Portal:Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Logo do Portal dos Estados Unidos
Logo do Portal dos Estados Unidos
 ver · editar O Portal dos Estados Unidos


Os Estados Unidos da América (EUA; em inglês: United States of AmericaUSA; pronunciado: [juːˈnaɪ.təd ˈsteɪʦ əv əˈmɛ.ɹɪ.kə]), ou simplesmente Estados Unidos ou América, são uma república constitucional federal composta por 50 estados e um distrito federal. A maior parte do país situa-se na região central da América do Norte, formada por 48 estados e o Distrito de Colúmbia, o distrito federal da capital. Banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, faz fronteira com o Canadá ao norte e com o México ao sul. O estado do Alasca está no noroeste do continente, fazendo fronteira com o Canadá no leste e com a Rússia a oeste, através do estreito de Bering. O estado do Havaí é um arquipélago no Pacífico Central. O país também possui vários outros territórios no Caribe e no Oceano Pacífico. Com 9,37 milhões de km² de área e uma população de mais de 330 milhões de habitantes, o país é o quarto maior em área total, o quinto maior em área contígua e o terceiro em população. Os Estados Unidos são uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, produto da forte imigração vinda de muitos países. Sua geografia e sistemas climáticos também são extremamente diversificados, com desertos, planícies, florestas e montanhas que abrigam uma grande variedade de espécies.

 ver · editar Artigo destacado


Albert Bierstadt (Solingen, 7 de janeiro de 1830Nova Iorque, 18 de fevereiro de 1902) foi um pintor prussiano radicado nos Estados Unidos.

Sua família imigrou para os Estados Unidos quando ele era muito pequeno, e seus primeiros anos são obscuros. Ainda moço voltou à Europa para buscar aperfeiçoamento acadêmico e ao retornar para a América iniciou uma brilhante carreira no mundo da arte. Em seu apogeu, na década de 1860, acumulou fortuna e foi celebrado dos dois lados do Atlântico. Nos Estados Unidos foi visto como um dos que melhor materializaram visualmente a crença no Destino Manifesto, contribuindo para a conquista da fronteira oeste e fazendo muitos imitadores.

Sua fama derivou principalmente de suas paisagens monumentais sobre o oeste selvagem, onde exibe uma fusão de tendências realistas, expressas na descrição minuciosa de detalhes, com uma concepção romântica de paisagismo, tingida pela estética do sublime e buscando resultados arrebatadores, dramáticos, visionários, que enalteciam a natureza e a revestiam de significados morais e espirituais antes do que a descreviam com uma fidelidade fotográfica. Fez parte da Escola do Rio Hudson, um grupo de pintores de tendências similares, e da qual foi um dos mais notáveis representantes.

A partir de meados da década de 1870 sua estrela começou a se apagar rapidamente, enfrentando a mudança nos gostos e a concorrência da pintura francesa, num período em que o oeste, que ele retratara em termos épicos e que antes era entendido como uma nova Terra Prometida, era invadido de turistas, perdia sua aura mítica e se revelava o cenário de massacres dos povos indígenas e de destruição do meio ambiente. Embora nunca tivesse cessado de pintar, quando morreu estava falido, e sua obra, esquecida. Sua recuperação começou em meados do século XX, e hoje, embora sua produção ainda suscite polêmica, já encontrou um espaço cativo em numerosos museus e coleções importantes, principalmente nos Estados Unidos, sendo considerado um dos mais destacados e vigorosos paisagistas do século XIX.

 ver · editar Você sabia que?


 ver · editar Biografia social selecionada


Avril Ramona Lavigne (Belleville, ) é uma cantora e compositora canadense, frequentemente referida por críticos e publicações musicais como a "Rainha do Pop-Punk" devido à sua conquista e impacto na indústria fonográfica. Ela é considerada um dos principais nomes que contribuíram para o desenvolvimento da música pop influenciada pelo punk, abrindo espaço para a ascensão de mulheres nesse cenário.

Lavigne cresceu na cidade interiorana de Napanee, onde se apresentava em corais de igreja e concursos de talentos. Ela foi passando por experiências musicais, incluindo uma apresentação com Shania Twain, até assinar com a Arista Records, que lançou o seu álbum de estreia, Let Go, em 2002. Apoiado pelos singles de sucesso "Complicated", "Sk8er Boi" e "I'm with You", Let Go atingiu grande êxito comercial e foi no mundo o segundo disco mais vendido naquele ano. Os álbuns Under My Skin (2004) e The Best Damn Thing (2007) deram continuidade ao seu sucesso internacional, sendo que o último gerou a canção com maior número de vendas digitais em 2007, "Girlfriend". Os seus álbuns de estúdio seguintes, respectivamente Goodbye Lullaby (2011), Avril Lavigne (2013), Head Above Water (2019) e Love Sux (2022), obtiveram um desempenho positivo mas menos notável, com o último marcando um retorno à sonoridade pop punk da artista.

Com vendas mundiais de mais de 40 milhões de álbuns e 30 milhões de singles, Lavigne é a quarta artista feminina canadense mais bem-sucedida nesse quesito. Alem disso, já recebeu oito indicações ao Grammy e venceu dez prêmios Juno, bem como foi a primeira a atingir 100 milhões de visualizações no YouTube, com o videoclipe de "Girlfriend". Ademais, é notada por deter de grande dimensão e popularidade no continente asiático, especialmente no Japão, onde seus primeiros três álbuns de estúdio venderam cada um mais de um milhão de cópias.

Além da música, Lavigne também já se envolveu nas áreas da moda, perfumaria e cinema. Seus trabalhos mais notáveis na cinematografia foram a dublagem da personagem Heather na animação Over the Hedge e sua estreia como atriz em Fast Food Nation — ambos em 2006. A artista tem sua própria linha de roupas, Abbey Dawn, e uma instituição de caridade, The Avril Lavigne Foundation. Lavigne foi casada duas vezes: a primeira com Deryck Whibley e a segunda com Chad Kroeger.

 ver · editar Citação selecionada


Theodore Roosevelt
I have always been fond of the West African proverb "Speak softly and carry a big stick; you will go far."
Eu sempre gostei do provérbio da África Ocidental: "Falando suavemente e carregando um bastão grande; você vai longe."
Theodore Roosevelt, Carta para Henry L. Sprague (26 de janeiro de 1900)
 ver · editar Aniversários para abril 30
 ver · editar Imagem selecionada


West Mitten Butte Monument Valley no nordeste do Arizona
West Mitten Butte Monument Valley no nordeste do Arizona
Credito: Huebi

West Mitten Butte Monument Valley, vista para o nordeste a partir do Arizona à Utah.

 ver · editar Local selecionado


O Oklahoma ou Oclaoma (/ˌoʊkləˈhoʊmə/, ) é um dos 50 estados dos Estados Unidos. Limita-se ao norte com o Colorado e o Kansas, a leste com o Missuri e o Arkansas, ao sul com o Texas, e a oeste com o Texas e o Novo México. Com um pouco mais de 181 mil quilômetros quadrados, é o 20º maior estado americano em área do país.

O produto interno bruto do Oklahoma foi de 86 bilhões de dólares, em 1999, e sua renda per capita foi de . As principais fontes de renda do Oklahoma são a mineração, a agropecuária e a manufatura. O Estado é o terceiro maior produtor de gás natural dos Estados Unidos, e o quarto maior produtor de trigo e carne e leite bovino do país.

O Oklahoma foi o 46º Estado dos Estados Unidos a entrar na União, em 16 de novembro de 1907. Possui a segunda maior população nativo americana dos Estados Unidos, atrás apenas da Califórnia.

 ver · editar Biografia cultural selecionada


Miller James Huggins (27 de março de 1878 - 25 de setembro de 1929) foi um jogador e gerente profissional de beisebol americano. Huggins jogou na segunda base do Cincinnati Reds (1904–1909) e do St. Louis Cardinals (1910–1916). Ele gerenciou o Cardinals (1913–1917) e o New York Yankees (1918–1929), incluindo os times Murderers 'Row da década de 1920 que ganharam seis flâmulas da American League (AL) e três campeonatos da World Series.

Huggins nasceu em Cincinnati. Ele formou-se em direito pela Universidade de Cincinnati, onde também foi capitão do time de beisebol. Em vez de servir como advogado, Huggins escolheu seguir uma carreira profissional no beisebol. Ele jogou beisebol semiprofissional e da liga secundária de 1898 a 1903, quando assinou com os Reds.

Como jogador, Huggins era adepto de chegar à base. Ele também foi um excelente jogador de segunda base, ganhando os apelidos de "Rabbit", "Little Everywhere" e "Mighty Mite" por suas proezas defensivas e mais tarde foi considerado um treinador inteligente que entendia os fundamentos do jogo. Apesar de colocar equipes bem-sucedidas no Yankees na década de 1920, ele continuou a fazer mudanças de pessoal para manter a superioridade de suas equipes na AL. Ele foi eleito para o Hall da Fama do Beisebol Nacional pelo Comitê de Veteranos em 1964.

 ver · editar Notícias
 ver · editar Categorias
 ver · editar Panorama selecionado


Fort Baker, Angel Island e a neblina sobre a baía de São Francisco.
Fort Baker, Angel Island e a neblina sobre a baía de São Francisco.
Credito: Mila Zinkova
Fort Baker, Angel Island e o névoa sobre a San Francisco Bay.
 ver · editar Conteúdo em destaque


Eugene Wesley Roddenberry (El Paso, 19 de agosto de 1921Santa Mônica, 24 de outubro de 1991) foi um roteirista e produtor de televisão norte-americano. É mais conhecido ser o criador da série de ficção científica Star Trek e suas séries derivadas Star Trek: The Animated Series e Star Trek: The Next Generation.

Nascido em El Paso, Texas, Roddenberry cresceu em Los Angeles, onde seu pai era policial. Roddenberry voou em 89 missões pelas Forças Aéreas do Exército durante a Segunda Guerra Mundial, e depois da guerra trabalhou como piloto comercial. Posteriormente ele seguiu os passos de seu pai, entrando para o Departamento de Polícia de Los Angeles para sustentar a família. Ao mesmo tempo, começou a escrever roteiros para a televisão.

Como roteirista autônomo, Roddenberry escreveu para séries como Highway Patrol e Have Gun – Will Travel antes de criar e produzir seu próprio programa, The Lieutenant. Em 1964, ele criou Star Trek, que estreou dois anos depois, em 1966, e teve três temporadas antes de ser cancelada. Ele trabalhou em outros projetos, incluindo uma série de pilotos de televisão fracassados. Nas reprises de Star Trek, a popularidade da série cresceu, e Roddenberry continuou a produzir os filmes da franquia e a série Star Trek: The Next Generation que estreou em 1987, até sua morte em 1991. Inicialmente, ele era um participante ativo na produção, mas a saúde debilitada o fez se afastar da série.

Em 1985 ele se tornou o primeiro roteirista de TV a receber uma estrela na Calçada da Fama e depois teve seu nome inserido no Hall da Fama da Ficção científica e da Academia de Artes & Ciências Televisivas. Anos após sua morte, Roddenberry foi um dos primeiros seres humanos a ter suas cinzas levadas ao espaço. A popularidade do universo de Star Trek inspira livros, filmes, quadrinhos, vídeo games e filmes feitos por fãs até hoje.

 ver · editar Tópicos


História CronologiaEra pré-colombianaPeriodo colonialTreze ColôniasDeclaração da IndependênciaRevolução AmericanaExpansão estadounidenseGuerra CivilReconstrução dos Estados UnidosPrimeira Guerra MundialGrande DepressãoSegunda Guerra MundialGuerra da CoreiaGuerra FriaGuerra do VietnãMovimento do direitos civisGuerra ao TerrorRelações estrangeirasMilitarDemográficaIndustrialInvenções e descobertasPostal

Governo Lei (ConstituiçãoDeclaração dos Direitos dos Estados UnidosSeparação de poderes) • Poder legislativo (CâmaraSenado) • Poder executivo (GabineteAgências federais) • Poder judiciário (Suprema CorteApelação) • Aplicação da lei (DoJFBI) • Inteligência (CIADIANSA) • Forças armadas (ExércitoMarinhaFuzileiros navaisForça aéreaGuarda costeira) • Bandeira

Política Partidos políticos (DemocratasRepublicanos) • Eleições (Colégio Eleitoral) • Ideologias políticasEscândalos políticosEstados vermelhos e estados azuisTio SamMovimento de independência porto-riquenha

Geografia (book) Divisões políticasTerritóriosEstadosCidadesCondadosRegiões (Nova InglaterraMédio-AtlânticoThe SouthCentro-OesteGrandes PlaníciesNoroesteSudoeste) • Montanhas (ApalachesRochosas) • Rios (MississippiColorado) • IlhasPontos extremosSistema Nacional de ParquesAbastecimento de água e saneamento

Sino da Liberdade

Economia DólarCompaniesWall StreetFederal ReserveBancosStandard of living (Personal & Household incomeIncome inequalityHomeownership) • ComunicaçõesTransportes (CarsTrucksHighwaysAeroportosRailroads) • Turismo

Sociedade Demografias (book A, B) • Línguas (Inglês americanoEspanhol) • ReligiãoSocial class (Sonho AmericanoAffluenceMiddle classPovertyEducational attainmentProfessional and working class conflict) • MediaEducaçãoHolidaysCrimePrisonsHealth careEsporte

Cultura Música (ClassicalFolkPopularJazz) • TeatroCinema & TV (Hollywood) • Literatura (American FolklorePoetryTranscendentalismoHarlem RenaissanceGeração Beat) • FilosofiaArtes visuais • (Expressionismo abstrato) • CulináriaDanceArchitectureFashion

Questões sociais Ação afirmativaExcepcionalismo americanoAntiamericanismoPena de mortePolítica de drogas & Lei secaAmbientalismoDireitos humanosImigraçãoBarreira México–Estados UnidosObesityPornografiaPerfilamento racialSame-sex marriageAbortionAdolescent sexualityRacismo

Wikipédia Livros Estados Unidos

 ver · editar Listas


Listas dos Estados Unidos

Cultura

Educação

Economia

Geografia

Governo

História

Lei

Mídia

História natural

Statue of Liberty

Pessoas

Áreas protegidas

Religião

Transporte

 ver · editar Portais relacionados






Territórios fronteiriços

Aqueles listados em negrito itálico são Portais em destaque.

Descubra a Wikipédia utilizando portais
 ver · editar Wikimedia

Purgar cache do servidor