Soyuz 25

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Soyuz 25
Sinal de chamada Fóton
Estatísticas da missão
Número de tripulantes 2
Lançamento 9 de Outubro de 1977
02:40:35 UTC
Baikonur LC1
Aterrissagem 11 de Outubro de 1978
03:25:20 UTC
185 km NW de Tselinograd
Órbitas 32
Duração 2d 44m 45s
Navegação
Último
Último
Soyuz 24
Soyuz 26
Próximo
Próximo

Soyuz 25 foi uma nave tripulada soviética do programa Soyuz, lançada de Baikonur em 9 de Outubro de 1977 com o objetivo de ser a primeira missão rumo à estação espacial Salyut 6, mas falhou após um problema com o sistema de acoplagem.

A bordo estavam os cosmonautas Vladimir Kovalyonok e Valery Ryumin.

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Parâmetros da Missão[editar | editar código-fonte]

A missão[editar | editar código-fonte]

Tudo aconteceu sem problemas até o momento da acoplagem. Pois por alguma razão a nave não iria se juntar à estação. Ou como os noticiários informaram:

  • "Às 07.09 de Moscou, em (10 de Outubro de 1977) a aproximação entre a nave Soyuz 25 e a estação espacial Salyut 6 começou. De uma distância de 120 metros, os veículos realizaram a manobra de aterrissagem. Devido a desvios do procedimento programado para a aterrissagem, a ligação foi desfeita. O grupo começa a fazer preparações para retornar para a Terra."

A aterissagem completa era necessária para ativar as conexões elétricas. A espaçonave depois se retraiu e se fechou. O problema foi localizado posteriormente em um mecanismo defeituoso na Soyuz porém isto não havia sido descoberto até o vôo da Soyuz 26, que realizou uma EVA para inspecionar o segundo porto de aterrissagem da Salyut 6. Como o grupo estava voando em uma nave espacial Soyuz 7K-T havia apenas a energia de uma bateria disponível, o suficiente para uma curta missão de dois dias. O grupo foi forçado a reentrar e aterrissou a 185 km ao noroeste de Tselinograd, Cazaquistão.

Esta falha resultou em uma lei que dizia que os grupo tinham que ter ao menos um integrante que já tivesse voado antes. Isto resulto em um grupo iniciante para assistência composto por Aleksandr Ivanchenkov e Yuri Romanenko em conjunto com os cosmonautas veteranos para as missões seguintes.

Ver também[editar | editar código-fonte]