Saltar para o conteúdo

Luena (Angola): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 57: Linha 57:
== Turismo ==
== Turismo ==


Em Luena, existem alguns pontos turísticos a se visitar, entre eles pode-se encontrar a [[Reserva Florestal do Luena]], esta floresta tem um tamanho de 1 800 Km² e fica é demarcada pelos caminhos dos rios Luena e Camege, [[Lago Dilolo]]. Tem também o [[Parque Nacional da Cameia]]. Quanto ao sector hoteleiro, existem no momento um total de: 3 hotéis (todos em funcionamento), hotel Luena, Kawango, Lumafil, 5 pensões e 34 bares e restaurantes.
Em Luena existem alguns pontos turísticos de interesse, entre eles encontra-se a [[Reserva Florestal do Luena]]. Esta floresta ocupa uma área de 1800 Km² e é demarcada pelos rios Luena e Camege [[Lago Dilolo]]. Tem também o [[Parque Nacional da Cameia]]. Quanto ao sector hoteleiro, existem atualmente 3 hotéis (todos em funcionamento): Luena, Kawango, Lumafil; 5 pensões e 34 bares e restaurantes.


O principal meio de transporte a região é o aéreo (para transporte interprovincial), pois as estradas ainda estão a ser reformadas e a linha ferroviária está a ser construída.
O principal meio de transporte da região é o aéreo (para transporte interprovincial), pois as estradas ainda estão a ser reparadas e a linha ferroviária está em construção.


A cidade esta constituída em diversos bairros, alguns destes são: Nzaji, Popular, Mandembwe, Zorro, Said-Mingas, Santa Rosa, Sinai-Velho,Sinai-Novo, Aço, Kapango,Kwenha,tchifuchi,Alto Campo,Zona Verde e muitos outros.
A cidade é constituída por diversos bairros. Alguns destes são: Nzaji, Popular, Mandembwe, Zorro, Said-Mingas, Santa Rosa, Sinai-Velho, Sinai-Novo, Aço, Kapango, Kwenha, Tchifuchi, Alto Campo, Zona Verde.





Revisão das 10h31min de 4 de julho de 2017

Luena

Província Moxico
Características geográficas
População 350.803 hab. (2014)

Luena está localizado em: Angola
Luena
Localização de Luena em Angola
11° 47' " S 19° 53' " E{{{latG}}}° {{{latM}}}' {{{latS}}}" {{{latP}}} {{{lonG}}}° {{{lonM}}}' {{{lonS}}}
Prefixo telefónico 054
Projecto Angola  • Portal de Angola

Luena (às vezes escrito Lwena), conhecida como Vila Luso durante o período colonial, é a capital da província do Moxico, em Angola. Em 2014 a cidade possuía uma população de 350.803 habitantes,[1] distando de Luanda 1 250 km.

História

Luso ou Vila Luso foi o nome dado pelos portugueses quando Angola era uma colónia de Portugal. Após a independência do país, em 1975, como a cidade tinha um nome português que identificava de alguma forma esta região com o país colonizador, o governo angolano decidiu mudar o seu nome, dando-lhe o nome do rio que banha a região o rio Lwena.

Durante a guerra muitas ONG trabalharam em Luena, incluindo MSF Belgique, Jesuit Relief Service, GOAL Irlanda, Vietnam Veterans e Medair.

Foi em Luena que ocorreram algumas das hostilidades que despoletaram a Guerra Civil Angolana, e foi perto de Luena que morreu Jonas Savimbi, líder da UNITA, o que pôs fim àquele conflito, em 2002.

Educação

A cidade do Luena tem as seguintes escolas: A Vala (Escola Primária), Centro Educativo Dom Bosco (Ensino Primário e ensino medio)Padre Pedro Leonarde e a Escola Kwenha.

, Escola do Primeiro Ciclo (Camarada Tchifutchi 1• e 2• ciclo), Centro Educativo Maria Auxiliadora-CEMA (Ensino Médio),São Jose(1• e 2• ciclo)

11 de Novembro ( Ensino Secundário), Puniv (Ensino Médio), IMNE ( ensino Secundário) Instituto Médio de Saúde-IMS, Instituto Médio de Administração e Gestão do Luena IMAG-Luena (Ensino Médio Técnico) e a Universidade José Eduardo dos Santos (Ensino Superior).

Língua Espanhola

Na cidade existe um certo número de falantes do espanhol por causa da presença do exército de Cuba no final do século XX, durante o processo conflituoso de descolonização e a Guerra Civil Angolana. [carece de fontes?]

Etnias

A capital do Moxico é habitada por diversos grupos étnicos, são eles: Luena ou Lwena, Côkwe (cujo idioma é o mais falado na região), Luvale, Ovimbundu, Mbunda, Luchaze, Lunda-Dembo e Nganguela.

Geografia

A cidade situa-se numa área, em média, 1350 m acima do nível do mar, possui um clima tropical modificado pela altitude, com pluviometria média anual de cerca de 1200 mm e temperatura média de 21ºC.

Igrejas

Em Luena existem igrejas de várias denominações cristãs. No bairro do Aço tem a Igreja Filadélfia Bomba Adventista. No bairro do Zorró existe a Igreja de Sacalumbo NS. das Vitórias do Luena católica.

Igreja Sacalumbo Nossa Senhora das Vitórias do Luena

Turismo

Em Luena existem alguns pontos turísticos de interesse, entre eles encontra-se a Reserva Florestal do Luena. Esta floresta ocupa uma área de 1800 Km² e é demarcada pelos rios Luena e Camege Lago Dilolo. Tem também o Parque Nacional da Cameia. Quanto ao sector hoteleiro, existem atualmente 3 hotéis (todos em funcionamento): Luena, Kawango, Lumafil; 5 pensões e 34 bares e restaurantes.

O principal meio de transporte da região é o aéreo (para transporte interprovincial), pois as estradas ainda estão a ser reparadas e a linha ferroviária está em construção.

A cidade é constituída por diversos bairros. Alguns destes são: Nzaji, Popular, Mandembwe, Zorro, Said-Mingas, Santa Rosa, Sinai-Velho, Sinai-Novo, Aço, Kapango, Kwenha, Tchifuchi, Alto Campo, Zona Verde.


Referências

  1. Censo 2014 : 350 803, accessdate: February 18, 2017

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Angola, integrado ao projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.