João Maurício de Medeiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Maurício de Medeiros
João Maurício de Medeiros
João Maurício de Medeiros
Ministro da Agricultura do Brasil
Período 29 de maio de 1944 até
17 de julho de 1944 (1º mandato)
16 de setembro de 1945 até
10 de outubro de 1945 (2º mandato)
Antecessor(a) Apolônio Jorge de Faria Sales
Sucessor(a) Teodureto Leite de Almeida Camargo
10º Prefeito de João Pessoa
Período Fevereiro de 1926 até
Outubro de 1928
Antecessor(a) Trajano Pires da Nóbrega
Sucessor(a) José D'Ávila Lins
Dados pessoais
Nascimento 1893
Santa Luzia, PB
Morte 1958 (65 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Profissão Político

João Maurício de Medeiros (Santa Luzia, 1893Rio de Janeiro, 1958) foi um político brasileiro.

Foi prefeito de Santa Luzia-PB, e de João Pessoa entre 1926 e 1928.[1]

Foi ministro interino da Agricultura no governo Getúlio Vargas,[2] de 29 de maio a 17 de julho de 1944 e de 16 de setembro a 10 de outubro de 1945.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

João Maurício de Medeiros nasceu em Santa Luzia no dia 22 de setembro de 1893, filho de Joaquim Estanislau de Medeiros e Antônia Maria de Jesus.

Fez seus primeiros estudos em Santa Luzia, na Escola do Professor Trindade Verna e posteriormente foi estudar no Lyceu Paraibano na Capital do Estado. Em seguida foi para o Rio de Janeiro, ingressando na Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, formando-se em Agronomia.

Tendo sido o primeiro colocado em sua turma, foi agraciado com uma medalha de ouro.

Graduado, voltou a Santa Luzia para administrar a propriedade do seu pai, época em que foi nomeado como prefeito de Santa Luzia, permanecendo pouco tempo no cargo, pois foi convidado para trabalhar como técnico da secretaria de agricultura no combate a lagarta rosada. Em 1922, representou o Brasil na exposição nacional do Centenário da Independência, onde apresentou um trabalho a Conferência Internacional Algodoeira, sob o tema "O Serviço de Defesa do Algodão no Estado da Paraíba, trabalho este que lhe efetivou no Ministério da Agricultura no cargo de Inspetor de Plantas Têxteis.

Em fevereiro de 1926 foi nomeado pelo presidente João Suassuna, como prefeito da capital Parahyba, cargo que exerceu até 1928. Nesse período, deu uma cara nova a capital do Estado, arborizando e remodelando o Parque Sólon de Lucena, construindo a estrada da Penha e saneando a Praia de Tambaú. Hoje a avenida da praia de Manaíra tem o seu nome.

Neste período contraiu matrimônio com Neusa Cantalice de Medeiros, com quem teve três filhos: Célia, Maurício e Laís

Em 1930 aceitou convite do Presidente João Pessoa para o preenchimento das quatro vagas à Assembléia Legislativa, sendo Dr. João Maurício de Medeiros eleito deputado estadual.

Em 1934, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro voltando a trabalhar no Ministério da Agricultura. No ano de 1942, assumiu a chefia de Gabinete do Ministro Apolônio Sales no Governo de Getúlio Vargas. Foi nesse período que assumiu interinamente por duas vezes 1944/1945, o cargo de Ministro da Agricultura.

Já no governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, trabalhou junto ao chefe de gabinete, o Professor José Pereira Lira.

Apesar dos compromissos de trabalho, sempre tinha tempo de visitar sua terra Natal. Dr. João Maurício, faleceu no Rio de Janeiro, em 1958 onde foi sepultado.

Referências

  1. Leandro, Aldo Gomes (2006). «O turismo em João Pessoa e a construção da imagem da cidade» (PDF). UFPB: 67. Consultado em 17 de abril de 2021 
  2. «APOLONIO JORGE DE FARIA SALES». CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Consultado em 17 de abril de 2021 

Precedido por
Apolônio Jorge de Faria Sales
Ministro da Agricultura do Brasil
1944
Sucedido por
Apolônio Jorge de Faria Sales
Precedido por
Apolônio Jorge de Faria Sales
Ministro da Agricultura do Brasil
1945
Sucedido por
Apolônio Jorge de Faria Sales
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.