Saltar para o conteúdo

Carrefour: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Foram revertidas as edições de 200.232.193.160 (usando Huggle) (3.1.20)
Linha 74: Linha 74:
===Supermercados===
===Supermercados===
No Brasil, a ''Rede Champion'' virou ''Carrefour Bairro''. São lojas reduzidas dos hipermercados Carrefour. A bandeira Carrefour Bairro está presente somente no país.
No Brasil, a ''Rede Champion'' virou ''Carrefour Bairro''. São lojas reduzidas dos hipermercados Carrefour. A bandeira Carrefour Bairro está presente somente no país.

Em 07 de setembro de 2016, a rede champion volta ao varejo com as unidades carrefour sendo champion novamente e com nova identidade visual


===E-commerce===
===E-commerce===

Revisão das 15h07min de 6 de setembro de 2016

 Nota: Este artigo é sobre o hipermercado. Se procura pela cidade do Haiti, veja Carrefour (Haiti).
Carrefour
Logo Carrefour sans texte.png
Razão social Carrefour S.A.(extinta)
Carrefour Comércio & Indústria Ltda
economia mista
Slogan na França: "Les prix bas, la confiance en plus" ("Preços baixos, confiança maior")
No Brasil: "Faz a conta. Faz Carrefour"
Em Espanha: "Carrefour te viene bien" ("O Carrefour está bem para você")
Na Argentina: "Está bueno para vos" ("É bom para você")
Na Colômbia: "Carrefour chévere" (O Carrefour é Bacana)
Cotação Euronext: CA
Atividade Varejista (Retalhista)
Gênero empresa de economia mista , venda de produtos
Fundação 1959 (65 anos)
Fundador(es) Marcel Fournier, Denis Defforey, Jacques Defforey
Encerramento 2008 (Portugal)
Sede França Évry (Essonne), Paris
Proprietário(s) Groupe Carrefour S.A

Espírito Santo Resources (Portugal, 1990-2000) Carrefour Portugal S.A (2001-2007) Sonae (somente a marca registada da empresa no pais)

Presidente Georges Plassat
Pessoas-chave Georges Plassat (Presidente
Empregados 471,755 (2010)[1]
Produtos Alimentos , Eletrodomésticos , Eletroportáteis e etc...
Significado da sigla Cruzamento (no Brasil)
Website oficial www.carrefour.com/,%20https://www.carrefour.it/
  • Notas de rodapé / referências
  • Faz a conta, Faz Carrefour

Carrefour é uma rede internacional de hipermercados, fundada na França, em 1960. Em 2004, o grupo possuía dez mil unidades em trinta países e quatrocentos mil empregados. O seu volume de negócios em 2002 foi de 86 bilhões/mil milhões de euros e distribuiu-se do seguinte modo: 51% na França, 34% no resto da Europa, 8% na América Latina e 7% na Ásia.

França

Supermercado Champion na França.
  • 218 na França.

Na França a rede Carrefour é numerosa.

Fazem parte desta rede: Champion, Ed (Dia % e Minipreço), Supermarchés GB, Shopi, 8 à Huit e aínda as lojas Proxi.

Há também sites de comércio virtual na internet, sob o nome de Ooshop e Carrefour Online.

O Carrefour comprou em 1999 a Promodès e, investiu ainda nos hipermercados Continente.

Portugal

Loja na Lourinhã

Em Portugal, o grupo contava com 12 lojas e mais 9 postos de combustível adjacentes nas cidades de Aveiro, Braga, Coimbra (que não durou muito tempo, operando de 2006 a 2008), Loures (que contou com um centro comercial próprio que ainda está aberto a partir de 2016, tendo hoje um hipermercado Continente no lugar da loja Carrefour, que ocupou o espaço até 2007 e foi fechada em 2008) , Montijo, Oeiras, Portimão, Paços de Ferreira, Telheiras (uma das primeiras lojas do grupo, em Portugal), Vila Nova de Gaia, Torres Novas e Viseu.

Brasil

No Brasil, o Carrefour é a segunda maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar em 2012.

Hipermercados

Filial em Brasília, DF

O Brasil foi o destino escolhido para a primeira loja Carrefour do continente americano. Com o lançamento de novas lojas e aquisição de redes regionais como Planaltão, Roncetti, Mineirão, Rainha, Dallas, Eldorado, Continente e Atacadão.[2] A rede expandiu-se tornando o Carrefour uma das maiores empresas varejistas do país. A disputa pela liderança no setor varejista é acirrada, todavia, quando da aquisição da rede Atacadão, chegou-se a anunciar a tomada da liderança por parte do grupo Carrefour. Seus maiores concorrentes são o Grupo Pão de Açúcar e o Walmart, e a Cencosud que entrou na briga com a aquisição das redes GBarbosa, Mercantil Rodrigues, Perini, Bretas e Prezunic.

Supermercados

No Brasil, a Rede Champion virou Carrefour Bairro. São lojas reduzidas dos hipermercados Carrefour. A bandeira Carrefour Bairro está presente somente no país.

Em 07 de setembro de 2016, a rede champion volta ao varejo com as unidades carrefour sendo champion novamente e com nova identidade visual

E-commerce

A empresa interrompeu permanentemente suas operações de vendas pelo e-commerce no dia 7 de dezembro de 2012, com a justificativa de reestruturação do grupo no Brasil. No dia 26 de julho de 2016 (após 4 anos inativo), a empresa retorna com a venda e-commerce, com início para apenas a região sudeste do Brasil. [3].

Rede no Brasil

Filial em Natal, RN.
Filial em Santo André, SP.
Filial em Santos, SP.
Antiga filial em Niterói, RJ.

Com a bandeira principal, Carrefour, a rede possui aproximadamente 160 lojas, atuando em 14 estados brasileiros: Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

São Paulo - Hipermercado, Plataforma, Lojas Express, Bairro, Atacadão e Centro de Distribuição [4]

Rio de Janeiro - Hipermercado, Plataforma, Centro de Distribução e Atacadão

Minas Gerais - Hipermercado, Plataforma, Bairro, Centro de distribuição e Atacadão

Espírito Santo

Rio Grande do Sul

Paraná

Distrito Federal - Hipermercado, Plataforma, Centro de distribuição e Atacadão

  • Brasília (3 hiper, sendo 1 Plataforma/Centro de Distribuição + 4 lojas bairro)

Goiás - Hipermercado, Plataforma, Centro de distribuição e Atacadão

Mato Grosso do Sul

Pernambuco - Hipermercado, Plataforma e Atacadão

  • Recife (3 lojas, sendo 1 Plataforma ) - 1 Atacadão

Paraíba

Rio Grande do Norte

Ceará

Amazonas

Ameaça de fechamento do Carrefour Brasil

Por volta de abril de 2007, o presidente mundial do Carrefour - José Luis Duran - ameaçou fechar a subsidiária brasileira e todas as suas lojas num prazo máximo de dois anos (semelhante ao que aconteceu ás lojas portuguesas). O motivo era que o Carrefour Brasil enfrentou vários problemas para crescer, enquanto que os concorrentes cresciam rapidamente. Com a compra da rede Atacadão, a ameaça de fechamento foi deixada de lado, já que com a compra da rede, o Carrefour Brasil passou novamente a ser "número um" em vendas no varejo de hipermercados no Brasil, passando a frente dos concorrentes.[5] Em 2008, manteve a liderança entre as redes de supermercados no Brasil, com faturamento de 22,47 bilhões de reais.[6]

Processos

A partir de 2007 a rede sofreu pelo menos quatro processos [7][8][9][10][11] contra violência, racismo e homofobia, além da execução de um homem, por humilhação pública contra empregados [12] e violência infantil.

Em um dos casos um homem negro dono de uma Eco-Sport foi confundido com um ladrão, levado por seguranças terceirizados para dentro da rede e torturado física e psicológicamente por mais de 15 minutos, além de ouvir ofensas referentes à sua cor negra. A rede afastou o segurança e descredenciou a empresa tercerizada de segurança,[7][8][11] contra violência, racismo e homofobia além de uma execução contra um homem que furtava 4 peças de carne de galinha, por humilhação pública contra empregados.[12]

Outro caso de espancamento seguido de morte ocorreu na loja do Supermercado Dia e Noite, subsidiária do grupo Carrefour em São Carlos - SP. O furto de dois pães de queijo algumas coxinhas e creme para o cabelo, cometido pelo pedreiro Ademir Peraro, de 43 anos, motivou o seu espancamento pelo supervisor da loja e um segurança. Após a seção de tortura a vítima foi trancada no banheiro até o fechamento da loja, quando foi jogado na rua.

Socorrido por familiares, foi levado ao hospital; antes de vir a óbito, o pedreiro conseguiu relatar a tortura a que foi submetido.[13]

O processo mais oneroso para o Carrefour até o momento foi na quantia de 50 000 reais,[12] seguido por outro de 44 640 reais.[8][9]

Slogans

  • 1995-2005 - Sempre o menor preço.
  • 2005-2010 - É lá que a gente vai encontrar.
  • 2010-presente - Faz a conta. Faz Carrefour.

Aquisição

A Península, empresa de investimentos do empresário Abilio Diniz, anunciou nesta quinta-feira, dia 18/12, a compra de 10% das operações da unidade brasileira do Carrefour por 525 milhões de euros (R$ 1,8 bilhão).[14]

Negociações

Em abril de 2015, o empresário Abílio Diniz revelou que ele estava em negociações para levantar a 5,07 por cento de participação no Carrefour e tem o apoio dos acionistas para tomar um assento no conselho.[15]

Logotipo

Logotipo do Carrefour

Há uma grande especulação, no histórico popular, do real significado do logotipo da empresa. O logotipo apresenta, em negativo, uma letra "C", que é sobreposta por duas setas, uma vermelha, a menor e à esquerda, e outra azul, maior e à direita. O significado do logotipo remete à palavra que dá nome à empresa. A palavra "carrefour" significa cruzamento em francês, o que explica a existência das duas setas apontadas em sentidos opostos. As cores são iguais às da bandeira da França, o país de origem da marca do Carrefour.

Bandeiras do grupo Carrefour

  • Hipermercados: Carrefour, Carrefour Plataforma, Carrefour Planet.
  • Supermercados: Carrefour Bairro, Champion (Carrefour Market), Champion Mapinomovaoe, Globi, GB Supermercados, GS, Norte, Gima, Artima.
  • Supermercados de desconto: Dia %, Ed, Minipreço.
  • Lojas de conveniência: Carrefour Express, 5 horas, 8 a HuiT, Marche Plus, Proxi, Sherpa, Dìperdì, Smile Market, Ok!, Contact GB, GB Express, Shopi.
  • Atacado e Cash & Carry: Atacadão, Promocash, Docks Market, Gross IPer.

Ver também

Referências

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Carrefour

Predefinição:Carrefour

Predefinição:Instituto para Desenvolvimento do Varejo