Saltar para o conteúdo

Papa Pio XI: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Kaktus Kid (discussão | contribs)
Linha 17: Linha 17:
|lema =Raptim Transit
|lema =Raptim Transit
}}
}}
'''Papa Pio XI''' (em [[língua italiana|italiano]]: ''Pio XI'', em [[latim]]: ''Pius PP. XI''; [[Ordem Franciscana Secular|OFS]], nascido ''Ambrogio Damiano Achille Ratti''; [[Desio]], [[Província de Milão]], [[31 de Maio]] de [[1857]] - [[Vaticano]], [[10 de Fevereiro]] de [[1939]]). Foi bibliotecário da Biblioteca Ambrosiana em Milão <ref>« PIERRARD, Pierre. História da Igreja. São Paulo: Paulus,1982 »</ref> e [[Papa]] entre [[6 de Fevereiro]] de [[1922]] e a data da sua morte.
'''Papa Pio XI''' (em [[língua italiana|italiano]]: ''Pio XI'', em [[latim]]: ''Pius PP. XI''; nascido ''Ambrogio Damiano Achille Ratti''; [[Desio]], [[Província de Milão]], [[31 de Maio]] de [[1857]] - [[Vaticano]], [[10 de Fevereiro]] de [[1939]]). Foi bibliotecário da Biblioteca Ambrosiana em Milão <ref>« PIERRARD, Pierre. História da Igreja. São Paulo: Paulus,1982 »</ref> e [[Papa]] entre [[6 de Fevereiro]] de [[1922]] e a data da sua morte.


== Pontificado ==
== Pontificado ==

Revisão das 18h01min de 22 de maio de 2012

Pio XI
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Fim do pontificado 10 de fevereiro de 1939 (81 anos)
Predecessor Bento XV
Sucessor Pio XII
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas

Papa Pio XI (em italiano: Pio XI, em latim: Pius PP. XI; nascido Ambrogio Damiano Achille Ratti; Desio, Província de Milão, 31 de Maio de 1857 - Vaticano, 10 de Fevereiro de 1939). Foi bibliotecário da Biblioteca Ambrosiana em Milão [1] e Papa entre 6 de Fevereiro de 1922 e a data da sua morte.

Pontificado

Em 12 de fevereiro de 1931 inaugura, na presença de Marconi a Rádio Vaticana e envia em língua latina ao mundo a mensagem Quid arcano Dei.

Publicou a encíclica Quas Primas que estabelece a festa de Cristo Rei. Em 1929, a Santa Sé assinou o Tratado de Latrão com o governo italiano de Mussolini. De acordo com o tratado, o Estado do Vaticano tem soberania plena sendo um enclave na cidade de Roma; em troca o Vaticano renuncia aos seus antigos territórios (Estados Papais). Resolvendo assim, a chamada "Questão Romana" que já havia sido, antes, objeto da encíclica Ubi arcano, na qual o papa dizia que "a Itália não tem e não terá o que temer da Santa Sé."

Neste tratado, ficou dito expressamente que a Santa Sé "reconhece o Reino da Itália sob a dinastia da Casa de Savóia com Roma sendo a capital do Estado Italiano e de outra parte a Itália reconhece o Estado da Cidade do Vaticano sob a soberania do Summo Pontífice." Assim, Papa Pio XI tornou-se Chefe de Estado, o primeiro desde a queda dos Estados Papais durante a unificação de Itália no século XIX. Pio XI buscando, ainda, o reconhecimento internacional, sobre esta questão específica, celebrou ainda mais onze concordatas e cinco acordos internacionais.

A relação com o governo fascista de Mussolini deteriorou-se drasticamente nos anos seguintes. Como consequência, Pio XI publicou a encíclica Non abbiamo bisogno (1931), escrita especificamente em língua italiana, em que critica o fascismo. A sua morte continua envolta em mistério, uma vez que Pio XI morreu pouco depois de ter criticado abertamente o regime fascista de Mussolini.

Túmulo de Pio XI, cripta da Basílica de São Pedro, Roma

A Questão social

Pio XI no Trono Pontifício

Em 1931, ainda, publica outra encíclica: Quadragesimo anno motivado pela Grande Depressão de 1929 e por ocasião dos quarenta anos da encíclica Rerum Novarum de Leão XIII. Neste documento, reitera a condenação do comunismo, faz também forte crítica do socialismo, inclusive do "socialismo moderado" e o considera inteiramente incompatível com a prática e a fé católica, neste mesmo documento condena os abusos do capitalismo e do livre mercado, a concentração de renda e de poder e afirma que sem justiça social e a caridade e sem atenção à reta razão e aos preceitos evangélicos não se terá uma ordem econômica justa. Chama a atenção do papel do Estado para estabelecer regras e coibir os excessos do livre mercado.

Em 1937 sai a encíclica Mit brennender Sorge que condena a ideologia nazista.[2] Esta encíclica foi escrita especificamente em língua alemã, levada à Alemanha em segredo lá foi impressa e distribuída, ainda em segredo em todas as paróquias e lida num mesmo dia, durante a missa dominical, em todas as igrejas católicas do país.

A leitura simultânea da encíclica nos púlpitos provocou grande impacto e forte retaliação do governo nazista contra os católicos, o clero e as instituições da Igreja. Somente depois é que o mundo teve conhecimento do seu conteúdo. Adotou-se este procedimento por antever-se que, se publicada em latim em Roma, a censura nazista impediria o acesso a ela pelo povo alemão e não produziria o efeito e nem teria o alcance desejado.

Neste mesmo ano de 1937, ao mesmo tempo que condenava o nazismo, fazia também pública e solene condenação do comunismo através da encíclica Divini Redemptoris e propondo a Doutrina Social da Igreja como remédio para os males do seu tempo.

Brasão e Lema

  • Descrição: Escudo eclesiástico cortado: o 1º de jalde com uma águia de voo estendido de sable, armada e bicada de goles; o 2º de argente com três arruelas de goles postas: 2 e 1. O escudo está assente em tarja branca. O conjunto pousado sobre duas chaves decussadas, a primeira de jalde e a segunda de jalde, atadas por um cordão de goles, com seus pingentes. Timbre: a tiara papal de jalde com três coroas de jalde. Sob o escudo, um listel de jalde com o mote: RAPTIM TRANSIT, em letras de sable. Quando são postos suportes, estes são dois anjos de carnação, sustentando cada um, na mão livre, uma cruz trevolada tripla, de jalde.
Brasão pontifício de Pio XI
  • Interpretação: O escudo obedece às regras heráldicas para os eclesiásticos. Nele estão representadas as armas familiares do pontífice, os Ratti. No 1º, o campo de jalde , por seu metal, simboliza: nobreza, autoridade, premência, generosidade, ardor e descortínio; a águia é símbolo de poder, generosidade e liberdade, e sua cor, sable (preto), representa: sabedoria, ciência, honestidade e firmeza. O campo de argente (prata) representa: inocência, castidade, pureza e eloqüência e as arruelas, por sua corgoles (vermelho), simbolizam o fogo da caridade inflamada no coração do Soberano Pontífice pelo Divino Espírito Santo, que o inspira diretamente do governo supremo da Igreja, bem como valor e o socorro aos necessitados, que o Vigário de Cristo deve dispensar a todos os homens. Os elementos externos do brasão expressam a jurisdição suprema do papa. As duas chaves "decussadas", uma de jalde (ouro) e a outra de argente (prata) são símbolos do poder espiritual e do poder temporal. E são uma referência do poder máximo do Sucessor de Pedro , relatado no Evangelho de São Mateus, que narra que Nosso Senhor Jesus Cristo disse a Pedro: "Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu" (Mt 16, 19). Por conseguinte, as chaves são o símbolo típico do poder dado por Cristo a São Pedro e aos seus sucessores. A tiara papal usada como timbre, recorda, por sua simbologia, os três poderes papais: de Ordem, Jurisdição e Magistério, e sua unidade na mesma pessoa. No listel o lema : "Tudo passa muito rápido", é uma lembrança de como as glórias humanas são transitórias.

Dioceses

Pio XI criou várias dioceses, entre elas a Diocese de Santos em São Paulo; Diocese de Ponta Grossa, Diocese de Jacarezinho, Prelazia de Foz do Iguaçu e a Arquidiocese de Curitiba, todas elas no estado do Paraná, no Brasil.

Referências

  1. « PIERRARD, Pierre. História da Igreja. São Paulo: Paulus,1982 »
  2. « non Ci stancheremo neanche nell’avvenire di rinfacciare francamente alle autorità responsabili l’illegalità delle misure violente prese finora, e il dovere di permettere la libera manifestazione della volontà »

Ligações externas


Precedido por
Bento XV

Papa

259.º
Sucedido por
Pio XII


Predefinição:Catolicismo2

Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA