Cláudio Castro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cláudio Castro
21º Vice-governador do Rio de Janeiro
Período 1 de janeiro de 2019
até a atualidade
Governador Wilson Witzel
Antecessor Francisco Dornelles
Vereador do Rio de Janeiro
Período 1 de janeiro de 2017
até 1 de janeiro de 2019
Dados pessoais
Nome completo Cláudio Bomfim de Castro e Silva
Nascimento 29 de março de 1979 (40 anos)
Santos, São Paulo
Nacionalidade brasileiro
Progenitores Mãe: Lucia de Fatima Bomfim de Castro e Silva
Pai: Clerton de Castro e Silva
Cônjuge Analine Costa Castro e Silva
Partido PSC logo Partido Social Cristão
Religião Católico
Profissão advogado
linkWP:PPO#Brasil

Cláudio Bomfim de Castro e Silva (Santos, 29 de março de 1979) é advogado e político brasileiro filiado ao Partido Social Cristão (PSC). Atualmente, é vice-governador do estado do Rio de Janeiro [1] pelo PSC para o mandato de 2019 a 2022.

De acordo com dados históricos, Cláudio Castro é o segundo vice-governador mais jovem da história, ficando atrás apenas de Roberto Silveira, eleito com 32 anos nos anos 50. Entretanto, é o mais jovem eleito depois da redemocratização.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Experiência política[editar | editar código-fonte]

Em 2004, começou sua trajetória política como chefe de gabinete do então vereador Márcio Pacheco, com quem seguiu para Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro até 2016.

Cláudio Castro também foi assessor especial da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e, em 2012 tentou se eleger vereador pela primeira vez. Aprimorando sua experiência no poder público, em 2013, trabalhou com o deputado federal Hugo Legal, em Brasília.

Câmara Municipal do Rio[editar | editar código-fonte]

Em seu primeiro mandato na Câmara Municipal do Rio, Cláudio Castro foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro em 2016, recebendo 10.262 votos. Participou da Mesa Diretora da Câmara, na função de 2º Secretário e presidiu a Comissão Especial de Empreendedorismo defendendo. Entre as principais pautas defendidas estão: a luta pelos direitos da família e políticas públicas para as pessoas com deficiência.

Vice-governador do estado[editar | editar código-fonte]

Em 6 de agosto de 2018, o Partido Social Cristão (PSC), confirmou que o vereador Claudio Castro seria o candidato a Vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro[2], na chapa de Wilson Witzel (PSC), e que a legenda não teria alianças na corrida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Com 59,87% (4 675 355) dos votos válidos, foram eleitos no segundo turno das eleições, no dia 28 de outubro de 2018, para um mandato de quatro anos, a se iniciar em janeiro de 2019.

Igreja Católica e missão na RCC[editar | editar código-fonte]

Membro da Renovação Carismática Católica há mais de 15 anos, Cláudio Castro atuou como coordenador do Ministério de Fé e Política da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Músico católico, lançou duas obras, “Em nome do Pai” e “Dia de Celebração”.


Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.