Pedro Westphalen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário ou apologético (desde agosto de 2018).
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{ER|6|2=~~~~}}, regra nº 6 da eliminação rápida.
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita referências, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2018). Ajude a inserir fontes confiáveis e independentes. Material controverso que esteja sem fontes deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde agosto de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Pedro Westphalen
Nascimento 19 de dezembro de 1950 (68 anos)
Cruz Alta
Nacionalidade  Brasileiro
Ocupação Medicina e política

Pedro Bandarra Westphalen (Cruz Alta, 19 de dezembro de 1950) é um médico e político brasileiro.Em 2002 ingressou na vida pública, elegendo-se deputado estadual do Rio Grande do Sul. Em 2006 e 2010 foi reeleito. Em 2010 assumiu a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa gaucha. No ano de 2013 exerceu o cargo de presidente do parlamento. Em 1º de janeiro de 2015 foi nomeado Secretário dos Transportes pelo Governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori, permanecendo no cargo até março de 2018. [1][2][3][4][5][6][7]

Foi um dos fundadores do Sistema Sindical de Hospitais do Rio Grande do Sul e do Sindicato dos Hospitais da Região da Serra (Sindiserra) na década de 90, e da Confederação Nacional de Saúde (CNS). Atualmente, é vice-presidente licenciado da Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e diretor licenciado da CNS. [1]

Trajetória Política[editar | editar código-fonte]

Pedro Westphalen iniciou sua carreira política como deputado estadual em 2002, eleito com 36.044 votos. Já em seu primeiro mandato, foi presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente ajudando na reconstrução do IPE Saúde e criando a Frente Parlamentar da Saúde. Foi integrante das Comissões de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle; de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, de Bioética e das Águas. Também foi relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA) e da Comissão Especial das Células-Tronco.

Foi reeleito para o segundo mandato com 44.079 votos. No dia 01 de janeiro de 2007, assumiu a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, iniciando a construção da Lei da Inovação, fundamental para o desenvolvimento tecnológico do Estado. Em 2008 integrou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a CPI do Detran. Como líder do Governo de Yeda Crusius, ajudou na construção do déficit zero, na retomada do pagamento dos precatórios, na melhoria na malha rodoviária estadual e no repasse em dia dos valores oriundos de programas aos municípios gaúchos.

Em 2010, assumiu a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa. Nas eleições do mesmo ano, foi eleito pela terceira vez como deputado estadual, com 72.910 votos. A partir de 2011 integrou as comissões de Constituição e Justiça e Segurança e Serviços Públicos. Em 2012, ocupou novamente o cargo de 1º Secretário da Assembleia Legislativa. Em sua trajetória, recebeu o Prêmio Destaque Médico Amrigs, Troféu Responsabilidade Ambiental, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do Instituto de Proteção Ambiental Borboleta Azul.

Durante o ano de 2013, Westphalen exerceu a função de Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Com foco na transparência total do legislativo, em sua gestão, Westphalen tornou acessíveis todos os dados funcionais e financeiros de deputados e servidores no Portal da Transparência. Além desta medida, destaca-se a extinção do 14º e 15º salários dos deputados estaduais. Também foi durante a gestão de Westphalen que a Assembleia recebeu o prêmio Top Cidadania da ABRH/RS pelo projeto "Deputado por Um Dia", que permite que os jovens conheçam e entendam as rotinas e o cotidiano do Parlamento, coordenado pela Escola do Legislativo. Nas eleições de 2014, Westphalen foi reeleito para seu 4º mandato no Legislativo Estadual do RS, com 65.134 votos.[8]

Secretário dos Transportes[editar | editar código-fonte]

Em 1º de janeiro de 2015, foi nomeado Secretário dos Transportes, pelo Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.  No comando da pasta, Westphalen trabalhou pelo desenvolvimento da infraestrutura e logística no RS, com foco na potencialização da intermodalidade, desenvolvendo ações de diagnóstico, planejamento e implementação. Entre os destaques da atuação de Westphalen na Secretaria Estadual dos Transportes estão a retomada nas obras da RS 118; o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional e o fortalecimento do sistema hidroviário. No mês de março de 2018, retornou ao mandato na Assembleia Legislativa. Atualmente, é candidato a deputado federal. [9]

Referências

  1. http://www.pedrowestphalen.com.br/trajetoria_politica.php
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 11 de julho de 2014. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  3. «Cópia arquivada». Consultado em 11 de julho de 2014. Arquivado do original em 28 de abril de 2014 
  4. «Cópia arquivada». Consultado em 11 de julho de 2014. Arquivado do original em 21 de outubro de 2013 
  5. http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdMateria/279611/language/pt-BR/Default.aspx
  6. Westphalen concede entrevista coletiva como presidente da Assembleia
  7. «Governo do RS anuncia novo secretário dos Transportes e novo presidente do IPE». G1 
  8. «TRAJETÓRIA POLÍTICA – Pedro Westphalen». pedrowestphalen.com.br. Consultado em 22 de agosto de 2018 
  9. [http://www.pedrowestphalen.com.br/ver_noticia.php?id=1356&titulo=Westphalen-toma-posse-como-Secretario-Estadual-de-Transportes-e-Mobilidade «Deputado Pedro Westphalen - Not�cias - Westphalen-toma-posse-como-Secretario-Estadual-de-Transportes-e-Mobilidade»]. www.pedrowestphalen.com.br. Consultado em 22 de agosto de 2018  replacement character character in |titulo= at position 32 (ajuda)