Acadêmicos do Cubango

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ney Ferreira)
Cubango
Fundação 17 de dezembro de 1959 (64 anos) [1][2]
Escola-madrinha Império Serrano
Cores
Símbolo Partenon, onde se encontram um livro aberto ao meio, uma caixa e uma pena em um tinteiro[2]
Bairro Cubango[1][2]
Presidente Pablo Coutinho
Desfile de 2024
Enredo Os pássaros da noite e o segredo das criações

Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Cubango (referida simplesmente como Acadêmicos do Cubango ou Cubango) é uma escola de samba brasileira da cidade de Niterói, que desde os anos oitenta participa do carnaval carioca. Sua sede localiza-se no bairro do Cubango.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A participação da "Academia Cubango" nos desfiles de Niterói começa em 1960 quando ganhou o tetracampeonato num grupo chamado "Academias", uma espécie de segundo grupo do carnaval, com o enredo “Sonho das Esmeraldas”. Seu primeiro presidente foi o sambista Ney Ferreira, que até 1966 atuou também como carnavalesco.

No carnaval de 1964 fez sua estreia entre as escolas do primeiro grupo e passou a ser chamada pelo nome atual. Neste ano conquistou o vice-campeonato com o enredo “Maurício de Nassau”.

Seu primeiro título na elite do carnaval de Niterói ocorreu em 1967 com o enredo “O Brasil pintado por Debret”. Mas foi em 1972 que a escola se consagrou o tema “Um rei Congo Sabará” um estilo de enredo afro, que passou a ser o mais preterido pela escola a partir daí.

Em 1975, a Cubango desfilou na avenida Amaral Peixoto com o enredo “Folclore: riqueza do Nordeste” e saiu campeã. Este campeonato foi o primeiro de uma sequência de cinco títulos. Em 1979, com o enredo “Afoxé”, a Cubango consolidou seu império no carnaval de Niterói. Nos anos 70 foram sete títulos em dez dos disputados. A grande rivalidade era com a Unidos do Viradouro.

Nos anos 80, juntamente com a Unidos do Viradouro, a escola deixa o carnaval de Niterói e passa a desfilar no carnaval do Rio de Janeiro. Naquela época o carnaval de Niterói enfrentava uma crise financeira e se extinguiria na década de 1990. Em 1986, no seu primeiro ano no desfile carioca, a Cubango foi a campeã do Grupo IV, adquirindo assim o direito de subir para o Grupo III. Em 1992, com o enredo “Negro que te quero negro”, chegava ao Grupo I.

Em 2004, a escola que participava do Grupo A, surpreendeu quando era apontada ao rebaixamento pela mídia, e obteve um honroso quinto lugar[3]

Para o carnaval 2009, a direção da escola optou em reeditar o enredo Afoxé, samba que deu o 14º título a escola, no carnaval de Niterói, dos carnavalescos Sérgio Silva e Léo Moraes, e tendo Samantha Schmütz como madrinha de bateria. A escola retornou ao Grupo A, ao ser a campeã junto com a Unidos de Padre Miguel. no ano seguinte, com o enredo Os loucos da praia chamada saudade, de Milton Cunha, terminou na 9º colocação.[4]

Para o carnaval 2011, a escola trouxe o intérpretes David do Pandeiro, que poucos meses depois acertou sua volta para a Santa Cruz[5] e Igor Vianna, que estava na escola da zona oeste, passando a ser o intérprete oficial da escola. Além disso, trouxe de volta o carnavalesco Jaime Cezário e a rainha Juliane Almeida.[6] Terá como enredo A emoção está no ar, que abordará sobre a história da humanidade através de diversas emoções sentidas pelo homem.[7] fez um desfile considerado pela crítica especializada como perfeito,[8] mais no entanto o que se viu não contrastou com o desfile, o que indignou o presidente da escola que mais uma vez não disparou com a direção da LESGA[9] em relação ao resultado. sendo que foi punida pela entidade,[10] por mais uma vez discordar do resultado. no ano de 2012, optou pelo enredo homenageando Barão de Mauá, tendo um trio como intérprete oficial, formado por sereno, Marcelo Guimarães e Hugo Júnior.[11] terminou na 4°colocação.

Em 2014, foi especulado que a escola reeditaria o enredo Peguei um Ita no Norte, que deu ao Salgueiro, o título no carnaval de 1993[12] e apostando no carnavalesco Márcio Puluker para conquistar o inédito acesso ao Especial. Mas a ideia acabou rechaçada pela direção da escola, [13][14][15] que decidiu por apostar em mais um enredo afro. Fazendo uma correta apresentação, ficou na 5º colocação.

Para 2015, a escola promove o retorno do carnavalesco Jaime Cezário, que já esteve na agremiação por duas vezes, além de contratar o experiente intérprete Preto Joia.[16][17] Com o enredo "Cubango, a realeza africana de Niterói", a escola conquista a quarta colocação.

Em 2016, a escola contratou o carnavalesco Cid Carvalho, vindo da Mangueira para desenvolver o enredo "Um banho de mar à fantasia", obtendo o sexto lugar. Já em 2017, a escola homenageou o sambista João Nogueira e o centenário do samba, tema também desenvolvido por Cid Carvalho[18][19] que nos preparativos do carnaval, deixou a escola, sendo substituído por Lúcio Sampaio. Outro desfalque foi de Cris Alves, que após quatro anos foi destronada do cargo de rainha de bateria, que passa a ser ocupado pela cantora Thais Macedo. Num desfile bem abaixo da crítica, onde ficaram nítidos os problemas financeiros, a Cubango terminou em oitavo lugar.

Em maio de 2017 a chapa de oposição liderada por Rogério Belisário vence as eleições da escola, pondo fim a gestão de Olivier Luciano Vieira, o Pelé, à frente da verde e branca, que durou 14 anos. Belisário recebeu 721 votos, enquanto Pelé, 668.[20]

Antes da eleição, a diretoria anterior havia definido que o enredo da Cubango seria o bicentenário da cidade de Nova Friburgo. Mas, em meio a polêmica acerca das negociações com a prefeitura local, o tema acabou descartado pela nova diretoria, que decidiu por um enredo autoral sobre Arthur Bispo do Rosário. Sendo a quinta a se apresentar na segunda noite de desfiles, a Cubango faz um desfile surpreendente, apontado inclusive, como favorito.[carece de fontes?] Na classificação final terminou em quinto lugar, atrás da Inocentes de Belford Roxo, que teve um desfile considerado, inferior ao da verde e branco.

Para 2019, reforçou seu carro de som com a chegada de Thiago Brito e renovou com a dupla de carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, que desenvolveram o enredo "Igbá Cubango", sobre a magia dos objetos, fazendo um desfile muito elogiado pela crítica, mas terminando na 2º colocação, quatro décimos atrás da campeã Estácio de Sá - condicionando, assim, o melhor resultado da história da escola. Poucas semanas depois do carnaval, Haddad e Bora deixaram a escola e aceitaram a proposta da Grande Rio. Ainda houve um pleito conturbado entre as chapas opositoras contra a gestão de Rogério Belisário[21], mas no fim o então presidente sagrou-se novamente presidente da escola para mais um mandato[22] Para 2020, a direção da escola resolveu apostar na dupla Raphael Torres e Alexandre Rangel, que estavam na Renascer de Jacarepaguá, e desenvolveram o enredo "A Voz da Liberdade", sobre a história de Luiz Gama. Na apuração, a escola terminou em quinto lugar.

Para 2021, a escola anunciou o enredo "Onilé Cubango" e chegou a realizar uma disputa de samba. No entanto, com o cancelamento dos desfiles provocado pela Pandemia de COVID-19, a escola desistiu do enredo e realizou mudanças em alguns segmentos após a ex-porta-bandeira Patrícia Cunha assumir a presidência depois da renúncia de Rogério Belisário, como as chegadas do intérprete Pixulé e do carnavalesco João Vitor Araújo. Um novo enredo foi anunciado: “O Amor Preto Cura: Chica Xavier, a Mãe Baiana do Brasil”, em homenagem a atriz Chica Xavier. A poucas horas do desfile, a escola foi alvo de boatos sobre falta de fantasias, atraso no pagamento de fornecedores e de um suposto afastamento da presidente da escola, posteriormente negados. Sendo a segunda a desfilar no dia 20 de abril, a Cubango fez um desfile correto na maioria dos quesitos, mas apesar dos elogios de público e crítica, a escola amargou o 15° lugar, sendo rebaixada para a Série Prata e deixando a Sapucaí após quase 3 décadas.

Reformulando alguns segmentos, a Cubango anunciou para o carnaval de 2023 a reedição do enredo "Fruto da África no Brasil de fé: Candomblé", apresentado originalmente em 2005, inicialmente desenvolvida pelos carnavalescos Guilherme Diniz e Rodrigo Marques, posteriormente substituídos por Jorge Caribé. Durante o desfile a escola enfrentou problemas em suas alegorias, fazendo-a estourar o tempo máximo de apresentação. Largando na apuração com uma punição total de 3.3 pontos, a Cubango se salvou do rebaixamento para a Série Bronze no último quesito, superando a Acadêmicos da Diversidade pelo critério de desempate.[23] Após o carnaval, Patrícia Cunha renunciou à presidência da escola, sendo posteriormente eleita uma nova diretoria, encabeçada por Pablo Coutinho.

Visando o carnaval de 2024, a Cubango anunciou as contratações do intérprete Alexandre Simpatia, do mestre de bateria Felipe Bruno e o retorno dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora para coordenar a comissão de carnaval da escola, formada por jovens artistas.[24]

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Ref.
Minervino Ferreira 1959-1960 [25]
Ney Ferreira 1961-1989 [25]
Waldir Santana 1990 [25]
Nilton Gomes de Carvalho 1991-1993 [25]
Ari Sérgio 1994 a 1995 [25]
Ney Ferreira 1996-1999 [25]
Marcos Alexandre Madeira 2000-2001 [25]
Gustavo Frickmann 2002 [25]
Olivier Luciano Vieira (Pelé) 2003 - 2017 [25]
Rogério Belisário 2017 - 2020 [25][26][20]
Patricia Cunha 2021 - 2023
Pablo Coutinho 2023 - atual

Intérpretes[editar | editar código-fonte]

Carnavais Intérprete oficial Referências
1974 Flavinho Machado [27]
1979 Elza Soares [27][28]
1980–1981 Flavinho Machado [27]
1985 Flavinho Machado [27]
1988 Flavinho Machado [27]
1994 Wantuir [29]
1995–1996 Alexandre Lopes [30]
1997–1998 Marcio Souto e Huguinho [31]
1999 Rixxah [32]
2000 Elza Soares [28]
2001 Eduzinho e Huguinho [33]
2002–2003 Palito do Porto [34][35]
2004–2008 Tiãozinho Cruz [36]
2009 Júnior Duarte [37]
2010 Tiãozinho Cruz [36]
2011 Igor Vianna [38]
2012 Marcelo Rodrigues, Hugo Júnior e Sereno [39][40]
2013–2014 Marcelo Rodrigues [41][42]
2015 Preto Jóia [43]
2016–2017 Hugo Júnior [44]
2018 Evandro Malandro
2019–2020 Thiago Brito
2022 Pixulé
2023 Wagner do Vale
2024–atualidade Alexandre Simpatia

Diretores[editar | editar código-fonte]

Período Diretor de carnaval Diretor de harmonia Mestre de bateria Ref.
2008 Marlúcia Nunes Cruz Marlúcia Nunes Cruz Ricardinho
2009 Robertinho Robertinho Gilmar
2010 Guilherme Nóbrega Robertinho Jonas
2011 Luis Carlos Amancio Jorginho Harmoniao Jonas
2012-2013 Luis Carlos Amancio Luis Carlos Amancio Jonas
2014 Jorge Ripper Décio Bastos Jonas [45]
2015-2016 Jorge Ripper Decio Bastos Maurão
2017 Jorge Ripper Jorge Ripper Demétrius Luiz
2018 Wilson Polycarpo Allan Guimarães, Daniel Katar e Alexandre Brittes Demétrius Luiz [46]
2019 Márcio André Allan Guimarães e Daniel Katar Demétrius Luiz
2020 Tavinho Novello Allan Guimarães e Jorginho do Império Demétrius Luiz [26]
2022 Allan Jones e Leandro Azevedo Allan Guimarães e Jorginho do Império Demétrius Luiz
2023 Fred Moreira e Michell Vermil Allan Guimarães e Wanderson Sodré Marcelo e Vinícius

Coreógrafos[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
2014 Carlinhos Salgueiro [47]
2015 Roberto De La Costa [48]
2016 Marcio Moura [49]
2017 Hélio Bejani e Beth Bejani [18]
2018-2019 Sérgio Lobato
2020 Patrick Carvalho [26]
2022 Fábio Batista
2023- Tony Tara

Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
2001 Eduardo e Aline Flores
2002 Rogerinho e Aline Flores
2003-2005 Vinícius Santana e Aline Flores
2006-2007 Hugo Cesar e Aline Flores
2008 Toninho e Patrícia Cunha
2009-2011 Rogerinho e Elaine
2012 Wanderson e Elaine
2013 Marquinhos e Andréia
2014 Diego Machado e Natália Pereira [50]
2015-2017 Diego Falcão e Jaqueline Gomes [51]
2018 Diogo Jesus e Thais Romi
2019-2020 Diego Falcão e Patrícia Cunha [26]
2022-2023 Diego Falcão e Aline Flores
2024- Wanderson Honório e Aline Flores

Corte de Bateria[editar | editar código-fonte]

Período Rainha Madrinha Ref.
2007 Fabiana Tati Pink
2008 Júlia Vieira
2009 Júlia Barcelos Samantha Schmütz [52]
2010 Rayanne Santos Samantha Schmütz [53][54][55]
2011 Juliane Almeida [6][56]
2012 Dani Sperle [57][58]
2013-2016 Cris Alves [59]
2017 Thais Macedo [60]
2018 Cris Alves
2019-2020 Maryanne Hipólito
2021-2022 Aline Araújo [26]
2022 Mariane Marinho Maryanne Hipólito
2024- Andreza Clemente

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Carnavais da Acadêmicos do Cubango
Ano Colocação Divisão Enredo Carnavalesco Ref.
1960 Campeã Academias "Homenagem ao Rei Momo" Ney Ferreira e Mãe Tiana [61][62]
1961 Campeã Academias "Libertação dos escravos" Ney Ferreira e Mãe Tiana [61][63]
1962 Campeã Academias "Carlos Gomes" Tuta [61][64]
1963 Campeã Academias "Sonho das esmeraldas" Ney Ferreira [61]
1964 Vice-campeã Primeira Divisão de Niterói "Maurício de Nassau" Ney Ferreira [61]
1965 3.º Lugar Primeira Divisão de Niterói "República Negra de Palmares" Ney Ferreira [61][65]
1966 3.º Lugar Primeira Divisão de Niterói "Marquesa de Santos" Ney Ferreira [61][66]
1967 Campeã Primeira Divisão de Niterói "Brasil pintado por Debret" Bernardo Ferreiro [61][67]
1968 Campeã Primeira Divisão de Niterói "Reisado" Bernardo Ferreiro [61][68]
1969 Campeã Primeira Divisão de Niterói "Dançada"
(Samba-enredo composto por Zequinha)
Bernardo Ferreiro [61][69]
1970 Campeã Primeira Divisão de Niterói "Zé Pereira" Bernardo Ferreiro [61][70][71]
1971 3.º Lugar Primeira Divisão de Niterói "Nêga Rosa"
(Samba-enredo composto por Coutinho e Betinho)
Ney Ferreira [61][72]
1972 Campeã Primeira Divisão de Niterói "Coroação do Rei Congo em Sabará"
(Samba-enredo composto por Coutinho e Betinho)
Ney Ferreira [61][70][73]
1973 3.º Lugar Primeira Divisão de Niterói "Homenagem ao 4º centenário - Praia Grande (Niterói)"
(Samba-enredo composto por Coutinho e Betinho)
Ney Ferreira [61]
1974 Vice-campeã Primeira Divisão de Niterói "As grandes festas tradicionais fluminenses"
(Samba-enredo composto por Wilson Duarte)
Itamar Leal e Maria Tereza Soares [61][74]
1975 Campeã Primeira Divisão de Niterói "Folclore, riqueza do Nordeste"
(Samba-enredo composto por João Tapê)
Neline Ogeda e Milton Teixeira [75]
1976 Campeã Primeira Divisão de Niterói "Rosinha minha canoa"
(Samba-enredo composto por Delmir Oliveira)
Ney Ferreira [76][77]
1977 Campeã Primeira Divisão de Niterói "Sapucaia Oroca"
(Samba-enredo composto por Betinho e Coutinho)
Ney Ferreira [61][78]
1978 Campeã Primeira Divisão de Niterói "Madrugada"
(Samba-enredo composto por Heraldo Faria)
Ney Ferreira [61][79]
1979 Campeã Primeira Divisão de Niterói "Afoxé"
(Samba-enredo composto por Heraldo Faria e João Belém)
Ney Ferreira e Carlos Alberto Costa [80][81]
1980 Vice-campeã Primeira Divisão de Niterói "Esse nosso mundo mágico"
(Samba-enredo composto por Heraldo Faria e Flavinho Machado)
Marcos Madeira [61][82]
1981 Vice-campeã Primeira Divisão de Niterói "Fruto do amor proibido"
(Samba-enredo composto por Heraldo Faria e Flavinho Machado)
José Luiz Melo [61][83]
1982 3.º Lugar Primeira Divisão de Niterói "O Olimpo de Olímpia"
(Samba-enredo composto por Carlinhos Japona e Dedé)
Luiz Fernandes e Ricardo Aquino [61]
1983 Vice-campeã Primeira Divisão de Niterói "Metais e pedrarias que embelezam o Brasil"
(Samba-enredo composto por Betinho, Hugo Camburão, Coutinho, Gelson Devaneio e Huguinho)
Evans de Brito [61]
1984 Campeã
(Empatada com a Viradouro)
Primeira Divisão de Niterói "Porque Oxalá usa Ekodidé"
(Samba-enredo composto por Heraldo Faria, Flavinho Machado e Jair)
Nilson Feitosa [61]
1985 3.º Lugar Primeira Divisão de Niterói "Explode Saudade"
(Samba-enredo composto por Diskonha e Getúlio Só)
Carlos Alberto [61][84]
1986 Aprovada Desfile de Avaliação

(quinta divisão)

"Vamos ao teatro"
(Samba-enredo composto por Sardinha, Rolian do Cavaco e Rogerinho)
Paulo Roberto da Costa [61][85]
1987 Vice-campeã
(Acesso)
Grupo 4

(quarta divisão)

"O encantamento de Soboadam"
(Samba-enredo composto por Sardinha, Rolian do Cavaco, Rogerinho e Ribeiro)
Paulo Roberto da Costa e Paulo Flores [61][86]
1988 4.º Lugar Grupo 3

(terceira divisão)

"Ave Bahia, cheia de graça"
(Samba-enredo composto por Heraldo Faria e Flavinho Machado)
Max Lopes [87][88]
1989 4.º Lugar Grupo 3

(terceira divisão)

"Dançadas"
(Samba-enredo composto por Zequinha)
Alexandre Louzada [61][89]
1990 4.º Lugar Grupo B

(terceira divisão)

"O místico José Ferreira"
(Samba-enredo composto por Naval, Dulindo e Paulo Gongolo)
Paulo Roberto da Costa e Alexandre Louzada [61][90]
1991 3.º Lugar Grupo B

(terceira divisão)

"Terra de Santa Cruz dos abacaxis e dos filhos da fruta"
(Samba-enredo composto por Eduardo Poeta, Mário Di Minas, Quinzinho e Sardinha)
Gil Gouvêa e Ivan Carneiro [61][91]
1992 Vice-campeã
(Acesso)
Grupo B

(terceira divisão)

"Negro que te quero negro"
(Samba-enredo composto por Ismael do Nascimento, Odir Sereno e Plínio)
José Luiz Mello e Ronaldo Silva [61][92]
1993 11.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"Do fogo às águas recriando a terra"
(Samba-enredo composto por Maneco, Chico e Bujico)
José Luiz Mello [61][93]
1994 15.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"Ao mestre com carinho"
(Samba-enredo composto por Maneco, Aloisio, Eduardo Poeta e Huguinho)
Etevaldo Brandão [94][95]
1995 7.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"Da Villa Real da Praia Grande à Cidade Sorriso"
(Samba-enredo composto por Ismael do Nascimento, Odir Sereno e Rolian do Cavaco)
Rosângela da Rosa e Renato Dias [61][96]
1996 9.º Lugar
(Rebaixada)
Grupo A

(segunda divisão)

"Dos brasões do reino de Portugal, ao esplendor da Bandeira Nacional"
(Samba-enredo composto por Henrique Inspiração, Paulinho Degrau, Huguinho e Maneco)
Rosângela da Rosa e Renato Dias [61][97]
1997 Vice-campeã
(Acesso)
Grupo B

(terceira divisão)

"Nos pontos de nossos contos"
(Samba-enredo composto por Márcio Souto, Márcio André e Boró do Porto)
Rosângela da Rosa e Renato Dias [61][98]
1998 4.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"Nausicaa - a odisséia cubanga nos verdes mares"
(Samba-enredo composto por Marcio Souto, Marcio André, Fernando de Lima, Boró e Huguinho)
Carlinhos D’Andrade [61][99]
1999 8.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"Tempero, uma pitada na História"
(Samba-enredo composto por Eduardo Poeta, Mário di Minas, Quinzinho, Jo Ennes, Lênio da Costa e Eduzinho)
Alexandre Louzada [100][101]
2000 11.º Lugar
(Rebaixada)
Grupo A

(segunda divisão)

"Por uma independência de fato"
(Samba-enredo composto por Celso Tropical, Rolian do Cavaco, Pepê, Willian e Altair)
Max Lopes e Amarildo de Mello [102][103]
2001 6.º Lugar Grupo B

(terceira divisão)

"Cubango mostra tua raça, Niterói e teu berço a cidade te abraça"
(Samba-enredo composto por Flavinho Machado, Rogerão, João Belém, Paulinho Haddad, William Rodrigues, Juarez e Maurilinho)
Roberto Reis [104][105]
2002 Campeã Grupo B

(terceira divisão)

"África, o exuberante paraíso negro"
(Samba-enredo composto por Jacy Inspiração, Celso Tropical, Rogerão e Gilberth Castro)
Roberto Reis e Antônio Sérgio [106][107]
2003 9.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"Cândido Mendes - Um século de paixão na história da educação"
(Samba-enredo composto por Eduardo Poeta, Quinzinho, Eduzinho, Lenio da Cotia e Sardinha)
Roberto Reis [108][109][110]
2004 5.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"Cubango é shopping no mundo do toma lá da cá"
(Samba-enredo composto por Aderbal, Délio, Fabio Gomes, Fernando Gaguinho e Gegê)
Roberto Reis e Antônio Sérgio [3][111][112]
2005 6.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"O fruto da África de todos os deuses no Brasil de fé. Candomblé"
(Samba-enredo composto por Flavinho Machado, Rogerão, Gilberth de Castro, Rubinho, Raphael Coutinho e Carlinhos da Penha)
Jaime Cezário [113][114]
2006 8.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"Na magia da escrita a viagem do saber"
(Samba-enredo composto por Diego Nicolau, Marcelo Camões, Gustavo Soares, Luciano Tinoco e Bruno Derani)
Jaime Cezário [115][116]
2007 7.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"De fio a fio na Real, para lá para li. Paracambi"
(Samba-enredo composto por Arthur Bernardes, Sardinha, Jr. Duarte, Carlinhos da Penha e Edson Carvalho)
Ana Zerbini, Marlúcia Cruz, Lilian Walter Nicolau,
Annik Salmon, Carlos Carvalho, Alexandre Louzada
[117][118]
2008 9.º Lugar
(Rebaixada)
Grupo A

(segunda divisão)

"Mercedes Batista, de Passo a Passo, um Passo"
(Samba-enredo composto por Diego Nicolau, Arthur Bernardes, Sardinha, Jr. Duarte e Carlinhos da Penha)
Wagner Gonçalves [119][120][121]
[122][123][124]
2009 Campeã Grupo RJ-1

(segunda divisão)

"Afoxé é cortejo, é ritual, é festa. Afoxé é carnaval"
(Reedição de 1979)
Sérgio Silva e Léo Moraes [125][126]
2010 9.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"Os loucos da praia chamada saudade"
(Samba-enredo composto por Sardinha, Carlinhos da Penha, Junior Duarte, Diego Nicolau, Dílson Marimba e Raphael Prates)
Milton Cunha [127][128]
2011 4.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"A emoção está no ar"
(Samba-enredo composto por Sardinha, Carlinhos da Penha, Junior Duarte, Gustavo Soares, Bruno Derani e Zé Glória)
Jaime Cezário [129][8]
2012 4.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"Barão de Mauá - Sonho de um Brasil moderno"
(Samba-enredo composto por Beto Gama, Belo, Regina Angélica, Emerson e Totonho)
Jaime Cezário [130][131]
2013 11.º Lugar Série A

(segunda divisão)

"Teimosias da imaginação"
(Samba-enredo composto por Junior Duarte, Carlinhos da Penha, Huguinho, Coquinho e Felipe de Paula)
Severo Luzardo [132][133][134][135]
2014 5.º Lugar Série A

(segunda divisão)

"Continente negro - Uma epopeia africana"
(Samba-enredo composto por Sardinha, Gustavo Soares, Diego Moura, Wagner Big, Deigre Silva, Junior Fionda, Lequinho e Igor Leal)
Marcio Puluker [12][136]
2015 4.º Lugar Série A

(segunda divisão)

"Cubango, a realeza africana de Niterói"
(Samba-enredo composto por Sardinha, Gustavo Soares, Wagner Big, Diego Moura, Junior Fionda, Lequinho, Gabriel Martins e Igor Leal)
Jaime Cezário
2016 6.º Lugar Série A

(segunda divisão)

"Um banho de mar à fantasia"
(Samba-enredo composto por Sardinha, Gustavo Soares, Wagner Big, Diego Moura, Julio Alves, Marco Moreno, Samir Trindade, Elson Ramires, Cláudio Russo e Adriano Boinha)
Cid Carvalho
2017 8.º Lugar Série A

(segunda divisão)

"Versando Nogueira nos cem anos do ritmo que é nó na madeira"
(Samba-enredo composto por Gabriel Martins, Belo, Rafael Coutinho, Robson Ramos, Sergio Careca, Dema Chagas, Tricolor, Vinicius Xavier, Thiago Farias, Duda, Fadico e Igor Leal)
Lúcio Sampaio [137]
2018 5º Lugar Série A

(segunda divisão)

"O rei que bordou o mundo"
(Samba-enredo composto por Gabriel Martins, Bello, Wagner Big, Junior Fionda, Marcio André Filho, Jairo Lima, Gigi da Estiva, Rafael Mikaiá, Neyzinho do Cavaco e William Rodrigues)
Gabriel Haddad e Leonardo Bora [138]
2019 Vice-campeã Série A

(segunda divisão)

"Igbá Cubango – a alma das coisas e a arte dos milagres"
(Samba-enredo composto por Robson Ramos, Sardinha, Duda Tonon, Anderson Lemos, Ailtinho, Sérgio Careca, Carlão do Caranguejo e Samir Trindade)
Gabriel Haddad e Leonardo Bora [139]
2020 5º Lugar Série A

(segunda divisão)

"A voz da Liberdade"
(Samba-enredo composto por Robson Ramos, Sardinha, Anderson Duda Tonon, Júnior Fionda, Sérgio Careca, Tricolor e Rildo Seixas)
Raphael Torres e Alexandre Rangel [140][26]
Inicialmente adiados para o mês de julho, os desfiles do Carnaval 2021 foram cancelados devido a pandemia de Covid-19 [141]
2022 15º lugar

(Rebaixada)

Série Ouro

(segunda divisão)

“O Amor Preto Cura: Chica Xavier, a Mãe Baiana do Brasil”
João Vitor Araújo [142]
2023 13º Lugar Série Prata

(Sábado) (terceira divisão)

"Fruto da África no Brasil de fé: Candomblé"
(Reedição de 2005)
(Samba-enredo composto por Flavinho Machado, Rogerão, Gilberth de Castro, Rubinho, Raphael Coutinho e Carlinhos da Penha)
Jorge Caribé [143]
2024 7º Lugar Série Prata

(Sexta-feira) (terceira divisão)

"Os pássaros da noite e o segredo das criações" Gabriel Haddad, Leonardo Bora, Thayssa Menezes,
Rafael Gonçalves, Joana D’Arc Prosperi,
Theo Neves, Jovanna Souza e Sophia Chueke
[144]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Acadêmicos do Cubango

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos
Divisão Títulos Temporadas Ref.
Terceira Divisão do Rio de Janeiro 2 2002, 2009 [145][146]
Grupo Especial de Niterói 11 1967, 1968, 1969, 1970, 1972, 1975, 1976, 1977, 1978, 1979, 1984 [61]
Academias de samba (Niterói) 4 1960, 1961, 1962, 1963 [61]

Premiações[editar | editar código-fonte]

Prêmios recebidos pelo GRES Acadêmicos do Cubango.

Ano Prêmio Categoria / premiados Divisão Ref.
2001 S@mba-Net Ala de passistas Grupo B [147]
2002 S@mba-Net Samba-enredo ("África, o exuberante paraíso negro" - Compositores: Jacy Inspiração, Celso Tropical, Rogerão e Gilberth Castro) Grupo B [148]
Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Rogério e Aline)
Ala de passistas
2004 S@mba-Net Comunicação com o público Grupo A [149]
Bateria (Diretor responsável: Mestre Jorjão)
Ala de passistas
2005 Estandarte de Ouro Samba-enredo ("O fruto da África de todos os deuses no Brasil de fé: Candomblé" - Compositores: Flavinho Machado, Rogerão, Gilberth de Castro, Rubinho e Carlinho da Penha) Grupo A
2005 S@mba-Net Samba-enredo ("O fruto da África de todos os deuses no Brasil de fé: Candomblé" - Compositores: Flavinho Machado, Rogerão, Gilberth de Castro, Rubinho e Carlinho da Penha) Grupo A [150]
Velha guarda
Destaque de luxo (Edmilson Silva - Fantasia: "Águas de Oxalá")
Plumas & Paetês Destaque masculino (Edmilson Silva) [151]
2007 S@mba-Net Samba-enredo ("De fio a fio na Real, pa-ra-lá, pa-ra-alí - Paracambi" - Compositores: Júnior Duarte, Arthur Bernardes, Sardinha, Carlinhos da Penha e Edson Carvalho) Grupo A [152]
Intérprete (Tiãozinho Cruz) [152]
Plumas & Paetês Personalidade (Mestre Ricardinho) [153]
2008 Estandarte de Ouro Samba-enredo
("Mercedes Batista, de passo a passo, um passo" - Compositores: Diego Nicolau, Arthur Bernardes, Sardinha, Júnior Duarte e Carlinhos da Penha)
Grupo A [154]
S@mba-Net Samba-enredo
("Mercedes Batista, de passo a passo, um passo" - Compositores: Diego Nicolau, Arthur Bernardes, Sardinha, Júnior Duarte e Carlinhos da Penha)
[155]
Troféu Rádio Manchete Samba-enredo
("Mercedes Batista, de passo a passo, um passo" - Compositores: Diego Nicolau, Arthur Bernardes, Sardinha, Júnior Duarte e Carlinhos da Penha)
[156]
2009 S@mba-Net Bateria (Diretor responsável: Mestre Gilmar) Grupo B [157]
Ala de passistas
2010 S@mba-Net Conjunto de fantasias Grupo A [158]
Troféu Rádio Manchete Melhor escola [159]
2011 Estrela do Carnaval Melhor escola Grupo A [160]
S@mba-Net Melhor desfile [161]
Ala das baianas
Conjunto de fantasias
Alegoria ("Mensageiro da emoção" - Carro abre-alas)
Destaque de luxo
Tupi Carnaval Total Melhor escola [162]
Plumas & Paetês Carnavalesco (Jayme Cesário) [163]
Aderecista (Antonio Carlos)
Carpinteiro (Paulo Roberto)
Escultor (Rema)
Destaque feminino (Thatiana Guimarães)
2012 Gato de Prata Intérprete (Marcelo Rodrigues) Grupo A [164]
S@mba-Net Ala ("Banco do Brasil") [165]
Ala das baianas
Destaque de luxo (Eduardo Junior - 3.ª alegoria - Fantasia: "O banqueiro de sucesso internacional")
Plumas & Paetês Historiador / pesquisador (Jaime Cezário) [166]
2013 Estrela do Carnaval Conjunto de alegorias e fantasias Série A [160][167]
Ala das baianas
S@mba-Net Ala das baianas [168][169]
Alegoria ("O fabuloso mundo imaginário de J. Borges" - 3.ª alegoria)
Troféu Apoteose Mestre-sala (Marquinhos) [170]
Personalidade (Manoel Dionísio)
Plumas & Paetês Carpinteiro (Paulo Roberto Pinto Nogueira “Rabicó”) [171]
Costureira (Indiara Soares Bráz)
2014 Estandarte de Ouro Samba-enredo da Série A
("Continente negro - Uma epopeia africana" - Compositores: Sardinha, Gustavo Soares, Wagner Big, Diego Moura, Deigre Silva, Junior Fionda, Lequinho e Igor Leal)
Série A [172]
Estrela do Carnaval Samba-enredo
("Continente negro - Uma epopeia africana" - Compositores: Sardinha, Gustavo Soares, Diego Moura, Deigre Silva, Junior Fionda, Lequinho e Igor Leal)
[160][173]
Gato de Prata Samba-enredo
("Continente negro - Uma epopeia africana" - Compositores: Sardinha, Gustavo Soares, Wagner Big, Diego Moura, Deigre Silva, Junior Fionda, Lequinho e Igor Leal)
[174]
S@mba-Net Samba-enredo
("Continente negro - Uma epopeia africana" - Compositores: Sardinha, Gustavo Soares, Diego Moura, Wagner Big, Deigre Silva, Junior Fionda, Lequinho e Igor Leal)
[175][176]
Ala ("Amas de leite")
Troféu Apoteose Ala de passistas [177]
Plumas & Paetês Ferreiro (Ancelmo Rosa Pereira) [178]
2015 SRZD-Carnaval Bateria (Mestre Maurão) Série A [179]
S@mba-Net Ala das baianas [180][181]
Gato de Prata Ala de passistas [182]
Diretor de carnaval (Jorge Ripper)
2016 Gato de Prata Revelação (Intérprete Hugo Júnior) Série A [183][184]
Troféu Jorge Lafond Homenagem especial (Pedro Araújo) [185]
2018 Estandarte de Ouro Melhor Escola
Samba-enredo

("O Rei que bordou o mundo" - Compositores: Gabriel Martins, Bello, Wagner Big, Junior Fionda, Marcio André Filho, Jairo, Gigi da Estiva, Rafael Mikaiá, Neyzinho do Cavaco e William Rodrigues)

S@mba-Net Revelação - Carnavalescos: Gabriel Haddad e Leonardo Bora
Enredo ("O Rei que bordou o mundo")
Troféu Sambario Melhor Intérprete (Evandro Malandro)
2019 Estandarte de Ouro Melhor Escola
Samba-enredo

("Igbá Cubango – A alma das coisas e a arte dos milagres" - Compositores: Ailtinho, Diego Nicolau, Hugo Oliveira, Robson Ramos, Carlão, Manolo, Sérgio Careca, Anderson Lemos, Duda, Sardinha, Thales Nunes, Marcos Paulo, Samir Trindade e Chaynne Santos)

Passista Samba no Pé Passista Masculino (Felipe Soares) [186]
Profissional do Segmento (Marluci Azevedo)
Troféu Sambario Melhor Samba-Enredo da Série A

("Igbá Cubango – A alma das coisas e a arte dos milagres" - Compositores: Ailtinho, Diego Nicolau, Hugo Oliveira, Robson Ramos, Carlão, Manolo, Sérgio Careca, Anderson Lemos, Duda, Sardinha, Thales Nunes, Marcos Paulo, Samir Trindade e Chaynne Santos)

[187]

Referências

  1. a b c Samba Rio Carnaval. «Acadêmicos do Cubango». Consultado em 4 de janeiro de 2011 
  2. a b c Samba Rio Carnaval. «Dados básicos Cubango». Consultado em 10 de abril de 2016 
  3. a b «Acesso A - Equilíbrio e bom nível marcam desfile». OBatuque. Consultado em 18 de novembro de 2013. Arquivado do original em 14 de junho de 2004 
  4. G1 (14 de fevereiro de 2010). «Acadêmicos do Cubango enlouquece a Sapucaí». 7h15. Consultado em 23 de novembro de 2013 
  5. SRZD-Carnaval (21 de outubro de 2010). «David do Pandeiro é da Santa Cruz». 14h20. Consultado em 23 de novembro de 2013 
  6. a b EGO (8 de setembro de 2010). «Juliane Almeida, do É o Tchan, recebe a faixa de rainha de bateria no Rio». Consultado em 12 de dezembro de 2010 
  7. «A EMOÇÃO ESTÁ NO AR!». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 11 de junho de 2011 
  8. a b Ramiro Costa - SRZD (6 de março de 2011). «Cubango 'mostra seu valor' e mexe com o público da Sapucaí». 3:44. Consultado em 23 de novembro de 2013 
  9. «Presidente da Cubango diz que Eduardo Paes tem que 'acabar com a Lesga'». O Dia na Folia. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 13 de março de 2011 
  10. Vicente Almeida, para o Carnavalesco (18 de maio de 2011). «Absurdo: Lesga pune Cubango, que terá que abrir o Grupo A». Consultado em 23 de maio de 2011. Arquivado do original em 24 de setembro de 2015 
  11. Rodrigo Coutinho, para o Carnavalesco. «Cubango troca intérprete». Consultado em 17 de abril de 2011 
  12. a b Carnavalesco (4 de abril de 2013). «Márcio Puluker será o carnavalesco da Acadêmicos do Cubango em 2014». 16:34. Consultado em 4 de abril de 2013 
  13. Rodrigo Coutinho-Carnavalesco (28 de abril de 2013). «Cubango confirma Márcio Puluker e encaminha reedição em entrega do prêmio Jorge Lafond». 4:53. Consultado em 28 de abril de 2013 
  14. Carnavalesco (27 de maio de 2013). «Cubango 'abandona' ideia de reedição e se reencontra com a África por vaga na elite». 0:03. Consultado em 23 de novembro de 2013 
  15. Carnavalesco (17 de setembro de 2013). «Em final de luxo, Cubango faz escolha correta e vai 'refletir o negro em seu manto verde e branco'». 5:13. Consultado em 17 de setembro de 2013 
  16. SRZD (26 de março de 2014). «Cubango contrata Jaime Cezário». 15h42. Consultado em 5 de abril de 2014 
  17. Carnavalesco (26 de março de 2014). «Jaime Cezario está de volta à Acadêmicos do Cubango». 12:08. Consultado em 5 de abril de 2014 
  18. a b Apoteose.com. «Acadêmicos do Cubango – Carnaval 2017». Consultado em 10 de abril de 2016 
  19. Carnavalesco.com. «Cid Carvalho renova com Cubango e revela propostas de enredos patrocinados». Consultado em 10 de abril de 2016. Arquivado do original em 18 de abril de 2016 
  20. a b Rádio Arquibancada. «Rogério Belisário é o novo presidente do Cubango». Consultado em 26 de maio de 2020 
  21. Carnavalesco (19 de maio de 2019). «Cubango realiza eleições abertas neste domingo com três chapas. Conheça os candidatos». Consultado em 18 de junho de 2019 
  22. Carnavalesco (19 de maio de 2019). «Belisário é reeleito presidente do Cubango». Consultado em 18 de junho de 2019 
  23. «Sereno de Campo Grande, União de Maricá e União do Parque Acari sobem para a Série Ouro do carnaval carioca». Extra Online. Consultado em 1 de março de 2023 
  24. «Cubango anuncia comissão de Carnaval coordenada por Gabriel Haddad e Leonardo Bora». SRZD. Consultado em 3 de junho de 2023 
  25. a b c d e f g h i j Academia do Samba. «Diretoria». Consultado em 15 de maio de 2014 
  26. a b c d e f «Acadêmicos do Cubango». Apoteose. Consultado em 26 de maio de 2020. Cópia arquivada em 26 de maio de 2020 
  27. a b c d e «Flavinho Machado». Sambario Carnaval. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  28. a b «Elza Soares». Sambario Carnaval. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  29. «Wantuir». Sambario Carnaval. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  30. «1996». Galeria do Samba. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  31. «Marcio Souto». Sambario Carnaval. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  32. «Rixxah». Sambario Carnaval. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  33. «2001». Galeria do Samba. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  34. «Cubango 2002». Academia do Samba. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  35. «Cubango 2003». Academia da Samba. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  36. a b «Tiãozinho Cruz». Sambario Carnaval. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  37. «2009». Galeria do Samba. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  38. «Igor Vianna». Sambario Carnaval. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  39. «2012». Galeria do Samba. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  40. «Sereno». Sambario Carnaval. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  41. «2013». Galeria do Samba. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  42. «2014». Galeria do Samba. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  43. «Preto Jóia». Sambario Carnaval. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  44. «Hugo Junior é o novo intérprete do Cubango: 'Sensação maravilhosa'». Carnavalesco.com. 6 de março de 2015. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  45. [1]
  46. «Acadêmicos do Cubango traz nome de peso para a direção de Carnaval - Revista Carnaval». Revista Carnaval. 25 de maio de 2017. Consultado em 25 de maio de 2017. Arquivado do original em 27 de outubro de 2017 
  47. [2]
  48. «Cubango anuncia desligamento de Preto Joia, Roberto de La Costa e outros quatro integrantes». SRZD - Sidney Rezende 
  49. «Márcio Moura é o novo coreógrafo da Cubango». SRZD - Sidney Rezende 
  50. Acadêmicos do Cubango (2014). «DIEGO MACHADO E NATÁLIA PEREIRA NÃO RENOVAM COM A CUBANGO». Consultado em 6 de junho de 2015. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  51. Rota do Samba (9 de abril de 2015). «Cubango renova com Diego Falcão e Jaqueline Gomes». Consultado em 6 de junho de 2015 
  52. EGO. «Samantha Schmutz recebe faixa de madrinha de bateria em Niterói». Consultado em 1 de janeiro de 2009 ]
  53. BAND. «Acadêmicos do Cubango». Consultado em 23 de novembro de 2013 [ligação inativa]
  54. Galeria do Samba (23 de novembro de 2009). «Nova rainha de bateria da Cubango será coroada no Sambódromo». 18:05. Consultado em 23 de novembro de 2013 
  55. Rafaella Javoski - SRZD (7 de dezembro de 2009). «Rainha de bateria da Acadêmicos do Cubango é coroada na Sapucaí». 4h25. Consultado em 23 de novembro de 2013 
  56. Babado (3 de novembro de 2010). «Juliane Almeida cai no samba para se dar bem no Carnaval». 9:47. Consultado em 23 de novembro de 2013 
  57. SRZD-Carnaval (26 de novembro de 2011). «Dani Sperle é coroada com festa na Cubango». 16h02. Consultado em 23 de novembro de 2013 
  58. Terra (26 de novembro de 2011). «Dani Sperle é coroada rainha de bateria de escola de samba». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  59. SRZD-Carnaval (11 de novembro de 2012). «Cris Alves é apresentada como rainha da Cubango». 14h29. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 2 de dezembro de 2013 
  60. Sambarazzo (5 de junho de 2016). «Nova majestade! Cantora Thais Macedo vira rainha de bateria da Cubango» [ligação inativa]
  61. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z aa ab ac ad ae af ag ah ai aj «Desfiles da Cubango». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  62. «1960». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 20 de novembro de 2007 
  63. «1961». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  64. «1962». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 20 de novembro de 2007 
  65. «1965». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 20 de novembro de 2007 
  66. «1966». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 20 de novembro de 2007 
  67. «1967». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 20 de novembro de 2007 
  68. «1968». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 20 de novembro de 2007 
  69. «1969». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 20 de novembro de 2007 
  70. a b «Cubango 1972». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  71. «1970». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  72. «1971». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 20 de novembro de 2008 
  73. «1977». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 21 de abril de 2008 
  74. «1974». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 21 de abril de 2008 
  75. «Cubango 1975». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  76. «Cubango 1976». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  77. «1976». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 21 de abril de 2008 
  78. «1977». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 21 de abril de 2008 
  79. «1978». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 21 de abril de 2008 
  80. «Cubango 1979». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  81. «1979». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 21 de abril de 2008 
  82. «1980». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 7 de julho de 2007 
  83. «1981». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  84. «1985». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  85. «1986». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  86. «1987». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  87. «Cubango 1988». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  88. «1988». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 27 de agosto de 2008 
  89. «1989». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  90. «1990». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  91. «1991». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 27 de agosto de 2008 
  92. «1992». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  93. «1993». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  94. «Cubango 1994». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  95. «1994». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  96. «1995». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  97. «1996». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  98. «1997». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 27 de agosto de 2008 
  99. «1998». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  100. «Cubango 1999». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  101. «1999». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  102. «Cubango 2000». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  103. «2000». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  104. «Cubango 2001». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  105. «2001». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  106. «Cubango 2002». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  107. «2002». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 27 de agosto de 2008 
  108. «Cubango 2003». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  109. «Desfile das Escolas de Samba do Grupo de Acesso A». OBatuque. Consultado em 18 de novembro de 2013. Arquivado do original em 6 de fevereiro de 2009 
  110. «2003». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 27 de agosto de 2008 
  111. «Cubango 2004». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  112. «2004». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 27 de agosto de 2008 
  113. «Cubango 2005». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  114. «2005». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 27 de agosto de 2008 
  115. «Cubango 2006». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  116. «2006». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  117. «Cubango 2007». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  118. «2007». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2008 
  119. «Cubango 2008». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  120. SRZD-Carnaval (2 de fevereiro de 2008). «Cubango deixa a desejar em alegorias e no canto». 23h16. Consultado em 23 de novembro de 2013 
  121. «2005». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 27 de agosto de 2008 
  122. «Homenagem de Cubango a Mercedes Baptista deixa a desejar». O Dia na Folia. Consultado em 8 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 19 de março de 2008 
  123. http://www.ef5.com.br, F5-Web Design e Tecnologia Atualizada-. «Mercedes Baptista». www.museuafrobrasil.org.br 
  124. Souza, Daiane. «Morre Mercedes Baptista, primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio». Fundação Cultural Palmares 
  125. «Cubango 2009». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  126. «2009». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 23 de julho de 2008 
  127. «Cubango 2010». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  128. «2010». GRES Acadêmicos do Cubango. Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 23 de julho de 2008 
  129. «Cubango 2011». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  130. «Cubango 2012». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  131. SRZD-Carnaval (19 de fevereiro de 2012). «Cubango conta história de Barão de Mauá com ajuda de Paulo Betti». 6h59. Consultado em 23 de novembro de 2013 
  132. «Cubango 2013». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  133. Rodrigo Coutinho - Carnavalesco. «Cubango fará homenagem aos artistas populares». Consultado em 23 de novembro de 2013 [ligação inativa]
  134. G1 (10 de fevereiro de 2013). «Acadêmicos do Cubango retrata trabalho de artistas brasileiros». 21h55. Consultado em 23 de novembro de 2013 
  135. Terra (10 de fevereiro de 2013). «Com muito luxo, Cubango lembra Gentileza e artistas clássicos». Consultado em 23 de novembro de 2013 
  136. Carnavalesco (26 de maio de 2013). «Confira sinopse do enredo do Cubango para o Carnaval de 2014». 21:51. Consultado em 23 de novembro de 2013. Arquivado do original em 2 de dezembro de 2013 
  137. SRZD (3 de junho de 2016). «Leia a sinopse do enredo de 2017 da Cubango». 22:17 
  138. «Cubango anuncia carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad - Carnavalesco». Carnavalesco. 30 de março de 2017 
  139. Galeria do Samba (7 de fevereiro de 2019). «Acadêmicos do Cubango 2019» 
  140. «Cubango 2020». Galeria do Samba. Consultado em 13 de fevereiro de 2020 
  141. Lisboa, Vinicius (21 de janeiro de 2021). «Prefeito diz que Rio não terá carnaval fora de época em julho». Agência Brasil. Consultado em 4 de fevereiro de 2021 
  142. «Império Serrano vence a Série Ouro e volta ao Grupo Especial em 2023». G1. Consultado em 26 de abril de 2022 
  143. «Ordem de Desfiles 2023». SambaRio. Consultado em 19 de fevereiro de 2023 
  144. «Ordem de Desfiles 2024». Sambario. Consultado em 9 de fevereiro de 2024 
  145. «Carnaval de 2002 – Galeria do Samba – As Escolas de Samba do Rio de Janeiro». Galeria do Samba – Carnavais. Consultado em 10 de abril de 2016 
  146. «Carnaval de 2009 – Galeria do Samba – As Escolas de Samba do Rio de Janeiro». Galeria do Samba – Carnavais. Consultado em 10 de abril de 2016 
  147. Academia do Samba. «S@mba-Net 2001». Consultado em 24 de novembro de 2013 
  148. Academia do Samba. «S@mba-Net 2002». Consultado em 24 de novembro de 2013 
  149. Academia do Samba. «S@mba-Net 2004». Consultado em 24 de novembro de 2013 
  150. Academia do Samba. «S@mba-Net 2005». Consultado em 24 de novembro de 2013 
  151. «Plumas e Paetês 2005». www.academiadosamba.com.br. Consultado em 10 de junho de 2016 
  152. a b Academia do Samba. «S@mba-Net 2007». Consultado em 24 de novembro de 2013 
  153. «Plumas e Paetês 2007». www.academiadosamba.com.br. Consultado em 10 de junho de 2016 
  154. «Estandarte de Ouro - Grupo 2». www.academiadosamba.com.br. Consultado em 6 de maio de 2016 
  155. Academia do Samba. «S@mba-Net 2008». Consultado em 24 de novembro de 2013 
  156. «Definidos os premiados com o Troféu da Rádio Manchete». Galeria do Samba - Notícias. Consultado em 25 de maio de 2016 
  157. Academia do Samba. «S@mba-Net 2009». Consultado em 24 de novembro de 2013 
  158. Academia do Samba. «S@mba-Net 2010». Consultado em 24 de novembro de 2013 
  159. «Rádio Manchete faz festa nesta quinta-feira para entregar o Troféu Manchete aos melhores do Carnaval». Galeria do Samba - Notícias. Consultado em 25 de maio de 2016 
  160. a b c «Confira aqui todos os ganhadores do Estrela do Carnaval de 2008 a 2014». Carnavalesco. Consultado em 12 de maio de 2016 
  161. Academia do Samba. «S@mba-Net 2011». Consultado em 24 de novembro de 2013 
  162. «Super Rádio Tupi entrega prêmio aos melhores do carnaval 2011». SRZD - Sidney Rezende. Consultado em 25 de maio de 2016 
  163. «Plumas e Paetês 2011». www.academiadosamba.com.br. Consultado em 10 de junho de 2016 
  164. «Troféu Gato de Prata aos melhores do Carnaval 2012 será entregue nesta sexta-feira». Galeria do Samba - Notícias. Consultado em 7 de junho de 2016 
  165. Academia do Samba. «S@mba-Net 2012». Consultado em 24 de novembro de 2013 
  166. «Plumas e Paetês 2012». www.academiadosamba.com.br. Consultado em 10 de junho de 2016 
  167. «Vila Isabel ganha Estrela do Carnaval 2013 como Desfile do Ano do Grupo Especial». Carnavalesco. Consultado em 12 de maio de 2016 
  168. «Sábado (18/5) é a festa de entrega do Prêmio S@mba-Net». Blog de bamba - O Globo. Consultado em 19 de maio de 2016 
  169. Rodney de Figueiredo (16 de fevereiro de 2013). «Prêmio S@mba-net divulga relação dos ganhadores da 15ª edição». Consultado em 24 de novembro de 2013. Arquivado do original em 3 de dezembro de 2013 
  170. «Entrega do Troféu Apoteose será neste domingo». Rádio Arquibancada - O melhor do carnaval. 26 de maio de 2013. Consultado em 25 de maio de 2016 
  171. «9ª edição do Troféu Plumas & Paetês será na Cidade do Samba». CARNAVAL CARIOCA - O melhor carnaval do mundo - Ano 7. Consultado em 13 de junho de 2016. Arquivado do original em 6 de agosto de 2016 
  172. «Estandarte de Ouro homenageia melhores do carnaval 2014». O Globo. Consultado em 6 de maio de 2016 
  173. «Estrela do Carnaval 2014». Carnavalesco. Consultado em 12 de maio de 2016 
  174. «5ª Festa de entrega do Troféu Gato de Prata aos melhores do Carnaval 2014 em julho ‹ Rota do Samba». www.rotadosamba.com. Consultado em 7 de junho de 2016 
  175. «Prêmio S@mba-Net será neste sábado». Extra Online. Consultado em 19 de maio de 2016 
  176. «16º Prêmio S@mba-Net será entregue no dia 17 de Maio». www.sambasul.com. Consultado em 19 de maio de 2016 
  177. «Confira os vencedores do troféu Apoteose do Samba». Carnavalesco. Consultado em 25 de maio de 2016 
  178. «Conheça os premiados do Prêmio Plumas & Paetês Cultural de 2014». SRZD - Sidney Rezende. Consultado em 13 de junho de 2016 
  179. «Prêmio SRZD-Carnaval/RJ 2015: São Clemente vence como melhor escola». SRZD - Sidney Rezende. Consultado em 10 de maio de 2016 
  180. «Em noite de festa, Sambanet premia os melhores do Carnaval 2015». sambarazzo.com.br. Consultado em 19 de maio de 2016. Arquivado do original em 14 de abril de 2016 
  181. «Samba-Net será em 16 de maio». Rádio Arquibancada - O melhor do carnaval. 18 de março de 2015. Consultado em 19 de maio de 2016 
  182. «Confira os ganhadores da 6ª edição do Troféu Gato de Prata». CARNAVAL CARIOCA - O melhor carnaval do mundo - Ano 7. Consultado em 7 de junho de 2016. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  183. «Diretora do SRZD será homenageada na 7ª edição do Troféu Gato de Prata». SRZD - Sidney Rezende. Consultado em 8 de junho de 2016 
  184. «7ª Edição do Troféu Gato de Prata vai homenagear os 100 anos do samba – Ziriguidum». ziriguidum.net.br. Consultado em 8 de junho de 2016. Arquivado do original em 6 de agosto de 2016 
  185. «Apoteose.com é premiado na 12ª edição do Troféu Jorge Lafond». www.apoteose.com. Consultado em 28 de junho de 2016 
  186. Júnior, David (8 de março de 2019). «Prêmio Passista Samba no Pé divulga vencedores de 2019». Revista Carnaval. Consultado em 8 de março de 2019 
  187. Maciel, Marco (2 de abril de 2019). «Troféu Sambario 2019». SAMBARIO. Consultado em 24 de agosto de 2019