Campeonato Carioca de Futebol de 1994

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Campeonato Carioca de Futebol de 1994
Times
Campeão Vasco da Gama
Vice-campeão Flamengo
Artilheiros Túlio (Botafogo) - 14 gols
Charles (Flamengo) - 14 gols

Campeonato Carioca de Futebol de 1994.

Neste campeonato o Vasco da Gama sagrou-se tricampeão estadual pela primeira e única vez.

Esta edição teve uma duração reduzida e fórmula diferente das anteriores, devido a Copa do Mundo.

Em vez dos tradicionais turno e returno, as 12 equipes foram divididas em dois grupos de 6 equipes, com os times jogando entre si. Classificaram-se os dois melhores de cada grupo, sendo a Taça Guanabara disputada em partida única entre os 2 campeões dos grupos. Na ocasião, Vasco e Fluminense fizeram esta partida, sendo Vasco o vitorioso.

O Quadrangular final foi disputado em turno e returno, sendo o campeão o clube que obtivesse maior número de pontos. O campeão da Taça Guanabara iniciou o quadrangular com um ponto de bonificação.

A partida que decidiu o campeonato foi disputada entre Vasco e Fluminense (que já haviam decidido a Taça Guanabara). Detalhe: Vasco e Fluminense jogavam pela vitória para garantir o título e em caso de empate, o título ficaria com o Flamengo. O Botafogo não tinha mais chance de título. Neste jogo brilhou a estrela do atacante Jardel, autor dos dois gols que deram o título ao Vasco.

O Campeonato ainda teve outras partidas históricas, além dessa. No dia 29 de abril de 1994, em uma sexta-feira à noite, por sinal um dia de semana bem diferente do habitual, o Fluminense aplicou uma sonora goleada no Botafogo: 7 x 1. Pouquíssimas pessoas estavam presentes ao Maracanã naquela noite.

Uma marca triste desta edição foi a morte, por acidente de trânsito, do jogador Dener, que defendia o Vasco, no início do quadrangular final.

Ver também[editar | editar código-fonte]