Valdeci Oliveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde julho de 2014)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Valdeci Oliveira
Prefeito de Santa Maria
Período 1º de janeiro de 2001
até 1º de janeiro de 2009
Antecessor(a) Osvaldo Nascimento da Silva
Sucessor(a) Cezar Schirmer
Deputado Estadual do Rio Grande do Sul
Período 1º de fevereiro de 2011
até a atualidade
Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul
Período 2 de janeiro de 1997
até 1º de janeiro de 2001
Vereador de Santa Maria
Período 1989 até 1996
Dados pessoais
Nome completo Antonio Valdeci Oliveira de Oliveira
Nascimento 7 de setembro de 1957 (59 anos)
Dilermando de Aguiar, Santa Maria, Rio Grande do Sul
Partido PT (1986-atualmente)
Profissão Metalúrgico, agricultor e comerciário

Antônio Valdeci Oliveira de Oliveira, mais conhecido como Valdeci Oliveira (Santa Maria, 7 de setembro de 1957), é um político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores.

Vida pessoal e política[editar | editar código-fonte]

Valdeci Oliveira nasceu na localidade de São José da Porteirinha, no ex-distrito de Santa Maria, hoje município de Dilermando de Aguiar atualmente é um dos líderes do PT em Santa Maria e um dos políticos mais respeitados no Rio Grande do Sul.

Valdeci Oliveira, ex-metalúrgico, agricultor e comerciário, o santa-mariense Antônio Valdeci Oliveira de Oliveira começou sua trajetória política nos movimentos sociais. Na década de 1980, foi presidente do Sindicato dos Metalúrigicos de Santa Maria e vice-presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) da região Centro.

Em 1986, se filiou ao PT e em 1988 se elegeu vereador de Santa Maria. Reeleito em 1992 com a maior votação da cidade, ele concorreu a deputado federal em 1994 ficando na primeira suplência. Em 1997, assumiu o mandato de deputado federal, sendo eleito novamente em 1998. Em 2000, venceu as eleições para prefeito de Santa Maria e em 2004 se tornou o primeiro prefeito reeleito da história da quinta maior cidade gaúcha. Em 2006, foi escolhido pelo diretório nacional do PT para coordenar a campanha à reeleição do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio Grande do Sul. Após cumprir dois mandatos de prefeito de Santa Maria, Valdeci se elegeu deputado estadual em 2010 com 64.163 votos, sendo que destes mais de 46 mil foram registrados em Santa Maria, o que representou a maior votação já obtida em uma eleição proporcional na cidade. Valdeci é filho do casal de agricultores Joreci e Lenir, é casado com Elaine Oliveira e tem duas filhas: Tamara, 25 anos, e Diossana, 21 anos.

Em Santa Maria foi prefeito de 2001 a 2009.

Em 2010 foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul com mais de 60 mil votos, sendo o parlamentar mais votado da história da cidade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.