Eleições estaduais em Sergipe em 2018

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
‹ 2014 Brasil 2020
Eleições estaduais em  Sergipe em 2018
7 de outubro de 2018
(primeiro turno)
28 de outubro de 2018
(segundo turno)
Belivaldo Chagas Silva 2015.jpg Male portrait placeholder cropped.jpg
Candidato Belivaldo Chagas Valadares Filho
Partido PSD PSB
Vice Eliane Aquino (PT) Sílvia Fontes (PDT)
Votos 679.051 370.161
Porcentagem 64,72% 35,28%


Brasão de Sergipe.svg
Governador de Sergipe
Eleição parlamentar em  Sergipe em 2018 (Senado)
7 de outubro de 2018
Male portrait placeholder cropped.jpg Rogério Carvalho 2012 crop.jpg
Líder Delegado Alessandro Vieira Rogério Carvalho
Partido REDE PT
Votos 474.449 300.247
Porcentagem 25,95% 16,42%


Coat of arms of Brazil.svg
Senador

Eleito(s)
Delegado Alessandro Vieira
Rogério Carvalho
REDE
PT

As eleições estaduais em Sergipe em 2018 foram realizadas em 7 de outubro (primeiro turno) e 28 de outubro (segundo turno), como parte das eleições gerais no Brasil. Os eleitores aptos a votar elegeram seus representantes na seguinte proporção: oito deputados federais, dois senadores e vinte e quatro deputados estaduais. Também escolheram o Presidente da República e o Governador do Estado para o mandato que se inicia em 1° de janeiro de 2019 e termina em 31 de dezembro de 2022.[1] No pleito realizado em 7 de outubro, o atual governador candidato à reeleição Belivaldo Chagas do PSD, recebeu 403.252 votos (40,84% dos votos válidos), sendo o segundo colocado o deputado federal Valadares Filho, do PSB, que recebeu 212.169 votos (21,49% dos votos válidos). De acordo com a legislação, como nenhum dos candidatos atingiram mais de 50% dos votos válidos, realizou-se um segundo turno em 28 de outubro, onde Belivaldo Chagas foi eleito governador do estado de Sergipe, com 679.051 votos (64,72% dos votos válidos), enquanto Valadares Filho, recebeu 370.161 (35,28% dos votos válidos). Para a representação de Sergipe no Senado Federal, foram eleitos o estreante na política Delegado Alessandro Vieira, da REDE (474.449 votos, 25,95% dos votos válidos) e o ex-deputado federal Rogério Carvalho, do PT (300.247 votos, 16,42% dos votos válidos).

Regras[editar | editar código-fonte]

Governador e vice-governador[editar | editar código-fonte]

No geral, as regras para as eleições presidenciais também se aplicam às estaduais. Isto é, as eleições têm dois turnos; se nenhum dos candidatos alcançar maioria absoluta dos votos válidos, um segundo turno entre os dois mais votados acontece.

Senador[editar | editar código-fonte]

Conforme rodízio previsto para as eleições para o Senado, em 2018, duas vagas para cada estado seria disputada para o mandato de 8 anos. Os 2 candidatos mais votados exercerão o mandato entre 2019 e 2026. Nas eleições legislativas, não há segundo turno.

Candidatos[2][editar | editar código-fonte]

Candidatos a governador do estado[editar | editar código-fonte]

Nove candidatos disputaram o governo de Sergipe:[3]

  • Belivaldo Chagas (PSD): O PSD confirmou em convenção realizada no dia 5 de agosto, em Aracaju, a escolha de Belivaldo Chagas como candidato ao governo de Sergipe. [4] A candidata a vice é Eliane Aquino (PT), que atualmente ocupa o cargo de vice-prefeita de Aracaju e foi Secretaria Municipal de Assistência Social da capital. Belivaldo Chagas é defensor público aposentado e exerceu o cargo de vice-governador do estado por dois mandatos. Foi deputado estadual por quatro legislaturas e ocupou o cargo de secretário da Casal Civil e da Educação, entre outras funções públicas. Assumiu o governo do estado em 7 de abril de 2018, após a renúncia de Jackson Barreto, que deixou o cargo a fim de concorrer ao Senado.[5]
  • Dr. Emerson (REDE): O partido REDE definiu, em 29 de julho, Dr. Emerson como candidato ao governo de Sergipe durante convenção partidária realizada neste domingo (29) na Assembleia Legislativa de Sergipe, no Centro de Aracaju (SE). O candidato a vice é o verador de Aracaju Américo de Deus, do mesmo partido.[6] Emerson Ferreira da Costa é médico, professor e radialista. Ele foi vereador de Aracaju por dois mandatos, candidato a deputado federal em 2014 e a prefeito de Aracaju em 2016.
  • Eduardo Amorim (PSDB): O PSDB confirmou em convenção realizada no dia 3 de agosto, em Aracaju, a escolha de Eduardo Amorim como candidato ao governo de Sergipe. O candidato a vice é o político do Partido Republicano Brasileiro (PRB) é o ex-prefeito da cidade de Estância, Ivan Leite. [7] Eduardo Amorim é médico, bacharel em direito e jornalista. Já foi secretário de governo, deputado federal, disputou o governo de Sergipe em 2014 e atualmente é senador da república.
  • Gilvani Santos (PSTU): O PSTU confirmou em convenção realizada no dia 3 de agosto, em Aracaju, a escolha de Gilvani Santos como candidata ao governo de Sergipe. O candidato a vice Djenal Prado, do mesmo partido. [8] Gilvani Santos é formada em história, operária e dirigente do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro AL/SE). Ela concorre a um cargo político pela primeira vez.
  • João Tarantella/Eduardo Cassini (PSL): O PSL, em convenção realizada no dia 4 de agosto, foi decidida a candidatura do empresário e comerciante João Paes da Costa, mais conhecido como João Tarantella. O candidato a vice é o político Hélio Rubens, também do PSL.[9] João Tarantella nunca ocupou nenhum cargo político. Ele foi candidato ao cargo de prefeito de Aracaju no ano de 2016. A pedido do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), em 4 de setembro indeferiu a candidatura de João Tarantella ao governo do estado.[10] No dia 18 de setembro, o TRE-SE autorizou a substituição dos candidatos aos cargos de governador e vice-governador, sendo estes, respectivamente, Eduardo Cassini e Everton Rodrigues.[11]
  • Márcio Souza (PSOL): O PSOL confirmou em convenção realizada no dia 26 de julho, em Aracaju, a escolha do nome de Márcio Souza como candidato ao governo de Sergipe. A candidata a vice é a servidora municipal Simone Rocha.[12] Ele é formado em economia e é policial militar de Sergipe. E concorreu ao cargo de prefeito de Estância em 2016.
  • Mendonça Prado (DEM): O DEM confirmou em convenção realizada no dia 5 de agosto, em Aracaju, a escolha de Mendonça Prado como candidato ao governo de Sergipe. O candidato a vice é o político Jorge Husec, do mesmo partido.[13] Mendonça Prado é advogado e exerceu por três vezes a função de vereador de Aracaju, uma vez a de deputado estadual e três mandatos de deputado federal. Já foi secretário da Segurança Pública do Estado de Sergipe e diretor-presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) de Aracaju.
  • Milton Andrade (PMN): O PMN confirmou em convenção realizada no dia 5 de agosto, em Aracaju, a escolha de Milton Andrade como candidato ao governo de Sergipe. A candidata a vice é a empresária e bacharel em direito Rafaela Soares, do mesmo partido.[14] Milton Andrade é advogado e empresário. E foi secretário-adjunto da Secretaria da Juventude e Esporte da Prefeitura de Aracaju.
  • Valadares Filho (PSB): O PSB confirmou em convenção realizada no dia 3 de agosto, em Aracaju, a escolha de Valadares Filho como candidato ao governo de Sergipe. A candidata a vice é a deputada estadual do PDT, Silvia Fontes.[15] Valadares Filho é bacharel em administração e está no terceiro mantado de deputado federal. E já disputou duas eleições para prefeito de Aracaju, nos anos de 2012 e 2016.
Candidato(a) a governador(a) Candidato(a) a
vice-governador(a)
Coligação/Partido
Belivaldo Chagas
PSD
Eliane Aquino
PT
55
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
Dr. Emerson
REDE
Américo de Deus
REDE
18
REDE (sem coligação)
Eduardo Amorim
PSDB
Ivan Leite
PRB
45
Coragem Para Mudar Sergipe
(PSDB, PRB, PSC, PR, SD, PTC, PPS)
Eduardo Cassini
PSL[nota 1][11]
Everton Rodrigues
PSL[nota 1]
17
PSL (sem coligação)
Gilvani Santos
PSTU
Djenal Prado
PSTU
16
PSTU (sem coligação)
João Tarantella
PSL[nota 1]
Hélio Rubens
PSL[nota 1]
17
PSL (sem coligação)
Márcio Souza
PSOL
Simone Rocha
PSOL
50
PSOL (sem coligação)
Mendonça Prado
DEM
Jorge Husec
DEM
25
Dignidade Para o Povo
(DEM, PV, PRTB)
Milton Andrade
PMN
Rafaella Soares
PMN
33
Uma Nova História Para Sergipe
(PMN, PATRI)
Valadares Filho
PSB
Sílvia Fontes
PDT
40
Um Novo Governo Para Nossa Gente
(PSB, PDT, PPL, PROS, PTB, PRP)
  Candidatura indeferida

Candidatos ao Senado Federal[editar | editar código-fonte]

14 candidaturas foram confirmadas para a representação de Sergipe no Senado Federal.[16]

  • Adelson Alves (PATRI): Teve sua candidatura indeferida.[17]
  • André Moura (PSC): André Moura (PSC) foi confirmado como candidato ao Senado da República. André atualmente é líder do governo na Câmara dos Deputados e exerceu o cargo de prefeito do município de Pirambu (SE) por dois mandatos. Ele também já foi Deputado Estadual e Secretário de Estado, entre outras funções públicas.
  • Antônio Carlos Valadares (PSB): Antônio Carlos Valadares é senador por três mandatos e candidato a reeleição pelo PSB. Em 1967 foi prefeito da cidade de Simão Dias, três anos depois foi eleito deputado federal, reeleito em 1974. Valadares foi eleito governador de Sergipe em 1986.
  • Betinho dos Santos (PMB): Teve sua candidatura indeferida.
  • Cadu Silva (PSL): Cadu Silva é empresário e é o candidato do PSL ao Senado. Em 2010, disputou as eleições para o cargo de deputado federal. Em 2016, se candidatou para vereador. Nas duas eleições, ele ficou como suplente. É a primeira vez que ele se candidata ao senado.
  • Clarkson Messias (PSTU): Clarckson Messias é o candidato do PSTU ao Senado. Ele é petroleiro e é a primeira vez que se candidata a um cargo público.
  • Delegado Alessandro Vieira (REDE): Alessandro Vieira é o candidato do REDE ao Senado. Ele é gaúcho e tem 43 anos. É delegado civil e é a primeira vez que ele se candidata para um cargo público.
  • Henry Clay (PPL): Henry Clay Andrade é candidato ao Senado pela primeira vez, pelo PPL. Ele é graduado em Direito pela Universidade Tiradentes e é pós-graduado em Direito Processual pela Universidade Federal de Sergipe. Ele é presidente da OAB/SE.
  • Jackson Barreto (MDB): Jackson Barreto é ex-governador de Sergipe e é candidato ao Senado pelo MDB. Foi eleito vereador em 1972, em Aracaju. Deputado Estadual em 1974 e federal em 1978. Também foi prefeito de Aracaju. Em 2013, com a morte de Marcelo Déda, Jackson assumiu o governo sergipano até 2014, onde se reelegeu. Em 6 de abril, Jackson renunciou ao cargo de governador visando sua candidatura ao Senado.
  • Pastor Heleno (PRB): Heleno Silva é candidato ao Senado da República pelo PRB. Foi eleito deputado federal em 2002, cumprindo o mandato entre 2003 e 2007, ano em que se filiou ao Partido Republicano Brasileiro (PRB). Em 2011, voltou à Câmara dos Deputados, mas renunciou ao mandato de deputado federal para assumir o cargo de prefeito do município de Canindé de São Francisco em 2013.
  • Professor Jossimário Mick (PSOL): Jossimário Mick é o candidato do PSOL ao Senado. Ele é professor do ensino médio e é a primeira vez que concorre a um cargo público.
  • Professora Sônia Meire (PSOL): O PSOL também confirmou a candidatura de Sônia Meire ao Senado. Ela tem 55 anos e é professora universitária. Sônia disputou as eleições para o governo do estado de Sergipe em 2014, para a prefeitura de Aracaju em 2016 e concorre pela primeira vez ao Senado.
  • Reynaldo Nunes (PV): Natural de Itabaiana (PB), Reinaldo Nunes tem 52 anos e é candidato ao Senado pelo PV. Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Foi candidato a deputado estadual e a prefeito de Aracaju. Reynaldo exerceu o cargo de secretário de estado do meio ambiente e foi presidente da ADEMA.
  • Rogério Carvalho (PT): O PT confirmou a candidatura de Rogério Carvalho ao Senado da República. Entre 2001 e 2006 ocupou o cargo de secretário de Saúde de Aracaju e do estado de Sergipe. Foi eleito deputado estadual em 2006 e federal em 2010. É a segunda vez que ele se candidata ao Senado.
Candidato(a) a senador Candidatos a suplente Coligação/Partido
Adelson Alves
PATRI[nota 2]
1º: Cássio Júnior (PMN)[nota 3]
2º: Maria José (PATRI)
510
Uma Nova História Para Sergipe
(PMN, PATRI)
André Moura
PSC
1º: Luzia de Aguinaldo de Verso (PPS)[nota 4]
2º: Fernando Noronha (PPS)[nota 5]
200
Coragem Para Mudar Sergipe
(PSDB, PRB, PSC, PR, SD, PTC, PPS)
Pastor Heleno
PRB
1º: Adailton Souza (PR)
2º: Pastora Salete (PRB)
100
Antônio Carlos Valadares
PSB
1º: Cris Teixeira (PTB)
2º: Elber Batalha (PSB)
404
Um Novo Governo Para Nossa Gente
(PSB, PDT, PPL, PROS, PTB, PRP)
Henry Clay
PPL
1º: Marcos Cruz (PSB)[nota 6]
2º: José Orlando Melo (PSB)
540
Betinho dos Santos
PMB[nota 7]
1º: Maria Olivia (PMB)
2º: Maria Eliana (PMB)
350
PMB (sem coligação)
Cadu Silva
PSL
1º: José Alberto (PSL)
2º: Luiz Carlos Barreto (PSL)[nota 8]
177
PSL (sem coligação)
Clarckson Messias
PSTU
1º: Carlos dos Santos (PSTU)
2º: Vitor Hugo (PSTU)
161
PSTU (sem coligação)
Delegado Alessandro Vieira
REDE
1º: Fernando Carvalho (REDE)
2º: Major Ildomário (REDE)
181
REDE (sem coligação)
Jackson Barreto
MDB
1º: Sérgio Gama (MDB)
2º: Alexandre Filadelfo (MDB)
155
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
Rogério Carvalho
PT
1º: Jorge Mitidieri (PSD)
2º: Maria da Taiçoca (PSD)
131
Professora Sônia Meire
PSOL
1º: Adelmo Torres (PSOL)
2º: Bado Artes (PSOL)
500
PSOL (sem coligação)
Professor Jossimário Mick
PSOL
1º: Ana Cristina (PSOL)
2º: Bispo Antônio (PSOL)
505
Reynaldo Nunes
PV
1º: Wagner Barreto (DEM)
2º: Saulo Mendonça (DEM)
433
Dignidade Para o Povo
(DEM, PV, PRTB)
  Candidatura indeferida

Pesquisas de intenção de voto[editar | editar código-fonte]

Governador do Estado - 1º turno[editar | editar código-fonte]

Intenção de voto[editar | editar código-fonte]

Período da pesquisa Instituto Margem
de erro
Candidato Brancos e Nulos Não sabe
Valadares Filho (PSB) Eduardo Amorim (PSDB) Belivaldo Chagas (PSD) Dr. Emerson (REDE) Mendonça Prado (DEM) João Tarantella / Eduardo Cassini (PSL) Márcio Souza (PSOL) Milton Andrade (PMN) Gilvani Santos (PSTU)
14/08 a 16/08/2018 Ibope[18] ±3% 23% 17% 12% 5% 3% 1%
[nota 9]
1% 1% 0% 28% 9%
17/09 a 19/09/2018 Ibope[19] ±3% 21% 20% 17% 3% 2% 2%
[nota 9]
1% 1% 1% 23% 9%
04/10 a 06/10/2018 Ibope[20] ±3% 29% 17% 28% 2% 2% 3%
[nota 10]
2% 2% 1% 9% 5%
04/10 a 06/10/2018 Ibope[20]
(Votos válidos)
±3% 34% 20% 33% 3% 2% 3%
[nota 10]
2% 2% 1%

Rejeição[editar | editar código-fonte]

Também foram feitas pesquisas medindo a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Os entrevistados podem citar mais de um candidato, por isso, os resultados somam mais de 100%.

Período da pesquisa Instituto Candidato Poderia votar
em todos
Não sabe
Valadares Filho (PSB) Eduardo Amorim (PSDB) Belivaldo Chagas (PSD) Dr. Emerson (REDE) Mendonça Prado (DEM) João Tarantella / Eduardo Cassini (PSL) Márcio Souza (PSOL) Milton Andrade (PMN) Gilvani Santos (PSTU)
14/08 a 16/08/2018 Ibope[18] 24% 36% 22% 11% 23% 17%
[nota 11]
11% 11% 10% 4% 19%
17/09 a 19/09/2018 Ibope[19] 26% 31% 26% 17% 25% 23%
[nota 11]
19% 18% 17% 7% 15%
04/10 a 06/10/2018 Ibope[20] 19% 28% 21% 9% 18% 8%
[nota 12]
9% 11% 10%

Simulações de 2º turno[editar | editar código-fonte]

Período
da
pesquisa
Instituto Margem
de
erro
Candidato Brancos e nulos Não sabe
Valadares Filho (PSB) Eduardo Amorim (PSDB)
17/09
a 19/09/2018
Ibope[19] ±3 37% 29% 27% 7%
04/10
a 06/10/2018
Ibope[20] ±3 43% 30% 20% 7%
Período
da
pesquisa
Instituto Margem
de
erro
Candidato Brancos e nulos Não sabe
Belivaldo Chagas (PSD) Eduardo Amorim (PSDB)
17/09
a 19/09/2018
Ibope[19] ±3 35% 33% 25% 7%
04/10
a 06/10/2018
Ibope[20] ±3 40% 34% 18% 8%
Período
da
pesquisa
Instituto Margem
de
erro
Candidato Brancos e nulos Não sabe
Belivaldo Chagas (PSD) Valadares
Filho
(PSB)
17/09
a 19/09/2018
Ibope[19] ±3 29% 42% 23% 6%
04/10
a 06/10/2018
Ibope[20] ±3 36% 42% 16% 7%

Governador do Estado - 2º turno[editar | editar código-fonte]

Intenção de voto[editar | editar código-fonte]

Período
da
pesquisa
Instituto Margem
de
erro
Candidato Brancos e nulos Não sabe
Belivaldo Chagas (PSD) Valadares
Filho
(PSB)
15/10
a 17/10/2018
Ibope[21] ±3 50% 36% 10% 4%
15/10
a 17/10/2018
Ibope[21]
(Votos válidos)
±3 58% 42%
26/10
a 27/10/2018
Ibope[22] ±3 54% 35% 8% 3%
15/10
a 17/10/2018
Ibope[22]
(Votos válidos)
±3 61% 39%

Potencial de voto e rejeição[editar | editar código-fonte]

A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para governador. O instituto perguntou: “Para cada um dos candidatos a Governador do Sergipe que eu citar, gostaria que o(a) sr(a) me dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele”.

Período
da
pesquisa
Instituto Com certeza votaria nele Poderia votar nele Não votaria de jeito nenhum Não o conhece para opinar Não sabem
Belivaldo Chagas (PSD) Valadares Filho (PSB) Belivaldo Chagas (PSD) Valadares Filho (PSB) Belivaldo Chagas (PSD) Valadares Filho (PSB) Belivaldo Chagas (PSD) Valadares Filho (PSB) Belivaldo Chagas (PSD) Valadares Filho (PSB)
15/10
a 17/10/2018
Ibope[21] 36% 28% 17% 17% 27% 33% 18% 20% 2% 2%
26/10
a 27/10/2018
Ibope[22] 42% 23% 15% 16% 23% 38% 17% 21% 3% 3%

Senado Federal[editar | editar código-fonte]

Levando em conta que para o senado o eleitor irá votar duas vezes, as pesquisas possuem um universo de 200%

Período da pesquisa Instituto Margem
de erro
Candidato Brancos e Nulos
(vaga 1)
Brancos e Nulos
(vaga 2)
Não sabe
Valadares (PSB) André Moura (PSC) Jackson Barreto (MDB) Pastor Heleno (PRB) Rogério Carvalho (PT) Delegado Alessandro (REDE) Sônia Meire (PSOL) Henry Clay (PPL) Professor Jossimário (PSOL) Adelson Alves (PATRI) Cadu Silva (PSL) Reynaldo Nunes (PV) Clarckson Messias (PSTU)
14/08 a 16/08/2018 Ibope[23] ±3% 28% 21% 16% 7% 12% 7% 9% 2% 4% 3% 2% 2% 1% 27% 36% 24%
17/09 a 19/09/2018 Ibope[24] ±3% 26% 21% 18% 15% 12% 10% 5% 4% 2% 2% 1% 1% 0% 23% 34% 26%
04/10 a 06/10/2018 Ibope[25] ±3% 29% 26% 18% 18% 16% 20% 6% 8% 1%
[nota 13]
3% 2% 1% 12% 23% 16%
04/10 a 06/10/2018 Ibope[25]
(Votos válidos)
±3% 20% 18% 12% 12% 11% 13% 4% 6% 1%
[nota 13]
2% 1% 1%

Debates na TV[editar | editar código-fonte]

Governador - 1º turno[editar | editar código-fonte]

Data Organizadores Mediador Belivaldo Chagas (PSD) Eduardo Amorim (PSDB) Valadares Filho (PSB) Mendonça Prado (DEM) Márcio Souza (PSOL) Dr. Emerson (REDE) Gilvani Santos (PSTU) Eduardo Cassini (PSL) Milton Andrade (PMN)
2 de outubro[26] TV Sergipe
G1
Susane Vidal Presente Presente Presente Presente Presente Não convidado Não convidado Presente Presente

Governador - 2º turno[editar | editar código-fonte]

Data Organizadores Mediador Belivaldo Chagas (PSD) Valadares Filho (PSB)
23 de outubro[27] TV Atalaia Diego Barros,
Amália Rhoeder,
Gilvan Fontes
Presente Presente
25 de outubro[28] TV Sergipe
G1
Susane Vidal Presente Presente

Resultados da eleição [29] [30][editar | editar código-fonte]

Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral, no estado de Sergipe, 1.279.582 eleitores (81,17% do eleitorado) compareceram às urnas no primeiro turno das eleições (7 de outubro) e 296.770 eleitores (18,83% do eleitorado) se abstiveram de votar. No segundo turno (28 de outubro), 1.264.065 eleitores (80,19% do eleitorado) compareceram às urnas, enquanto 312.355 eleitores (19,81% do eleitorado) se abstiveram.[31]

Governador[editar | editar código-fonte]

Primeiro turno[32][editar | editar código-fonte]

Candidato(a) Votos Porcentagem
Belivaldo Chagas
PSD
403.252 40,84%
Valadares Filho
PSB
212.169 21,49%
Eduardo Amorim
PSDB
202.349 20,50%
Dr. Emerson
REDE
69.407 7,03%
Milton Andrade
PMN
35.111 3,56%
Eduardo Cassini
PSL
32.326 3,27%
Márcio Souza
PSOL
15.588 1,58%
Mendonça Prado
DEM
12.280 1,24%
Gilvani Santos
PSTU
4.803 0,49%
  Segundo turno
Votos Porcentagem
Votos válidos 987.285 77,16%
Votos em branco 63.994 5%
Votos nulos 228.303 17,84%
Votos totais 1.279.582
Governador
1º turno
Partido Candidato Votos Votos (%)
  PSD Belivaldo Chagas 403 252
 
40,84%
  PSB Valadares Filho 212 169
 
21,49%
  PSDB Eduardo Amorim 202 349
 
20,5%
  REDE Dr. Emerson 69 407
 
7,03%
  PMN Milton Andrade 35 111
 
3,56%
  PSL Eduardo Cassini 32 326
 
3,27%
  PSOL Márcio Souza 15 588
 
1,58%
  DEM Mendonça Prado 12 280
 
1,24%
  PSTU Gilvani Santos 4 803
 
0,49%
Totais 987 285  
Candidato Votos Votos (%)
Votos válidos 987 285
 
77,16%
Votos em branco 63 994
 
5%
Votos nulos 228 303
 
17,84%
Totais 1 279 582  

Segundo turno[33][editar | editar código-fonte]

Candidato(a) Votos Porcentagem
Belivaldo Chagas
PSD
679.051 64,72%
Valadares Filho
PSB
370.161 35,28%
  Eleito
Votos Porcentagem
Votos válidos 1.049.212 83%
Votos em branco 34.855 2,76%
Votos nulos 179.998 14,24%
Votos totais 1.264.065
Governador
2º turno
Partido Candidato Votos Votos (%)
  PSD Belivaldo Chagas 679 051
 
64,72%
  PSB Valadares Filho 370 161
 
35,28%
Totais 1 049 212  
Candidato Votos Votos (%)
Votos válidos 1 049 212
 
83%
Votos em branco 34 855
 
2,76%
Votos nulos 179 998
 
14,24%
Totais 1 264 065  

Senador[34][editar | editar código-fonte]

Candidato(a) Votos Porcentagem
Delegado Alessandro Vieira
REDE
474.449 25,95%
Rogério Carvalho
PT
300.247 16,42%
André Moura
PSC
251.213 13,74%
Jackson Barreto
MDB
204.677 11,20%
Antônio Carlos Valadares
PSB
175.155 9,58%
Pastor Heleno
PRB
165.039 9,03%
Henry Clay
PPL
109.562 5,99%
Professora Sônia Meire
PSOL
62.770 3,43%
Cadu Silva
PSL
43.215 2,36%
Reynaldo Nunes
PV
27.147 1,48%
Professor Jossimário Mick
PSOL
11.650 0,64%
Clarckson Messias
PSTU
2.960 0,16%
  Eleitos
Votos Porcentagem
Votos válidos 1.828.084 71,43%
Votos em branco 191.720 7,49%
Votos nulos 539.360 21,08%
Votos totais 2.559.164
Senador
Partido Candidato Votos Votos (%)
  REDE Delegado Alessandro Vieira 474 449
 
25,95%
  PT Rogério Carvalho 300 247
 
16,42%
  PSC André Moura 251 213
 
13,74%
  MDB Jackson Barreto 204 677
 
11,2%
  PSB Antônio Carlos Valadares 175 155
 
9,58%
  PRB Pastor Heleno 165 039
 
9,03%
  PPL Henry Clay 109 562
 
5,99%
  PSOL Professora Sônia Meire 62 770
 
3,43%
  PSL Cadu Silva 43 215
 
2,36%
  PV Reynaldo Nunes 27 147
 
1,48%
  PSOL Professor Jossimário Mick 11 650
 
0,64%
  PSTU Clarckson Messias 2 960
 
0,16%
Totais 1 828 084  
Candidato Votos Votos (%)
Votos válidos 1 828 084
 
71,43%
Votos em branco 191 720
 
7,49%
Votos nulos 539 360
 
21,08%
Totais 2 559 164  

Deputados federais eleitos[editar | editar código-fonte]

Foram oito os deputados federais eleitos em Sergipe.[35]

Representação eleita

  PSD: 1
  PR: 1
  PT: 1
  MDB: 1
  PP: 1
  PDT: 1
  PSC: 1
  SD: 1
Candidato(a) Número Coligação/Partido Votos Porcentagem
Fábio Mitidieri
PSD
5555
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
102.899 10,30%
Laércio Oliveira
PP
1111
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
68.014 6,81%
Fábio Reis
MDB
1515
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
64.879 6,50%
Gustinho Ribeiro
SD
7777
Coragem Para Mudar Sergipe
(PSDB, PRB, PSC, PR, SD, PTC, PPS)
64.132 6,42%
João Daniel
PT
1311
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
59.933 6%
Bosco Costa
PR
2233
Coragem Para Mudar Sergipe
(PSDB, PRB, PSC, PR, SD, PTC, PPS)
47.788 4,79%
Valdevan Noventa
PSC
2090
Coragem Para Mudar Sergipe
(PSDB, PRB, PSC, PR, SD, PTC, PPS)
45.472 4,55%
Fábio Henrique
PDT
1212
Sergipe Merece Mais
(PSB, PDT, PPL, PROS, PTB, PRP)
35.226 3,53%
Votos Porcentagem
Votos nominais 931.480 93,27%
Votos de legenda 67.189 6,73%
Votos válidos totais 998.669
Votos Porcentagem
Votos válidos 998.669 78,05%
Votos em branco 72.049 5,63%
Votos nulos 208.864 16,32%
Votos totais 1.279.582

Deputados estaduais eleitos[editar | editar código-fonte]

Em Sergipe, foram vinte e quatro os deputados estaduais eleitos.[36]

Representação eleita

  PSD: 4
  PSC: 4
  MDB: 3
  PR: 2
  PODE: 2
  PPS: 2
  PT: 2
  REDE: 2
  PSDB: 1
  PSB: 1
  PTB: 1
Candidato(a) Número Coligação/Partido Votos Porcentagem
Talysson de Valmir
PR
22222
Sergipe Mais Forte
(PSDB, PRB, PSC, PR)
42.046 3,87%
Maisa Mitidieri
PSD
55555
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
35.707 3,29%
Jeferson Andrade
PSD
55250
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
34.736 3,20%
Gilmar Carvalho
PSC
20222
Sergipe Mais Forte
(PSDB, PRB, PSC, PR)
34.160 3,14%
Luciano Bispo
MDB
15015
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
33.705 3,10%
Ibrain Monteiro
PSC
20000
Sergipe Mais Forte
(PSDB, PRB, PSC, PR)
32.059 2,95%
Zezinho Guimarães
MDB
15555
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
28.094 2,59%
Iran Barbosa
PT
13900
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
26.961 2,48%
Dr. Vanderbal
PSC
20111
Sergipe Mais Forte
(PSDB, PRB, PSC, PR)
26.054 2,40%
Zezinho Sobral
PODE
19000
Para Renovar Sergipe
(PMN, PATRI, AVANTE, PODE)
25.764 2,37%
Janier Mota
PR
22333
Sergipe Mais Forte
(PSDB, PRB, PSC, PR)
25.731 2,37%
Francisco Gualberto
PT
13300
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
24.637 2,27%
Georgeo Passos
REDE
18777
REDE (sem coligação)
23.355 2,15%
Garibalde Mendonça
MDB
15000
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
22.819 2,10%
Adailton Martins
PSD
55123
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
22.400 2,06%
Goretti Reis
PSD
55333
Pra Sergipe Avançar
(PSD, PT, MDB, PP, DC, PHS, PCdoB)
21.306 1,96%
Diná Almeida
PODE
19111
Para Renovar Sergipe
(PMN, PATRI, AVANTE, PODE)
20.168 1,86%
Maria Mendonça
PSDB
45555
Sergipe Mais Forte
(PSDB, PRB, PSC, PR)
19.102 1,76%
Dilson de Agripino
PPS
23333
Sergipe Quer Mudança
(SD, PTC, PPS)
18.038 1,66%
Kitty Lima
REDE
18000
REDE (sem coligação)
18.008 1,66%
Luciano Pimentel
PSB
40123
Compromisso Com Sergipe
(PSB, PDT, PPL, PROS)
16.907 1,56%
Capitão Samuel
PSC
20123
Sergipe Mais Forte
(PSDB, PRB, PSC, PR)
15.770 1,45%
Rodrigo Valadares
PTB
14123
Por Um Novo Sergipe
(PTB, PRP)
15.221 1,40%
Dr. Samuel Carvalho
PPS
23456
Sergipe Quer Mudança
(SD, PTC, PPS)
14.216 1,31%
Votos Porcentagem
Votos nominais 1.008.884 92,83%
Votos de legenda 77.908 7,17%
Votos válidos totais 1.086.792
Votos Porcentagem
Votos válidos 1.086.792 84,93%
Votos em branco 60.607 4,74%
Votos nulos 132.183 10,33%
Votos totais 1.279.582

Notas

  1. a b c d João Tarantella e Hélio Rubens, candidatos a governador e vice-governador, respectivamente, tiveram suas candidaturas indeferidas pelo TSE, assim, sendo substituídos por Eduardo Cassini, na disputa pelo governo estadual e Everton Rodrigues para vice-governador.
  2. O candidato Adelson Alves, do PATRI, bem como seus suplentes, tiveram as suas candidaturas indeferidas pelo TSE.
  3. Substituto de Márcio Vieira (PATRI).
  4. Substituta de Aguinaldo de Verso (PR).
  5. Substituto de Edvaldo dos Santos (PTC).
  6. Substituto de Dr. Cláudio (PPL).
  7. O candidato Betinho dos Santos, do PMB, bem como seus candidatos à suplência, tiveram suas candidaturas indeferidas pelo TSE.
  8. Substituto de George Thadeu (PSL).
  9. a b A candidatura de João Tarantella do PSL foi indeferida pelo TSE após o registro desta pesquisa, portanto seu nome consta na pergunta de intenção de voto estimulada.
  10. a b A substituição do candidato João Tarantella por Eduardo Cassini, ambos do PSL, ocorreu antes da realização da pesquisa, portanto o nome deste último consta na pergunta de intenção de voto estimulada.
  11. a b A candidatura de João Tarantella do PSL foi indeferida pelo TSE após o registro desta pesquisa, portanto seu nome consta nesta pesquisa.
  12. A substituição do candidato João Tarantella por Eduardo Cassini, ambos do PSL, ocorreu antes da realização desta pesquisa, portanto o nome deste último consta aqui.
  13. a b A candidatura de Adelson Alves do PATRI foi indeferida, portanto, seu nome não consta nesta pesquisa.

Referências

  1. «Eleições 2018: confira as datas do calendário eleitoral». G1 
  2. «DivulgaCandContas — Tribunal Superior Eleitoral» 
  3. «Candidatos ao governo de Sergipe nas eleições 2018: veja quem são». G1 
  4. «PSD confirma candidatura de Belivaldo Chagas ao governo de Sergipe». G1 
  5. «Belivaldo Chagas toma posse como governador de Sergipe». G1 
  6. «Rede confirma candidatura de Dr. Emerson ao governo de Sergipe». G1 
  7. «PSDB confirma candidatura de Eduardo Amorim ao governo de Sergipe». G1 
  8. «PSTU confirma candidatura de Gilvani Santos ao governo de Sergipe». G1 
  9. «PSL confirma candidatura de João Tarantella ao governo de Sergipe». G1 
  10. «Justiça Eleitoral nega pedido de candidatura de João Tarantella ao governo do estado». G1 
  11. a b «TRE autoriza substituição de Tarantella e do vice para Eleições 2018». G1 
  12. «PSOL confirma candidatura de Márcio Souza a governador de Sergipe». G1 
  13. «DEM confirma candidatura de Mendonça Prado ao governo de Sergipe». G1 
  14. «PMN confirma candidatura de Milton Andrade ao governo de Sergipe». G1 
  15. «PSB confirma candidatura de Valadares Filho ao governo de Sergipe». G1 
  16. «Candidatos ao Senado por Sergipe nas eleições 2018: veja a lista». G1 
  17. «Adelson Alves tem candidatura impugnada e acusa o Patriotas de agir com má-fé». JL Política — Coluna Aparte 
  18. a b «Pesquisa Ibope em SE: Valadares Filho, 23%; Eduardo Amorim, 17%; Belivaldo Chagas, 12%». G1 
  19. a b c d e «Pesquisa Ibope em Sergipe: Valadares, 21%; Belivaldo Chagas, 20% e Eduardo Amorim, 17%». G1 
  20. a b c d e f «Ibope - Sergipe, votos válidos: Valadares, 34%; Belivaldo, 33%; Eduardo Amorim, 20%». G1 
  21. a b c «Ibope em Sergipe, votos válidos: Belivaldo Chagas, 58%; Valadares Filho, 42%». G1 
  22. a b c «Ibope em Sergipe, votos válidos: Belivaldo Chagas, 61%; Valadares Filho, 39%». G1 
  23. «Pesquisa Ibope em SE para o Senado: Valadares, 28%; André Moura, 21%; Jackson Barreto, 16 %; Rogério Carvalho, 12%». g1.globo.com. Consultado em 1 de outubro de 2018. 
  24. «Pesquisa Ibope para o Senado em Sergipe: Valadares, 26%; André Moura, 21% e Jackson Barreto 18%». G1 
  25. a b «Ibope Senado - Sergipe, votos válidos: Valadares, 20%; André Moura, 18%; Delegado Alessandro Vieira, 13%». g1.globo.com 
  26. «Candidatos ao governo de Sergipe participam de debate na TV Sergipe». G1 
  27. «TV Atalaia realiza debate com candidatos ao Governo do Estado». Portal A8 
  28. «Candidatos ao governo de SE participam de debate na TV Sergipe». G1 
  29. «Resultado da apuração das Eleições 2018 - Sergipe para governador, senador, deputado federal e deputado estadual». G1 
  30. «TSE - Divulgação de Resultados de Eleições» 
  31. «Abstenção em Sergipe cresceu em relação a 2014, diz TRE». G1 
  32. «Belivaldo Chagas, PSD, e Valadares Filho do PSB disputam o 2º turno em Sergipe». G1 
  33. «Belivaldo Chagas, do PSD, é eleito governador». G1 
  34. «Delegado Alessandro Vieira, Rede, e Rogério Carvalho, PT, são eleitos senadores por Sergipe». G1 
  35. «Veja quem são os oito deputados eleitos para a Câmara dos Deputados por Sergipe». G1 
  36. «Veja quais são os 24 deputados estaduais eleitos em Sergipe». G1