ESPN (Brasil)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ESPN Brasil
ESPN do Brasil Eventos Esportivos Ltda.
ESPN (Brasil)
Tipo Rede de televisão por assinatura
País  Brasil
Fundação 17 de junho de 1995 (28 anos)[nota 1]
por José Trajano, Laércio Roma, Julio Bartolo e Wilma Maciel
Pertence a ESPN Inc.
Proprietário The Walt Disney Company (80%)
Hearst Corporation (20%)
Antigo proprietário TVA, Grupo Abril (1989-1999)
Cidade de origem São Paulo São Paulo, SP
Sede São Paulo, SP
Rua Catalão, 175 - Sumaré
MAPA
Estúdios São Paulo, SP
Rua Catalão, 175 - Sumaré
Slogan Tudo pelo esporte
Formato de vídeo 480i (SDTV 16:9)
720p (HDTV)
Canais irmãos Disney Channel
Disney XD
Disney Junior
Cobertura Nacional
Nome(s) anterior(es) Canal + (1989-1991)
TVA Esportes (1991-1995)
Página oficial espn.uol.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
29 UHF (São Paulo) (1989–1993)
48 UHF (Rio de Janeiro) (1991–1994)
Disponibilidade por satélite
Canal 70
Canal 570 (HD)
Canal 30
Canal 30-1/230 (HD)
Canal 111
Canal 160 (HD)
Canal 462
Canal 875 (HD)
Canal 47 (HD)
Canal 462
Canal 966 (HD)
DTHi
Canal 131
Canal 40
Disponibilidade por cabo
Canal 70
Canal 570 (HD)
Canal 44
Canal 346 (HD)
Canal 107
Canal 307 (HD)
Canal 54
Canal 454 (HD)
ViaCabo
Canal 32
Canal 432 (HD)
Canal 47
Astro
Canal 70
BVCi
Canal 69
Super Cabo TV
Canal 64
SatTV
Canal 49
Canal 152
Canal 652 (HD)
Cabo Telecom
Canal 202
Canal 813 (HD)
CCS TV
Canal 54
Disponibilidade digital
espn.uol.com.br/watch

ESPN Brasil é uma rede de televisão por assinatura brasileiro esportivo. É a franquia local da ESPN sendo a única filial controlada diretamente pelo The Walt Disney Company através da American Broadcasting Company, mesmo com a venda de 20% de participação para a Hearst Corporation. Transmite eventos esportivos de várias modalidades, tanto nacionais quanto internacionais. Atualmente a ESPN Brasil mantém parcerias também no meio rádio, através da rádio 102 FM, onde, com sua equipe, cobre o Santos, além de gerar conteúdo próprio no portal da emissora.

História

Ver artigos principais: ESPN Internacional e ESPN América Latina

Antes da fundação do canal ESPN Brasil, houve o Canal +, criado em 1989, que retransmitia a ESPN USA. Esse canal, pertencente ao Grupo Machline, tinha áudio original em português, mas na época a programação era completamente amadora, com programa de fitness, pescaria e croquet e ligas pouco populares até nos Estados Unidos como a de beisebol universitário. O canal, o primeiro "por assinatura" do Brasil, foi transmitido em UHF em São Paulo. Também foi graças a essa emissora que tivemos as primeiras transmissões de Futebol americano, Beisebol e Hóquei em solo brasileiro. A ESPN chegou ao Brasil em 1989, e foi o primeiro canal de esportes da TV paga brasileira. Seis anos depois, em 1995, a empresa criou o canal ESPN Brasil. Em abril de 2009, lançou o ESPN HD, em alta definição, que a partir de julho de 2012 passou a se chamar ESPN+, com uma programação diferenciada. As atividades da ESPN Internacional incluem televisão, rádio, impresso, internet, banda larga, internet sem fio, produtos de consumo e gestão de eventos[1] Desde então, já cobriu eventos como Jogos Olímpicos, Copa do Mundo FIFA, Jogos Pan-Americanos, Eurocopa, Copa América e Eliminatórias para a Copa do Mundo.

A partir de 1999, uma crise devido a desvalorização do real fez o Grupo Abril vender sua parte na ESPN Brasil. Assim a American Broadcasting Company, subsidiária Disney, assume todo o controle e a ESPN Brasil fica como propriedade de The Walt Disney Company.

Desde o final do ano de 2006, toda a programação em português da ESPN passou a ser feita pela ESPN Brasil e seus profissionais na sede em São Paulo. E alguns novos programas foram adicionados a grade do canal, são os programas: É Rapidinho, Juca Entrevista, The Book is on the Table e Fora de Jogo. E antes do Monday Night Football, a ESPN transmite o Semana NFL.

Em 29 de abril de 2009 estreia no país o primeiro canal em alta definição com programação totalmente esportiva, o ESPN HD. Em julho de 2009, o canal criou um prêmio próprio, dado ao melhor jogador e para o jogador revelação brasileiro de futebol que atua fora do Brasil, o "Prêmio Futebol no Mundo", que tem o nome de um programa da emissora (Futebol no Mundo, exibido as sextas e terças-feiras a noite), o mais antigo ainda em exibição. Os vencedores da primeira edição do prêmio foram Grafite, do Wolfsburg (Alemanha), e Júlio César, da Internazionale (Itália)[2].

Em 2011 a ESPN Brasil passa a utilizar novos GCs, no SportsCenter iguais ao utilizados pela ESPN dos Estados Unidos. No dia 28 de maio foi transmitida a final da UEFA Champions League com a narração de Paulo Andrade e com comentários de Paulo Vinicius Coelho e de José Trajano, nesta mesmo jogo a ESPN fez a primeira transmissão em 3D de futebol no Brasil, em parceria com a rede de cinemas Cinemark[3] e com a operadora de TV a cabo NET[4]. No jogo entre São Paulo Futebol Clube e Goiás Esporte Clube no dia 27 de abril a ESPN Brasil fez a sua primeira transmissão em HD no Brasil, o jogo teve narração de João Palomino e comentários de Paulo Vinicius Coelho. A ESPN Brasil começou a transmitir a partir do dia 7 de agosto a Football League Championship, a segunda divisão do Campeonato Inglês de futebol[5]. No mesmo ano, a ESPN começou a transmitir o Campeonato Japonês de futebol, a J-League. Apenas 4 partidas foram mostradas ao todo no ano. Destas 4, somente uma foi transmitida ao vivo, a última rodada do cameponato. Todas as partidas foram transmitidas somente da ESPN HD.

Em março de 2012, a ESPN do Brasil migrou completamente em HD, tanto com a ESPN Brasil e ESPN, ambos os canais se tornaram 100% em alta definição. Isso fez com que todos os programas da emissora ganhassem um novo ambiente gráfico. Tiveram várias variações que se alternam em programas, mas em todos eles, o GC foi modificado, se adequando a tecnologia Vizrt (A mesma usada no SportsCenter) e se tornando 100% digital em questões gráficas. O canal começou a transmitir a Segunda Divisão da Argentina a partir do final de março, e pra isso, contratou o Juan Pablo Sorín, ex-jogador do River Plate, pra comentar os jogos do time. Com a chegada do Fox Sports, a ESPN perdeu completamente os direitos do Campeonato Italiano (Serie A TIM) por que a Fox Broadcasting Company tem a exclusividade do evento no mundo todo. Os direitos do Campeonato Inglês mudam e eles terão que ser divididos também com a FOX. Como "resposta" da perda dos direitos do Italiano, a ESPN adquire os direitos completos do Campeonato Mexicano de Futebol. Entretanto, só passaram a partir de 19 de agosto, depois das olimpíadas, quando o torneio estiver já na quarta rodada. A ESPN fez, no dia 3 de Julho, sua primeira transmissão de um evento da WSOP ao vivo, sem contar os main events (as finais). A emissora fez com exclusividade para o Brasil o The Big One for Drop, considerado o maior evento de poker da história por superar todos os outros em questão de premiação. Neste ano, a ESPN também anunciou os direitos de transmissão da Liga Futsal de 2012 e do Campeonato Grego. Em 30 de Novembro de 2012, a ESPN, junto com a Rádio Estadão ESPN e a Revista ESPN, recebeu o troféu Ford ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo) de melhor equipe. Também foram premiados os jornalistas Paulo Vinícius Coelho (melhor comentarista TV fechada), André Plihal (melhor repórter TV fechada), Paulo Soares (melhor apresentador TV fechada), Eduardo Affonso (melhor repórter rádio) e Flávio Gomes (melhor apresentador rádio). [carece de fontes?]

A emissora estreou sua nova programação em 2013 com novos programas, como o Duetto nas segundas-feiras, o Segredos do Esporte as terças-feiras, além do documentário O Brasil da Copa do Mundo. O programa Futebol no Mundo teve sua edição de terça-feira eliminada. O Juca Entrevista se transferiu para a ESPN Brasil e sua exibição passou para as noites de quinta-feira. Os programas Fora de Jogo e The Book is on the Table, ambos da ESPN, passaram a ser exibidos com uma hora de duração e ao vivo. Além disso, de segunda a sexta foi criada mais uma edição do Sportscenter na ESPN. Além disso, a ESPN passou a gerar 72 horas diárias em alta definição. O canal ESPN passou a transmitir em alta definição e com isso todos os canais do grupo passaram a transmitir no formato de vídeo 720p. Em Junho, a duplicata HD da ESPN entrou na primeira operadora considerada "grande" do território nacional. Desde o dia 7 de Junho, toda a programação da ESPN vai ao ar em alta definição na operadora de televisão à cabo NET. Em 2014, coincidindo com o início da Copa do Mundo FIFA 2014, os canais ESPN mudarão a marca, adotando o visual usado na América do Sul desde Março do ano passado.

Em 2014, a ESPN extingue alguns de seus programas antigos e demite diversos funcionários. O objetivo é criar uma linha de programação voltada para o jornalismo sem deixar de mostrar a emoção dos eventos ao vivo e as histórias de pessoas que fazem o esporte acontecer.

Em 26 de fevereiro de 2015, a ESPN anuncia o retorno das transmissões do Campeonato Italiano de Futebol. Até então, os direitos eram exclusivos do FOX Sports.

Em Março de 2015, a ESPN Brasil estréia duas novidades técnicas: o rundown e o novo bottom line. O bottom agora é igual ao utilizado na ESPN Americana; ou seja, deixou de exibir as notícias "correndo" no canto inferior da tela, mas agora são organizadas em folders, com manchetes, resultados (com os logos dos times, tempo de jogo, vencedores em vermelho e até os autores dos gols), classificações, alertas da programação e até interrupções para os chamados Breaking News. Já o rundown é semelhante ao utilizado no Fox Sports, a chamada tela em L, apresentando os próximos destaques dos programas no lado esquerdo da tela. O rundown está sendo usado no SportsCenter no Bate-Bola, e no Linha de Passe.

Em 08 de junho, estrearam os novos cenários e gráficos do SportsCenter e Bate-Bola. No dia 31 de agosto, estreia o novo cenário do Linha de Passe. Em 28 de setembro, o Futebol no Mundo tem novidades gráficas e passa a ser diário. Em 12 de outubro, estréia o ESPN Games, programa no site da emissora sobre os e-sports.

Em 21 de outubro, a ESPN Brasil demite 34 funcionários, Isso faz parte de uma reestruturação da empresa pelo mundo.

Rádio ESPN

Em 07 de maio de 2015, a ESPN anuncia o fim das transmissões da rádio web. O projeto durou 8 anos, em parcerias com a Rádio Eldorado, Rádio Estadão, Rádio Capital e 102 Rádio City FM. Nos últimos 3 anos, a rádio passou a ser transmitida na internet, mas desde o começo do ano passou a transmitir a programação esportiva na web. Parte dos funcionários ficará na TV. O motivo do fim é a decisão do canal de focar a estratégia nos aplicativos digitais.[6] Dentre os programas que fizeram parte da projeto, estavam o Abre o Jogo, Bate-Bola, Futebol no Mundo, SportsCenter, além de podcasts sobre os eventos americanos e outras modalidades.

Direitos de Transmissão

Futebol

Eventos Multiesportivos

Tênis

Automobilismo

Basquete

Beisebol

Bike Sports

Boxe

Ciclismo

Críquete

Esportes de Ação

Futebol americano

Futsal

  • Liga Futsal

Golfe

Handebol

Hípica

Hóquei

Iatismo

Judô

  • World Masters de Judô
  • Grand Prix de Judô
  • Grand Slam de Judô
  • Mundial de Judô Junior & Equipes

Maratona

Rugby

Surfe

Universitário dos Estados Unidos

Voleibol

Programas

Televisão

  • Abre o Jogo: Abertura das transmissões dos eventos nos canais ESPN.
  • A Caminho do Rio: Noticiário semanal sobre as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro.
  • ATP World Tour Semanal: Noticiário sobre os torneios da entidade que cuida do Tênis.
  • Bate-Bola: Debate diário sobre o Futebol. Em várias edições.
  • Brasileirão ESPN: Exibido somente no Campeonato Brasileiro, traz o que aconteceu na rodada.
  • Bola da Vez: Entrevistas com personalidades do esporte. Apresentado às terças.
  • Caravana do Esporte: Espaço para o encontro do esporte com a educação. Parceria da ESPN com o Ministério do Esporte.
  • Especial Radical: Reapresentação de grandes eventos dos esportes radicais.
  • ESPN Filmes: Documentários sobre o mundo dos esportes. Exibido em ocasiões especiais.
  • Futebol no Mundo: Resumo sobre o Futebol Internacional. Exibido de segunda a sexta e aos domingos.
  • F1: The Inside Line: Resumo semanal sobre a Fórmula 1.
  • Linha de Passe: Tradicional mesa-redonda sobre Futebol. Exibido às segundas e sextas.
  • NBA Action: Programa sobre a NBA, o maior campeonato de basquete do mundo.
  • Pelas Quadras: Resumo dos torneios de Tênis, exibido durante os Grand Slams.
  • Poker Stars: Melhores momentos dos eventos de Poker do mundo.
  • Prévia: Preparação para os jogos dos campeonatos europeus no fim de semana.
  • Prorrogação ESPN: Após os jogos, análise e resumo dos jogos da rodada.
  • Resenha ESPN: Um resumo do fim de semana de Futebol com Rodrigo Rodrigues e convidados. Exibido aos domingos.
  • Segredos do Esporte: Um debate sobre as questões que movem os esportes.
  • Semana NFL: Resumo da rodada da Liga de Futebol Americano. Exibido às segundas, antes do Monday Night Football.
  • Show da Rodada: Melhores momentos da rodada dos campeonatos europeus. Exibido semanalmente.
  • Sportscenter: Versão brasileira do maior telejornal esportivo do mundo, com as notícias do dia comentadas com opinião e bom humor. Exibido diariamente.
  • The Book Is On The Table: Resumo semanal sobre os eventos esportivos americanos, com Everaldo Marques, Paulo Antunes, Rômulo Mendonça e Paulo Mancha. Exibido às sextas.
  • Total Rugby: Resumo sobre o esporte australiano que conquistou o mundo.
  • X Center: Versão radical do SportsCenter, falando sobre o mundo dos esportes de aventura.

Internet

  • Antunadas: Exibido às sextas, fala sobre os esportes americanos, com Paulo Antunes.
  • ESPN Games: A cobertura dos e-sports. Sempre as segundas e quartas.
  • Entrando de Fininho: Um desafio de tênis bem divertido com Fernando Meligeni e convidados. Exibido às terças pelo site e na programação da TV.
  • Fala Sério!: Lances bizarros do esporte, comentados com bom humor. Exibido às terças.
  • Futebol no DNA: Os detalhes sobre o esporte mais popular do mundo.
  • Jogo Limpo com Pilhal: Entrevistas exclusivas feitas pelo repórter André Plihal com nomes do futebol brasileiro. Exibido às quartas.
  • Memória ESPN: Lances históricos das partidas que serão realizadas no final de semana. Exibido às sextas.
  • MMA Live Brasil: Resumo semanal sobre o mundo das lutas, apresentado por Gleidson Venga. Exibido às quintas.
  • O Olhar de Sorín: Análise de Juan Pablo Sorín, ex-jogador argentino, sobre os lances mais importantes da rodada. Exibido às sextas no SportsCenter e diariamente pelo site.
  • Tops da Semana: Leonardo Bertozzi escolhe os cinco principais lances da semana no Futebol Mundial. Exibido às segundas.

Extintos

Contratados

Apresentadores e repórteres
  • André Kfouri
  • André Plihal
  • Alex Tseng
  • Bruno Vicari
  • Cícero Mello (RJ)
  • Conrado Giulietti
  • Dan Stulbach
  • Débora Gares (RJ)
  • Dudu Monsanto
  • Eduardo Affonso
  • Eduardo de Meneses
  • Fellipe Camargo
  • Flávio Ortega
  • Gabriela Moreira
  • Helvidio Mattos
  • Jamil Chade (Zurique)
  • João Carlos Albuquerque
  • João Castelo Branco (Inglaterra)
  • José Renato Ambrósio
  • Juliana Veiga
  • Marcela Rafael
  • Rafael Reis
  • Rubens Pozzi
  • Rodrigo Rodrigues
  • Thiago Arantes (Espanha)
  • Vladimir Bianchini
Narradores
Comentaristas
  • Adauto Domingues (Atletismo)
  • Alberto Murray Neto (Atletismo)
  • Alexandre Oliveira (Futebol e Futebol de salão)
  • Alex (Futebol)
  • Antero Greco (Futebol)
  • Antônio Martoni (Rugby)
  • Antony Curti (Futebol americano)
  • Arnaldo Ribeiro (Futebol)
  • Ayrton Cunha (Tênis)
  • Bruno Sassi (Tênis)
  • Carlos Alberto de Simone (Handebol)
  • Celestino Flaire Jr. (Automobilismo)
  • Celso Anderson (Ciclismo)
  • Cléber Anderson (Ciclismo)
  • Edinho Leite (Surfe)
  • Eduardo Agra (Basquete)
  • Eduardo Tironi (Futebol)
  • Elízio Macambira (Lutas)
  • Fernando Meligeni (Tênis)
  • Gerd Wenzel (Futebol)
  • Gian Calabrese (Superbike)
  • Gian Oddi (Futebol)
  • Giovanni Vescovi (Xadrez)
  • Gleidson Venga (Lutas)
  • Gustavo Hofman (Futebol)
  • Jorge Nicola (Futebol)
  • José Roberto Lux (Futebol e basquete)
  • Juan Pablo Sorín (Futebol)
  • José Trajano (Futebol)
  • Juca Kfouri (Futebol)
  • Klever Kolberg (Automobilismo)
  • Leonardo Bertozzi (Futebol)
  • Lyanne Kosaka (Tênis de Mesa)
  • Mario Marra (Futebol)
  • Maurício Jahu (Vôlei)
  • Mauro Cezar Pereira (Futebol)
  • Mauro Grasso (Vôlei)
  • Osvaldo Maraucci (Tênis)
  • Paulo Antunes (Beisebol e Futebol americano)
  • Paulo Bassul (Basquete)
  • Paulo Calçade (Futebol)
  • Paulo Mancha (Futebol americano)
  • Rafael Oliveira (Futebol)
  • Renan Rocha (Surfe)
  • Ricardo Bulgarelli (Basquete)
  • Ricardo Mello (Golfe)
  • Ricardo Prado (Natação)
  • Rouget Maia (Rugby)
  • Sálvio Spínola (Analista de arbitragem)
  • Sérgio Koln (Futebol feminino)
  • Sérgio Prado (Poker)
  • Servílio Oliveira (Lutas)
  • Sidney Arakaki (Skate)
  • Thiago Arantes (Automobilismo)
  • Thiago Simões (Hóquei)
  • Ubiratan Leal (Futebol e beisebol)
  • Victor Martins (Automobilismo)
  • Wanderlei de Oliveira (Atletismo)
  • William de Lima (Natação)
  • Wlamir Marques (Basquete)
  • Zé Elias (Futebol)

Notas e referências

Notas

  1. A emissora foi oficialmente fundada nesta data como ESPN Brasil, porém existia desde 31 de março de 1989 como Canal+, e posteriormente, em 1991 como TVA Esportes.

Referências

  1. «About ESPN Brazil». ESPN Mediazone. Consultado em 27 de janeiro de 2016 
  2. Vencedores do prêmio Futebol no Mundo na temporada 2008-09
  3. «Final da Liga dos Campeões será exibido nos cinemas em 3D». Mídia Esporte. Consultado em 25 de dezembro de 2011 
  4. «Final da Liga dos Campeões será exibido na Net em 3D». Mídia Esporte. Consultado em 25 de dezembro de 2011 
  5. «ESPN Brasil inicia transmissões da 2ª divisão inglesa neste domingo». Mídia Esporte. Consultado em [25 de dezembr de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. Gonçalves, Vanessa (6 de maio de 2015). «ESPN fecha rádio após oito anos, demite funcionários e anuncia foco no digital». Portal Imprensa. Consultado em 30 de agosto de 2015 

Ligações externas

Ver também