Soyuz 23

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Soyuz 23
Sinal de chamada Радон (Rádon)
Estatísticas da missão
Número de tripulantes 2
Lançamento 14 de Outubro de 1976
17:39:18 UTC
Baikonur LC1
Aterrissagem 16 de Outubro de 1976
17:45:53 UTC
195 km SW de Tselinograd
Órbitas 32
Duração 2d 6m 35s
Navegação
Último
Último
Soyuz 22
Soyuz 24
Próximo
Próximo

Soyuz 23 foi uma missão espacial soviética à estação orbital Salyut 5, lançada do cosmódromo de Baikonur em 14 de outubro de 1976, e abortada dois dias depois por problemas na acoplagem entre a nave e a estação.

Este problema havia acontecido anteriormente com a Soyuz 15, uma falha no sistema automático de conexão, e como o combustível da nave não era suficiente para as manobras necessárias para um acoplamento manual, os dois cosmonautas da tripulação foram obrigados a retornar à Terra apenas dois dias depois da partida.

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Parâmetros da Missão[editar | editar código-fonte]

Retorno[editar | editar código-fonte]

A nave passou por um retorno à Terra quase catastrófico. Ela desceu a um lago congelado no meio de uma tempestade de neve. Os paraquedas se encheram rapidamente com água, e carregou a cápsula e o grupo para baixo da superfície. Um grande número de tentativas de grupos de resgate de alcançar a cápsula por veículos anfíbios falharam. Dentro do cápsula, o aquecimento tinha que ser desligado para conservar energia. Eventualmente, mergulhadores prenderam um cabo à capsula, o que permitiu que ela fosse puxada do lago por um helicóptero. O grupo de resgate ficou surpreso ao ver que a tripulação ainda estava viva.

Ver também[editar | editar código-fonte]