Saltar para o conteúdo

Sociedade Secreta dos Supervilões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sociedade Secreta dos Supervilões
Informações gerais
Primeira aparição Secret Society of Super Villains #1 (Maio de 1976)
Criado por Gerry Conway
Editora DC Comics
Informações pessoais
Codinomes
conhecidos
SSoSV, The Society

Sociedade Secreta dos Supervilões é um grupo de supervilões da DC Comics.[1]

Levando em conta a Crise nas Terras Infinitas, há alguns problemas com a história da Sociedade Secreta. Muito da história deles tem relação entre Terra 1 e Terra 2 (e 3). Nenhuma das aventuras originais do grupo foi explicada em uma história pos-crise. Porém, a segunda encarnação do grupo, liderada pelo Wizard, foi mencionada várias vezes, as quais sugestionam a validez do novo grupo (as histórias deles são interligadas). Também, vários vilões foram refeitos pela Crise, inclusive Luthor, Bizarro, Homem Ângulo e Cheetah (Mulher-Leopardo). E as histórias dos vilões de Batman foram ligeiramente reescritas.

Mas a sociedade Secreta pode ser a que mais se aproxima da formação da Legião do Mal nos Superamigos. A Sociedade original foi secretamente organizada por Darkseid que lhes proporcionou um esconderijo chamado a Fortaleza Sinistra, em São Francisco. Ao longo de sua existência, a Sociedade sofreu de uma luta constante para liderança. Em um lado, Lex Luthor, O Bruxo (Wizard) e Funky Flashman buscaram comandar um time de lacaios de alto-nível. E no outro lado, o clone de Caçador (Manhunter) e Capitão Cometa esperavam transformar o grupo e fazer algum bem. Depois de um pouco de confusão inicial sobre o propósito do grupo, Cometa se tornou o inimigo primário deles.Quando a Sociedade aprendeu do envolvimento de Darkseid, eles se rebelaram. O senhor de Apokolips enviou Mantis e Kalibak para que tentassem frustrar a insurreição.

No final das contas, Manhunter pereceu em uma conflagração, levando Darkseid com ele. Após isto, o grupo se separou, e Luthor e Funky Flashman reuniram suas próprias formações a fim de enfrentar vários her¢is. o Wizard foi triunfante, porém. Ele depôs Flashman e re-formou a Sociedade definitiva com Safira Estrela, Professor Zoom, Arrasa Quarteirão e o Homem Florônico. A história sucessiva deste grupo é suspeitosa na continuidade pos-crise.

Seguindo a formação, eles buscaram viajar para Terra 2, onde os heróis seriam supostamente menos equipados para os derrotar . Ao invés, eles (e Capitão Cometa) foram para a Terra 3, libertando o Sindicato do Crime. eles foram depois para Terra 2 onde eles foram derrotados por Capitão Cometa e Sociedade da Justiça. Enquanto isso na Terra 1, o Espectro Prateado ainda ajuntou sua própria Sociedade para batalhar os Combatentes de Liberdade na Terra X (história pos-crise muito diferente). O grupo do Wizard sobreviveu e escapou para Terra 1 e ameaçar a Liga da Justiça.

A resolução deste caso plantou as sementes de grande discórdia para a Liga. Devido aos vilões terem ganho conhecimento das identidades secretas do membros da Liga, Zatanna concordou em usar sua magia para apagar as memórias dos vilões. (Esta não foi de fato a primeira vez que eles usaram este procedimento Crise de Identidade#3]) Depois disto, Safira Estrela III entrou em coma.

É interessante notar que a Sociedade Secreta dos Supervilões teve sua própria revista nos Estados Unidos, e com histórias tão mirabolantes, me foge a compreensão porque foi cancelada. A próxima encarnação da Sociedade Secreta foi organizada pelo Ultra-Humanóide, que estreou num novo corpo: um gorila alterado cirurgicamente. Ele juntou inimigos de ambas a Liga e Sociedade de Justiça. Ele estava inacabado quando ele traiu os vilões mais jovens, e todos eles foram banidos para o Limbo para aguardar julgamento. (JLofA #193-195; nos tempos pre-crise, Limbo era a região entre as Terras paralelas. O conceito não foi explorado no pos-crise). Lá eles encontraram Vulcan, Filho do Fogo que em vez de perecer também tinha sido banido pro Limbo. Com os vilões da Era de Ouro e Vulcan, Ultra estabeleceu contato consigo mesmo de 1942. O poder combinado deles junto com Onda Mental os libertou do Limbo. O Ultra-Humanóide reapareceu em tempos modernos contra a Corporação Infinito, e os outros materializaram-se em 1942. (All-Star Squadron#26) Ultra escapou e continuou a carreira criminosa. Pouco depois da derrota, os vilões em 1942 foram devolvidos ao presente. Onda Mental morreu em seguida ao retorno dele de 1942. Ironicamente, ele morreu enfrentando Ultra-Humanóide para salvar o filho dele (Infinity, Inc. #10). Boneco de Pano foi morto e ressuscitou por Neron. (Starman v.2 #9) O Névoa morreu eventualmente, também. (Starman v.2 o #72) O Pirata Psiquico se tornou um peão do Antimonitor e fez um papel significante durante a Crise; ele ficou louco desde então.

Com o passar do tempo, a Sociedade cresceu para incluir dúzias de vilões. Eles formularam um plano contra a Liga da Justiça quando esta foi reformada (fase Grant Morrison). O Caçador de Marte se disfarçou como Onda Mental (que estava falecido) e atraiu os vilões para um lugar onde eles foram presos pela Liga. (Vilões incluiam o Charada, Amos Fortune, Per Degaton, Safira Estrela, a Gangue de Espadas, Solomon Grundy, Pistoleiro, Hector Hammond, Prankster, Arrasa-Quarteirão e Dr. Silvana)

Representantes

[editar | editar código-fonte]

Os Representantes da Sociedade Secreta de Supervilões, são aqueles que são destacados pelos Líderes. Todas são mulheres. Os representantes são: Tala (DC Comics), Hera Venenosa, Circe (DC Comics), Safira Estrela, Volcana (DC Comics) e Banshee Prateada.

Versão DCAU (Universo DC Animado)

[editar | editar código-fonte]

No desenho Liga da Justiça Sem Limites, do Universo DC Animado, o Gorila Grodd formou mais uma Sociedade Secreta. Segundo Grodd, essa sociedade foi realizada como uma tentativa dos super-vilões se esconderem da Liga da Justiça, que estava poderosa, com aproximadamente 60 heróis.

No game Injustice 2, a Sociedade foi organizada por Grodd a pedido de Brainiac, para auxiliar suas tropas a enfraquecer as defesas da Terra.

Referências

  1. Cowsill, Alan; Irvine, Alex; Korte, Steve; Manning, Matt; Wiacek, Win; Wilson, Sven (2016). The DC Comics Encyclopedia: The Definitive Guide to the Characters of the DC Universe. [S.l.]: DK Publishing. p. 264–265. ISBN 978-1-4654-5357-0 
Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.