Papa Inocêncio II: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
D'ohBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: et:Innocentius II
LucienBOT (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: ru:Иннокентий II
Linha 64: Linha 64:
[[pl:Innocenty II]]
[[pl:Innocenty II]]
[[ro:Papa Inocenţiu al II-lea]]
[[ro:Papa Inocenţiu al II-lea]]
[[ru:Иннокентий II (папа римский)]]
[[ru:Иннокентий II]]
[[sv:Innocentius II]]
[[sv:Innocentius II]]
[[sw:Papa Innocent II]]
[[sw:Papa Innocent II]]

Revisão das 23h42min de 21 de abril de 2010

Inocêncio II
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Fim do pontificado 24 de Setembro de 1143
Predecessor Honório II
Sucessor Celestino II
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas
Parte de mosaico na igreja de Santa Maria in Trastevere em Roma. O Papa Inocêncio II está à esquerda, ao lado de S. Lourenço e S. Calisto. O Papa é retratado como fundador da nova igreja de Santa Maria, tendo um modelo do edifício nas mãos.

O Papa Inocêncio II, nascido Gregorio de Papareschi, foi Papa de 14 de Fevereiro de 1130 até 24 de Setembro de 1143.

Instituiu o celibato, combateu a usura, a simonia, os falsos pontífices, e também os falsos sacramentos e as falsas penitências.

Condenação da usura

Inocêncio II, no II Concílio de Latrão, em 1139, determinou: "Cânon 18 - Condenamos, ademais, aquela detestável e ignominiosa rapacidade insaciável dos prestamistas - (usurários, emprestadores) - repudiada pelas leis humanas e divinas, por meio das Escrituras no Antigo e no Novo Testamento, e separamos de todo consolo da Igreja, mandando que nenhum Arcebispo, nenhum Bispo, ou Abade de qualquer ordem, quem quer que seja na ordem ou no clero, se atreva a receber aos usurários, senão com suma cautela, antes bem, em toda a sua vida sejam estes considerados como infames, e se não se arrependem, sejam privados de sepultura eclesiástica" (Inocêncio II, II Concílio de Latrão, cânon 18, Denzinger, 365).

Apoio aos templários

Em 29 de Março de 1139, na bula "Omne datum optimum", estabeleceu privilégios para a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, conhecida mais popularmente como Ordem dos Cavaleiros Templários. O principal desses privilégios foi a isenção da jurisdição episcopal, assim a Ordem tinha os seus próprios padres, os seus capelães, garantindo a assistência religiosa e o culto litúrgico, e que não dependiam dos bispos da região em que estivessem.

Em 1142, o senado romano sublevou-se contra o pontífice. Em ato instigado por Arnaldo de Brescia, o Senado toma o poder civil dos papas, tendo como objetivo elevar a municipalidade ao status de comuna ou república, a exemplo de outras cidades do norte de Itália, desencadeando distúrbios que se estenderam por quarenta e quatro anos.


Precedido por
Honório II

Papa

165.º
Sucedido por
Celestino II


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.