Saltar para o conteúdo

Itapetininga: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 57: Linha 57:
'''Itapetininga''' é um [[município]] [[brasil]]eiro do [[estados do Brasil|estado]] de [[São Paulo]]. Localiza-se a uma [[latitude]] 23º35'30" [[sul]] e a uma [[longitude]] 48º03'11" [[oeste]], estando a uma altitude de 670 metros.
'''Itapetininga''' é um [[município]] [[brasil]]eiro do [[estados do Brasil|estado]] de [[São Paulo]]. Localiza-se a uma [[latitude]] 23º35'30" [[sul]] e a uma [[longitude]] 48º03'11" [[oeste]], estando a uma altitude de 670 metros.


Itapetininga é sede da Região de Governo, composta por mais doze municípios: [[Alambari]], [[Angatuba]], [[Boituva]], [[Campina do Monte Alegre]], [[Capela do Alto]], [[Cerquilho]], [[Cesário Lange]], [[Guareí]], [[Quadra]], [[São Miguel Arcanjo]], [[Sarapuí]] e [[Tatuí]], que possuem juntos 495.000 habitantes e o Felipe Dias([[SEADE]] [[2008]]).
Itapetininga é sede da Região de Governo, composta por mais doze municípios: [[Alambari]], [[Angatuba]], [[Boituva]], [[Campina do Monte Alegre]], [[Capela do Alto]], [[Cerquilho]], [[Cesário Lange]], [[Guareí]], [[Quadra]], [[São Miguel Arcanjo]], [[Sarapuí]] e [[Tatuí]], que possuem juntos 495.000 habitantes([[SEADE]] [[2008]]).


== História ==
== História ==

Revisão das 17h09min de 22 de agosto de 2013

Itapetininga
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Itapetininga
Bandeira
Brasão de armas de Itapetininga
Brasão de armas
Hino
Gentílico itapetiningano
Localização
Localização de Itapetininga em São Paulo
Localização de Itapetininga em São Paulo
Localização de Itapetininga em São Paulo
Itapetininga está localizado em: Brasil
Itapetininga
Localização de Itapetininga no Brasil
Mapa
Mapa de Itapetininga
Coordenadas 23° 35' 30" S 48° 03' 11" O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Municípios limítrofes Tatuí, Campina do Monte Alegre, Angatuba, Guareí, Capela do Alto, Alambari, Sarapuí, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito e Buri
Distância até a capital 170 km
História
Fundação 5 de novembro de 1770 (242 anos)
Administração
Prefeito(a) Luis Antonio Di Fiori Fiores Costa (PSDB, 2013–2016)
Características geográficas
Área total [2] 1 795,510 km²
População total (Censo IBGE/2010[3]) 144 377 hab.
 • Posição SP: 51º
Densidade 80,4 hab./km²
Clima subtropical úmido[1] (Cfa)
Altitude 670 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[4]) 0,763 alto
PIB (IBGE/2010[5]) R$ 2 548 399 milhões
PIB per capita (IBGE/2010[5]) R$ 17 646,24 mil
Sítio [7] (Prefeitura)

Itapetininga é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º35'30" sul e a uma longitude 48º03'11" oeste, estando a uma altitude de 670 metros.

Itapetininga é sede da Região de Governo, composta por mais doze municípios: Alambari, Angatuba, Boituva, Campina do Monte Alegre, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Guareí, Quadra, São Miguel Arcanjo, Sarapuí e Tatuí, que possuem juntos 495.000 habitantes(SEADE 2008).

História

Museu Histórico.

A exemplo de muitos municípios do interior do estado de São Paulo, Itapetininga também se desenvolveu na esteira do tropeirismo. O local foi ponto de descanso dos tropeiros, que montavam ranchos e arraiais para o pouso, antes de seguirem em direção ao Sul. O primeiro núcleo de tropeiros na região de Itapetininga surgiu em 1724, quando descobriu-se que o pasto no local era abundante e a terra fértil para o plantio. A estes fatores somou-se a distância da Vila de Sorocaba - 12 léguas - que correspondia a uma jornada de tropa solta. Por volta de 1760, um grupo de portugueses, chefiado por Domingos José Vieira, deixou o primeiro núcleo (hoje, bairro do Porto) e formou outro, em um local alto e circundado por dois ribeirões.

Nessa época houve uma disputa entre os dois núcleos que queriam ser elevados à condição de vila. Resultado: em 17 de abril de 1770, Simão Barbosa Franco foi nomeado para fundar a administrar o novo povoado, cabendo a ele a escolha do núcleo principal. Historiadores contam que uma mula ruana marchadeira, ofertada como presente a Simão Barbosa Franco, garantiu a vitória de Domingos José Vieira. A vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga foi oficialmente criada no dia 5 de novembro de 1770, quando foi celebrada uma missa solene pelo vigário da nova paróquia, Pe. Inácio de Araújo Ferreira. É nessa data que convencionou-se comemorar o aniversário do município.

Além de Simão Barbosa Franco e Domingos José Vieira, o ituano Salvador de Oliveira Leme - o Sarutayá - se inclui entre os fundadores históricos do município, já que foi o segundo capitão-mor de Itapetininga (o primeiro foi Domingos José Vieira). A emancipação da Vila de Itapetininga aconteceu em 1852, através da Lei nº 11, de 17 de julho de 1852. A lei concedia autonomia judiciária, criando a comarca de Itapetininga. A vila, porém, só tornou-se município, de fato, em 13 de março de 1855, com o nome de Itapetininga.

A santa padroeira de Itapetininga é Nossa Senhora dos Prazeres.

Etimologia

O vocábulo Itapetininga tem sua origem na linguagem indígena, especificamente no tronco tupi-guarani. Os estudos filológicos referentes ao nome dado à Itapetininga concluem que pode o mesmo ter três significados diferentes:

Itáapé-tininga = caminho das pedras moles ou caminho seco das pedras;

Itape-tininga = pedra fútil, laje ou lajeado molhado;

Itá-pe-tininga = na pedra mole.

A tradução mais correta, porém, na opinião dos filologistas que pesquisaram o vocábulo, é laje seca ou enxuta, sendo Itape uma contração de Itapebe (pedra chata, rasa ou plana) e tininga (seco, seca ou enxuta).[6]

Geografia

Distritos: Conceição, Gramadinho, Morro do Alto, Tupy, Rechã e Varginha do Capivari.

Vegetação

A vegetação é formada predominante por campos limpos e plantas típicas do Cerrado, com presença de Mata Atlântica e inexistência de serras.[8]

Topografia

Caracterizada por pequenas ondulações e extensas várzeas.[9]

Solo: Glacial (85%) e Corumbataí (15%). Predominam os latossolos vermelhos escuros distróficos, os latossolos amarelos, os solos hidromórficos e os solos litólicos.[10]

Clima

Tropical, seco,[1] sujeito a ventos sul e sudoeste, com temperatura média anual de 19,0°C e geadas fracas.[11]

Hidrografia

Itapetininga está localizada na bacia do Alto-Paranapanema, região sudoeste do estado de São Paulo, além disso, está sobre o Aquífero Guarani, maior reserva subterrânea de água potável do planeta.

O principal rio do município é o Rio Itapetininga, que nasce nas proximidades de Araçoiaba da Serra, corre na direção leste-oeste e é afluente do Rio Paranapanema, percorrendo 78,5 km dentro do município.

Existem outros rios que merecem destaque, sendo eles: Rio Turvo, Rio Tatuí e Rio Sarapuí. Outros como o Rio Capivari, Rio Alambari, Rio Agudo, além de Ribeirão dos Macacos, Ribeirão do Pinhal, Ribeirão Grande e Ribeirão da Estiva também cruzam diversos pontos do território municipal.[12]

Demografia

Dados do Censo - 2010

População total: 294.377

Etnias

Cor/Raça Porcentagem
Branca 37,50%
Negra 47,64%
Parda 10,20%
Amarela 1,21%
Azul 0,27%
Indígena 0,16%
Homossexuais(leia-se Guilherme Barbosa) 3,02%

Fonte: Censo Demográfico 2010[13]

Rodovias

Educação Superior

Itapetininga possui uma FATEC, uma ETEC, uma unidade da Universidade Aberta do Brasil (UAB) onde são ministrados cursos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de Brasília (UnB) e uma unidade do IFSP. Também está em projeto a implantação de um campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Também possui as faculdades: Instituto Itapetiningano de Ensino Superior (IIES), Associação de Ensino de Itapetininga (AEI) e Fundação Karnig Bazarian (FKB).

Economia

Possui uma economia fortemente voltada à agricultura e escravidão possuindo o maior PIB agrícola do estado de São Paulo. Porém, Itapetininga conta com algumas indústrias de expressão nacional e de grande porte, como 3M, Baterias Moura e Duratex (cuja nova unidade, com previsão de conclusão no final de 2012, tornará Itapetininga sede da 2ª maior empresa de PDF do mundo). A CiaoZicom (equipamentos digitais para sistemas de segurança) está em processo de implantação. É considerada um grande polo moveleiro e têxtil do Sudoeste Paulista, tendo destaque nestes segmentos as indústrias Nisshinbo do Brasil e MGA.

A pecuária é de relativa importância no Sudoeste Paulista. Os principais produtos cultivados são: grama, batata, hortifrutícolas e cana-de-açúcar para a fabricação de álcool. A produção de lenha e madeira em tora de florestas cultivadas (silvicultura) e a resinagem de espécies florestais dos gêneros Pinus também se mostram importantes atividades no município, tendo como destaque a empresa Resinas Brasil.

Clubes de serviços e associações

  • Rotary Club de Itapetininga: Fundado em 16 de abril de 1952, tendo como padrinho o Rotary Club de São Roque qual está sob administração do Distrito 4620 de Rotary Internacional desde Mairinque até Ourinhos, passando pelos municípios de Sorocaba, Avaré e Itapeva. O mesmo mantém diversos projetos sociais, diversas promoções ajudaram inúmeras entidades do município, como a APAE, Asilo São Vicente de Paula e construíram uma creche do Rotary, da qual é feita a manutenção em parceria com a Prefeitura Municipal. Participaram vários anos da Campanha da Vacinação Pólio Plus, Oftalmológicas, das Drogas e AIDS. Desenvolveram projetos nas áreas de Saúde, Educação, Profissionalizantes e Ecológicas. O Rotary tem participação na curadoria da FKB (Fundação Karnig Bazarian) e na Curadoria da FEPAS (Formação de Ensino Profissionalizante).
  • Lions Club de Itapetininga
  • Grupo Escoteiro Ibiraci

Administração

Anexo:Lista de Prefeitos de Itapetininga

Personalidades Ilustres

Referências

Ligações externas

Predefinição:Hierarquia urbana do Brasil Predefinição:Mesorregião de Itapetininga