

NOTIFICAÇÃO DE VENCIMENTO DA CHN

Desde 2014 está em vigor a lei n.º 14.207, baseada em projeto de Classmann, que informa, com 30 dias de antecedência, a data de vencimento da CNH a todos os motoristas gaúchos.

PROPOSTAS DE CLASSMANN QUE INTEGRAM O CALENDÁRIO DE EVENTOS DO RIO GRANDE DO SUL

·       Dia do Trilheiro, comemorado em 28 de fevereiro

·       Dia do Jipeiro, comemorado em 4 de abril

·       Kolonie Fest, realizado no município de Nova Boa Vista

·       Expocruzeiro - Feira de Exposição Comercial, Industrial e Agropecuária -, realizada a cada dois anos em Santa Rosa

·       Schweinfest - Exposição Gastronômica e Cultural -, realizada em Nova Candelária

·       Expocandi - Exposição de Mostra da Indústria, Comércio e Prestação de Serviço, Agroindústria e Gado Leiteiro -, em Cândido Godói.(Campo Novo, 4 de maio de 1956) é um agricultor e político brasileiro.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.