Saltar para o conteúdo

Tijuca: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 117: Linha 117:
* [[Grajaú (bairro do Rio de Janeiro)|Grajaú]]
* [[Grajaú (bairro do Rio de Janeiro)|Grajaú]]
* [[Estácio (bairro)|Estácio]]
* [[Estácio (bairro)|Estácio]]

==Jornal==
* {{Link|pt|2=http://www.correiocarioca.com.br|3= Página do jornal da Tijuca - Correio Carioca}}



[[Categoria:Tijuca| ]]
[[Categoria:Tijuca| ]]

Revisão das 20h27min de 14 de julho de 2009

 Nota: Para outros significados, veja Tijuca (desambiguação).
Rua Mariz e Barros, localizada na Tijuca.

A Tijuca é um bairro de classe média e média-alta da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

A Tijuca, nome de origem tupi que significa água suja, é vista como um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro.

Brasão do bairro da Tijuca.

Embora sua origem tenha sido uma região de chácaras, atualmente é tipicamente urbano. Ainda assim, possui a terceira maior floresta urbana do mundo, a (Floresta da Tijuca), plantada por determinação de D. Pedro II do Brasil, na segunda metade do século XIX pelo major Archer, em terras de café desapropriadas, para combater a falta de água que se instalara na então capital do Império. Trata-se de uma floresta secundária, uma vez que é fruto de um replantio, compreendendo espécies que não são nativas da mata atlântica, a cobertura vegetal original.

Um de seus principais pontos é a Praça Sáenz Peña. A Tijuca conta com um expressivo setor de comércio, serviços, hospitais, clínicas, escolas, universidades, sendo atendida por dezenas de linhas de ônibus e pelas estações São Francisco Xavier, Sáenz Peña, Afonso Pena e a futura estação Uruguai do Metrô.

É na Tijuca que se localizam as escolas de samba Unidos da Tijuca e Império da Tijuca, tradicionais no carnaval carioca, e que, juntas, somam apenas 1 título no Grupo Especial, da Unidos da Tijuca.

Abriga educandários tradicionais da cidade, como o CEFET-RJ, o Colégio Pedro II, o Colégio Marista São josé, o Instituto de Educação, o Colégio Militar, o Colégio Batista, o Colégio de Aplicação e outros. Há também clubes tradicionais, como o Tijuca Tênis Clube, o América Football Club, o Country Clube da Tijuca, o Montanha Clube, Clube Monte Sinai, e o Clube Municipal.

Há importantes construções históricas como a Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos, as Igrejas de Santo Afonso, Santa Teresinha e a dos Sagrados Corações, o Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro, tradicional colégio normal no século XX, freqüentado por filhas de famílias nobres, embora hoje atenda tanto garotos como garotas e tenha perdido muito seu prestígio com o passar do tempo, o Palácio dos Bianca (uma vivenda majestosa construída na década de 1920 pela família espanhola Bianca, recentemente tombada pelo Patrimônio Histórico, e convertida no Centro de Referência da Música Carioca, da Prefeitura do Rio), a Casa Granado, um tradicional estabelecimento de comércio farmacêutico fundado em 1870 e que funciona até hoje, entre outros.


Principais logradouros tijucanos

Rua Afonso Pena, localizada no bairro da Tijuca.
Rua Haddock Lobo, localizada na Tijuca.
Praça Afonso Pena.
Praça Saens Peña, importante centro comercial do bairro.
Rua Conde de Bonfim.
Rua das Flores.
Rua Professor Lafayette Cortes.
Rua São Francisco Xavier, importante via de ligação para o centro.
  • Avenida Heitor Beltrão: recebe o fluxo de trânsito da rua Doutor Satamini, até a praça Saens Peña, embora tenha seu início (ou seu fim) lá no cruzamento com a rua Professor Gabizo.
  • Avenida Maracanã: interliga a Praça da Bandeira à Muda, sendo uma grande de ligação da Tijuca ao Centro. Ali está o estádio do Maracanã, o Shopping Tijuca e a Praça Varnhagem.
  • Rua Almirante Cochrane: continuação da rua Mariz e Barros, tendo seu fim na rua Santo Afonso e Conde de Bonfim, na altura da praça.
  • Rua Barão de Mesquita: longa rua, que se inicia no Grajaú e termina na rua São Francisco Xavier, na esquina do Colégio Militar. A rua, em sua extensão, tem sua mão invertida diversas vezes.
  • Rua Conde de Bonfim: principal logradouro tijucano, que interliga o bairro ao Alto da Boa Vista e à Barra. Na altura do número 369, localiza-se a Praça Sáenz Peña.
  • Rua Doutor Satamini: rua de entrada para a Tijuca, de quem vem do Centro Histórico ou da Zona Sul. No quarteirão desta com as ruas Campos Sales, Martins Pena e Afonso Pena está a praça e a estação de metrô Afonso Pena. É paralela à rua Haddock Lobo.
  • Rua Haddock Lobo: continuação da rua Conde de Bonfim, a partir do Largo da Segunda-Feira, ligando a Tijuca ao Centro e à Zona Sul, através do Túnel Rebouças.
  • Rua Mariz e Barros: tem seu início na Praça da Bandeira e se estende até a rua São Francisco Xavier. Nela se localiza o famoso Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro e o tradicional Hospital Gafree e Guinle da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, com arquitetura e decoração francesa.
  • Rua São Francisco Xavier: interliga a rua 24 de Maio, no subúrbio, ao Largo da Segunda-Feira, no encontro das ruas Conde de Bonfim e Haddock Lobo. Passa pelos bairros de São Francisco Xavier, Mangueira e Maracanã até chegar na Tijuca. Nesta rua localiza-se a UERJ, o Colégio Militar , a Igreja de São Francisco Xavier do Engenho Velho e o Colégio Pedro II-Unidade Tijuca II.
  • Rua Uruguai: principal via de acesso de bairros como Grajaú e Andaraí à Tijuca. Tem seu início no Andaraí.

Tijucano

Tijucano é a denominação dada ao morador da tijuca.

Tijucanos famosos

Sub-bairros

Clubes

Colégios tradicionais

Bairros vizinhos

Jornal