Saltar para o conteúdo

Universidade Federal de Alfenas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
m seções sem fontes + abuso de WP:NOLINKS + WP:CURSOS + apologias, ''spamming''...
Linha 25: Linha 25:


A '''Universidade Federal de Alfenas''' ('''UNIFAL-MG''') é uma [[instituição de ensino superior]] pública brasileira sediada na cidade de [[Alfenas]] e com ''campi'' nas cidades de [[Poços de Caldas]] e [[Varginha]], todas na região sul do [[Unidades federativas do Brasil|estado]] de [[Minas Gerais]].
A '''Universidade Federal de Alfenas''' ('''UNIFAL-MG''') é uma [[instituição de ensino superior]] pública brasileira sediada na cidade de [[Alfenas]] e com ''campi'' nas cidades de [[Poços de Caldas]] e [[Varginha]], todas na região sul do [[Unidades federativas do Brasil|estado]] de [[Minas Gerais]].

Originalmente conhecida como '''Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas''' ('''EFOA'''), foi fundada no dia [[3 de abril]] de [[1914]], por um grupo de idealistas liderados por João Leão de Faria e formado por: Armando de Almeida Magalhães, Nicolau Coutinho e José da Silveira Barroso, com a implantação do Curso de [[Farmácia]] e, no ano seguinte, do Curso de [[Odontologia]].

==A instituição==
A '''EFOA''' foi reconhecida pela Lei Estadual nº 657, de 11 de setembro de 1915, do Governo do Estado de [[Minas Gerais]]. Sua primeira diretoria eleita foi composta por João Leão de Faria, diretor, Armando de Almeida Magalhães, vice-diretor, Nicolau Coutinho, tesoureiro e José da Silveira Barroso, secretário. Em 11 de setembro de 1916, foi criada a [[biblioteca]] com doações angariadas por uma comissão de alunos. João Leão de Faria, foi diretor desta escola, desde a fundação até 1933, quando, apesar de inúmeros apelos contrários, renunciou a este cargo.

O reconhecimento, através do Ministro da Educação e Saúde, foi previsto no artigo 26 do Decreto 19.851 e, em 23 de março de 1932, foi aprovado o novo regulamento enquadrando-a nas disposições das leis federais. No dia 18 de dezembro de 1960, através da Lei nº 3.854, a Escola foi federalizada, estando sua direção a cargo de Paulo Passos da Silveira.

A transformação em autarquia de regime especial efetivou-se através do Decreto nº 70.686, de 7 de junho de 1972.

A transformação em autarquia favoreceu a implantação do curso de [[Enfermagem]] e [[Obstetrícia]], autorizado pelo Parecer n.º 3.246, de 5 de outubro de 1976 e Decreto n.º 78.949, de 15 de dezembro de 1976 e reconhecido pelo Parecer do [[Conselho Federal de Educação|CFE]] n.º 1.484/79, Portaria [[Ministério da Educação (Brasil)|MEC]] n.º 1.224, de 18 de dezembro de 1979. A criação do curso de Enfermagem e Obstetrícia atendia, nessa época, à política governamental de suprimento das necessidades de trabalho especializado na área de saúde.

Em 1999 foram implantados os Cursos de [[Nutrição]], [[Ciências Biológicas]] ([[Bacharelado]] e [[Licenciatura]]) e a Modalidade Fármacos e Medicamentos, autorizados pela Portaria do MEC 1.202 de 3 de agosto de 1999, com início de funcionamento em 2000.

A mudança para '''Centro Universitário Federal''' ('''EFOA/Ceufe''') ocorreu em 1º de outubro de 2001 pela Portaria/MEC nº 2.101.

Para atender as exigências legais das diretrizes curriculares, o Curso de [[Ciências Biológicas]] foi desmembrado originando os Cursos de [[Ciências Biológicas]] ([[Licenciatura]]) com início de funcionamento em 2002/2 pela Resolução 005/2002 do Conselho Superior da '''Unifal-MG''' de 12 de abril de 2002 e [[Ciências Biológicas]] ([[Bacharelado]]) em 2003/1 pela Portaria do MEC 1202 de 3 de agosto de 1999.

Em 2003 iniciou-se o Curso de [[Bacharelado]] em [[Química]] pela Resolução 002/2003 do Conselho Superior da então '''EFOA/Ceufe''' de 13 de março de 2003.

Em agosto de 2005 foi transformada em '''Universidade Federal de Alfenas''' ('''Unifal-MG''') pela Lei 11.154, propicia a implantação de vários cursos: [[Física]], [[Matemática]] e [[Química]] (licenciatura), [[Geografia]] (Licenciatura), Geografia (Bacharelado), [[Biotecnologia]], [[Ciência da Computação]], [[Pedagogia]] e as modalidades [[Ciências Ambientais]] para o Curso de Ciências Biológicas.

<strong>ATO AUTORIZATIVO</strong>

<strong>Portaria MEC/SERES Nº654 de 11 de dezembro de 2013, </strong>Aprovou para o Campus Sede da Universidade, ministrar o Curso de Medicina, tendo sua primeira turma de 60 vagas no início do primeiro semestre de 2014.
==''Campi''==
Atendendo às tendências de expansão das Instituições Federais de Ensino Superior, foi aprovada pelo Conselho Superior da UNIFAL-MG, a criação dos [[campi]] nas cidades de Varginha e Poços de Caldas e, de outro, em Alfenas. Foram implantados, para o ''Campus'' de Varginha, os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia; que permite o ingresso nos cursos de [[Ciências atuariais|Ciências Atuariais]]; [[Administração pública no Brasil|Administração Pública]] e [[Ciências econômicas|Ciências Econômicas]] com ênfase em Controladoria, e os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia; que permite o ingresso nos cursos de [http://www.unifal-mg.edu.br/ambiental/ Engenharia Ambiental]; [http://www.unifal-mg.edu.br/engenhariademinas/ Engenharia de Minas] e [http://www.unifal-mg.edu.br/engenhariaquimica/ Engenharia Química], para o ''Campus'' de Poços de Caldas, com início no primeiro semestre de 2009.

A '''Unifal-MG''' é uma instituição formada por 4 ''campi'':
* ''Campus'' Sede, [[Alfenas]], localizado na Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Centro.
* ''Campus'' Santa Clara, [[Alfenas]], localizada na Av. Jovino Fernandes Sales, 2600 - Santa Clara.
* ''Campus'' [[Poços de Caldas]], localizado na Rodovia [[BR-267]], km 533, Cidade Universitária.
* ''Campus'' [[Varginha]], localizado na Avenida Celina Ferreira Ottoni, 4000 - Padre Vitor.<gallery>|Pavilhão Central de Aulas (PCA) - Sede

|Sede - Alfenas</gallery>

==Graduação==

;''Sede - ''Alfenas

* [[Biomedicina]] (Bacharelado)
* [[Biotecnologia]] (Bacharelado)
* [http://www.bcc.unifal-mg.edu.br Ciência da Computação] (Bacharelado)
* [[Ciências Biológicas]] (Bacharelado com ênfase em Ciências Ambientais)
* [[Ciências Biológicas]] (Licenciatura [[EAD]])
* [[Ciências Biológicas]] (Licenciatura Presencial)
* [[Ciências Sociais]] (Bacharelado)
* [[Ciências Sociais]] (Licenciatura)
* [[Enfermagem]] (Bacharelado)
* [[Farmácia]] (Bacharelado)
* [[História]] (Licenciatura)
* [[Letras]] (Licenciatura - Habilitações em Língua Portuguesa e Língua Espanhola)
* [[Matemática]] (Licenciatura)
* [[Medicina]] (Bacharelado)
* [[Nutrição]] (Bacharelado)
* [[Odontologia]] (Bacharelado)
* [[Pedagogia]] (Licenciatura)
* [[Química]] (Bacharelado com atribuições Tecnológicas)
* [[Química]] (Licenciatura [[EAD]])
* [[Química]] (Licenciatura Presencial)

;
;
;
; ''Unidade Educacional -'' [[Alfenas]]

* [[Física]] (Licenciatura)
* [[Fisioterapia]] (Bacharelado)
* [[Geografia]] (Bacharelado)
* [[Geografia]] (Licenciatura)
* [[Ciência da Computação]] (Bacharelado)

;
;
;
; ''Campus'' [[Poços de Caldas]]

* [https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/cursos/?sitecurso=22&cursoid=10320 Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia].

Após a conclusão do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, o discente poderá iniciar seu segundo ciclo de formação em um dos seguintes cursos:

* [[Engenharia Ambiental]]
* [[Engenharia de Minas]]
* [[Engenharia Química]]

;
;
;
; ''Campus'' [[Varginha]]

* [https://www.unifal-mg.edu.br/bice/ Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia]

Após a conclusão do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, o discente poderá iniciar seu segundo ciclo de formação em um dos seguintes cursos:

* [[Ciências Econômicas]] com ênfase em Controladoria (Bacharelado)
* [[Administração Pública]] (Bacharelado)
* [[Ciências Atuariais]] (Bacharelado)
*[[Contabilidade|Ciências Contábeis]] (Bacharelado)

==Pós Graduação==
A Pós-graduação, iniciada na Instituição na década de 1980, oferece vários cursos de Especialização presenciais, na área de saúde, no campus de Alfenas: Gerontologia; Farmacologia Clínica; Análises Clínicas; Atenção Farmacêutica; Endodontia; Implantodontia; Periodontia; Terapêutica Nutricional, entre outros. O campus de Varginha oferece Controladoria e Finanças. Na área de Educação, é oferecido o curso “Teorias e Práticas na Educação”, na modalidade a distância, nos polos: Bambuí, Bragança Paulista, Franca, Santa Isabel e Serrana.

Os Programas de Pós-graduação contam com o apoio da Capes e da FAPEMIG por meio de bolsas concedidas aos alunos, além do Programa Institucional de Bolsas da UNIFAL-MG. As atividades de pesquisa dos discentes de graduação são viabilizadas mediante os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, sendo eles:

* PIBIC/CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq);
* PIBITI/CNPq (Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação);
* PIBICT/FAPEMIG (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica);
* PROBIC/UNIFAL-MG (Programa de Bolsas de Iniciação Científica);
* PAIND (Programa de Apoio à Instalação de Novos Docentes); PAIRD (Programa de Apoio à Instalação de Recém-Doutores).

Para alunos procedentes do 2º Ano do Ensino Médio das Escolas Públicas Municipais ou Estaduais ou Federais dos municípios de Alfenas, de Poços de Caldas e de Varginha, estão disponíveis o PIBICT-Júnior/FAPEMIG (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Jr) e o PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio).
===''Lato sensu''===
A [[pós-graduação]] iniciada na Instituição na década de 1980 oferece vários cursos de especialização: [[Acupuntura]], [[Análises clínicas]], Atenção Farmacêutica, [[Farmacologia]], [[Dentística]], [[Endodontia]], [[Implantodontia]], [[Microbiologia]], Literatura, Linguagem e Outros Saberes, Controladoria e Finanças, Docência na Educação Infantil, Residência em Enfermagem Obstétrica, Residência Multiprofissional em Saúde da Família, entre outros.

A partir de 2009, a instituição passou a oferecer cursos de especialização semipresenciais (modalidade EAD): [https://ead.unifal-mg.edu.br/cead/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=56&Itemid=130 Gestão Pública Municipal] e [https://ead.unifal-mg.edu.br/cead/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=13&Itemid=55 Teorias e Práticas na Educação].

===''Stricto sensu''===
Atualmente, a UNIFAL-MG oferece 13 (treze) programas de pós-graduação [[Stricto sensu]], em nível de [[Mestrado em administração de empresas|Mestrado]] e [[Doutorado em filosofia|Doutorado]], recomendados pela [[Capes]]:
* [http://www.unifal-mg.edu.br/ppgbiociencias/ Biociências Aplicadas à Saúde] – Nível de Mestrado
* [http://www.unifal-mg.edu.br/ppgcea/ Ciência e Engenharia Ambiental] - Nível de Mestrado
* [http://www.unifal-mg.edu.br/ppgcemateriais/ Ciência e Engenharia dos Materiais] – Nível de Mestrado
*Ciências da Reabilitação - Nível Mestrado
* [http://www2.unifal-mg.edu.br/ppgcienciasfarma/ Ciências Farmacêuticas] – Nível de Mestrado e Doutorado
* [http://www.unifal-mg.edu.br/ppgcodontologicas/ Ciências Odontológicas] - Nível de Mestrado e Doutorado
* [http://www2.unifal-mg.edu.br/ppgcfisiologicas/ Ciências Fisiológicas] (integrando o Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) – Níveis de Mestrado e Doutorado.
* [http://www.unifal-mg.edu.br/ppgecoambiental Ecologia e Tecnologia Ambienta]l – Nível de Mestrado
* [http://www.unifal-mg.edu.br/ppgenfermagem/ Enfermagem] – Nível de Mestrado
* [https://www.unifal-mg.edu.br/ppgeab/ Estatística Aplicada e Biometria] - Nível de Mestrado
* Educação - Nível de Mestrado (curso recomendado pela Capes em 2014), em fase de implantação.
* [http://www.unifal-mg.edu.br/ppgfisica/ Física] (campus em Alfenas – MG, em associação ampla com a Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal de São João Del-Rei) - Nível de Mestrado
* [http://www.unifal-mg.edu.br/ppgps/ Gestão Pública e Sociedade] – Nível de Mestrado
* [http://www2.unifal-mg.edu.br/ppgquimica/ Química] – Nível de Mestrado e Doutorado
* [http://www.unifal-mg.edu.br/ppghi/ História Ibérica] - Nível Mestrado, modalidade Profissional (curso recomendado pela Capes em 2013)
* Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede – PROFIAP (Proposto pela ANDIFES e Recomendado pela CAPES em 2013), ainda em fase de implantação.
====Ciências Farmacêuticas====
O programa de pós-graduação em nível de [[mestrado]] em Ciências Farmacêuticas, recomendado pela '''[[Capes]]''' com nota 3, teve início em agosto de 2005, configurando outro pólo de desenvolvimento acadêmico da Instituição. Oferece duas áreas de concentração: '''1)''' ''Avaliação físico-química e microbiológica de fármacos e medicamentos''; '''2)''' ''Obtenção de insumos farmacêuticos e avaliação de atividade biológica''.

====Ciências Exatas e da Terra====
O programa envolve o desenvolvimento de pesquisas nas áreas da química e física.

====Engenharias====
Desenvolvimento nas áreas de ciência e engenharia ambiental, e ciência e engenharia de materiais.

====Multidisciplinar====
Este programa visa o desenvolvimento de pesquisas na área de ecologia e tecnologia ambiental, e gestão pública e sociedade.

====Química====
O programa de pós-graduação em nível de [[mestrado]] em Química, recomendado pela '''[[Capes]]''', iniciou suas atividades em março de 2008, consolidando outro pólo de desenvolvimento acadêmico da Instituição. Oferece quatro áreas de concentração: '''1)''' ''Físico-química''; '''2)''' ''Química Analítica''; '''3)''' ''Química Inorgânica''; '''4)''' ''Química Orgânica''.

====Multicêntrico em Ciências Fisiológicas====
O programa de pós-graduação em nível de [[mestrado]] e [[doutorado]] em Ciências Fisiológicas, recomendado pela '''[[Capes]]''' com nota 4. Este programa foi proposto pela Sociedade Brasileira de Fisiologia.

Rede de Instituições envolvidas neste programa:
;Instituições Associadas-Plenas
* Unifal-MG | [[UNESP]]/Araçatuba | [[UEL]] | [[UFSC]] | [[UFRRJ]]

;Instituições Associadas-Emergentes
* [[UFBA]]/Vitória da Conquista | [[UFVJM]]

;Instituições Nucleadores (programas de pós-graduação em Fisiologia que darão suporte ao programa multicêntrico)
* [[UFMG]] | [[USP]]/RP | [[USP]]/ICB | [[US]]/IB | [[UFRJ]] | [[UFRGS]]

Em cada Instituição será constituído um colegiado local e a coordenação geral do programa será formado pelos coordenadores dos colegiados locais e membros da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

A Unifal-MG ainda oferece programas de mestrado e/ou doutorado em Ciências Odontológicas, Enfermagem, Biociências Aplicadas à Saúde e Estatística Aplicada e Biometria.

==Pesquisa==
Um ponto chave para o desenvolvimento da pesquisa na UNIFAL-MG ocorreu quando ainda EFOA, no início da década de 90, houve a implantação do Programa Institucional de Bolsas de [[Iniciação científica|Iniciação Científica]] (PIBIC) e o Programa de Educação Tutorial (PET). Atualmente as atividades de pesquisa ao nível de Iniciação Científica (IC) são viabilizadas por meio dos Programas PIBIC/CNPq (62 bolsas), PIBITI/CNPq (10 bolsas), PROBIC/UNIFAL-MG (30 bolsas), PIBICT/FAPEMIG (100 bolsas), Jovens Talentos para a Ciência/CAPES-CNPq (27 bolsas), totalizando 229 bolsas nesse primeiro semestre de 2013.

O PROBIC/UNIFAL-MG, instituído em 2000, é mantido com recursos do orçamento da UNIFAL-MG, enquanto os outros programas oferecidos são mantidos pela FAPEMIG (PIBICT), CNPq (PIBIC, PIBITI e Jovens Talentos para Ciência) e [[Capestrano|CAPES]](Jovens Talentos para Ciência), que também oferecem bolsas de iniciação científica para alunos do Ensino Médio, tais como Bic Jr – FAPEMIG (30 bolsas) e PIBIC-EM - CNPq (20 bolsas).

A UNIFAL-MG contou com um aumento de 15% em seu quadro docente no período de 2010 a 2012, passando de 325 para 380 professores. Nesse mesmo período o número de doutores aumentou 22%, passando de 212 para 274. Esses doutores integram os 58 grupos de pesquisa do CNPq com certificação da UNIFAL-MG, com linhas de pesquisa concentradas principalmente nas quatro grandes áreas: Ciências Biológicas, Saúde, Exatas e da Terra e Humanas.

Destaca-se que o crescimento do número de pesquisadores na Instituição teve forte impacto na aprovação de recursos para a pesquisa e a pós-graduação da UNIFAL-MG, uma vez que os aportes subiram de R$ 4,6 milhões em 2010 para R$ 6,7 milhões em 2012, um aumento de 43%. Considerando o total acumulado no último triênio, foram aprovados mais de R$ 17 milhões para a pesquisa e pós-graduação na UNIFAL-MG. No viés tecnológico, outro marco institucional importante foi a criação da Agência de Inovação/UNIFAL-MG, responsável pela gestão da política de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação da UNIFAL-MG. Desde então, a Agência de Inovação assessorou os pesquisadores da UNIFAL-MG no depósito de 4 patentes as quais possuem resultados oriundos de pesquisa utilizando a infraestrutura dos projetos anteriormente aprovados pela FINEP.<ref>http://www.unifal-mg.edu.br/prppg/pesquisa/sobre</ref>
==Extensão==
As ações de extensão, hoje consolidadas e a criação da Universidade da Terceira Idade (Unati), representam outra via de direcionamento dos trabalhos acadêmicos, a qual possibilita o contato e o intercâmbio permanentes entre o meio universitário e o social, intensificando as relações transformadoras entre ambas por meio de processos educativos, culturais e científicos, visando à melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa, à integração com a comunidade e ao fortalecimento do princípio da cidadania, bem como ao intercâmbio artístico-cultural.

Para alunos procedentes do 2º Ano do Ensino Médio das Escolas Públicas Municipais ou Estaduais ou Federais dos municípios de Alfenas, de Poços de Caldas e de Varginha, estão disponíveis o PIBICT-Júnior/FAPEMIG (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Jr) e o PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio).<ref>http://www.unifal-mg.edu.br/extensao/</ref>


==Ver também==
==Ver também==

Revisão das 21h11min de 22 de agosto de 2023

Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Alfenas
Unifal-MG
Lema Pública, gratuita, de qualidade e inclusiva! (2020)[1]
Fundação EFOA (Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas 03 de abril de 1914 (110 anos) [2]

UNIFAL-MG 29 de julho de 2005 (18 anos) [3]

Tipo de instituição Pública, Federal
Mantenedora Ministério da Educação
Localização Alfenas, Minas Gerais, Brasil
Funcionários técnico-administrativos 330 (2019)[4]
Reitor(a) Sandro Amadeu Cerveira
Vice-reitor(a) Alessandro Antônio Costa Pereira
Docentes 566 (2019)[4]
Total de estudantes 6702 (2019)[4]
Graduação 6020 (2019)[4]
Pós-graduação 682 (2019)[4]
Campi Câmpus Sede, Câmpus Santa Clara, Câmpus Poços de Caldas e Câmpus Varginha
Cores      Azul primário
     Azul secundário
     Azul auxiliar
     Branco
Associação estudantil Diretório Central de Estudantes - "Leão de Faria"
Afiliações RENEX
Orçamento anual 254.857.868,00(2020)[5]
Página oficial http://www.unifal-mg.edu.br
Nota 4 no Índice Geral dos Cursos (IGC)(2019)[6]

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) é uma instituição de ensino superior pública brasileira sediada na cidade de Alfenas e com campi nas cidades de Poços de Caldas e Varginha, todas na região sul do estado de Minas Gerais.

Ver também

Referências

Ligações externas