Cucuí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cucuí
  Distrito do Brasil  
Estado  Amazonas
Município São Gabriel da Cachoeira
Área
 - Total km²
População
 - Total 2 500 habitantes
Pedra de Cucuí, Amazonas, 1929-1930. Mídia sob a guarda do Arquivo Nacional

Cucuí é um distrito do município brasileiro de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas.[1]

Distante aproximadamente 250 km da sede municipal e a 850 km de Manaus, Cucuí situa-se na margem esquerda do Rio Negro, na região da tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e a Venezuela.[2] O distrito possui cerca de 2 500 habitantes e está situado na região norte do município [3].

Cucuí já abrigou o Forte de São José de Marabitanas, que durante o governo do presidente Floriano Peixoto, abrigou os célebres prisioneiros: Conde de Leopoldina, marechal José de Almeida Barreto, contra-almirante José Marques Guimarães, Dr. José Joaquim Seabra e José do Patrocínio. Desde 1940, o distrito abriga o 4º Pelotão Especial de Fronteira da Amazônia, importante posto de vigilância do Exército Brasileiro, responsável pelo patrulhamento da tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Venezuela.

O acesso até a região pode ser feito pelo Aeroporto de Cucuí, pelo Rio Negro, de barco (aproximadamente 22 horas), de voadeira (aproximadamente 6 horas), ou de bongo (entre 20 e 25 horas) e não mais pela rodovia BR-307 que ligava o distrito à sede municipal de São Gabriel da Cachoeira, pois a estrada só existe em condições de uso até cerca da metade do percurso saindo da cidade e chegando na comunidade Balaio.


Referências

  1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «O histórico de São Gabriel da Cachoeira» (PDF). Consultado em 05 de fevereiro de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. Ubicome. «CONTROLE DE FRONTEIRA DE CUCUI - AMAZONAS». Consultado em 16 de fevereiro de 2015 
  3. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «Censo Demográfico 2000». Consultado em 01 de fevereiro de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Amazonas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.