Maurício Dziedricki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maurício Dziedricki
Nascimento 26 de julho de 1979 (38 anos)
Curitiba
Nacionalidade  Brasileiro
Ocupação Deputado Estadual

Mauricio Alexandre Dziedricki (Curitiba, 26 de julho de 1979) é um advogado e político brasileiro. É deputado estadual pelo Rio Grande do Sul.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Maurício Dziedricki nasceu em Curitiba, no Paraná, mas foi em Porto Alegre que construiu sua militância política. É formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

É filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) desde 1999, partido pelo qual exerceu todos os seus mandatos.

Trajetória política[editar | editar código-fonte]

Foi eleito vereador da Capital nas eleições de 2004, sendo reeleito em eleições de 2008, com 15.454 votos, a maior votação entre as cidades da região sul do Brasil. Convidado pelo então prefeito José Fogaça para assumir a Secretaria de Obras e Viação de Porto Alegre, tendo sido o secretário municipal mais jovem a assumir a pasta. Foi responsável pela repavimentação de mais de 60 quilômetros das principais vias da cidade. Por meio do Orçamento Participativo (OP), entregou 77 novas ruas que não eram pavimentadas. Ampliou equipes de manutenção e criou a “SAMU dos Buracos”, tornando o serviço mais rápido e eficiente. Implantou o projeto "Porto Alegre + Luz", substituindo todos os pontos de iluminação pública da Capital, levando segurança e conforto para a população.

Em 2010, concorreu a deputado federal alcançando 66.701 votos. Assumindo o mandato, recebeu o convite para integrar o Governo do Estado como secretário de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa. Entre suas principais ações, criou o Programa Gaúcho de Microcrédito, emprestando R$ 500 milhões para mais de 100 mil gaúchos, empreendedores, formais e informais, do Rio Grande do Sul. Criou o Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa, o Conselho Estadual de Economia Solidária e investiu no Programa Redes de Cooperação como alternativa para desenvolvimento das micro e pequenas empresas gaúchas.

Nas eleições de 2014, em 5 de outubro, foi eleito deputado estadual na 54ª legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (2015 — 2019). Assumiu o cargo em 1 de fevereiro de 2015, cujo mandato expira em 1 de fevereiro de 2019. Atualmente é o Líder Partidário do PTB no Parlamento Gaúcho. Em setembro do mesmo ano, recebeu da Câmara de Vereadores, o título honorífico de Cidadão de Porto Alegre, proposição do vereador Cássio Trogildo (PTB), que foi quem sucedeu Dziedricki na Secretaria Municipal de Obras de Porto Alegre[1] nas duas vezes em que precisou se afastar para concorrer às eleições para vereador, em 2008, e para deputado federal, em 2010.

Desde 2013, Maurício é vice-presidente estadual de Mobilização do PTB-RS e presidente municipal do PTB de Porto Alegre.

Foi candidato a prefeito de Porto Alegre nas eleições municipais de 2016, tendo recebido 13,68% dos votos, restando em quarto lugar.[2]

Referências


Precedido por
Cassiá Carpes
Secretário de Obras e Viação de Porto Alegre
abril de 2006 - março de 2008
Sucedido por
Cassio Trogildo
Precedido por
Cassio Trogildo
Secretário de Obras e Viação de Porto Alegre
janeiro de 2009 - março de 2010
Sucedido por
Cassio Trogildo


Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.