Red Dirt Girl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Red Dirt Girl é um álbum da cantora estadunidense Emmylou Harris, lançado em 2000.

Este álbum é, de certa forma, uma continuação de seu trabalho de estúdio anterior, o premiado Wrecking Ball, de 1995. Também aqui o som é esparso e etéreo, onde loops de bateria convivem com efeitos de eco e guitarras distorcidas. No entanto, há uma diferença fundamental: todas as faixas deste disco, com exceção de uma, foram compostas pela própria cantora (algumas em parceria). Ora, a única vez em que isso aconteceu antes foi com The Ballad of Sally Rose, de 1985, onde todas as faixas foram co-escritas por ela e seu então marido Paul Kennerley. Destacam-se aqui as canções Tragedy (escrita com o velho amigo Rodney Crowell), Red Dirt Girl, My Antonia, My Baby Needs a Shepherd, The Pearl e uma homenagem a seu pai (morto em 1993), Bang the Drum Slowly, em parceria com o texano Guy Clark.

A produção é de Malcolm Burn, que trabalhou como mixador e engenheiro de som no citado Wrecking Ball. Além de produzir, ele toca guitarras, piano, baixo e tamborim, acompanhado, entre outros, por Daryl Johnson (baixo, bateria, guitarra, percussão), Kate McGarrigle (piano, acordeon) e Buddy Miller (guitarras, mandolim e pedal steel). Bruce Springsteen e a esposa Patti Scialfa contribuem com vocais na faixa Tragedy e Dave Matthews faz dueto em My Antonia. Também participam como convidados, os músicos Julie Miller, Patty Griffin e Guy Clark. O álbum recebeu excelentes críticas e foi um novo triunfo comercial para Emmylou, tendo alcançado a quinta e a quinqüagésima-quarta posições nas paradas country e geral da Billboard, respectivamente, depois de cinquenta e duas semanas. Para coroar o êxito, recebeu o Grammy de Melhor Álbum Folk Contemporâneo de 2000.

Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Emmylou Harris é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.